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Plano de aula > Geografia > 6º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Formação, localização e usos de aquíferos no Brasil: representações em blocos diagrama

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre identificar práticas danosas aos aquíferos e representar práticas de preservação por meio de blocos diagrama

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Catarina Donzelli Pereira

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Sobre o plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre o plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Aqui trabalharemos o conceito, aquíferos brasileiros: sua formação, localização, seus principais usos e vulnerabilidades. Concomitantemente, será trabalhado a forma de representação bloco diagrama como possibilidade de representação de um fenômeno invisível ou parcialmente visível.

Materiais necessários: projetor de slides, papel sulfite, lápis preto, lápis de cor, réguas e borracha.

Materiais complementares:

Atividades da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uWn29Fmu5hmQaTdkEqwtwUQZbmD3cWgaJJkDJKbDEye7HsqDayy9EPm6GcxH/geo6-09und03-acao-propositiva-atividade.pdf

Atividade boas práticas da ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/85WBmuG8fsfbJNM8C9GpRZBAtrBRdpM8gpf9wFHAMvXsaAPE4aeJ8XzZBwB5/geo6-09und03-acao-propositiva-boas-praticas.pdf

Atividade da sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NupfT4XvswckGteWuQbMtGPRXYf4YtCWtFnAPyWfKaeqQEjhxK79pDnEwRH8/geo6-09und03-sistematizacao-atividade.pdf

Fontes:

1 - Afloramento de água. Aquífero. Mundo da Educação de Rodolfo F. Alves Pena. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/aquifero.htm . Acesso dia 18 de fevereiro de 2019.

2 - Águas Subterrâneas.Vídeo. ANA. Agência Nacional de Águas. https://www.youtube.com/watch?v=8LvS62bmWNE. Acesso em 16 de fevereiro de 2019.

3 - Educação. ABAS. Associação Brasileira de águas Subterrâneas. Disponível em: http://www.abas.org/educacao.php. Acesso em 16 de fevereiro de 2019.

4 - Hidrogeologia. Água Subterrânea. Conhecer para Proteger e Preservar. disponível em: https://docplayer.com.br/86952-Hidrogeologia-agua-subterranea-conhecer-para-proteger-e-preservar.html. Acesso em 16 de fevereiro de 2019.

Cenário e bloco diagrama: https://www.blogmorroazul.com.br/2010/06/sao-sebastiao-porque-tantas-nascentes.html

Mapas:

1 - Aquíferos do Brasil. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/aquifero.htm. Acesso em: 16 de fevereiro de 2019.

2 - Mapa 22. Representação esquemática dos Principais Aquíferos do Brasil. MMA, 2003. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/aquifero.htm. Acesso em 16 de fevereiro de 2019

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para os alunos que nessa aula irão estudar sobre os aquíferos brasileiros: sua formação, localização, seus principais usos e vulnerabilidades. Ao final da aula eles deverão construir um bloco diagrama representando sua região onde se vê práticas para preservar os aquíferos do lugar onde vivem.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Nesse slide vê-se água jorrando da terra vindo de um aquífero. Pergunte se eles já sabem o que é um aquífero ou se ouviram falar na rua, na escola, em casa ou viram na internet. Se sim, peça que falem por eles mesmos o que acham que seja. Partindo do que eles já sabem, defina de forma coletiva, auxiliando-os, o conceito de aquífero:

“Aquífero é uma formação geológica do subsolo, constituída por rochas permeáveis, que armazena água em seus poros ou fraturas. Outro conceito refere-se a aqüífero como sendo, somente, o material geológico capaz de servir de repositório e de transmissor da água aí armazenada”? (ABAS) O aquífero é fenômeno invisível, detectado por aparelhos e técnicas específicas por profissionais capacitados, engenheiros e hidrólogos, por exemplo.

Peça que escrevam no caderno.

No slide 4 os alunos verão dois mapas temáticos do Brasil tratando do tema Aquíferos: o primeiro mapa trata da localização dos Principais Aquíferos do Brasil, é importante salientar que existem muitos; o segundo mapa, trata da localização dos dois maiores aquíferos brasileiros - o Alter do chão no Amazonas e o Guarani no sudoeste, se espalhando para o Uruguai, Paraguai e Argentina.

Comece a leitura e peça que alguns alunos se revezem na leitura do slide, dos temas dos mapas, dos dados e das legendas, salientando a localização do fenômeno, isso será de grande valia para a prática da leitura de mapas e aumentaria o envolvimento e compreensão deles.

Como adequar à sua realidade: Sempre que puder substitua imagens e mapas pelos da sua região, estado ou município. Porém, procure sempre fazer um link com as escalas nacional e mundial.

Fontes das Imagens:

1 - Afloramento de água. Aquífero. Mundo da Educação de Rodolfo F. Alves Pena. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/aquifero.htm . Acesso dia 18 de fevereiro de 2019.

2 - Aquíferos do Brasil. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/aquifero.htm. Acesso em: 16 de fevereiro de 2019.

3 - Mapa 22. Representação esquemática dos Principais Aquíferos do Brasil. MMA, 2003. Disponível em : https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/aquifero.htm. Acesso em 16 de fevereiro de 2019

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nesse slide vê-se água jorrando da terra vindo de um aquífero. Pergunte se eles já sabem o que é um aquífero ou se ouviram falar na rua, na escola, em casa ou viram na internet. Se sim, peça que falem por eles mesmos o que acham que seja. Partindo do que eles já sabem, defina de forma coletiva, auxiliando-os, o conceito de aquífero:

“Aquífero é uma formação geológica do subsolo, constituída por rochas permeáveis, que armazena água em seus poros ou fraturas. Outro conceito refere-se a aqüífero como sendo, somente, o material geológico capaz de servir de repositório e de transmissor da água aí armazenada”? (ABAS) O aquífero é fenômeno invisível, detectado por aparelhos e técnicas específicas por profissionais capacitados, engenheiros e hidrólogos, por exemplo.

Peça que escrevam no caderno.

No slide 4 os alunos verão dois mapas temáticos do Brasil tratando do tema Aquíferos: o primeiro mapa trata da localização dos Principais Aquíferos do Brasil, é importante salientar que existem muitos; o segundo mapa, trata da localização dos dois maiores aquíferos brasileiros - o Alter do chão no Amazonas e o Guarani no sudoeste, se espalhando para o Uruguai, Paraguai e Argentina.

Comece a leitura e peça que alguns alunos se revezem na leitura do slide, dos temas dos mapas, dos dados e das legendas, salientando a localização do fenômeno, isso será de grande valia para a prática da leitura de mapas e aumentaria o envolvimento e compreensão deles.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Neste momento será exibido um vídeo da ANA - Agência Nacional de Águas, sobre a formação, usos e localização desses aquíferos brasileiros disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=8LvS62bmWNE. Em seguida peça que digam quais pontos chamaram mais atenção e questione quais são os riscos que os aquíferos correm.

Destaque, principalmente, a questão dos usos e a ameaça de contaminação das águas e esgotamento dos aquíferos por excesso de exploração. Que ainda falta uma política com leis bem definidas que regulamente os usos e garanta sua proteção.

É importante destacar o papel da ANA e outros órgãos governamentais que cuidam das águas e ressaltar o papel dos cidadãos na fiscalização e cobrança da autoridades e da sociedade civil.

Pergunte sobre a forma como os aquíferos e os problemas que enfrentam estão representados na explicação do vídeo, se eles perceberam que são blocos diagrama. Explique que é uma boa forma de mostrar um fenômeno invisível ou parcialmente visível como é o caso dos aquíferos.

Como adequar à sua realidade: Sempre que puder substitua imagens e mapas pelos da sua região, estado ou município. Porém, procure sempre fazer um link com as escalas nacional e mundial.

Fontes das Imagens:

1 - Águas Subterrâneas.Vídeo. ANA. Agência Nacional de Águas. https://www.youtube.com/watch?v=8LvS62bmWNE. Acesso em 16 de fevereiro de 2019.

2 - Educação. ABAS. Associação Brasileira de águas Subterrâneas. Disponível em: http://www.abas.org/educacao.php. Acesso em 16 de fevereiro de 2019.

3 - Hidrogeologia. Água Subterrânea. Conhecer para Proteger e Preservar. disponível em: https://docplayer.com.br/86952-Hidrogeologia-agua-subterranea-conhecer-para-proteger-e-preservar.html. Acesso em 16 de fevereiro de 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos

Orientações: Em duplas, os alunos deverão observar as práticas danosas na imagem e indicar se no lugar em que vivem essas ações também são praticadas. A atividade deverá ser feita com a imagem do link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uWn29Fmu5hmQaTdkEqwtwUQZbmD3cWgaJJkDJKbDEye7HsqDayy9EPm6GcxH/geo6-09und03-acao-propositiva-atividade.pdf

Em seguida, os alunos, ainda em duplas, deverão discutir com o colega as boas práticas descritas abaixo que contribuem com a preservação de aquíferos e escrever três delas no caderno.

Sugestão de boas práticas ambientais:

  • Separar e reciclar o lixo;
  • Evitar o uso do concreto e do asfalto para calçar ruas e praças;
  • Evitar queimadas;
  • Exigir tratamento de águas e esgotos;
  • Organizar hortas, jardins e pomares comunitários no campo e na cidade;
  • Preservar e recuperar nascentes;
  • Manter ruas e quintais limpos - jogar lixo no lixo;
  • Cuidar dos rios, mantê-los limpos e não enterrá-los;
  • Outras que vocês conhecem.

As boas práticas podem ser encontradas no link:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/85WBmuG8fsfbJNM8C9GpRZBAtrBRdpM8gpf9wFHAMvXsaAPE4aeJ8XzZBwB5/geo6-09und03-acao-propositiva-boas-praticas.pdf

Como adaptar à sua realidade: Se houver projetos ou movimentos de preservação das águas na sua comunidade ou região, cite-os ou mostre-os como boas práticas.

Fonte da imagem: https://www.blogmorroazul.com.br/2010/06/sao-sebastiao-porque-tantas-nascentes.html .

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Individualmente, os alunos deverão representar num bloco diagrama, cuja base está disponível para cópia ou impressão no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NupfT4XvswckGteWuQbMtGPRXYf4YtCWtFnAPyWfKaeqQEjhxK79pDnEwRH8/geo6-09und03-sistematizacao-atividade.pdf práticas (ou pessoas praticando) de ações para proteção e conservação dos aquíferos.

Fontes das imagen: https://www.blogmorroazul.com.br/2010/06/sao-sebastiao-porque-tantas-nascentes.htm.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre o plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Aqui trabalharemos o conceito, aquíferos brasileiros: sua formação, localização, seus principais usos e vulnerabilidades. Concomitantemente, será trabalhado a forma de representação bloco diagrama como possibilidade de representação de um fenômeno invisível ou parcialmente visível.

Materiais necessários: projetor de slides, papel sulfite, lápis preto, lápis de cor, réguas e borracha.

Materiais complementares:

Atividades da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uWn29Fmu5hmQaTdkEqwtwUQZbmD3cWgaJJkDJKbDEye7HsqDayy9EPm6GcxH/geo6-09und03-acao-propositiva-atividade.pdf

Atividade boas práticas da ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/85WBmuG8fsfbJNM8C9GpRZBAtrBRdpM8gpf9wFHAMvXsaAPE4aeJ8XzZBwB5/geo6-09und03-acao-propositiva-boas-praticas.pdf

Atividade da sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NupfT4XvswckGteWuQbMtGPRXYf4YtCWtFnAPyWfKaeqQEjhxK79pDnEwRH8/geo6-09und03-sistematizacao-atividade.pdf

Fontes:

1 - Afloramento de água. Aquífero. Mundo da Educação de Rodolfo F. Alves Pena. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/aquifero.htm . Acesso dia 18 de fevereiro de 2019.

2 - Águas Subterrâneas.Vídeo. ANA. Agência Nacional de Águas. https://www.youtube.com/watch?v=8LvS62bmWNE. Acesso em 16 de fevereiro de 2019.

3 - Educação. ABAS. Associação Brasileira de águas Subterrâneas. Disponível em: http://www.abas.org/educacao.php. Acesso em 16 de fevereiro de 2019.

4 - Hidrogeologia. Água Subterrânea. Conhecer para Proteger e Preservar. disponível em: https://docplayer.com.br/86952-Hidrogeologia-agua-subterranea-conhecer-para-proteger-e-preservar.html. Acesso em 16 de fevereiro de 2019.

Cenário e bloco diagrama: https://www.blogmorroazul.com.br/2010/06/sao-sebastiao-porque-tantas-nascentes.html

Mapas:

1 - Aquíferos do Brasil. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/aquifero.htm. Acesso em: 16 de fevereiro de 2019.

2 - Mapa 22. Representação esquemática dos Principais Aquíferos do Brasil. MMA, 2003. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/aquifero.htm. Acesso em 16 de fevereiro de 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para os alunos que nessa aula irão estudar sobre os aquíferos brasileiros: sua formação, localização, seus principais usos e vulnerabilidades. Ao final da aula eles deverão construir um bloco diagrama representando sua região onde se vê práticas para preservar os aquíferos do lugar onde vivem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Nesse slide vê-se água jorrando da terra vindo de um aquífero. Pergunte se eles já sabem o que é um aquífero ou se ouviram falar na rua, na escola, em casa ou viram na internet. Se sim, peça que falem por eles mesmos o que acham que seja. Partindo do que eles já sabem, defina de forma coletiva, auxiliando-os, o conceito de aquífero:

“Aquífero é uma formação geológica do subsolo, constituída por rochas permeáveis, que armazena água em seus poros ou fraturas. Outro conceito refere-se a aqüífero como sendo, somente, o material geológico capaz de servir de repositório e de transmissor da água aí armazenada”? (ABAS) O aquífero é fenômeno invisível, detectado por aparelhos e técnicas específicas por profissionais capacitados, engenheiros e hidrólogos, por exemplo.

Peça que escrevam no caderno.

No slide 4 os alunos verão dois mapas temáticos do Brasil tratando do tema Aquíferos: o primeiro mapa trata da localização dos Principais Aquíferos do Brasil, é importante salientar que existem muitos; o segundo mapa, trata da localização dos dois maiores aquíferos brasileiros - o Alter do chão no Amazonas e o Guarani no sudoeste, se espalhando para o Uruguai, Paraguai e Argentina.

Comece a leitura e peça que alguns alunos se revezem na leitura do slide, dos temas dos mapas, dos dados e das legendas, salientando a localização do fenômeno, isso será de grande valia para a prática da leitura de mapas e aumentaria o envolvimento e compreensão deles.

Como adequar à sua realidade: Sempre que puder substitua imagens e mapas pelos da sua região, estado ou município. Porém, procure sempre fazer um link com as escalas nacional e mundial.

Fontes das Imagens:

1 - Afloramento de água. Aquífero. Mundo da Educação de Rodolfo F. Alves Pena. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/aquifero.htm . Acesso dia 18 de fevereiro de 2019.

2 - Aquíferos do Brasil. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/aquifero.htm. Acesso em: 16 de fevereiro de 2019.

3 - Mapa 22. Representação esquemática dos Principais Aquíferos do Brasil. MMA, 2003. Disponível em : https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/aquifero.htm. Acesso em 16 de fevereiro de 2019

Slide Plano Aula

Orientações: Nesse slide vê-se água jorrando da terra vindo de um aquífero. Pergunte se eles já sabem o que é um aquífero ou se ouviram falar na rua, na escola, em casa ou viram na internet. Se sim, peça que falem por eles mesmos o que acham que seja. Partindo do que eles já sabem, defina de forma coletiva, auxiliando-os, o conceito de aquífero:

“Aquífero é uma formação geológica do subsolo, constituída por rochas permeáveis, que armazena água em seus poros ou fraturas. Outro conceito refere-se a aqüífero como sendo, somente, o material geológico capaz de servir de repositório e de transmissor da água aí armazenada”? (ABAS) O aquífero é fenômeno invisível, detectado por aparelhos e técnicas específicas por profissionais capacitados, engenheiros e hidrólogos, por exemplo.

Peça que escrevam no caderno.

No slide 4 os alunos verão dois mapas temáticos do Brasil tratando do tema Aquíferos: o primeiro mapa trata da localização dos Principais Aquíferos do Brasil, é importante salientar que existem muitos; o segundo mapa, trata da localização dos dois maiores aquíferos brasileiros - o Alter do chão no Amazonas e o Guarani no sudoeste, se espalhando para o Uruguai, Paraguai e Argentina.

Comece a leitura e peça que alguns alunos se revezem na leitura do slide, dos temas dos mapas, dos dados e das legendas, salientando a localização do fenômeno, isso será de grande valia para a prática da leitura de mapas e aumentaria o envolvimento e compreensão deles.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Neste momento será exibido um vídeo da ANA - Agência Nacional de Águas, sobre a formação, usos e localização desses aquíferos brasileiros disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=8LvS62bmWNE. Em seguida peça que digam quais pontos chamaram mais atenção e questione quais são os riscos que os aquíferos correm.

Destaque, principalmente, a questão dos usos e a ameaça de contaminação das águas e esgotamento dos aquíferos por excesso de exploração. Que ainda falta uma política com leis bem definidas que regulamente os usos e garanta sua proteção.

É importante destacar o papel da ANA e outros órgãos governamentais que cuidam das águas e ressaltar o papel dos cidadãos na fiscalização e cobrança da autoridades e da sociedade civil.

Pergunte sobre a forma como os aquíferos e os problemas que enfrentam estão representados na explicação do vídeo, se eles perceberam que são blocos diagrama. Explique que é uma boa forma de mostrar um fenômeno invisível ou parcialmente visível como é o caso dos aquíferos.

Como adequar à sua realidade: Sempre que puder substitua imagens e mapas pelos da sua região, estado ou município. Porém, procure sempre fazer um link com as escalas nacional e mundial.

Fontes das Imagens:

1 - Águas Subterrâneas.Vídeo. ANA. Agência Nacional de Águas. https://www.youtube.com/watch?v=8LvS62bmWNE. Acesso em 16 de fevereiro de 2019.

2 - Educação. ABAS. Associação Brasileira de águas Subterrâneas. Disponível em: http://www.abas.org/educacao.php. Acesso em 16 de fevereiro de 2019.

3 - Hidrogeologia. Água Subterrânea. Conhecer para Proteger e Preservar. disponível em: https://docplayer.com.br/86952-Hidrogeologia-agua-subterranea-conhecer-para-proteger-e-preservar.html. Acesso em 16 de fevereiro de 2019.

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Tempo Sugerido: 15 minutos

Orientações: Em duplas, os alunos deverão observar as práticas danosas na imagem e indicar se no lugar em que vivem essas ações também são praticadas. A atividade deverá ser feita com a imagem do link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uWn29Fmu5hmQaTdkEqwtwUQZbmD3cWgaJJkDJKbDEye7HsqDayy9EPm6GcxH/geo6-09und03-acao-propositiva-atividade.pdf

Em seguida, os alunos, ainda em duplas, deverão discutir com o colega as boas práticas descritas abaixo que contribuem com a preservação de aquíferos e escrever três delas no caderno.

Sugestão de boas práticas ambientais:

  • Separar e reciclar o lixo;
  • Evitar o uso do concreto e do asfalto para calçar ruas e praças;
  • Evitar queimadas;
  • Exigir tratamento de águas e esgotos;
  • Organizar hortas, jardins e pomares comunitários no campo e na cidade;
  • Preservar e recuperar nascentes;
  • Manter ruas e quintais limpos - jogar lixo no lixo;
  • Cuidar dos rios, mantê-los limpos e não enterrá-los;
  • Outras que vocês conhecem.

As boas práticas podem ser encontradas no link:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/85WBmuG8fsfbJNM8C9GpRZBAtrBRdpM8gpf9wFHAMvXsaAPE4aeJ8XzZBwB5/geo6-09und03-acao-propositiva-boas-praticas.pdf

Como adaptar à sua realidade: Se houver projetos ou movimentos de preservação das águas na sua comunidade ou região, cite-os ou mostre-os como boas práticas.

Fonte da imagem: https://www.blogmorroazul.com.br/2010/06/sao-sebastiao-porque-tantas-nascentes.html .

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Individualmente, os alunos deverão representar num bloco diagrama, cuja base está disponível para cópia ou impressão no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NupfT4XvswckGteWuQbMtGPRXYf4YtCWtFnAPyWfKaeqQEjhxK79pDnEwRH8/geo6-09und03-sistematizacao-atividade.pdf práticas (ou pessoas praticando) de ações para proteção e conservação dos aquíferos.

Fontes das imagen: https://www.blogmorroazul.com.br/2010/06/sao-sebastiao-porque-tantas-nascentes.htm.

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