17105
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > Unidade

Plano de aula - Rompimento de barragens e impactos ambientais

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre analisar a poluição de rios tendo como exemplo o rompimento das barragens de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabela Santos Albuquerque

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e Word.

Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade

Apresentação do tema da aula
Apresente o tema projetando o slide no encontro virtual com a turma, ou apenas exponha-o oralmente e dê seguimento a esta etapa como sugerido no plano original.

Contextualização
Para subsidiar este momento da aula, encaminhe à turma anteriormente o vídeo disponível aqui. Faça a contextualização como sugerido no plano original.
A atividade proposta nesta etapa da aula baseia-se em um vídeo que compõe uma reportagem, ou seja, pertencente à esfera jornalística, que é muito importante para o ensino da Geografia. Por isso, resgate com os alunos, no encontro virtual, as observações sobre o vídeo, questionando-os:
- Do que trata a notícia?
- Qual a localização geográfica do fato apresentado?

Problematização
Ainda em encontro virtual, apresente a problematização como na proposta original e prossiga coletando de todos os alunos, oralmente, suas reflexões sobre os questionamentos colocados.

Ação propositiva
Explique a atividade que os alunos realizarão assincronicamente. Trata-se de uma adaptação do plano original.

Disponibilize alguns links (presentes no plano original), mas também deixe livre a pesquisa dos alunos. A ideia é que eles reflitam sobre que tipo de poluição os desastres ambientais ocorridos em Mariana e Brumadinho (MG) podem ocasionar às águas dos rios.

Com o auxílio dos familiares, os alunos devem elaborar um mapa mental, no papel ou no Word, sobre a poluição dos rios provocada pelo rompimento das barragens. Para a construção do mapa mental, é importante que assistam aos seguintes vídeos:
- “Mapa mental: um método criativo de estudo”, disponível aqui;
- “Como fazer mapas mentais no Word e baixar fontes”, disponível aqui.

Peça que tirem foto do mapa mental elaborado e a compartilhem por WhatsApp, e-mail ou na página ou grupo virtual da classe.

Sistematização
Socialize com a turma toda, em um encontro virtual, os mapas mentais encaminhados anteriormente.

Convite às famílias
Peça que acessem e assistam juntos aos seguintes vídeos:
- “Os cinco maiores desastres com barragens no mundo - Internet Show com Leandro Lima”, disponível aqui;
- ”Os 10 rompimentos de água mais poderosos”, disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Simone Falconi


Código: GEO5_10UND02

(EF05GE10) Reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos (esgotos, efluentes industriais, marés negras etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 5º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas