17105
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > Unidade

Plano de aula - Rompimento de barragens e impactos ambientais

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre analisar a poluição de rios tendo como exemplo o rompimento das barragens de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabela Santos Albuquerque

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Este plano de aula está está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui.

As propostas podem ser utilizadas individualmente e alternadamente, mas caso o professor desejar ele pode encadear as aula de maneira que os planos complementem-se em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para desenvolver a aula proposta torna-se necessário dispor de equipamento para a exibição dos slides elaborados. Se não tiver equipamento disponível, obtenha impressões e/ou recortes de imagens diversas, como forma ajudar na contextualização da temática central para os estudantes.

O quadro e marcadores para quadro (ou giz, dependendo da realidade).

Cadernos, lápis, canetas, fita adesiva, papel metro, cola, etc. e outros materiais para registro são necessários para os estudantes.

Material complementar:

VÍDEO para ser exibido durante a CONTEXTUALIZAÇÃO:

Tragédia em Brumadinho: o caminho da lama. Disponível em: <https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/01/27/tragedia-em-brumadinho-o-caminho-da-lama.ghtml>. Acesso em: 28 jan. 2019.

Reportagem extra a ser apresentada para os estudantes antes da aula:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. Impactos ambientais do acidente em Mariana (MG). Brasil Escola. Disponível em . Acesso em 04 abr 2019.

Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos:

Crescem as leis para proteger o meio ambiente, mas há falhas graves de implementação, diz relatório. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/crescem-as-leis-para-proteger-o-meio-ambiente-mas-ha-falhas-graves-de-implementacao-diz-relatorio/>. Acesso em: 04 abr 2019.

Tragédia em Brumadinho: o caminho da lama. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/01/27/tragedia-em-brumadinho-o-caminho-da-lama.ghtml>. Acesso em: 04 abr 2019.

Contextos prévios: Habilidades conexas EF06GE13 e EF04GE11.

Dentre as várias questões ambientais articuladas nas reportagens sobre os desastres de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, foque na questão da poluição das águas dos rios por meio do rejeito de minérios.

Peça que os estudantes leiam antes da aula a reportagem a fim de compreenderem melhor o processo de poluição dos rios ocorrido com o rompimento da barragem em Brumadinho/MG:

Entenda o que é minério de ferro, rejeito e barragem. G1. Disponível no site: <https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/01/30/entenda-o-que-e-minerio-de-ferro-rejeito-e-barragem.ghtml>. Acesso em: 28 fev 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente o tema convidando os seus estudantes a analisá-lo. Para tanto, você pode projetar ou escrever o tema no quadro.

Pergunte se os estudantes já ouviram falar sobre o tema? Caso sim, busque ouvi-los e fazer anotações de suas colocações.

Como adequar à sua realidade: Caso tenha ocorrido rompimento de barragem e poluição de rios por rejeito de minérios em seu local de vivência ou próximo, utilize a situação como ponto de partida para a análise.

Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

Crescem as leis para proteger o meio ambiente, mas há falhas graves de implementação, diz relatório. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/crescem-as-leis-para-proteger-o-meio-ambiente-mas-ha-falhas-graves-de-implementacao-diz-relatorio/>. Acesso em: 04 abr 2019.

Tragédia em Brumadinho: o caminho da lama. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/01/27/tragedia-em-brumadinho-o-caminho-da-lama.ghtml>. Acesso em: 04 abr 2019.

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. Impactos ambientais do acidente em Mariana (MG). Brasil Escola. Disponível em . Acesso em 04 abr 2019.

O conjunto de habilidades que compõe a unidade "Natureza, ambientes e qualidade de vida" reúne temas, conteúdos e questões que proporcionam espaço ao estudante para refletir sobre a questão ambiental, identificando problemas que ocorrem no entorno da escola, no bairro e nos lugares de vivência. São conteúdos que proporcionam o pensar e agir pela coletividade com responsabilidade, senso crítico e exercício de ética e cidadania (Detalhamento - Fonte: MEC).

Dentre as várias questões ambientais articuladas nas reportagens sobre os desastres de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, foque na questão da poluição das águas dos rios por meio do rejeito de minérios.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que os alunos oralmente coloquem os principais elementos do vídeo apresentado na aula (e, se possível, da reportagem extra que deve ser apresentada antes desta aula):

  • Onde se passam as notícias?
  • Do que tratam as notícias?

Questione aos estudantes se já souberam de outro acontecimento semelhante que tenha ocorrido próximos à eles.

Dentre as várias questões ambientais articuladas nas reportagens sobre os desastres de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, foque na questão da poluição das águas dos rios por meio do rejeito de minérios.

Vídeo disponível em:

https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/01/27/tragedia-em-brumadinho-o-caminho-da-lama.ghtml

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que os estudantes organizem-se em grupos, com no máximo 5 integrantes.

Relembre aos estudantes questões-chave trabalhadas na CONTEXTUALIZAÇÃO.

Se preciso, direcione a pergunta da Problematização: Quais as consequências da poluição dos rios pelo rompimento de barragens de rejeitos de minérios?

Lance o questionamento para a turma e faça o registro das respostas no quadro.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Peça que os estudantes continuem organizados nos grupos formados na etapa anterior.

Lembre à turma que as ações desenvolvidas nas fases anteriores (Contextualização e Problematização) ajudarão na fase em questão (Ação Propositiva).

Disponibilize imagens diversas de situações que resultam de um desastre ambiental conforme ocorrido em Mariana e em Brumadinho/MG para a turma. Imagens podem ser encontradas nos seguintes links (acesso em 22 de Abril, 2019)

https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/01/27/tragedia-em-brumadinho-o-caminho-da-lama.ghtml

http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2015/11/volume-vazado-em-mariana-equivale-13-da-capacidade-da-guarapiranga.html

https://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/brasil/2016/11/05/interna_brasil,673673/mariana-mg-1-ano-o-antes-o-durante-e-o-depois-do-desastre.shtml

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/11/rompimento-de-barragens-em-mariana-perguntas-e-respostas.html

https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/01/25/bombeiros-confirmam-200-desaparecidos-em-rompimento-de-barragem-de-brumadinho.ghtml

Peça que os estudantes levem imagens sobre a temática da aula para ajudar na ilustração da atividade desta fase.

Disponibilize notícias para que os estudantes recortem as manchetes para enriquecer a atividade.

Coloque todas as imagens e manchetes de reportagens em uma mesa e solicite que um representante de cada grupo escolha algumas delas.

Oriente os estudantes a relacionarem as imagens e notícias selecionadas às consequências da poluição ocorrida dos rios ocorrida por rejeito de minérios: morte de animais, comprometimento do abastecimento de água e de energia, perda de plantações, dentre outros.

Peça que os grupos dialoguem sobre as imagens e manchetes selecionadas.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Prenda algumas folhas de papel metro em uma das paredes na sala de aula de modo a formar um grande mural.

Oriente cada grupo a colar no mural coletivo as imagens e manchetes selecionadas na fase anterior.

Oriente os estudantes a relacionarem as imagens e notícias selecionadas às consequências da poluição ocorrida dos rios ocorrida por rejeito de minérios: morte de animais, comprometimento do abastecimento de água e de energia, perda de plantações, dentre outros.

Lembre aos estudantes que devem utilizar as informações disponibilizadas durante as outras fases para a realização desta nova ATIVIDADE.

Após a construção feita por toda a turma, faça um resgate do que foi aprendido durante a aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Este plano de aula está está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui.

As propostas podem ser utilizadas individualmente e alternadamente, mas caso o professor desejar ele pode encadear as aula de maneira que os planos complementem-se em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para desenvolver a aula proposta torna-se necessário dispor de equipamento para a exibição dos slides elaborados. Se não tiver equipamento disponível, obtenha impressões e/ou recortes de imagens diversas, como forma ajudar na contextualização da temática central para os estudantes.

O quadro e marcadores para quadro (ou giz, dependendo da realidade).

Cadernos, lápis, canetas, fita adesiva, papel metro, cola, etc. e outros materiais para registro são necessários para os estudantes.

Material complementar:

VÍDEO para ser exibido durante a CONTEXTUALIZAÇÃO:

Tragédia em Brumadinho: o caminho da lama. Disponível em: <https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/01/27/tragedia-em-brumadinho-o-caminho-da-lama.ghtml>. Acesso em: 28 jan. 2019.

Reportagem extra a ser apresentada para os estudantes antes da aula:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. Impactos ambientais do acidente em Mariana (MG). Brasil Escola. Disponível em . Acesso em 04 abr 2019.

Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos:

Crescem as leis para proteger o meio ambiente, mas há falhas graves de implementação, diz relatório. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/crescem-as-leis-para-proteger-o-meio-ambiente-mas-ha-falhas-graves-de-implementacao-diz-relatorio/>. Acesso em: 04 abr 2019.

Tragédia em Brumadinho: o caminho da lama. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/01/27/tragedia-em-brumadinho-o-caminho-da-lama.ghtml>. Acesso em: 04 abr 2019.

Contextos prévios: Habilidades conexas EF06GE13 e EF04GE11.

Dentre as várias questões ambientais articuladas nas reportagens sobre os desastres de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, foque na questão da poluição das águas dos rios por meio do rejeito de minérios.

Peça que os estudantes leiam antes da aula a reportagem a fim de compreenderem melhor o processo de poluição dos rios ocorrido com o rompimento da barragem em Brumadinho/MG:

Entenda o que é minério de ferro, rejeito e barragem. G1. Disponível no site: <https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/01/30/entenda-o-que-e-minerio-de-ferro-rejeito-e-barragem.ghtml>. Acesso em: 28 fev 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente o tema convidando os seus estudantes a analisá-lo. Para tanto, você pode projetar ou escrever o tema no quadro.

Pergunte se os estudantes já ouviram falar sobre o tema? Caso sim, busque ouvi-los e fazer anotações de suas colocações.

Como adequar à sua realidade: Caso tenha ocorrido rompimento de barragem e poluição de rios por rejeito de minérios em seu local de vivência ou próximo, utilize a situação como ponto de partida para a análise.

Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

Crescem as leis para proteger o meio ambiente, mas há falhas graves de implementação, diz relatório. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/crescem-as-leis-para-proteger-o-meio-ambiente-mas-ha-falhas-graves-de-implementacao-diz-relatorio/>. Acesso em: 04 abr 2019.

Tragédia em Brumadinho: o caminho da lama. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/01/27/tragedia-em-brumadinho-o-caminho-da-lama.ghtml>. Acesso em: 04 abr 2019.

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. Impactos ambientais do acidente em Mariana (MG). Brasil Escola. Disponível em . Acesso em 04 abr 2019.

O conjunto de habilidades que compõe a unidade "Natureza, ambientes e qualidade de vida" reúne temas, conteúdos e questões que proporcionam espaço ao estudante para refletir sobre a questão ambiental, identificando problemas que ocorrem no entorno da escola, no bairro e nos lugares de vivência. São conteúdos que proporcionam o pensar e agir pela coletividade com responsabilidade, senso crítico e exercício de ética e cidadania (Detalhamento - Fonte: MEC).

Dentre as várias questões ambientais articuladas nas reportagens sobre os desastres de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, foque na questão da poluição das águas dos rios por meio do rejeito de minérios.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que os alunos oralmente coloquem os principais elementos do vídeo apresentado na aula (e, se possível, da reportagem extra que deve ser apresentada antes desta aula):

  • Onde se passam as notícias?
  • Do que tratam as notícias?

Questione aos estudantes se já souberam de outro acontecimento semelhante que tenha ocorrido próximos à eles.

Dentre as várias questões ambientais articuladas nas reportagens sobre os desastres de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, foque na questão da poluição das águas dos rios por meio do rejeito de minérios.

Vídeo disponível em:

https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/01/27/tragedia-em-brumadinho-o-caminho-da-lama.ghtml

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que os estudantes organizem-se em grupos, com no máximo 5 integrantes.

Relembre aos estudantes questões-chave trabalhadas na CONTEXTUALIZAÇÃO.

Se preciso, direcione a pergunta da Problematização: Quais as consequências da poluição dos rios pelo rompimento de barragens de rejeitos de minérios?

Lance o questionamento para a turma e faça o registro das respostas no quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Peça que os estudantes continuem organizados nos grupos formados na etapa anterior.

Lembre à turma que as ações desenvolvidas nas fases anteriores (Contextualização e Problematização) ajudarão na fase em questão (Ação Propositiva).

Disponibilize imagens diversas de situações que resultam de um desastre ambiental conforme ocorrido em Mariana e em Brumadinho/MG para a turma. Imagens podem ser encontradas nos seguintes links (acesso em 22 de Abril, 2019)

https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/01/27/tragedia-em-brumadinho-o-caminho-da-lama.ghtml

http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2015/11/volume-vazado-em-mariana-equivale-13-da-capacidade-da-guarapiranga.html

https://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/brasil/2016/11/05/interna_brasil,673673/mariana-mg-1-ano-o-antes-o-durante-e-o-depois-do-desastre.shtml

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/11/rompimento-de-barragens-em-mariana-perguntas-e-respostas.html

https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/01/25/bombeiros-confirmam-200-desaparecidos-em-rompimento-de-barragem-de-brumadinho.ghtml

Peça que os estudantes levem imagens sobre a temática da aula para ajudar na ilustração da atividade desta fase.

Disponibilize notícias para que os estudantes recortem as manchetes para enriquecer a atividade.

Coloque todas as imagens e manchetes de reportagens em uma mesa e solicite que um representante de cada grupo escolha algumas delas.

Oriente os estudantes a relacionarem as imagens e notícias selecionadas às consequências da poluição ocorrida dos rios ocorrida por rejeito de minérios: morte de animais, comprometimento do abastecimento de água e de energia, perda de plantações, dentre outros.

Peça que os grupos dialoguem sobre as imagens e manchetes selecionadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Prenda algumas folhas de papel metro em uma das paredes na sala de aula de modo a formar um grande mural.

Oriente cada grupo a colar no mural coletivo as imagens e manchetes selecionadas na fase anterior.

Oriente os estudantes a relacionarem as imagens e notícias selecionadas às consequências da poluição ocorrida dos rios ocorrida por rejeito de minérios: morte de animais, comprometimento do abastecimento de água e de energia, perda de plantações, dentre outros.

Lembre aos estudantes que devem utilizar as informações disponibilizadas durante as outras fases para a realização desta nova ATIVIDADE.

Após a construção feita por toda a turma, faça um resgate do que foi aprendido durante a aula.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 5º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05GE10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano