Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia ou projete o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação:
- Proponha oralmente as situações problema de subtração para os seus alunos, tendo em vista o levantamento dos conhecimentos que eles têm sobre o assunto.
- Se possível, projete essa apresentação. Se não for possível, escreva as situações na lousa, leia uma a uma e peça que seus alunos resolvam mentalmente.
- Não há a necessidade de copiá-las.
- É importante oportunizar a socialização das estratégias utilizadas para a resolução das atividades.
Propósito: Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre a subtração.
Atividade principal:
Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 4 e 5 )
Orientação:
- Imprima um jogo de 20 cartas para cada dupla de alunos (2 cartas de cada tipo, numeradas de 1 até 10).
- Organize a sala em duplas. Se possível, coloque um jogador sentado de frente para o outro.
- Se possível, projete as regras do jogo e entregue uma cópia para cada dupla para uma leitura compartilhada. Se não for possível projetar, escreva as regras na lousa e leia para as crianças.
- Para ter certeza que todos compreenderam, faça perguntas que permitam que as crianças reconstruam, coletivamente, o percurso do jogo: O que faremos primeiro? E depois? Quem ganhará as cartas em cada jogada? O que cada um precisará fazer para tentar ganhá-las? Quem ganhará o jogo?
Propósito: Oportunizar a utilização de estratégias pessoais para a realização dos fatos básicos da subtração, em situação lúdica.
Discuta com a turma:
Durante a realização da atividade, circule entre as duplas e faça perguntas do tipo:
- Que carta cada um tirou nessa rodada?
- Quem tirou a carta maior?
- Quem tirou a carta menor?
- Que cálculo foi feito? Como foi feito?
- Qual o resultado obtido?
Você encontra outros exemplos de jogos envolvendo subtrações aqui
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Guia de Intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 4 e 5 )
Orientação:
- Imprima um jogo de 20 cartas para cada dupla de alunos (2 cartas de cada tipo, numeradas de 1 até 10).
- Organize a sala em duplas. Se possível, coloque um jogador sentado de frente para o outro.
- Se possível, projete as regras do jogo e entregue uma cópia para cada dupla para uma leitura compartilhada. Se não for possível projetar, escreva as regras na lousa e leia para as crianças.
- Para ter certeza que todos compreenderam, faça perguntas que permitam que as crianças reconstruam, coletivamente, o percurso do jogo: O que faremos primeiro? E depois? Quem ganhará as cartas em cada jogada? O que cada um precisará fazer para tentar ganhá-las? Quem ganhará o jogo?
Propósito: Oportunizar a utilização de estratégias pessoais para a realização dos fatos básicos da subtração, em situação lúdica.
Discuta com a turma:
Durante a realização da atividade, circule entre as duplas e faça perguntas do tipo:
- Que carta cada um tirou nessa rodada?
- Quem tirou a carta maior?
- Quem tirou a carta menor?
- Que cálculo foi feito? Como foi feito?
- Qual o resultado obtido?
Painel de Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação:
- Peça que alguns voluntários contem como fizeram para realizar as subtrações durante o jogo.
- Procure identificar três maneiras diferentes. Divida a lousa em três partes e peça para que cada uma das três duplas coloque o caminho utilizado na lousa. No caso de terem utilizado o cálculo mental, peça que contem como fizeram, mentalmente, os cálculos.
Propósito: Oportunizar a socialização das estratégias pessoais adotadas para a realização das subtrações, valorizando-as.
Discuta com a turma:
- Como fizeram para encontrar, rapidamente, o resultado das subtrações?
- Que estratégias foram utilizadas no jogo? Vocês acham que há estratégias mais eficazes do que outras? Por que?
Sistematização do conceito.
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Leia o slide para as crianças. Peça que manifestem suas impressões sobre a aula de hoje. Retome os fatos básicos da subtração. Peça exemplos aos alunos.
Propósito: Retomar o que foi feito na atividade.
Encerramento.
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Leia o slide para as crianças.
Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.