10316
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Números

Plano de aula - Batalha da subtração

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre subtração

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Elena Roman de Oliveira Toledo

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Maria Elena Roman de Oliveira Toledo.

Mentor: Carina do Espírito Santo.

Especialista de área: Luciana Tenuta.

Habilidade da BNCC

(EF02MA05) Criação de estratégias pessoais de cálculo envolvendo adição e subtração.

Objetivos específicos

Exercitar o cálculo mental dos fatos fundamentais da subtração em situação lúdica.

Conceito-chave

Subtração.

Recursos necessários

  • Um jogo contendo 20 cartas numeradas de 1 até 10 (2 cartas de cada número) para cada dupla de crianças;
  • Atividades impressas;
  • Datashow ( opcional ).


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia ou projete o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação:

  • Proponha oralmente as situações problema de subtração para os seus alunos, tendo em vista o levantamento dos conhecimentos que eles têm sobre o assunto.
  • Se possível, projete essa apresentação. Se não for possível, escreva as situações na lousa, leia uma a uma e peça que seus alunos resolvam mentalmente.
  • Não há a necessidade de copiá-las.
  • É importante oportunizar a socialização das estratégias utilizadas para a resolução das atividades.

Propósito: Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre a subtração.

Atividade principal: select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 4 e 5 )

Orientação:

  • Imprima um jogo de 20 cartas para cada dupla de alunos (2 cartas de cada tipo, numeradas de 1 até 10).
  • Organize a sala em duplas. Se possível, coloque um jogador sentado de frente para o outro.
  • Se possível, projete as regras do jogo e entregue uma cópia para cada dupla para uma leitura compartilhada. Se não for possível projetar, escreva as regras na lousa e leia para as crianças.
  • Para ter certeza que todos compreenderam, faça perguntas que permitam que as crianças reconstruam, coletivamente, o percurso do jogo: O que faremos primeiro? E depois? Quem ganhará as cartas em cada jogada? O que cada um precisará fazer para tentar ganhá-las? Quem ganhará o jogo?

Propósito: Oportunizar a utilização de estratégias pessoais para a realização dos fatos básicos da subtração, em situação lúdica.

Discuta com a turma:

Durante a realização da atividade, circule entre as duplas e faça perguntas do tipo:

  • Que carta cada um tirou nessa rodada?
  • Quem tirou a carta maior?
  • Quem tirou a carta menor?
  • Que cálculo foi feito? Como foi feito?
  • Qual o resultado obtido?

Você encontra outros exemplos de jogos envolvendo subtrações aqui

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Guia de Intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 4 e 5 )

Orientação:

  • Imprima um jogo de 20 cartas para cada dupla de alunos (2 cartas de cada tipo, numeradas de 1 até 10).
  • Organize a sala em duplas. Se possível, coloque um jogador sentado de frente para o outro.
  • Se possível, projete as regras do jogo e entregue uma cópia para cada dupla para uma leitura compartilhada. Se não for possível projetar, escreva as regras na lousa e leia para as crianças.
  • Para ter certeza que todos compreenderam, faça perguntas que permitam que as crianças reconstruam, coletivamente, o percurso do jogo: O que faremos primeiro? E depois? Quem ganhará as cartas em cada jogada? O que cada um precisará fazer para tentar ganhá-las? Quem ganhará o jogo?

Propósito: Oportunizar a utilização de estratégias pessoais para a realização dos fatos básicos da subtração, em situação lúdica.

Discuta com a turma:

Durante a realização da atividade, circule entre as duplas e faça perguntas do tipo:

  • Que carta cada um tirou nessa rodada?
  • Quem tirou a carta maior?
  • Quem tirou a carta menor?
  • Que cálculo foi feito? Como foi feito?
  • Qual o resultado obtido?

Painel de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação:

  • Peça que alguns voluntários contem como fizeram para realizar as subtrações durante o jogo.
  • Procure identificar três maneiras diferentes. Divida a lousa em três partes e peça para que cada uma das três duplas coloque o caminho utilizado na lousa. No caso de terem utilizado o cálculo mental, peça que contem como fizeram, mentalmente, os cálculos.

Propósito: Oportunizar a socialização das estratégias pessoais adotadas para a realização das subtrações, valorizando-as.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram para encontrar, rapidamente, o resultado das subtrações?
  • Que estratégias foram utilizadas no jogo? Vocês acham que há estratégias mais eficazes do que outras? Por que?

Sistematização do conceito. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia o slide para as crianças. Peça que manifestem suas impressões sobre a aula de hoje. Retome os fatos básicos da subtração. Peça exemplos aos alunos.

Propósito: Retomar o que foi feito na atividade.

Encerramento. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Leia o slide para as crianças.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando estratégias pessoais de registro.

Propósito: Verificar as estratégias de cálculo mental de subtração oportunizadas em situação lúdica.

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia ou projete o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Maria Elena Roman de Oliveira Toledo.

Mentor: Carina do Espírito Santo.

Especialista de área: Luciana Tenuta.

Habilidade da BNCC

(EF02MA05) Criação de estratégias pessoais de cálculo envolvendo adição e subtração.

Objetivos específicos

Exercitar o cálculo mental dos fatos fundamentais da subtração em situação lúdica.

Conceito-chave

Subtração.

Recursos necessários

  • Um jogo contendo 20 cartas numeradas de 1 até 10 (2 cartas de cada número) para cada dupla de crianças;
  • Atividades impressas;
  • Datashow ( opcional ).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação:

  • Proponha oralmente as situações problema de subtração para os seus alunos, tendo em vista o levantamento dos conhecimentos que eles têm sobre o assunto.
  • Se possível, projete essa apresentação. Se não for possível, escreva as situações na lousa, leia uma a uma e peça que seus alunos resolvam mentalmente.
  • Não há a necessidade de copiá-las.
  • É importante oportunizar a socialização das estratégias utilizadas para a resolução das atividades.

Propósito: Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre a subtração.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 4 e 5 )

Orientação:

  • Imprima um jogo de 20 cartas para cada dupla de alunos (2 cartas de cada tipo, numeradas de 1 até 10).
  • Organize a sala em duplas. Se possível, coloque um jogador sentado de frente para o outro.
  • Se possível, projete as regras do jogo e entregue uma cópia para cada dupla para uma leitura compartilhada. Se não for possível projetar, escreva as regras na lousa e leia para as crianças.
  • Para ter certeza que todos compreenderam, faça perguntas que permitam que as crianças reconstruam, coletivamente, o percurso do jogo: O que faremos primeiro? E depois? Quem ganhará as cartas em cada jogada? O que cada um precisará fazer para tentar ganhá-las? Quem ganhará o jogo?

Propósito: Oportunizar a utilização de estratégias pessoais para a realização dos fatos básicos da subtração, em situação lúdica.

Discuta com a turma:

Durante a realização da atividade, circule entre as duplas e faça perguntas do tipo:

  • Que carta cada um tirou nessa rodada?
  • Quem tirou a carta maior?
  • Quem tirou a carta menor?
  • Que cálculo foi feito? Como foi feito?
  • Qual o resultado obtido?

Você encontra outros exemplos de jogos envolvendo subtrações aqui

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Guia de Intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 4 e 5 )

Orientação:

  • Imprima um jogo de 20 cartas para cada dupla de alunos (2 cartas de cada tipo, numeradas de 1 até 10).
  • Organize a sala em duplas. Se possível, coloque um jogador sentado de frente para o outro.
  • Se possível, projete as regras do jogo e entregue uma cópia para cada dupla para uma leitura compartilhada. Se não for possível projetar, escreva as regras na lousa e leia para as crianças.
  • Para ter certeza que todos compreenderam, faça perguntas que permitam que as crianças reconstruam, coletivamente, o percurso do jogo: O que faremos primeiro? E depois? Quem ganhará as cartas em cada jogada? O que cada um precisará fazer para tentar ganhá-las? Quem ganhará o jogo?

Propósito: Oportunizar a utilização de estratégias pessoais para a realização dos fatos básicos da subtração, em situação lúdica.

Discuta com a turma:

Durante a realização da atividade, circule entre as duplas e faça perguntas do tipo:

  • Que carta cada um tirou nessa rodada?
  • Quem tirou a carta maior?
  • Quem tirou a carta menor?
  • Que cálculo foi feito? Como foi feito?
  • Qual o resultado obtido?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação:

  • Peça que alguns voluntários contem como fizeram para realizar as subtrações durante o jogo.
  • Procure identificar três maneiras diferentes. Divida a lousa em três partes e peça para que cada uma das três duplas coloque o caminho utilizado na lousa. No caso de terem utilizado o cálculo mental, peça que contem como fizeram, mentalmente, os cálculos.

Propósito: Oportunizar a socialização das estratégias pessoais adotadas para a realização das subtrações, valorizando-as.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram para encontrar, rapidamente, o resultado das subtrações?
  • Que estratégias foram utilizadas no jogo? Vocês acham que há estratégias mais eficazes do que outras? Por que?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia o slide para as crianças. Peça que manifestem suas impressões sobre a aula de hoje. Retome os fatos básicos da subtração. Peça exemplos aos alunos.

Propósito: Retomar o que foi feito na atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Leia o slide para as crianças.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando estratégias pessoais de registro.

Propósito: Verificar as estratégias de cálculo mental de subtração oportunizadas em situação lúdica.

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano