17104
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Cidades e trabalho

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre reconhecer o deslocamento de trabalhadores entre cidades

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cristiane Bassani

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp e e-mail.

Valores trabalhados
Cidadania e direitos humanos

Apresentação do tema da aula
De maneira assincrônica, o tema da aula pode ser apresentado por meio de um vídeo encaminhado aos alunos por WhatsApp, e-mail ou outra ferramenta de comunicação.

Contextualização
Encaminhe o trecho da notícia que está no slide de contextualização do plano de aula original. Peça para observarem os dados da manchete.

Fique atento pois, na proposta original, sugere-se que esta etapa seja realizada com a sala dividida em grupo. Agora, de maneira remota, a ideia é que os alunos realizem as atividades individualmente. É possível que tenham ajuda de um adulto ou que as crianças conversem entre si, mas isso não é obrigatório.

Problematização
Ainda de maneira assincrônica, peça aos alunos que anotem os motivos que levavam as pessoas, antes da pandemia da Covid-19, a se deslocarem de suas residências para trabalharem em outros municípios.

Ação propositiva
Encaminhe aos alunos o mapa sugerido no plano original. Oriente-os a realizarem a atividade, originalmente prevista para ser feita em grupo, de modo individual, podendo contar com a ajuda de um familiar.

Sistematização
Nesta etapa, os alunos também farão a atividade individualmente, podendo ou não ter a ajuda da família. A ideia é que sistematizem as informações observadas na ação propositiva em uma tabela, como no exemplo abaixo:

Deslocamentos em 2000

Volume de deslocamento

Município de origem

Município de destino

2100 a 4000

Valinhos

Campinas

- - -
- - -

Para a construção, é importante que assistam o vídeo "Como inserir uma tabela no Word", disponível aqui. Peça que façam a tabela apenas dos dados do ano de 2010 e que a compartilhem com o professor.

Convite às famílias
Peça aos familiares que acessem e assistam, junto às crianças, aos vídeos:
- "O que é migração pendular?", disponível aqui
- "Você sabe o que é migração pendular?", disponível aqui;
- "Animação sobre migração", disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Simone Falconi Akkawi


Código: GEO5_09UND04

(EF05GE09) Estabelecer conexões e hierarquias entre diferentes cidades, utilizando mapas temáticos e representações gráficas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Formas de representação e pensamento espacial do 5º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas