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Plano de aula > Geografia > 5º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Cidades e trabalho

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre reconhecer o deslocamento de trabalhadores entre cidades

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cristiane Bassani

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GEO9 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Régua e caneta.

Material complementar:

Mapa político da região de Campinas:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y9YdaccSCzcVdMgUYYW5NXUCBgJDzGq4mgzhD8PCFwEEuqBCmWx26ZN5RzXJ/geo5-09und04-acao-propositiva.pdf

Mapa da movimentação pendular de Campinas:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TqHZyGdAdufSrc7UZc3FxP4JEDjApEmBEwDgUWegrXPEE5cc9TJZF8YA9fFQ/geo5-09und04-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

MOREIRA JUNIOR, Orlando. Articulação e integração metropolitana, o papel das cidades pequenas na região de Campinas (SP). Confins [Online], 29 | 2016. Disponível em: <https://journals.openedition.org/confins/11434?lang=pt>. Acesso em: 21 fev 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma e questione-os sobre o que entendem desse tema. Nesse momento ouça os alunos sobre suas impressões sobre o tema e insira os alunos na temática da aula.

Você pode conduzir a conversa de modo que eles percebam que a aula versará sobre o deslocamento de pessoas entre cidades na busca de oportunidades de emprego não encontradas em seu município de origem.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Divida a sala em grupos. Projete a manchete, ou a entregue de forma impressa aos alunos. Após a entrega, solicite que os estudantes leiam com atenção o conteúdo apresentado. Em seguida, solicite aos grupos:

  • que identifiquem o título da manchete;
  • que identifiquem o tema;
  • que identifiquem a região região geográfica abordada pelo texto (região de Campinas (SP), no caso);
  • questione-os se conhecem essa região ou este município. Fale onde esse município se localiza no contexto do país. Caso seja possível, mostre no mapa do Brasil e no mapa do estado de São Paulo.
  • questione-os se esse tema levantado pela manchete pode ser realidade em outras regiões do Brasil.

Este momento é importante para que os alunos criem questionamentos sobre a temática a ser abordada na aula.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete ou escreva a questão no quadro. Peça que os grupos analisem possíveis consequências da falta de empregos em uma cidade e apresentem as respostas à sala.

Espera-se respostas iniciais que tratem sobre o aumento do desemprego, de modo geral. É importante que se discuta com os alunos, também, o impacto nas cidades vizinhas, gerando um fluxo de pessoas em busca dos novos empregos.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Para compreender que a mobilidade das pessoas, ou seja, seu deslocamento no espaço, os alunos observarão um fenômeno característico da Região Metropolitana de Campinas, estado de São Paulo.

Projete e entregue, de forma impressa, o mapa que representa o deslocamento de pessoas na Região Metropolitana de Campinas (RMC) e solicite que os grupos:

  • Identifiquem a legenda dos mapas e as informações (significado) que ela apresenta. É importante que os alunos observem que as setas nos mapas representam os pontos, de partida e de chegada no deslocamento das pessoas. Além disso, é importante também que eles percebam que as setas variam em espessura, o que expressa um aumento do número de pessoas. Portanto, há duas ordens visuais na legenda, a cor e a espessura das setas.
  • Identifiquem, o município que, entre 2000 e 2010, recebeu um grande fluxo de pessoas (no caso, Campinas) - setas nas cores vermelha e marrom, respectivamente;
  • Comparem o fluxo de pessoas de Hortolândia para Campinas, entre 2000 e 2010. Enfatize que a coloração da seta mudou de vermelho para azul, que, segundo a legenda do mapa, indica um aumento no número de pessoas que realizaram tal deslocamento.

Em seguida, debata com os grupos o motivo que levou ao deslocamento de pessoas de Hortolândia para Campinas, entre 2000 e 2010. É importante, nessa etapa, que os alunos explicitem a problemática sobre a diferença na oferta de empregos entre as cidades.

Mapa disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y9YdaccSCzcVdMgUYYW5NXUCBgJDzGq4mgzhD8PCFwEEuqBCmWx26ZN5RzXJ/geo5-09und04-acao-propositiva.pdf

Como adequar à sua realidade: É interessante, que busque discutir esse fenômeno de movimento das pessoas e a sua representação espacial (mapa) na sua região, a fim de que a discussão com os alunos aconteça sobre municípios que eles conheçam.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete ou entregue, de forma impressa, o mapa da região de Campinas aos grupos.

Solicite que os grupos:

  • Listem os municípios de onde mais saem pessoas para trabalhar.

Veja que por meio dessa atividade de sistematização os alunos evidenciam o mapa como representação de dados sobre o movimento das pessoas, para trabalhar na região metropolitana de Campinas no estado de São Paulo, e o fluxo quantitativo desse movimento expresso pela legenda do mapa.

Observação: Os dados da legenda estão apresentados em porcentagem (%), a opção é não entrar nessa discussão com os alunos e sim evidenciar a expressão da intensidade da cor, que representa o número expressivo de população que trabalha em outros municípios.

Mapa disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TqHZyGdAdufSrc7UZc3FxP4JEDjApEmBEwDgUWegrXPEE5cc9TJZF8YA9fFQ/geo5-09und04-sistematizacao.pdf

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GEO9 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Régua e caneta.

Material complementar:

Mapa político da região de Campinas:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y9YdaccSCzcVdMgUYYW5NXUCBgJDzGq4mgzhD8PCFwEEuqBCmWx26ZN5RzXJ/geo5-09und04-acao-propositiva.pdf

Mapa da movimentação pendular de Campinas:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TqHZyGdAdufSrc7UZc3FxP4JEDjApEmBEwDgUWegrXPEE5cc9TJZF8YA9fFQ/geo5-09und04-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

MOREIRA JUNIOR, Orlando. Articulação e integração metropolitana, o papel das cidades pequenas na região de Campinas (SP). Confins [Online], 29 | 2016. Disponível em: <https://journals.openedition.org/confins/11434?lang=pt>. Acesso em: 21 fev 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma e questione-os sobre o que entendem desse tema. Nesse momento ouça os alunos sobre suas impressões sobre o tema e insira os alunos na temática da aula.

Você pode conduzir a conversa de modo que eles percebam que a aula versará sobre o deslocamento de pessoas entre cidades na busca de oportunidades de emprego não encontradas em seu município de origem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Divida a sala em grupos. Projete a manchete, ou a entregue de forma impressa aos alunos. Após a entrega, solicite que os estudantes leiam com atenção o conteúdo apresentado. Em seguida, solicite aos grupos:

  • que identifiquem o título da manchete;
  • que identifiquem o tema;
  • que identifiquem a região região geográfica abordada pelo texto (região de Campinas (SP), no caso);
  • questione-os se conhecem essa região ou este município. Fale onde esse município se localiza no contexto do país. Caso seja possível, mostre no mapa do Brasil e no mapa do estado de São Paulo.
  • questione-os se esse tema levantado pela manchete pode ser realidade em outras regiões do Brasil.

Este momento é importante para que os alunos criem questionamentos sobre a temática a ser abordada na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete ou escreva a questão no quadro. Peça que os grupos analisem possíveis consequências da falta de empregos em uma cidade e apresentem as respostas à sala.

Espera-se respostas iniciais que tratem sobre o aumento do desemprego, de modo geral. É importante que se discuta com os alunos, também, o impacto nas cidades vizinhas, gerando um fluxo de pessoas em busca dos novos empregos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Para compreender que a mobilidade das pessoas, ou seja, seu deslocamento no espaço, os alunos observarão um fenômeno característico da Região Metropolitana de Campinas, estado de São Paulo.

Projete e entregue, de forma impressa, o mapa que representa o deslocamento de pessoas na Região Metropolitana de Campinas (RMC) e solicite que os grupos:

  • Identifiquem a legenda dos mapas e as informações (significado) que ela apresenta. É importante que os alunos observem que as setas nos mapas representam os pontos, de partida e de chegada no deslocamento das pessoas. Além disso, é importante também que eles percebam que as setas variam em espessura, o que expressa um aumento do número de pessoas. Portanto, há duas ordens visuais na legenda, a cor e a espessura das setas.
  • Identifiquem, o município que, entre 2000 e 2010, recebeu um grande fluxo de pessoas (no caso, Campinas) - setas nas cores vermelha e marrom, respectivamente;
  • Comparem o fluxo de pessoas de Hortolândia para Campinas, entre 2000 e 2010. Enfatize que a coloração da seta mudou de vermelho para azul, que, segundo a legenda do mapa, indica um aumento no número de pessoas que realizaram tal deslocamento.

Em seguida, debata com os grupos o motivo que levou ao deslocamento de pessoas de Hortolândia para Campinas, entre 2000 e 2010. É importante, nessa etapa, que os alunos explicitem a problemática sobre a diferença na oferta de empregos entre as cidades.

Mapa disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y9YdaccSCzcVdMgUYYW5NXUCBgJDzGq4mgzhD8PCFwEEuqBCmWx26ZN5RzXJ/geo5-09und04-acao-propositiva.pdf

Como adequar à sua realidade: É interessante, que busque discutir esse fenômeno de movimento das pessoas e a sua representação espacial (mapa) na sua região, a fim de que a discussão com os alunos aconteça sobre municípios que eles conheçam.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete ou entregue, de forma impressa, o mapa da região de Campinas aos grupos.

Solicite que os grupos:

  • Listem os municípios de onde mais saem pessoas para trabalhar.

Veja que por meio dessa atividade de sistematização os alunos evidenciam o mapa como representação de dados sobre o movimento das pessoas, para trabalhar na região metropolitana de Campinas no estado de São Paulo, e o fluxo quantitativo desse movimento expresso pela legenda do mapa.

Observação: Os dados da legenda estão apresentados em porcentagem (%), a opção é não entrar nessa discussão com os alunos e sim evidenciar a expressão da intensidade da cor, que representa o número expressivo de população que trabalha em outros municípios.

Mapa disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TqHZyGdAdufSrc7UZc3FxP4JEDjApEmBEwDgUWegrXPEE5cc9TJZF8YA9fFQ/geo5-09und04-sistematizacao.pdf

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