Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp e e-mail.
Valores trabalhados
Cidadania e direitos humanos
Apresentação do tema da aula
De maneira assincrônica, o tema da aula pode ser apresentado por meio de um vídeo encaminhado aos alunos por WhatsApp, e-mail ou outra ferramenta de comunicação.
Contextualização
Encaminhe o trecho da notícia que está no slide de contextualização do plano de aula original. Peça para observarem os dados da manchete.
Fique atento pois, na proposta original, sugere-se que esta etapa seja realizada com a sala dividida em grupo. Agora, de maneira remota, a ideia é que os alunos realizem as atividades individualmente. É possível que tenham ajuda de um adulto ou que as crianças conversem entre si, mas isso não é obrigatório.
Problematização
Ainda de maneira assincrônica, peça aos alunos que anotem os motivos que levavam as pessoas, antes da pandemia da Covid-19, a se deslocarem de suas residências para trabalharem em outros municípios.
Ação propositiva
Encaminhe aos alunos o mapa sugerido no plano original. Oriente-os a realizarem a atividade, originalmente prevista para ser feita em grupo, de modo individual, podendo contar com a ajuda de um familiar.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos também farão a atividade individualmente, podendo ou não ter a ajuda da família. A ideia é que sistematizem as informações observadas na ação propositiva em uma tabela, como no exemplo abaixo:
Deslocamentos em 2000
|
Volume de deslocamento
|
Município de origem
|
Município de destino
|
2100 a 4000
|
Valinhos
|
Campinas
|
- |
- |
- |
- |
- |
- |
Para a construção, é importante que assistam o vídeo "Como inserir uma tabela no Word", disponível aqui. Peça que façam a tabela apenas dos dados do ano de 2010 e que a compartilhem com o professor.
Convite às famílias
Peça aos familiares que acessem e assistam, junto às crianças, aos vídeos:
- "O que é migração pendular?", disponível aqui;
- "Você sabe o que é migração pendular?", disponível aqui;
- "Animação sobre migração", disponível aqui.