Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Tesoura, cola, encarte de supermercado, folha de papel sulfite, projetor, papel autoadesivo para recado ou uma folha de papel sulfite colorida.
Material complementar:
GEO 3_11UND02 - Encarte Mercado:
Para você saber mais:
PENA, Rodolfo F. Alves. Relações entre o espaço rural e o urbano. Disponível em: <https://alunosonline.uol.com.br/geografia/relacoes-entre-espaco-rural-urbano.html>. Acesso em: 05 abr 2019.
POLON, Luana Caroline Kunast. As relações entre a cidade e o campo. Disponível em: <https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/geografia/as-relacoes-entre-cidade-campo.htm>. Acesso em: 05 abr 2019.
RAYMOND, Willian. O campo e a cidade na história e na literatura. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
TALASKA, Alcione; SILVEIRA, Rogério Leandro; ETGES, Virginia Elisabeta. Cidade e campo: para além dos critérios e atributos, as relações e contradições entre o urbano e o rural. Revista Bibliográfica de Geografía y Ciencias Sociales. [En línea]. Barcelona: Universidad de Barcelona, 15 de septiembre de 2014, Vol. XIX, nº 1090. Disponível em: <http://www.ub.edu/geocrit/b3w-1090.htm>. Acesso em: 05 abr 2019.
Contextos prévios: Para esta aula é necessário que os conceitos de zona urbana e zona rural já tenham sido apresentados.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Nesta aula, será apresentada uma atividade sobre a relação entre o campo e a cidade. Para iniciar, divida-os em duplas na sala de aula e leia para os alunos o tema da aula.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Inicie a aula projetando a imagem para os alunos. Peça que observem as duas imagens com atenção.
Chame a atenção para a presença da relação cidade/campo no cotidiano de todos nós. Inicialmente, pergunte aos alunos como se pode observar a necessidade do campo vivendo na cidade?
Oriente que cidade e campo se completam. Converse com eles a respeito de como é possível observar essa interdependência? Pergunte de que forma esses alimentos chegam até a nossa mesa (da mesma forma como são colhidos, ou passam por algumas transformações e quais).
Como adequar à sua realidade: Estando a escola em área rural, faça a pergunta questionando como é possível observar a necessidade da cidade vivendo no campo.
Caso não haja possibilidade de projetar a imagem, elas estão disponíveis no documento para impressão no documento abaixo:
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete a imagem dos produtos e questione os alunos sobre quais produtos estão sendo vendidos in natura? Dos demais produtos, quais têm origem no campo e quais têm origem na cidade? Explique que a relação entre o campo e a cidade e de dependência e que eles não subsistem separados.
Questione-os como seria possível viver na cidade sem os produtos do campo e como podemos identificar a relação entre campo e cidade a partir dos produtos que consumimos? E quais os impactos da industrialização de alguns alimentos para o ambiente e para a saúde?
Conceito de “in natura”: Alimentos in natura são aqueles obtidos diretamente de plantas ou de animais (como folhas e frutos ou ovos e leite) e adquiridos para consumo sem que tenham sofrido qualquer alteração após deixarem a natureza.
Fonte das imagens (acesso em 07 fev 2019):
Banco de imagens Nova Escola
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Oriente os alunos a produzirem uma tabela com duas colunas, sendo uma para “alimentos in natura” e outra para “alimentos industrializados “ ou que passaram por algum tipo de industrialização. Usando o encarte, peça que recortem os produtos e cole-os na coluna correspondente. Em seguida, peça que contabilizem a quantidade de produtos que cada coluna possui. Oriente-os a pensarem nos impactos causados pelo processo de industrialização dos alimentos em nosso consumo. (Conservantes, agrotóxicos, corantes)
Encarte para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/59BdfJntnYMv5rpbHup7CABxgyApuZ3HWNdr27dfKRkFzMUreQw6xmrxj7QX/geo-3-11und02-encarte-mercado.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Após a atividade, elabore junto com a turma um gráfico de barras contabilizando a quantidade dos produtos naturais e dos produtos industrializados dispostos na coluna. Esse gráfico poderá ser elaborado no quadro com a ajuda de papel de duas cores diferentes, ou de folhas de blocos autocolantes para recado. Use para cada coluna que representará um tipo de produto uma cor, por exemplo: para produtos in natura o verde e para produtos industrializados o azul. Cole uma tira, quadrado ou retângulo (do papel autocolante ou corte o formato desejado na folha colorida e cole usando fita adesiva) para cada produto uma exatamente sobre a outra, primeiro da coluna dos produtos in natura. Depois faça o mesmo com o papel de cor diferente ao lado, contabilizando o total de produtos industrializados. Isso formará uma barra vertical para cada coluna. Pronto! O gráfico estará formado.
Explique aos alunos que cada papelzinho daquele representa uma unidade. Questione-os sobre a importância da relação campo e cidade com relação à transformação dos produtos para que cheguem até o nosso consumo. Peça que respondam em voz alta a questão levantada na Problematização: Como podemos identificar a relação entre campo e cidade a partir dos produtos que consumimos? Quais os impactos encontrados na saúde da industrialização de alguns alimentos?