17102
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Relações entre campo e cidade

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre identificar as relações de interdependência entre espaço rural de espaço urbano na transformação dos alimentos e os impactos gerados pelas produções.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Dyone Andrade,

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Tesoura, cola, encarte de supermercado, folha de papel sulfite, projetor, papel autoadesivo para recado ou uma folha de papel sulfite colorida.

Material complementar:

GEO 3_11UND02 - Encarte Mercado:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/59BdfJntnYMv5rpbHup7CABxgyApuZ3HWNdr27dfKRkFzMUreQw6xmrxj7QX/geo-3-11und02-encarte-mercado.pdf

Para você saber mais:

PENA, Rodolfo F. Alves. Relações entre o espaço rural e o urbano. Disponível em: <https://alunosonline.uol.com.br/geografia/relacoes-entre-espaco-rural-urbano.html>. Acesso em: 05 abr 2019.

POLON, Luana Caroline Kunast. As relações entre a cidade e o campo. Disponível em: <https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/geografia/as-relacoes-entre-cidade-campo.htm>. Acesso em: 05 abr 2019.

RAYMOND, Willian. O campo e a cidade na história e na literatura. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

TALASKA, Alcione; SILVEIRA, Rogério Leandro; ETGES, Virginia Elisabeta. Cidade e campo: para além dos critérios e atributos, as relações e contradições entre o urbano e o rural. Revista Bibliográfica de Geografía y Ciencias Sociales. [En línea]. Barcelona: Universidad de Barcelona, 15 de septiembre de 2014, Vol. XIX, nº 1090. Disponível em: <http://www.ub.edu/geocrit/b3w-1090.htm>. Acesso em: 05 abr 2019.

Contextos prévios: Para esta aula é necessário que os conceitos de zona urbana e zona rural já tenham sido apresentados.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Nesta aula, será apresentada uma atividade sobre a relação entre o campo e a cidade. Para iniciar, divida-os em duplas na sala de aula e leia para os alunos o tema da aula.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Inicie a aula projetando a imagem para os alunos. Peça que observem as duas imagens com atenção.

Chame a atenção para a presença da relação cidade/campo no cotidiano de todos nós. Inicialmente, pergunte aos alunos como se pode observar a necessidade do campo vivendo na cidade?

Oriente que cidade e campo se completam. Converse com eles a respeito de como é possível observar essa interdependência? Pergunte de que forma esses alimentos chegam até a nossa mesa (da mesma forma como são colhidos, ou passam por algumas transformações e quais).

Como adequar à sua realidade: Estando a escola em área rural, faça a pergunta questionando como é possível observar a necessidade da cidade vivendo no campo.

Caso não haja possibilidade de projetar a imagem, elas estão disponíveis no documento para impressão no documento abaixo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mRv3nauwbr5kR72PhQrCfqdWHZANmpEjWfDwdf6gbBGmCNGzNxzmxnetSwTn/imagem-para-imprimir-ou-projetar.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete a imagem dos produtos e questione os alunos sobre quais produtos estão sendo vendidos in natura? Dos demais produtos, quais têm origem no campo e quais têm origem na cidade? Explique que a relação entre o campo e a cidade e de dependência e que eles não subsistem separados.

Questione-os como seria possível viver na cidade sem os produtos do campo e como podemos identificar a relação entre campo e cidade a partir dos produtos que consumimos? E quais os impactos da industrialização de alguns alimentos para o ambiente e para a saúde?

Conceito de “in natura”: Alimentos in natura são aqueles obtidos diretamente de plantas ou de animais (como folhas e frutos ou ovos e leite) e adquiridos para consumo sem que tenham sofrido qualquer alteração após deixarem a natureza.

Fonte das imagens (acesso em 07 fev 2019):

https://images.unsplash.com/photo-1517434324-1db605ff03c7?ixlib=rb-1.2.1&ixid=eyJhcHBfaWQiOjEyMDd9&auto=format&fit=crop&w=375&q=80

https://images.unsplash.com/photo-1544409674-2b2e5f1cf248?ixlib=rb-1.2.1&ixid=eyJhcHBfaWQiOjEyMDd9&auto=format&fit=crop&w=750&q=80

https://images.unsplash.com/photo-1543588906-0f97de562e31?ixlib=rb-1.2.1&ixid=eyJhcHBfaWQiOjEyMDd9&auto=format&fit=crop&w=334&q=80

https://images.unsplash.com/photo-1506073881649-4e23be3e9ed0?ixlib=rb-1.2.1&ixid=eyJhcHBfaWQiOjEyMDd9&auto=format&fit=crop&w=667&q=80

Banco de imagens Nova Escola

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Oriente os alunos a produzirem uma tabela com duas colunas, sendo uma para “alimentos in natura” e outra para “alimentos industrializados “ ou que passaram por algum tipo de industrialização. Usando o encarte, peça que recortem os produtos e cole-os na coluna correspondente. Em seguida, peça que contabilizem a quantidade de produtos que cada coluna possui. Oriente-os a pensarem nos impactos causados pelo processo de industrialização dos alimentos em nosso consumo. (Conservantes, agrotóxicos, corantes)

Encarte para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/59BdfJntnYMv5rpbHup7CABxgyApuZ3HWNdr27dfKRkFzMUreQw6xmrxj7QX/geo-3-11und02-encarte-mercado.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Após a atividade, elabore junto com a turma um gráfico de barras contabilizando a quantidade dos produtos naturais e dos produtos industrializados dispostos na coluna. Esse gráfico poderá ser elaborado no quadro com a ajuda de papel de duas cores diferentes, ou de folhas de blocos autocolantes para recado. Use para cada coluna que representará um tipo de produto uma cor, por exemplo: para produtos in natura o verde e para produtos industrializados o azul. Cole uma tira, quadrado ou retângulo (do papel autocolante ou corte o formato desejado na folha colorida e cole usando fita adesiva) para cada produto uma exatamente sobre a outra, primeiro da coluna dos produtos in natura. Depois faça o mesmo com o papel de cor diferente ao lado, contabilizando o total de produtos industrializados. Isso formará uma barra vertical para cada coluna. Pronto! O gráfico estará formado.

Explique aos alunos que cada papelzinho daquele representa uma unidade. Questione-os sobre a importância da relação campo e cidade com relação à transformação dos produtos para que cheguem até o nosso consumo. Peça que respondam em voz alta a questão levantada na Problematização: Como podemos identificar a relação entre campo e cidade a partir dos produtos que consumimos? Quais os impactos encontrados na saúde da industrialização de alguns alimentos?

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Tesoura, cola, encarte de supermercado, folha de papel sulfite, projetor, papel autoadesivo para recado ou uma folha de papel sulfite colorida.

Material complementar:

GEO 3_11UND02 - Encarte Mercado:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/59BdfJntnYMv5rpbHup7CABxgyApuZ3HWNdr27dfKRkFzMUreQw6xmrxj7QX/geo-3-11und02-encarte-mercado.pdf

Para você saber mais:

PENA, Rodolfo F. Alves. Relações entre o espaço rural e o urbano. Disponível em: <https://alunosonline.uol.com.br/geografia/relacoes-entre-espaco-rural-urbano.html>. Acesso em: 05 abr 2019.

POLON, Luana Caroline Kunast. As relações entre a cidade e o campo. Disponível em: <https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/geografia/as-relacoes-entre-cidade-campo.htm>. Acesso em: 05 abr 2019.

RAYMOND, Willian. O campo e a cidade na história e na literatura. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

TALASKA, Alcione; SILVEIRA, Rogério Leandro; ETGES, Virginia Elisabeta. Cidade e campo: para além dos critérios e atributos, as relações e contradições entre o urbano e o rural. Revista Bibliográfica de Geografía y Ciencias Sociales. [En línea]. Barcelona: Universidad de Barcelona, 15 de septiembre de 2014, Vol. XIX, nº 1090. Disponível em: <http://www.ub.edu/geocrit/b3w-1090.htm>. Acesso em: 05 abr 2019.

Contextos prévios: Para esta aula é necessário que os conceitos de zona urbana e zona rural já tenham sido apresentados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Nesta aula, será apresentada uma atividade sobre a relação entre o campo e a cidade. Para iniciar, divida-os em duplas na sala de aula e leia para os alunos o tema da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Inicie a aula projetando a imagem para os alunos. Peça que observem as duas imagens com atenção.

Chame a atenção para a presença da relação cidade/campo no cotidiano de todos nós. Inicialmente, pergunte aos alunos como se pode observar a necessidade do campo vivendo na cidade?

Oriente que cidade e campo se completam. Converse com eles a respeito de como é possível observar essa interdependência? Pergunte de que forma esses alimentos chegam até a nossa mesa (da mesma forma como são colhidos, ou passam por algumas transformações e quais).

Como adequar à sua realidade: Estando a escola em área rural, faça a pergunta questionando como é possível observar a necessidade da cidade vivendo no campo.

Caso não haja possibilidade de projetar a imagem, elas estão disponíveis no documento para impressão no documento abaixo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mRv3nauwbr5kR72PhQrCfqdWHZANmpEjWfDwdf6gbBGmCNGzNxzmxnetSwTn/imagem-para-imprimir-ou-projetar.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete a imagem dos produtos e questione os alunos sobre quais produtos estão sendo vendidos in natura? Dos demais produtos, quais têm origem no campo e quais têm origem na cidade? Explique que a relação entre o campo e a cidade e de dependência e que eles não subsistem separados.

Questione-os como seria possível viver na cidade sem os produtos do campo e como podemos identificar a relação entre campo e cidade a partir dos produtos que consumimos? E quais os impactos da industrialização de alguns alimentos para o ambiente e para a saúde?

Conceito de “in natura”: Alimentos in natura são aqueles obtidos diretamente de plantas ou de animais (como folhas e frutos ou ovos e leite) e adquiridos para consumo sem que tenham sofrido qualquer alteração após deixarem a natureza.

Fonte das imagens (acesso em 07 fev 2019):

https://images.unsplash.com/photo-1517434324-1db605ff03c7?ixlib=rb-1.2.1&ixid=eyJhcHBfaWQiOjEyMDd9&auto=format&fit=crop&w=375&q=80

https://images.unsplash.com/photo-1544409674-2b2e5f1cf248?ixlib=rb-1.2.1&ixid=eyJhcHBfaWQiOjEyMDd9&auto=format&fit=crop&w=750&q=80

https://images.unsplash.com/photo-1543588906-0f97de562e31?ixlib=rb-1.2.1&ixid=eyJhcHBfaWQiOjEyMDd9&auto=format&fit=crop&w=334&q=80

https://images.unsplash.com/photo-1506073881649-4e23be3e9ed0?ixlib=rb-1.2.1&ixid=eyJhcHBfaWQiOjEyMDd9&auto=format&fit=crop&w=667&q=80

Banco de imagens Nova Escola

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Oriente os alunos a produzirem uma tabela com duas colunas, sendo uma para “alimentos in natura” e outra para “alimentos industrializados “ ou que passaram por algum tipo de industrialização. Usando o encarte, peça que recortem os produtos e cole-os na coluna correspondente. Em seguida, peça que contabilizem a quantidade de produtos que cada coluna possui. Oriente-os a pensarem nos impactos causados pelo processo de industrialização dos alimentos em nosso consumo. (Conservantes, agrotóxicos, corantes)

Encarte para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/59BdfJntnYMv5rpbHup7CABxgyApuZ3HWNdr27dfKRkFzMUreQw6xmrxj7QX/geo-3-11und02-encarte-mercado.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Após a atividade, elabore junto com a turma um gráfico de barras contabilizando a quantidade dos produtos naturais e dos produtos industrializados dispostos na coluna. Esse gráfico poderá ser elaborado no quadro com a ajuda de papel de duas cores diferentes, ou de folhas de blocos autocolantes para recado. Use para cada coluna que representará um tipo de produto uma cor, por exemplo: para produtos in natura o verde e para produtos industrializados o azul. Cole uma tira, quadrado ou retângulo (do papel autocolante ou corte o formato desejado na folha colorida e cole usando fita adesiva) para cada produto uma exatamente sobre a outra, primeiro da coluna dos produtos in natura. Depois faça o mesmo com o papel de cor diferente ao lado, contabilizando o total de produtos industrializados. Isso formará uma barra vertical para cada coluna. Pronto! O gráfico estará formado.

Explique aos alunos que cada papelzinho daquele representa uma unidade. Questione-os sobre a importância da relação campo e cidade com relação à transformação dos produtos para que cheguem até o nosso consumo. Peça que respondam em voz alta a questão levantada na Problematização: Como podemos identificar a relação entre campo e cidade a partir dos produtos que consumimos? Quais os impactos encontrados na saúde da industrialização de alguns alimentos?

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Natureza, ambientes e qualidade de vida do 3º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03GE11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano