17076
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 7º ano > A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano

Plano de aula - O modo de fazer guerra asteca e suas particularidades em relação ao modo de guerra europeu.

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre O modo de fazer guerra asteca e suas particularidades em relação ao modo de guerra europeu.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Felipe Asbahr Pedoneze

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Canva, Movavi, Loom.

Contexto
O objetivo desta aula é compreender a visão asteca sobre luta e guerra, e quais suas influências na conquista de seus territórios no século XV.
Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui) os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrer da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Chame a atenção dos alunos para o tema que será estudado:
- Qual imagem você faz de uma guerra? Sabe citar alguma? Qual a motivação dela?

Problematização
Disponibilize as imagens dos guerreiros astecas e dos guerreiros europeus da batalha de Agincourt. Os alunos devem observar:
- Quais são os guerreiros ameríndios e europeus?
- O que podemos observar a respeito das vestes?
- Quais diferenças entre os armamentos?
- Algum deles parece ser mais letal? Por que?
- As posições de batalha são semelhantes ou se diferem?

Disponibilize os textos sobre perspectivas astecas e cristãs quanto a Guerra. Algumas questões mais diretas para mediar a análise são :
- Qual era a intenção destes povos ao guerrearem?
- Como a guerra é relacionada com a religião asteca e cristã?
- Qual a diferença de tratamento com os inimigos derrotados?

Os alunos devem responder às questões no caderno ou pelos meios digitais que já fazem uso. Incentive-os, se possível, a compartilharem as percepções com os colegas por meio de mensagens curtas ou participação em videoconferência.

Sistematização
Dê aos alunos algumas opções de como podem representar o pensamento sobre a guerra para astecas e europeus:
- Produção de texto: relato, carta ou notícia.
- Produção de imagem: figurinhas, charges ou memes (podem ser feitos utilizando o Canva, disponível aqui).
- Produção de áudios ou vídeos curtos: reportagem ou vídeo educativo. Caso desejem, podem fazer a edição deles em aplicativos de celular (Movavi - saiba como usá-lo aqui) ou sites gratuitos (Loom - como usá-lo aqui).

Convite às famílias
Convide as famílias a conhecerem mais a respeito da cultura asteca, assistindo a um curto vídeo educativo animado sobre o deus da Guerra Huitzilopochtli. Oriente-os a ativarem as legendas do vídeo e prestarem atenção às pronúncias do vocabulário de matriz asteca. “Huitzilopochtli, Mitologia del Pueblo del sol”. 04/10/2017. Disponível aqui.

Também podem observar representações deste deus nos códices astecas (registros): “Huitzilopochtli, o principal deus asteca”. Biblioteca Mundial Digital. Disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Bianca Carolina Pereira da Silva


Código: HIS7_08UND07

(EF07HI08) Descrever as formas de organização das sociedades americanas no tempo da conquista com vistas à compreensão dos mecanismos de alianças, confrontos e resistências.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano do 7º ano:

MAIS AULAS DE História do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas