17076
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 7º ano > A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano

Plano de aula - O modo de fazer guerra asteca e suas particularidades em relação ao modo de guerra europeu.

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre O modo de fazer guerra asteca e suas particularidades em relação ao modo de guerra europeu.

Plano 07 de 9 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Felipe Asbahr Pedoneze

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI08, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: É interessante utilizar um projetor, entretanto, não é obrigatório. O projetor é importante para deixar as perguntas e as imagens sempre presentes enquanto os alunos analisam os documentos, mas você pode imprimir todos os slides e entregar aos grupos, ou até escrever no quadro as perguntas. Seria interessante se você levasse lápis grafite e folhas em branco para a atividade final, também seria legal ter
em mãos lápis de cor para os alunos.

Material complementar:

Link com todos os trechos que serão utilizados na aula, em um só documento, para que você possa imprimir e recortar as folhas, economizando papel.

Trecho 1: Revista Ameríndia volume 3, número 1/2007 GUERRAS SAGRADAS: O CARÁTER RELIGIOSO DAS GUERRAS ASTECAS Ítalo Costa Bahia.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rZupXc96fNUA24XzREu3NeFgdpPQbb8YnCPBmCwCV29hFHz6Cz9g6vS7RVvq/trecho-1-revista-amerindia-volume-3-numero-1-2007.pdf

Trecho 2: Revista Ameríndia volume 3, número 1/2007 GUERRAS SAGRADAS: O CARÁTER RELIGIOSO DAS GUERRAS ASTECAS Ítalo Costa Bahia

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/az5CDd9aAtVhzftk3xj87275pUQMU9fM4SMfRzm8XyR7sTTSbghKNnzcmDKw/trecho-2-revista-amerindia-volume-3.pdf

Trecho 3: “O pensamento de Santo Tomás de Aquino (1225-1274) sobre a vida militar, a guerra justa e as ordens militares de cavalaria”, Ricardo da COSTA e Armando Alexandre dos SANTOS - In: BLASCO VALLÈS, Almudena, e COSTA, Ricardo da (coord.). Mirabilia 10. A Idade Média e as Cruzadas
La Edad Media y las Cruzadas The Middle Ages and the Crusades, Jan-Jun 2010, p. 145-157 (ISSN 1676-5818).

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eK372QKtuYZmtqWCXZveY8qq9nuf25K5znFT7CvFXAcGpX5kVmQv64KYzRgf/trecho-3.pdf

Documento com todos os textos:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KZwqJzPfzejzFKRFDVFFCTWFwuTQPfK8jsVagDGWQkPKjmMsDtFT5b3v6bgn/documento-com-todos-os-trechos.pdf

Imagem 1: Grupo de guerreiros astecas em campo de batalha. Ilustração de Adam Hook / Osprey Publishing Ltd.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8pNZ7gTD7V8AWGrM9q8qsPRnNU5MfpcEetHbz9CMyyBdAwXEepgFZTQYrAtg/imagem-1-grupo-de-guerreiros-astecas.pdf

Imagem 2: Dois guerreiros astecas lutando sob o templo da Lua, em Tenochtitlán. Ilustração de Adam Hook/Osprey Publishing Ltd.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AC6DtWNwF7eV43ek6fsgq6J8MFxRjmFdhWpnmW9EnztEp25xUAVYVaQpnerk/imagem-2-dois-guerreiros-astecas-lutando.pdf

Imagem 3: Pintura sobre a batalha de Agincourt. séc XV. obra de Enguerrand de Monstrelet

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AApZ2JYRaDYjsspdwQ7vsaxdbDtg8t4sV2HHUjS7Sa2KnBaDct4We4JvmvAh/imagem-3-pintura-sobre-a-batalha-de-agincourt.pdf

Documento com todas as imagens:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/umgfFDp7bpGXxQxRy5wcMrz6nm9YS6G5zeeG7QsfhheNFF4B2r5fkWVmHhwu/documento-com-todas-as-imagens.pdf

Como adequar à sua realidade: Este plano trata sobre as relações que os povos nativos americanos e os europeus tinham com a guerra. É possível relacionar a aula com a violência legitimada, a violência do Estado, por exemplo. Caso você viva em uma região onde existam conflitos você pode fazer referência durante esta aula e com isso fazer com que os alunos pensem nas diferenças, tanto ideológicas quanto tecnológicas, envolvidas neste conflito de sua região.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete, escreva ou leia o objetivo da aula para os alunos. É extremamente importante os alunos estarem inteirados sobre aonde vão chegar na aula. Tome cuidado para não tirar dúvidas que os alunos poderão ter posteriormente que vão ajudá-los a criar o raciocínio proposto pela aula.

Compreender qual a relação das civilizações ameríndias com a terra antes da conquista e a diferença entre as visões da mesma entre a população nativa e os espanhóis.

Como adequar à sua realidade: Este plano trata sobre as relações que os povos nativos americanos e os europeus tinham com a guerra. É possível relacionar a aula com a violência legitimada, a violência do Estado, por exemplo. Caso você viva em uma região onde existam conflitos você pode fazer referência durante esta aula e com isso fazer com que os alunos pensem nas diferenças, tanto ideológicas quanto tecnológicas, envolvidas neste conflito de sua região.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Pergunte aos alunos quais guerras eles conhecem, não precisam ser famosas, mas instigue a curiosidade deles sobre as guerras medievais, fale sobre cavaleiros e armaduras etc. A intenção é que eles pensem, realmente, nas guerras cinemáticas com muitos guerreiros completamente reforçados com armaduras de aço e espadas longas. Você pode direcionar as questões, perguntando a eles sobre guerras medievais, tipos de armadura e arma, alguns jogos que conhecem que incluem este tipo de roupagem dos cavaleiros medievais.

Como adequar à sua realidade: Este plano trata sobre as relações que os povos nativos americanos e os europeus tinham com a guerra. É possível relacionar a aula com a violência legitimada, a violência do Estado, por exemplo. Caso você viva em uma região onde existam conflitos você pode fazer referência durante essa aula e com isso fazer com que os alunos pensem nas diferenças, tanto ideológicas quanto tecnológicas, envolvidas neste conflito de sua região.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Agora com os alunos já com as imagens em mente, das guerras e dos seus cavaleiros característicos e todo aquele imaginário medieval de armas e armaduras, apresente a eles as imagens a seguir.

Como adequar à sua realidade: Este plano trata sobre as relações que os povos nativos americanos e os europeus tinham com a guerra. É possível relacionar a aula com a violência legitimada, a violência do Estado, por exemplo. Caso você viva em uma região onde existam conflitos você pode fazer referência durante esta aula e com isso fazer com que os alunos pensem nas diferenças, tanto ideológicas quanto tecnológicas, envolvidas neste conflito de sua região.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Para discutir um pouco estas duas imagens não deixe que se alongue demais a discussão em detalhes externos, como por exemplo
o local específico que representa as imagens. Tente conduzir a discussão dos alunos para alguns outros detalhes, como por exemplo: Que tipo de “armadura” estes homens vestem? Que homens são estes, são europeus ou nativos americanos? Na primeira imagem, as tropas estão perfeitamente alinhadas ou há espaços entre soldados, uma certa distância onde seriam propícios combates individuais, por exemplo? As armas, elas têm corte ou
são armas de contusão? Na segunda imagem, em específico, é um campo de batalha ou é algo parecido como um “ringue” de luta?
Para as duas
imagens, levante a questão das cores e desenhos específicos de cada guerreiro.

Imagem 1: Grupo de guerreiros astecas em campo de batalha. Ilustração de Adam Hook / Osprey Publishing Ltd.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8pNZ7gTD7V8AWGrM9q8qsPRnNU5MfpcEetHbz9CMyyBdAwXEepgFZTQYrAtg/imagem-1-grupo-de-guerreiros-astecas.pdf

Imagem 2: Dois guerreiros astecas lutando sob o templo da Lua, em Tenochtitlán. Ilustração de Adam Hook/Osprey Publishing Ltd.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AC6DtWNwF7eV43ek6fsgq6J8MFxRjmFdhWpnmW9EnztEp25xUAVYVaQpnerk/imagem-2-dois-guerreiros-astecas-lutando.pdf

Documento com todas as imagens:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/umgfFDp7bpGXxQxRy5wcMrz6nm9YS6G5zeeG7QsfhheNFF4B2r5fkWVmHhwu/documento-com-todas-as-imagens.pdf

Como adequar à sua realidade: Este plano trata sobre as relações que os povos nativos americanos e os europeus tinham com a guerra. É possível relacionar a aula com a violência legitimada, a violência do Estado, por exemplo. Caso você viva em uma região onde existam conflitos você pode fazer referência durante esta aula e com isso fazer com que os alunos pensem nas diferenças, tanto ideológicas quanto tecnológicas, envolvidas neste conflito de sua região.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Para esta imagem, faça as perguntas na mesma linha das imagens anteriores. Que homens são estes? Eles são mais próximos ou mais distantes dos homens que estavam nas guerras citadas na primeira parte da aula? O alinhamento deles, ele tem espaços para movimentações individuais
ou não? E as armas, elas seriam armas de contusão ou armas com corte, mais letais?

Imagem 3: Pintura sobre a batalha de Agincourt. séc XV. obra de Enguerrand de Monstrelet

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AApZ2JYRaDYjsspdwQ7vsaxdbDtg8t4sV2HHUjS7Sa2KnBaDct4We4JvmvAh/imagem-3-pintura-sobre-a-batalha-de-agincourt.pdf

Documento com todas as imagens:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/umgfFDp7bpGXxQxRy5wcMrz6nm9YS6G5zeeG7QsfhheNFF4B2r5fkWVmHhwu/documento-com-todas-as-imagens.pdf

Como adequar à sua realidade: Este plano trata sobre as relações que os povos nativos americanos e os europeus tinham com a guerra. É possível relacionar a aula com a violência legitimada, a violência do Estado, por exemplo. Caso você viva em uma região onde existam conflitos você pode fazer referência durante esta aula e com isso fazer com que os alunos pensem nas diferenças, tanto ideológicas quanto tecnológicas, envolvidas neste conflito de sua região.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Agora com os alunos inteirados das diferenças entre as imagens e, principalmente, nas maneiras de posicionamento, armamento
e “mortalidade” (entre aspas exatamente porque as armas de contusão também são mortais, entretanto, estas eram usadas pelos povos nativos exatamente para se evitar a morte naquele momento, poupando o soldado inimigo para o sacrifício posterior) das armas utilizadas por cada Exército, peça a eles que atentem para os próximos textos.

Como adequar à sua realidade: Este plano trata sobre as relações que os povos nativos americanos e os europeus tinham com a guerra. É possível relacionar a aula com a violência legitimada, a violência do Estado, por exemplo. Caso você viva em uma região onde existam conflitos você pode fazer referência durante esta aula e com isso fazer com que os alunos pensem nas diferenças, tanto ideológicas quanto tecnológicas, envolvidas neste conflito de sua região.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Para relacionar este texto com as imagens, fale com os alunos um pouco sobre os sacrifícios. Diga a eles que eles tinham um local específico, por ser algo religioso. Portanto, pergunte a eles: Quando estes povos, principalmente o asteca destacado no texto, faziam guerra a intenção era a de dizimar o outro Exército ou também se tinha a intenção de capturar guerreiros adversários desacordados para fazer estes sacrifícios?

Trecho 1: BAHIA, C. I. GUERRAS SAGRADAS: O CARÁTER RELIGIOSO DAS GUERRAS ASTECAS. Revista Ameríndia. Ceará, volume 3, número 1/2007.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rZupXc96fNUA24XzREu3NeFgdpPQbb8YnCPBmCwCV29hFHz6Cz9g6vS7RVvq/trecho-1-revista-amerindia-volume-3-numero-1-2007.pdf

Documento com todos os textos:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KZwqJzPfzejzFKRFDVFFCTWFwuTQPfK8jsVagDGWQkPKjmMsDtFT5b3v6bgn/documento-com-todos-os-trechos.pdf

Como adequar à sua realidade: Este plano trata sobre as relações que os povos nativos americanos e os europeus tinham com a guerra. É possível relacionar a aula com a violência legitimada, a violência do Estado, por exemplo. Caso você viva em uma região onde existam conflitos você pode fazer referência durante esta aula e com isso fazer com que os alunos pensem nas diferenças, tanto ideológicas quanto tecnológicas, envolvidas neste conflito de sua região.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Relacione este texto com o anterior, principalmente depois da questão levantada no último. Pergunte aos alunos, sobre a intenção
que permeava as guerras nativas, sobre a captura de inimigos para sacrifícios e sobre as armas de contusão citadas nas primeiras imagens.

Trecho 2: BAHIA, C. I. GUERRAS SAGRADAS: O CARÁTER RELIGIOSO DAS GUERRAS ASTECAS. Revista Ameríndia. Ceará, volume 3, número 1/2007.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/az5CDd9aAtVhzftk3xj87275pUQMU9fM4SMfRzm8XyR7sTTSbghKNnzcmDKw/trecho-2-revista-amerindia-volume-3.pdf

Documento com todos os textos:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KZwqJzPfzejzFKRFDVFFCTWFwuTQPfK8jsVagDGWQkPKjmMsDtFT5b3v6bgn/documento-com-todos-os-trechos.pdf

Como adequar à sua realidade: Este plano trata sobre as relações que os povos nativos americanos e os europeus tinham com a guerra. É possível relacionar a aula com a violência legitimada, a violência do Estado, por exemplo. Caso você viva em uma região onde existam conflitos você pode fazer referência durante esta aula e com isso fazer com que os alunos pensem nas diferenças, tanto ideológicas quanto tecnológicas, envolvidas neste conflito de sua região.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Sobre este texto, pergunte aos alunos qual a relação dele com os outros dois textos. Sabendo-se que os colonizadores europeus eram cristãos e relacionando com a terceira imagem, sobre a batalha de Agincourt e sobre os armamentos utilizados por eles no encontro com os nativos, e, dado o texto, sobre qual seria a finalidade de uma guerra dos europeus, eles queriam atordoar os inimigos para sacrifícios posteriores ou iriam somente dizimar o outro Exército?

Trecho 3: COSTA, Ricardo da; SANTOS, Armando Alexandre dos. “O pensamento de Santo Tomás de Aquino (1225-1274) sobre a vida militar, a guerra justa e as ordens militares de cavalaria”, - In: BLASCO VALLÈS, Almudena, e COSTA, Ricardo da (coord.). Mirabilia 10. A Idade Média e as Cruzadas La Edad Media y las Cruzadas The Middle Ages and the Crusades, Jan-Jun 2010, p. 145-157 (ISSN 1676-5818).

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eK372QKtuYZmtqWCXZveY8qq9nuf25K5znFT7CvFXAcGpX5kVmQv64KYzRgf/trecho-3.pdf

Documento com todos os textos:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KZwqJzPfzejzFKRFDVFFCTWFwuTQPfK8jsVagDGWQkPKjmMsDtFT5b3v6bgn/documento-com-todos-os-trechos.pdf

Como adequar à sua realidade: Este plano trata sobre as relações que os povos nativos americanos e os europeus tinham com a guerra. É possível relacionar a aula com a violência legitimada, a violência do Estado, por exemplo. Caso você viva em uma região onde existam conflitos você pode fazer referência durante esta aula e com isso fazer com que os alunos pensem nas diferenças, tanto ideológicas quanto tecnológicas, envolvidas neste conflito de sua região.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 19 minutos.

Orientações: Para esta atividade, converse um pouco com os alunos de como seria o desfecho de uma suposta batalha entre estes dois povos e seus Exércitos. As ideias sobre a guerra, a forma de fazer guerra e a finalidade da mesma iriam influenciar neste desfecho?

Peça aos alunos que se juntem em grupos de três ou quatro alunos para esta atividade final.

Sobre o desenho final, diga a eles que não é para ser um desenho extremamente detalhado, mas que é interessante que eles ressaltem os pontos debatidos nas análises anteriores, sobre as armas, posicionamento e finalidade das guerras e, se possível, peça a eles para utilizar cores para destacar os distintos Exércitos.

Como adequar à sua realidade: Este plano trata sobre as relações que os povos nativos americanos e os europeus tinham com a guerra. É possível relacionar a aula com a violência legitimada, a violência do Estado, por exemplo. Caso você viva em uma região onde existam conflitos você pode fazer referência durante esta aula e com isso fazer com que os alunos pensem nas diferenças, tanto ideológicas quanto tecnológicas, envolvidas neste conflito de sua região.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI08, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: É interessante utilizar um projetor, entretanto, não é obrigatório. O projetor é importante para deixar as perguntas e as imagens sempre presentes enquanto os alunos analisam os documentos, mas você pode imprimir todos os slides e entregar aos grupos, ou até escrever no quadro as perguntas. Seria interessante se você levasse lápis grafite e folhas em branco para a atividade final, também seria legal ter
em mãos lápis de cor para os alunos.

Material complementar:

Link com todos os trechos que serão utilizados na aula, em um só documento, para que você possa imprimir e recortar as folhas, economizando papel.

Trecho 1: Revista Ameríndia volume 3, número 1/2007 GUERRAS SAGRADAS: O CARÁTER RELIGIOSO DAS GUERRAS ASTECAS Ítalo Costa Bahia.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rZupXc96fNUA24XzREu3NeFgdpPQbb8YnCPBmCwCV29hFHz6Cz9g6vS7RVvq/trecho-1-revista-amerindia-volume-3-numero-1-2007.pdf

Trecho 2: Revista Ameríndia volume 3, número 1/2007 GUERRAS SAGRADAS: O CARÁTER RELIGIOSO DAS GUERRAS ASTECAS Ítalo Costa Bahia

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/az5CDd9aAtVhzftk3xj87275pUQMU9fM4SMfRzm8XyR7sTTSbghKNnzcmDKw/trecho-2-revista-amerindia-volume-3.pdf

Trecho 3: “O pensamento de Santo Tomás de Aquino (1225-1274) sobre a vida militar, a guerra justa e as ordens militares de cavalaria”, Ricardo da COSTA e Armando Alexandre dos SANTOS - In: BLASCO VALLÈS, Almudena, e COSTA, Ricardo da (coord.). Mirabilia 10. A Idade Média e as Cruzadas
La Edad Media y las Cruzadas The Middle Ages and the Crusades, Jan-Jun 2010, p. 145-157 (ISSN 1676-5818).

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eK372QKtuYZmtqWCXZveY8qq9nuf25K5znFT7CvFXAcGpX5kVmQv64KYzRgf/trecho-3.pdf

Documento com todos os textos:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KZwqJzPfzejzFKRFDVFFCTWFwuTQPfK8jsVagDGWQkPKjmMsDtFT5b3v6bgn/documento-com-todos-os-trechos.pdf

Imagem 1: Grupo de guerreiros astecas em campo de batalha. Ilustração de Adam Hook / Osprey Publishing Ltd.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8pNZ7gTD7V8AWGrM9q8qsPRnNU5MfpcEetHbz9CMyyBdAwXEepgFZTQYrAtg/imagem-1-grupo-de-guerreiros-astecas.pdf

Imagem 2: Dois guerreiros astecas lutando sob o templo da Lua, em Tenochtitlán. Ilustração de Adam Hook/Osprey Publishing Ltd.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AC6DtWNwF7eV43ek6fsgq6J8MFxRjmFdhWpnmW9EnztEp25xUAVYVaQpnerk/imagem-2-dois-guerreiros-astecas-lutando.pdf

Imagem 3: Pintura sobre a batalha de Agincourt. séc XV. obra de Enguerrand de Monstrelet

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AApZ2JYRaDYjsspdwQ7vsaxdbDtg8t4sV2HHUjS7Sa2KnBaDct4We4JvmvAh/imagem-3-pintura-sobre-a-batalha-de-agincourt.pdf

Documento com todas as imagens:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/umgfFDp7bpGXxQxRy5wcMrz6nm9YS6G5zeeG7QsfhheNFF4B2r5fkWVmHhwu/documento-com-todas-as-imagens.pdf

Como adequar à sua realidade: Este plano trata sobre as relações que os povos nativos americanos e os europeus tinham com a guerra. É possível relacionar a aula com a violência legitimada, a violência do Estado, por exemplo. Caso você viva em uma região onde existam conflitos você pode fazer referência durante esta aula e com isso fazer com que os alunos pensem nas diferenças, tanto ideológicas quanto tecnológicas, envolvidas neste conflito de sua região.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete, escreva ou leia o objetivo da aula para os alunos. É extremamente importante os alunos estarem inteirados sobre aonde vão chegar na aula. Tome cuidado para não tirar dúvidas que os alunos poderão ter posteriormente que vão ajudá-los a criar o raciocínio proposto pela aula.

Compreender qual a relação das civilizações ameríndias com a terra antes da conquista e a diferença entre as visões da mesma entre a população nativa e os espanhóis.

Como adequar à sua realidade: Este plano trata sobre as relações que os povos nativos americanos e os europeus tinham com a guerra. É possível relacionar a aula com a violência legitimada, a violência do Estado, por exemplo. Caso você viva em uma região onde existam conflitos você pode fazer referência durante esta aula e com isso fazer com que os alunos pensem nas diferenças, tanto ideológicas quanto tecnológicas, envolvidas neste conflito de sua região.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Pergunte aos alunos quais guerras eles conhecem, não precisam ser famosas, mas instigue a curiosidade deles sobre as guerras medievais, fale sobre cavaleiros e armaduras etc. A intenção é que eles pensem, realmente, nas guerras cinemáticas com muitos guerreiros completamente reforçados com armaduras de aço e espadas longas. Você pode direcionar as questões, perguntando a eles sobre guerras medievais, tipos de armadura e arma, alguns jogos que conhecem que incluem este tipo de roupagem dos cavaleiros medievais.

Como adequar à sua realidade: Este plano trata sobre as relações que os povos nativos americanos e os europeus tinham com a guerra. É possível relacionar a aula com a violência legitimada, a violência do Estado, por exemplo. Caso você viva em uma região onde existam conflitos você pode fazer referência durante essa aula e com isso fazer com que os alunos pensem nas diferenças, tanto ideológicas quanto tecnológicas, envolvidas neste conflito de sua região.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Agora com os alunos já com as imagens em mente, das guerras e dos seus cavaleiros característicos e todo aquele imaginário medieval de armas e armaduras, apresente a eles as imagens a seguir.

Como adequar à sua realidade: Este plano trata sobre as relações que os povos nativos americanos e os europeus tinham com a guerra. É possível relacionar a aula com a violência legitimada, a violência do Estado, por exemplo. Caso você viva em uma região onde existam conflitos você pode fazer referência durante esta aula e com isso fazer com que os alunos pensem nas diferenças, tanto ideológicas quanto tecnológicas, envolvidas neste conflito de sua região.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Para discutir um pouco estas duas imagens não deixe que se alongue demais a discussão em detalhes externos, como por exemplo
o local específico que representa as imagens. Tente conduzir a discussão dos alunos para alguns outros detalhes, como por exemplo: Que tipo de “armadura” estes homens vestem? Que homens são estes, são europeus ou nativos americanos? Na primeira imagem, as tropas estão perfeitamente alinhadas ou há espaços entre soldados, uma certa distância onde seriam propícios combates individuais, por exemplo? As armas, elas têm corte ou
são armas de contusão? Na segunda imagem, em específico, é um campo de batalha ou é algo parecido como um “ringue” de luta?
Para as duas
imagens, levante a questão das cores e desenhos específicos de cada guerreiro.

Imagem 1: Grupo de guerreiros astecas em campo de batalha. Ilustração de Adam Hook / Osprey Publishing Ltd.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8pNZ7gTD7V8AWGrM9q8qsPRnNU5MfpcEetHbz9CMyyBdAwXEepgFZTQYrAtg/imagem-1-grupo-de-guerreiros-astecas.pdf

Imagem 2: Dois guerreiros astecas lutando sob o templo da Lua, em Tenochtitlán. Ilustração de Adam Hook/Osprey Publishing Ltd.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AC6DtWNwF7eV43ek6fsgq6J8MFxRjmFdhWpnmW9EnztEp25xUAVYVaQpnerk/imagem-2-dois-guerreiros-astecas-lutando.pdf

Documento com todas as imagens:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/umgfFDp7bpGXxQxRy5wcMrz6nm9YS6G5zeeG7QsfhheNFF4B2r5fkWVmHhwu/documento-com-todas-as-imagens.pdf

Como adequar à sua realidade: Este plano trata sobre as relações que os povos nativos americanos e os europeus tinham com a guerra. É possível relacionar a aula com a violência legitimada, a violência do Estado, por exemplo. Caso você viva em uma região onde existam conflitos você pode fazer referência durante esta aula e com isso fazer com que os alunos pensem nas diferenças, tanto ideológicas quanto tecnológicas, envolvidas neste conflito de sua região.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Para esta imagem, faça as perguntas na mesma linha das imagens anteriores. Que homens são estes? Eles são mais próximos ou mais distantes dos homens que estavam nas guerras citadas na primeira parte da aula? O alinhamento deles, ele tem espaços para movimentações individuais
ou não? E as armas, elas seriam armas de contusão ou armas com corte, mais letais?

Imagem 3: Pintura sobre a batalha de Agincourt. séc XV. obra de Enguerrand de Monstrelet

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AApZ2JYRaDYjsspdwQ7vsaxdbDtg8t4sV2HHUjS7Sa2KnBaDct4We4JvmvAh/imagem-3-pintura-sobre-a-batalha-de-agincourt.pdf

Documento com todas as imagens:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/umgfFDp7bpGXxQxRy5wcMrz6nm9YS6G5zeeG7QsfhheNFF4B2r5fkWVmHhwu/documento-com-todas-as-imagens.pdf

Como adequar à sua realidade: Este plano trata sobre as relações que os povos nativos americanos e os europeus tinham com a guerra. É possível relacionar a aula com a violência legitimada, a violência do Estado, por exemplo. Caso você viva em uma região onde existam conflitos você pode fazer referência durante esta aula e com isso fazer com que os alunos pensem nas diferenças, tanto ideológicas quanto tecnológicas, envolvidas neste conflito de sua região.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Agora com os alunos inteirados das diferenças entre as imagens e, principalmente, nas maneiras de posicionamento, armamento
e “mortalidade” (entre aspas exatamente porque as armas de contusão também são mortais, entretanto, estas eram usadas pelos povos nativos exatamente para se evitar a morte naquele momento, poupando o soldado inimigo para o sacrifício posterior) das armas utilizadas por cada Exército, peça a eles que atentem para os próximos textos.

Como adequar à sua realidade: Este plano trata sobre as relações que os povos nativos americanos e os europeus tinham com a guerra. É possível relacionar a aula com a violência legitimada, a violência do Estado, por exemplo. Caso você viva em uma região onde existam conflitos você pode fazer referência durante esta aula e com isso fazer com que os alunos pensem nas diferenças, tanto ideológicas quanto tecnológicas, envolvidas neste conflito de sua região.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Para relacionar este texto com as imagens, fale com os alunos um pouco sobre os sacrifícios. Diga a eles que eles tinham um local específico, por ser algo religioso. Portanto, pergunte a eles: Quando estes povos, principalmente o asteca destacado no texto, faziam guerra a intenção era a de dizimar o outro Exército ou também se tinha a intenção de capturar guerreiros adversários desacordados para fazer estes sacrifícios?

Trecho 1: BAHIA, C. I. GUERRAS SAGRADAS: O CARÁTER RELIGIOSO DAS GUERRAS ASTECAS. Revista Ameríndia. Ceará, volume 3, número 1/2007.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rZupXc96fNUA24XzREu3NeFgdpPQbb8YnCPBmCwCV29hFHz6Cz9g6vS7RVvq/trecho-1-revista-amerindia-volume-3-numero-1-2007.pdf

Documento com todos os textos:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KZwqJzPfzejzFKRFDVFFCTWFwuTQPfK8jsVagDGWQkPKjmMsDtFT5b3v6bgn/documento-com-todos-os-trechos.pdf

Como adequar à sua realidade: Este plano trata sobre as relações que os povos nativos americanos e os europeus tinham com a guerra. É possível relacionar a aula com a violência legitimada, a violência do Estado, por exemplo. Caso você viva em uma região onde existam conflitos você pode fazer referência durante esta aula e com isso fazer com que os alunos pensem nas diferenças, tanto ideológicas quanto tecnológicas, envolvidas neste conflito de sua região.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Relacione este texto com o anterior, principalmente depois da questão levantada no último. Pergunte aos alunos, sobre a intenção
que permeava as guerras nativas, sobre a captura de inimigos para sacrifícios e sobre as armas de contusão citadas nas primeiras imagens.

Trecho 2: BAHIA, C. I. GUERRAS SAGRADAS: O CARÁTER RELIGIOSO DAS GUERRAS ASTECAS. Revista Ameríndia. Ceará, volume 3, número 1/2007.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/az5CDd9aAtVhzftk3xj87275pUQMU9fM4SMfRzm8XyR7sTTSbghKNnzcmDKw/trecho-2-revista-amerindia-volume-3.pdf

Documento com todos os textos:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KZwqJzPfzejzFKRFDVFFCTWFwuTQPfK8jsVagDGWQkPKjmMsDtFT5b3v6bgn/documento-com-todos-os-trechos.pdf

Como adequar à sua realidade: Este plano trata sobre as relações que os povos nativos americanos e os europeus tinham com a guerra. É possível relacionar a aula com a violência legitimada, a violência do Estado, por exemplo. Caso você viva em uma região onde existam conflitos você pode fazer referência durante esta aula e com isso fazer com que os alunos pensem nas diferenças, tanto ideológicas quanto tecnológicas, envolvidas neste conflito de sua região.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Sobre este texto, pergunte aos alunos qual a relação dele com os outros dois textos. Sabendo-se que os colonizadores europeus eram cristãos e relacionando com a terceira imagem, sobre a batalha de Agincourt e sobre os armamentos utilizados por eles no encontro com os nativos, e, dado o texto, sobre qual seria a finalidade de uma guerra dos europeus, eles queriam atordoar os inimigos para sacrifícios posteriores ou iriam somente dizimar o outro Exército?

Trecho 3: COSTA, Ricardo da; SANTOS, Armando Alexandre dos. “O pensamento de Santo Tomás de Aquino (1225-1274) sobre a vida militar, a guerra justa e as ordens militares de cavalaria”, - In: BLASCO VALLÈS, Almudena, e COSTA, Ricardo da (coord.). Mirabilia 10. A Idade Média e as Cruzadas La Edad Media y las Cruzadas The Middle Ages and the Crusades, Jan-Jun 2010, p. 145-157 (ISSN 1676-5818).

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eK372QKtuYZmtqWCXZveY8qq9nuf25K5znFT7CvFXAcGpX5kVmQv64KYzRgf/trecho-3.pdf

Documento com todos os textos:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KZwqJzPfzejzFKRFDVFFCTWFwuTQPfK8jsVagDGWQkPKjmMsDtFT5b3v6bgn/documento-com-todos-os-trechos.pdf

Como adequar à sua realidade: Este plano trata sobre as relações que os povos nativos americanos e os europeus tinham com a guerra. É possível relacionar a aula com a violência legitimada, a violência do Estado, por exemplo. Caso você viva em uma região onde existam conflitos você pode fazer referência durante esta aula e com isso fazer com que os alunos pensem nas diferenças, tanto ideológicas quanto tecnológicas, envolvidas neste conflito de sua região.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 19 minutos.

Orientações: Para esta atividade, converse um pouco com os alunos de como seria o desfecho de uma suposta batalha entre estes dois povos e seus Exércitos. As ideias sobre a guerra, a forma de fazer guerra e a finalidade da mesma iriam influenciar neste desfecho?

Peça aos alunos que se juntem em grupos de três ou quatro alunos para esta atividade final.

Sobre o desenho final, diga a eles que não é para ser um desenho extremamente detalhado, mas que é interessante que eles ressaltem os pontos debatidos nas análises anteriores, sobre as armas, posicionamento e finalidade das guerras e, se possível, peça a eles para utilizar cores para destacar os distintos Exércitos.

Como adequar à sua realidade: Este plano trata sobre as relações que os povos nativos americanos e os europeus tinham com a guerra. É possível relacionar a aula com a violência legitimada, a violência do Estado, por exemplo. Caso você viva em uma região onde existam conflitos você pode fazer referência durante esta aula e com isso fazer com que os alunos pensem nas diferenças, tanto ideológicas quanto tecnológicas, envolvidas neste conflito de sua região.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano do 7º ano :

MAIS AULAS DE História do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07HI08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano