Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp.
- Optativas: Hangouts, Padlet, Youtube.
Contexto
O objetivo desta aula é identificar alguns aspectos da colonização portuguesa na Ásia no período Moderno.
Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp ou e-mail os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrer da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações, enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Para estimular os alunos a respeito do tema da aula, disponibilize a imagem do Meme e os faça refletir sobre o conteúdo dele:
- Qual relação o meme sugere, entre a caravela as especiarias?
- Vocês utilizam alguma especiaria na casa de vocês? (Dê exemplos para caso os alunos não saibam o que é “especiaria”: cravo, canela, pimentas).
Elas não precisam ser, necessariamente, respondidas no caderno, mas incentive-os, se possível, a compartilharem as percepções por meio de conversas via mensagens curtas ou participação em videoconferência junto aos colegas.
Problematização
Disponibilize os documentos com o mapa das rotas comerciais de Portugal e o relato sobre os europeus ao chegarem na Ásia, durante o século XVI. Oriente-os que o foco delas é analisar:
- Como Portugal estava envolvido com estes eventos? Quais seus possíveis interesses?
Após responderem as questões, a interação poderá ocorrer por meio de mensagens. Se estiver em um momento de videoconferência, abra o microfone para que alguns comentem as percepções oralmente, enquanto os demais comentam no chat.
Sistematização
Proponha aos alunos a realização de uma matéria de jornal a respeito da História das especiarias. Para isso, terão que relatar a decisiva participação de Portugal na exploração, e adicionar outras informações ou curiosidades as quais tiveram acesso ao longo da aula.
Para promover a interação, os alunos podem entrevistar uns aos outros (via mensagens), quanto as especiarias que mais utilizam em casa, e pesquisar se as famílias têm conhecimentos a relatar quanto a eles (histórias, receitas etc.).
Uma opção é de que esta matéria seja gravada em forma de áudio ou vídeo curto.
Outra opção é de que publiquem, em formato de textos acompanhados de imagens, em redes sociais ou em mural colaborativo, como o Padlet (veja aqui como usá-lo).
Convite às famílias
Convide as famílias a assistirem a um episódio de desenho animado que trata sobre As Grandes Navegações e, depois, uma curta videoaula a respeito das especiarias:
“Grandes Navegações”. A Mansão Maluca do Professor Ambrósio. Disponível aqui.
“As especiarias”. História em minutos. Disponível em.