17073
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > História: tempo, espaço e formas de registros

Plano de aula - A natureza e o seres humanos primitivos na arte rupestre

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre A natureza e o seres humanos primitivos na arte rupestre

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maiko Menassa 

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: cópias impressas da imagem do texto e do modelo da manchete de jornal; projetor.

Material complementar:

Imagem - Pintura de Lascaux

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KNQs58RJN7MUHEuzVv5DFAJVTPYN7M75HFkFeEjs8cJJFP8NuAWjNtyvru7N/his6-05und03-imagem-pintura-de-lascaux.pdf

Trecho do livro: O Livro de Ouro da História do Mundo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s6twfVFbx8eqnQxHK9DnNWUSEpeBw4wjDP7ntRugFPsmeHqcPUvtrN236JGQ/his6-05und03-trecho-do-livro-o-livro-de-ouro-da-historia-do-mundo.pdf

Modelo - Manchete de Jornal

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vypMSnyaqCJSKbBVHdGRUv5QNMG2wVu45KF6jbXydNbba2RB6fZJEHsSmvp9/his6-05und03-modelo-manchete-de-jornal.pdf

Muito do que sabemos a respeito do modo de vida do ser humano da Pré-história se deve às descobertas de vestígios arqueológicos deixados por eles. Um bom exemplo de vestígio é a Arte Rupestre. Por meio de seus desenhos e pinturas, os seres humanos deixaram pistas para que os pesquisadores do nosso tempo montassem o “quebra-cabeças” da Pré-história e revelassem os mistérios daquele tempo. Com isso, descobriu-se aspectos importantes sobre a relação dos seres humanos com a natureza.

Portanto, evite antecipar informações e permita que o aluno, ao analisar a imagem e o texto e ao participar das atividades, especule sobre as evidências e conjecture sobre as possibilidades da relação humana com o meio natural, favorecendo, assim, o desenvolvimento de uma postura crítica e investigativa por parte dos estudantes.

Para você saber mais:

Sobre as descobertas da pré-história humana por meio da Arte Rupestre:

ALVES, Izabela Ferreira. Arte Rupestre ajuda a entender a Pré-história: como as inscrições feitas em cavernas pelos primeiros homens nos conduzem a conhecer registros anteriores à escrita e levantar hipóteses sobre o passado do homem. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1986/arte-rupestre-ajuda-a-entender-a-pre-historia. Acesso em: 14 fev. 2019.

Reflexão sobre aspectos estéticos das pinturas de Lascaux:

SILVA, Paulo da Costa. Sobre um Detalhe em Lascaux: o questões musicais faz uma breve pausa em suas reflexões sonoras para focalizar as formas visuais pintadas na alvorada da humanidade. Do ouvidos para os olhos, e, em breve, novamente dos olhos para os ouvidos. Piauí, 09 jun. 2019. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/sobre-um-detalhe-em-lascaux/. Acesso em: 14 fev. 2019.

Documentário sobre a Gruta de Lascaux:

Lascaux, a Pré-história da Arte-português-completo. Forza. Série Paletas. 2011 (01h00m05s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WNbWHLU-U4o. Acesso em: 16 fev. 2019.

Visita virtual à Gruta de Lascaux:

La Visite Guidée. Lascaux. Musée d’Archéologie Nationale. Ministère de la Culture. Disponível em: http://archeologie.culture.fr/lascaux/fr#/en/00.xml. Acesso em: 14 fev. 2019.

Análise sobre representações zoomórficas na Pré-história:

PEREIRA, Thiago e LESSA, Simone Narciso. Um Bestiário Pré-histórico? A Pré-história através das pinturas rupestres. Disponível em: http://www.unicamp.br/chaa/rhaa/downloads/Revista%2021%20-%20artigo%203.pdf. Acesso em: 16 fev. 2019.

Analogia entre Arte Rupestre e Cultura Popular Contemporânea

SUASSUNA, Ariano. Uma Teoria da Arte Rupestre. IV Seminário: “O Mundo Simbólico na Pré-história do Nordeste”. Universidade Federal de Pernambuco. 1987. Disponível em:https://www3.ufpe.br/clioarq/images/documentos/1987-N4/1987a29.pdf. Acesso em: 16 fev. 2019.

Roteiro para criação de Jornal Escolar:

AMARAL, Amanda Alves. Jornal na Sala de Aula. Educação. Instituto Net Claro Embratel. Disponível em: https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/para-ensinar/planos-de-aula/jornal-na-sala-de-aula/. Acesso em: 16 fev. 2019.

Dicas para elaboração de desenhos de Arte Rupestre:

GOBERT, Sandra M - Pensarte e Artesanato. Arte Rupestre/Pré-história/Arte-educadores. 2016 (7m49s). disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rez6mLkV2iA. Acesso em: 16 fev. 2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É importante que você destaque que, ao final da aula, espera que os alunos consigam compreender características das relações entre os seres humanos primitivos e o meio natural por meio da Arte Rupestre. Destaque que o papel dos alunos será investigativo, uma vez que o universo das pinturas rupestres é algo em contínuo estudo e frequentes debates dentro do meio científico.

Para você saber mais:

Sobre as descobertas da pré-história humana por meio da Arte Rupestre:

ALVES, Izabela Ferreira. Arte Rupestre ajuda a entender a Pré-história: como as inscrições feitas em cavernas pelos primeiros homens nos conduzem a conhecer registros anteriores à escrita e levantar hipóteses sobre o passado do homem. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1986/arte-rupestre-ajuda-a-entender-a-pre-historia. Acesso em: 14 fev. 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Proponha aos alunos que se reúnam em trios e projete ou imprima a imagem: Pintura de Lascaux. A imagem está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KNQs58RJN7MUHEuzVv5DFAJVTPYN7M75HFkFeEjs8cJJFP8NuAWjNtyvru7N/his6-05und03-imagem-pintura-de-lascaux.pdf Peça para que observem atentamente todos os detalhes da imagem e leiam com atenção a legenda. Durante a análise da imagem, solicite para que reparem nos personagens retratados, nas formas, cores e movimento.

Em seguida, proponha três questões aos grupos. Oriente os alunos a responder as questões e a ouvir a opinião dos colegas, registrando no caderno respostas colaborativas.

A expectativa, durante a resolução da primeira questão, é que os alunos consigam observar os diferentes animais que são retratados no fragmento da pintura da gruta de Lascaux e que consigam concluir que os seres humanos primitivos que os desenharam, fizeram-no com a intenção de retratá-los com vida. Nesta questão os alunos poderão presumir rapidamente que os animais foram retratados como estando vivos. Questione-os, em seguida, sobre o porquê de serem retratados com vida, uma vez que os animais abatidos durante a caça, por exemplo,tornavam-se alimentos das pessoas daquela época. Questione-os, também, a respeito da tentativa do pintor de retratar fidedignamente o animal, incluindo uma noção de perspectiva rudimentar. Chame a atenção para os chifres que embora não estejam emparelhados adequadamente, representam a tentativa do autor em trazer mais realismo para a pintura.

Durante a resolução da segunda questão, espera-se que os alunos levantem hipóteses sobre o motivo pelo qual os seres humanos primitivos desenhavam animais. Para estimular as discussões, questione-os sobre as coisas mais importantes que poderiam compor o dia-a-dia de pessoas do Período Paleolítico e também sobre a relação que estabeleciam com esses elementos. Durante a resolução da terceira questão, a expectativa é que os alunos consigam concluir que a relação dos seres humanos primitivos com os animais era bastante significativa para as pessoas daquela época.

Espera-se que os alunos associem a observação da imagem com a legenda e percebam que desenhar animais foi um hábito muito constante para os artistas do Paleolítico e, por isso, sua relação com esses seres da Natureza era, de certa forma, intensa. A fim de estimular o debate e dirimir dúvidas, proponha para que pensem e comparem o modo como as pessoas do nosso tempo encaram os animais silvestres e o modo como os homens e mulheres da Pré-história os viam.

Ao final das discussões e registros das repostas, escolha três alunos de diferentes grupos para que, respectivamente, apresentem sua conclusão à turma em relação às três questões propostas.

Para você saber mais:

Reflexão sobre aspectos estéticos das pinturas de Lascaux:

SILVA, Paulo da Costa. Sobre um Detalhe em Lascaux: o questões musicais faz uma breve pausa em suas reflexões sonoras para focalizar as formas visuais pintadas na alvorada da humanidade. Do ouvidos para os olhos, e, em breve, novamente dos olhos para os ouvidos. Piauí, 09 jun. 2019. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/sobre-um-detalhe-em-lascaux/. Acesso em: 14 fev. 2019.

Documentário sobre a Gruta de Lascaux:

Lascaux, a Pré-história da Arte-português-completo. Forza. Série Paletas. 2011 (01h00m05s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WNbWHLU-U4o. Acesso em: 16 fev. 2019.

Professor, caso sua escola possua recursos de informática, como sugestão para uma próxima aula, realize com seus alunos uma visita virtual de observação à Gruta de Lascaux por meio do site do Museu Nacional de Arqueologia da França:

La Visite Guidée. Lascaux. Musée d’Archéologie Nationale. Ministère de la Culture. Disponível em: http://archeologie.culture.fr/lascaux/fr#/en/00.xml. Acesso em: 14 fev. 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente este slide caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático e prefira projetar ao invés de imprimir a imagem: “Pintura de Lascaux”. Entretanto, caso julgue necessário imprimir, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KNQs58RJN7MUHEuzVv5DFAJVTPYN7M75HFkFeEjs8cJJFP8NuAWjNtyvru7N/his6-05und03-imagem-pintura-de-lascaux.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Com os alunos ainda reunidos em trios, proponha a leitura de um trecho do livro: “O Livro de Ouro da História do Mundo”. O texto está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s6twfVFbx8eqnQxHK9DnNWUSEpeBw4wjDP7ntRugFPsmeHqcPUvtrN236JGQ/his6-05und03-trecho-do-livro-o-livro-de-ouro-da-historia-do-mundo.pdf Após a leitura, projete ou escreva no quadro duas questões para que os alunos respondam. Oriente-os a conversarem com os colegas do grupo, a fim de elaborarem respostas colaborativas. Solicite, ainda, que elaborem para um outro grupo de alunos uma terceira pergunta relativa ao texto e às discussões que tiveram até o momento, durante esta aula.

Durante as discussões para responder a primeira questão, a expectativa é que os alunos, utilizando-se do pensamento do autor do texto, concluam que existia a possibilidade de os seres humanos primitivos acreditarem que, ao desenhar os animais, poderiam, de alguma forma, exercer poder sobre eles, uma vez, que dependiam daquelas criaturas da natureza para sua sobrevivência. Para estimular as discussões, pergunte aos alunos se a arte ainda hoje é associada às crenças e a atitudes de fé. Espera-se que durante a resolução da resposta da pergunta dois, os alunos consigam concluir que a arte primitiva não evidenciava as relações sociais, como muito se observa na arte de tempos mais avançados, como os nossos. A expectativa é que consigam compreender que os seres humanos primitivos contextualizavam a arte com o seu modo de vida, enfatizando sua estreita relação com elementos da natureza, sobretudo, com os animais.

A terceira questão será um desafio diferente para os alunos, pois deverão conversar entre si e criar um pergunta para colegas de outro grupo. Oriente-os a ler novamente o texto, caso possuam dúvida sobre seu conteúdo, e peça para que registrem a questão em uma pequena tira de papel, trocando-a com outra questão, elaborada por um outro grupo. Durante a elaboração desta questão, caso demonstrem dificuldades, peça para que pensem em alguma dúvida que tiveram até agora sobre tudo o que estudaram durante a aula, principalmente ao ler o texto, e que transformem esta dúvida em uma questão a ser compartilhada. Esclareça que o objetivo não é dificultar ou facilitar a atividade para os colegas, mas contribuir com a troca de ideias e com o levantamento de hipóteses sobre a relação dos seres humanos primitivos com a natureza, expressa por meio de sua Arte Rupestre.

Ao final das discussões e da resolução das questões, escolha dois alunos de diferentes grupos para que compartilhem com a turma suas respostas sobre as questões um e dois. Escolha, em seguida, mais três alunos de diferentes grupos para que compartilhem com os demais as perguntas que receberam e as respostas que elaboraram no desafio da questão três.

Para você saber mais:

Análise sobre representações zoomórficas na Pré-história:

PEREIRA, Thiago e LESSA, Simone Narciso. Um Bestiário Pré-histórico? A Pré-história através das pinturas rupestres. Disponível em: http://www.unicamp.br/chaa/rhaa/downloads/Revista%2021%20-%20artigo%203.pdf. Acesso em: 16 fev. 2019.

Analogia entre Arte Rupestre e Cultura Popular Contemporânea

SUASSUNA, Ariano. Uma Teoria da Arte Rupestre. IV Seminário: “O Mundo Simbólico na Pré-história do Nordeste”. Universidade Federal de Pernambuco. 1987. Disponível em:https://www3.ufpe.br/clioarq/images/documentos/1987-N4/1987a29.pdf. Acesso em: 16 fev. 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente este slide caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático e prefira projetar ao invés de imprimir o trecho do livro: “O Livro de Ouro da História do Mundo”. Entretanto, caso julgue necessário imprimir, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s6twfVFbx8eqnQxHK9DnNWUSEpeBw4wjDP7ntRugFPsmeHqcPUvtrN236JGQ/his6-05und03-trecho-do-livro-o-livro-de-ouro-da-historia-do-mundo.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente este slide caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático e prefira projetar ao invés de imprimir o trecho do livro: “O Livro de Ouro da História do Mundo”. Entretanto, caso julgue necessário imprimir, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s6twfVFbx8eqnQxHK9DnNWUSEpeBw4wjDP7ntRugFPsmeHqcPUvtrN236JGQ/his6-05und03-trecho-do-livro-o-livro-de-ouro-da-historia-do-mundo.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Com os alunos ainda reunidos, em trios, proponha que criem uma manchete de jornal fictício sobre um dia típico de um ser humano ou grupo de seres humanos que viveram durante o período Paleolítico. O jornal fictício deverá conter um campo para a elaboração de um texto jornalístico e um campo menor para a elaboração de um desenho ilustrativo, associado ao texto. Proponha um modelo de manchete de jornal, desenhando-o no quadro ou imprima para os alunos. Caso prefira imprimir, o modelo está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vypMSnyaqCJSKbBVHdGRUv5QNMG2wVu45KF6jbXydNbba2RB6fZJEHsSmvp9/his6-05und03-modelo-manchete-de-jornal.pdf

Para elaborar o texto, oriente os alunos a observarem novamente a imagem “Pintura de Lascaux”, a ler o trecho do livro: “O Livro de Ouro da História do Mundo”, bem como todas as perguntas e questões das quais participaram durante a aula. Peça para que pensem nas atividades que os seres humanos da Pré-história desenvolviam ao longo de um dia comum. Para estimular a organização de ideias, pergunte aos estudantes como os seres humanos da pré-história iriam obter o alimento, onde se abrigariam e em que momento produziriam arte. Peça para que transformem essa organização de ideias em uma notícia, com aspecto de novidade. Solicite, também, que os alunos procurem elaborar um desenho associado ao texto que criaram. Para uma maior contextualização, proponha a elaboração de um desenho com características similares àquele da Gruta de Lascaux, com traços simples, utilizando apenas lápis preto, marrom e vermelho. Nesta etapa da aula, é importante permitir que os alunos explorem bastante a própria criatividade, sem, contudo, deixar de lado a sistematização dos conteúdos estudados durante a aula.

Ao final da elaboração das atividades, proponha que os alunos afixem num quadro ou nas paredes da sala suas manchetes de jornal. Desta forma, todos os alunos poderão ler os textos e observar as imagens elaboradas pelos colegas.

Para você saber mais:

Caso deseje ampliar, em aula subsequente, a atividade proposta nesta última etapa do plano, proponha a elaboração de um jornal completo, com diferentes seções, similares àquelas dos jornais atuais, mas versando sobre os assuntos relativos à Pré-história. Segue um exemplo de roteiro para criação de jornal escolar:

AMARAL, Amanda Alves. Jornal na Sala de Aula. Educação. Instituto Net Claro Embratel. Disponível em: https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/para-ensinar/planos-de-aula/jornal-na-sala-de-aula/. Acesso em: 16 fev. 2019.

Dicas para elaboração de desenhos de Arte Rupestre:

GOBERT, Sandra M - Pensarte e Artesanato. Arte Rupestre/Pré-história/Arte-educadores. 2016 (7m49s). disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rez6mLkV2iA. Acesso em: 16 fev. 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente este slide caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático e prefira projetar ao invés de imprimir o modelo “Manchete de Jornal”. Entretanto, caso julgue necessário imprimir, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vypMSnyaqCJSKbBVHdGRUv5QNMG2wVu45KF6jbXydNbba2RB6fZJEHsSmvp9/his6-05und03-modelo-manchete-de-jornal.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: cópias impressas da imagem do texto e do modelo da manchete de jornal; projetor.

Material complementar:

Imagem - Pintura de Lascaux

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KNQs58RJN7MUHEuzVv5DFAJVTPYN7M75HFkFeEjs8cJJFP8NuAWjNtyvru7N/his6-05und03-imagem-pintura-de-lascaux.pdf

Trecho do livro: O Livro de Ouro da História do Mundo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s6twfVFbx8eqnQxHK9DnNWUSEpeBw4wjDP7ntRugFPsmeHqcPUvtrN236JGQ/his6-05und03-trecho-do-livro-o-livro-de-ouro-da-historia-do-mundo.pdf

Modelo - Manchete de Jornal

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vypMSnyaqCJSKbBVHdGRUv5QNMG2wVu45KF6jbXydNbba2RB6fZJEHsSmvp9/his6-05und03-modelo-manchete-de-jornal.pdf

Muito do que sabemos a respeito do modo de vida do ser humano da Pré-história se deve às descobertas de vestígios arqueológicos deixados por eles. Um bom exemplo de vestígio é a Arte Rupestre. Por meio de seus desenhos e pinturas, os seres humanos deixaram pistas para que os pesquisadores do nosso tempo montassem o “quebra-cabeças” da Pré-história e revelassem os mistérios daquele tempo. Com isso, descobriu-se aspectos importantes sobre a relação dos seres humanos com a natureza.

Portanto, evite antecipar informações e permita que o aluno, ao analisar a imagem e o texto e ao participar das atividades, especule sobre as evidências e conjecture sobre as possibilidades da relação humana com o meio natural, favorecendo, assim, o desenvolvimento de uma postura crítica e investigativa por parte dos estudantes.

Para você saber mais:

Sobre as descobertas da pré-história humana por meio da Arte Rupestre:

ALVES, Izabela Ferreira. Arte Rupestre ajuda a entender a Pré-história: como as inscrições feitas em cavernas pelos primeiros homens nos conduzem a conhecer registros anteriores à escrita e levantar hipóteses sobre o passado do homem. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1986/arte-rupestre-ajuda-a-entender-a-pre-historia. Acesso em: 14 fev. 2019.

Reflexão sobre aspectos estéticos das pinturas de Lascaux:

SILVA, Paulo da Costa. Sobre um Detalhe em Lascaux: o questões musicais faz uma breve pausa em suas reflexões sonoras para focalizar as formas visuais pintadas na alvorada da humanidade. Do ouvidos para os olhos, e, em breve, novamente dos olhos para os ouvidos. Piauí, 09 jun. 2019. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/sobre-um-detalhe-em-lascaux/. Acesso em: 14 fev. 2019.

Documentário sobre a Gruta de Lascaux:

Lascaux, a Pré-história da Arte-português-completo. Forza. Série Paletas. 2011 (01h00m05s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WNbWHLU-U4o. Acesso em: 16 fev. 2019.

Visita virtual à Gruta de Lascaux:

La Visite Guidée. Lascaux. Musée d’Archéologie Nationale. Ministère de la Culture. Disponível em: http://archeologie.culture.fr/lascaux/fr#/en/00.xml. Acesso em: 14 fev. 2019.

Análise sobre representações zoomórficas na Pré-história:

PEREIRA, Thiago e LESSA, Simone Narciso. Um Bestiário Pré-histórico? A Pré-história através das pinturas rupestres. Disponível em: http://www.unicamp.br/chaa/rhaa/downloads/Revista%2021%20-%20artigo%203.pdf. Acesso em: 16 fev. 2019.

Analogia entre Arte Rupestre e Cultura Popular Contemporânea

SUASSUNA, Ariano. Uma Teoria da Arte Rupestre. IV Seminário: “O Mundo Simbólico na Pré-história do Nordeste”. Universidade Federal de Pernambuco. 1987. Disponível em:https://www3.ufpe.br/clioarq/images/documentos/1987-N4/1987a29.pdf. Acesso em: 16 fev. 2019.

Roteiro para criação de Jornal Escolar:

AMARAL, Amanda Alves. Jornal na Sala de Aula. Educação. Instituto Net Claro Embratel. Disponível em: https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/para-ensinar/planos-de-aula/jornal-na-sala-de-aula/. Acesso em: 16 fev. 2019.

Dicas para elaboração de desenhos de Arte Rupestre:

GOBERT, Sandra M - Pensarte e Artesanato. Arte Rupestre/Pré-história/Arte-educadores. 2016 (7m49s). disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rez6mLkV2iA. Acesso em: 16 fev. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É importante que você destaque que, ao final da aula, espera que os alunos consigam compreender características das relações entre os seres humanos primitivos e o meio natural por meio da Arte Rupestre. Destaque que o papel dos alunos será investigativo, uma vez que o universo das pinturas rupestres é algo em contínuo estudo e frequentes debates dentro do meio científico.

Para você saber mais:

Sobre as descobertas da pré-história humana por meio da Arte Rupestre:

ALVES, Izabela Ferreira. Arte Rupestre ajuda a entender a Pré-história: como as inscrições feitas em cavernas pelos primeiros homens nos conduzem a conhecer registros anteriores à escrita e levantar hipóteses sobre o passado do homem. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1986/arte-rupestre-ajuda-a-entender-a-pre-historia. Acesso em: 14 fev. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Proponha aos alunos que se reúnam em trios e projete ou imprima a imagem: Pintura de Lascaux. A imagem está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KNQs58RJN7MUHEuzVv5DFAJVTPYN7M75HFkFeEjs8cJJFP8NuAWjNtyvru7N/his6-05und03-imagem-pintura-de-lascaux.pdf Peça para que observem atentamente todos os detalhes da imagem e leiam com atenção a legenda. Durante a análise da imagem, solicite para que reparem nos personagens retratados, nas formas, cores e movimento.

Em seguida, proponha três questões aos grupos. Oriente os alunos a responder as questões e a ouvir a opinião dos colegas, registrando no caderno respostas colaborativas.

A expectativa, durante a resolução da primeira questão, é que os alunos consigam observar os diferentes animais que são retratados no fragmento da pintura da gruta de Lascaux e que consigam concluir que os seres humanos primitivos que os desenharam, fizeram-no com a intenção de retratá-los com vida. Nesta questão os alunos poderão presumir rapidamente que os animais foram retratados como estando vivos. Questione-os, em seguida, sobre o porquê de serem retratados com vida, uma vez que os animais abatidos durante a caça, por exemplo,tornavam-se alimentos das pessoas daquela época. Questione-os, também, a respeito da tentativa do pintor de retratar fidedignamente o animal, incluindo uma noção de perspectiva rudimentar. Chame a atenção para os chifres que embora não estejam emparelhados adequadamente, representam a tentativa do autor em trazer mais realismo para a pintura.

Durante a resolução da segunda questão, espera-se que os alunos levantem hipóteses sobre o motivo pelo qual os seres humanos primitivos desenhavam animais. Para estimular as discussões, questione-os sobre as coisas mais importantes que poderiam compor o dia-a-dia de pessoas do Período Paleolítico e também sobre a relação que estabeleciam com esses elementos. Durante a resolução da terceira questão, a expectativa é que os alunos consigam concluir que a relação dos seres humanos primitivos com os animais era bastante significativa para as pessoas daquela época.

Espera-se que os alunos associem a observação da imagem com a legenda e percebam que desenhar animais foi um hábito muito constante para os artistas do Paleolítico e, por isso, sua relação com esses seres da Natureza era, de certa forma, intensa. A fim de estimular o debate e dirimir dúvidas, proponha para que pensem e comparem o modo como as pessoas do nosso tempo encaram os animais silvestres e o modo como os homens e mulheres da Pré-história os viam.

Ao final das discussões e registros das repostas, escolha três alunos de diferentes grupos para que, respectivamente, apresentem sua conclusão à turma em relação às três questões propostas.

Para você saber mais:

Reflexão sobre aspectos estéticos das pinturas de Lascaux:

SILVA, Paulo da Costa. Sobre um Detalhe em Lascaux: o questões musicais faz uma breve pausa em suas reflexões sonoras para focalizar as formas visuais pintadas na alvorada da humanidade. Do ouvidos para os olhos, e, em breve, novamente dos olhos para os ouvidos. Piauí, 09 jun. 2019. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/sobre-um-detalhe-em-lascaux/. Acesso em: 14 fev. 2019.

Documentário sobre a Gruta de Lascaux:

Lascaux, a Pré-história da Arte-português-completo. Forza. Série Paletas. 2011 (01h00m05s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WNbWHLU-U4o. Acesso em: 16 fev. 2019.

Professor, caso sua escola possua recursos de informática, como sugestão para uma próxima aula, realize com seus alunos uma visita virtual de observação à Gruta de Lascaux por meio do site do Museu Nacional de Arqueologia da França:

La Visite Guidée. Lascaux. Musée d’Archéologie Nationale. Ministère de la Culture. Disponível em: http://archeologie.culture.fr/lascaux/fr#/en/00.xml. Acesso em: 14 fev. 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente este slide caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático e prefira projetar ao invés de imprimir a imagem: “Pintura de Lascaux”. Entretanto, caso julgue necessário imprimir, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KNQs58RJN7MUHEuzVv5DFAJVTPYN7M75HFkFeEjs8cJJFP8NuAWjNtyvru7N/his6-05und03-imagem-pintura-de-lascaux.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Com os alunos ainda reunidos em trios, proponha a leitura de um trecho do livro: “O Livro de Ouro da História do Mundo”. O texto está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s6twfVFbx8eqnQxHK9DnNWUSEpeBw4wjDP7ntRugFPsmeHqcPUvtrN236JGQ/his6-05und03-trecho-do-livro-o-livro-de-ouro-da-historia-do-mundo.pdf Após a leitura, projete ou escreva no quadro duas questões para que os alunos respondam. Oriente-os a conversarem com os colegas do grupo, a fim de elaborarem respostas colaborativas. Solicite, ainda, que elaborem para um outro grupo de alunos uma terceira pergunta relativa ao texto e às discussões que tiveram até o momento, durante esta aula.

Durante as discussões para responder a primeira questão, a expectativa é que os alunos, utilizando-se do pensamento do autor do texto, concluam que existia a possibilidade de os seres humanos primitivos acreditarem que, ao desenhar os animais, poderiam, de alguma forma, exercer poder sobre eles, uma vez, que dependiam daquelas criaturas da natureza para sua sobrevivência. Para estimular as discussões, pergunte aos alunos se a arte ainda hoje é associada às crenças e a atitudes de fé. Espera-se que durante a resolução da resposta da pergunta dois, os alunos consigam concluir que a arte primitiva não evidenciava as relações sociais, como muito se observa na arte de tempos mais avançados, como os nossos. A expectativa é que consigam compreender que os seres humanos primitivos contextualizavam a arte com o seu modo de vida, enfatizando sua estreita relação com elementos da natureza, sobretudo, com os animais.

A terceira questão será um desafio diferente para os alunos, pois deverão conversar entre si e criar um pergunta para colegas de outro grupo. Oriente-os a ler novamente o texto, caso possuam dúvida sobre seu conteúdo, e peça para que registrem a questão em uma pequena tira de papel, trocando-a com outra questão, elaborada por um outro grupo. Durante a elaboração desta questão, caso demonstrem dificuldades, peça para que pensem em alguma dúvida que tiveram até agora sobre tudo o que estudaram durante a aula, principalmente ao ler o texto, e que transformem esta dúvida em uma questão a ser compartilhada. Esclareça que o objetivo não é dificultar ou facilitar a atividade para os colegas, mas contribuir com a troca de ideias e com o levantamento de hipóteses sobre a relação dos seres humanos primitivos com a natureza, expressa por meio de sua Arte Rupestre.

Ao final das discussões e da resolução das questões, escolha dois alunos de diferentes grupos para que compartilhem com a turma suas respostas sobre as questões um e dois. Escolha, em seguida, mais três alunos de diferentes grupos para que compartilhem com os demais as perguntas que receberam e as respostas que elaboraram no desafio da questão três.

Para você saber mais:

Análise sobre representações zoomórficas na Pré-história:

PEREIRA, Thiago e LESSA, Simone Narciso. Um Bestiário Pré-histórico? A Pré-história através das pinturas rupestres. Disponível em: http://www.unicamp.br/chaa/rhaa/downloads/Revista%2021%20-%20artigo%203.pdf. Acesso em: 16 fev. 2019.

Analogia entre Arte Rupestre e Cultura Popular Contemporânea

SUASSUNA, Ariano. Uma Teoria da Arte Rupestre. IV Seminário: “O Mundo Simbólico na Pré-história do Nordeste”. Universidade Federal de Pernambuco. 1987. Disponível em:https://www3.ufpe.br/clioarq/images/documentos/1987-N4/1987a29.pdf. Acesso em: 16 fev. 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente este slide caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático e prefira projetar ao invés de imprimir o trecho do livro: “O Livro de Ouro da História do Mundo”. Entretanto, caso julgue necessário imprimir, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s6twfVFbx8eqnQxHK9DnNWUSEpeBw4wjDP7ntRugFPsmeHqcPUvtrN236JGQ/his6-05und03-trecho-do-livro-o-livro-de-ouro-da-historia-do-mundo.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente este slide caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático e prefira projetar ao invés de imprimir o trecho do livro: “O Livro de Ouro da História do Mundo”. Entretanto, caso julgue necessário imprimir, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s6twfVFbx8eqnQxHK9DnNWUSEpeBw4wjDP7ntRugFPsmeHqcPUvtrN236JGQ/his6-05und03-trecho-do-livro-o-livro-de-ouro-da-historia-do-mundo.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Com os alunos ainda reunidos, em trios, proponha que criem uma manchete de jornal fictício sobre um dia típico de um ser humano ou grupo de seres humanos que viveram durante o período Paleolítico. O jornal fictício deverá conter um campo para a elaboração de um texto jornalístico e um campo menor para a elaboração de um desenho ilustrativo, associado ao texto. Proponha um modelo de manchete de jornal, desenhando-o no quadro ou imprima para os alunos. Caso prefira imprimir, o modelo está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vypMSnyaqCJSKbBVHdGRUv5QNMG2wVu45KF6jbXydNbba2RB6fZJEHsSmvp9/his6-05und03-modelo-manchete-de-jornal.pdf

Para elaborar o texto, oriente os alunos a observarem novamente a imagem “Pintura de Lascaux”, a ler o trecho do livro: “O Livro de Ouro da História do Mundo”, bem como todas as perguntas e questões das quais participaram durante a aula. Peça para que pensem nas atividades que os seres humanos da Pré-história desenvolviam ao longo de um dia comum. Para estimular a organização de ideias, pergunte aos estudantes como os seres humanos da pré-história iriam obter o alimento, onde se abrigariam e em que momento produziriam arte. Peça para que transformem essa organização de ideias em uma notícia, com aspecto de novidade. Solicite, também, que os alunos procurem elaborar um desenho associado ao texto que criaram. Para uma maior contextualização, proponha a elaboração de um desenho com características similares àquele da Gruta de Lascaux, com traços simples, utilizando apenas lápis preto, marrom e vermelho. Nesta etapa da aula, é importante permitir que os alunos explorem bastante a própria criatividade, sem, contudo, deixar de lado a sistematização dos conteúdos estudados durante a aula.

Ao final da elaboração das atividades, proponha que os alunos afixem num quadro ou nas paredes da sala suas manchetes de jornal. Desta forma, todos os alunos poderão ler os textos e observar as imagens elaboradas pelos colegas.

Para você saber mais:

Caso deseje ampliar, em aula subsequente, a atividade proposta nesta última etapa do plano, proponha a elaboração de um jornal completo, com diferentes seções, similares àquelas dos jornais atuais, mas versando sobre os assuntos relativos à Pré-história. Segue um exemplo de roteiro para criação de jornal escolar:

AMARAL, Amanda Alves. Jornal na Sala de Aula. Educação. Instituto Net Claro Embratel. Disponível em: https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/para-ensinar/planos-de-aula/jornal-na-sala-de-aula/. Acesso em: 16 fev. 2019.

Dicas para elaboração de desenhos de Arte Rupestre:

GOBERT, Sandra M - Pensarte e Artesanato. Arte Rupestre/Pré-história/Arte-educadores. 2016 (7m49s). disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rez6mLkV2iA. Acesso em: 16 fev. 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente este slide caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático e prefira projetar ao invés de imprimir o modelo “Manchete de Jornal”. Entretanto, caso julgue necessário imprimir, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vypMSnyaqCJSKbBVHdGRUv5QNMG2wVu45KF6jbXydNbba2RB6fZJEHsSmvp9/his6-05und03-modelo-manchete-de-jornal.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE História: tempo, espaço e formas de registros do 6º ano :

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06HI05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano