17072
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > História: tempo, espaço e formas de registros

Plano de aula - A Dieta dos Seres Humanos Primitivos e sua relação com o Meio Natural

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre A Dieta dos Seres Humanos Primitivos e sua relação com o Meio Natural

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maiko Menassa 

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: projetor; cópias impressas dos textos, do diagrama, da tabela e dos quadros de desenhos temáticos.

Material complementar:

Trecho do livro: “História da Alimentação”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mnskMDw4XUGEtCvV2EmwSNZq7PN9BEbvJb6PJZ499dwGvpaG9ZMuZCHsH7jt/his6-05und02-trecho-do-livro-historia-da-alimentacao.pdf

Mapa Textual - Aspectos da Alimentação Humana na Pré-história

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vD6ekCUffrt6y2ETqYVAVaTDRpRaDsptpargt3FYMpErJTw5WY54f73Nw6vp/his6-05und02-mapa-textual-aspectos-da-alimentacao-humana-na-pre-historia.pdf

Sequência de Desafios

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f7bRcaumyeE3umRbGXgUesgPhG8nv9FKg87Wny72Z9YXFX2sCCz5BweWSFz4/his6-05und02-sequencia-de-desafios.pdf

Trecho do artigo: “Relação do Homem x Natureza”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KupxBT4mucCpE7zuXCt7rAYrtj8AanaaNjmqJdQJku2zCdGbqkevjMSCWDhu/his6-05und02-trecho-do-artigo-relacao-do-homem-x-natureza.pdf

Imagem - Uma Aldeia Neolítica

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3rP8Df5MPKsywaYFbzY7PWN8WHX2HhhaQBduuDD7vnDMHMqRp7bf5ZAkp8eG/his6-05und02-imagem-uma-aldeia-neolitica.pdf

Tabela - É Fake ou é Fato?

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tcrhNUSgXqpQgehqfXkTWnqY6qTgeQrQYrSV6DtbAJUsjuevmDhdWHBCSQrG/his6-05und02-tabela-e-fake-ou-fato.pdf

Desvendar o modo de vida dos seres humanos que viveram na Pré-história é sempre um desafio. Toda a evidência encontrada pelos pesquisadores pode trazer à tona informações que transformam a nossa concepção a respeito das pessoas daquela época. Sabemos, contudo, que a busca pelo alimento sempre foi um grande desafio para os seres humanos no período pré-histórico e que a relação humana com a natureza foi dinâmica e modificou-se significativamente ao longo daquele período. Evite antecipar informações e procure direcionar o olhar dos alunos para esta relação “ser humano x natureza”, permitindo que eles descubram a dinâmica desta relação a partir da análise na forma de obtenção dos alimentos ao longo da Pré-história.

Para você saber mais:

Breve análise sobre a relação humano/natureza desde a Pré-história:

DIAS, Bárbara C. Sobre a História da Relação Ser Humano x Natureza. O Polegar Opositor. Disponível em: https://polegaropositor.com.br/legado/sobre-a-historia-da-relacao-ser-humano-x-natureza/. Acesso em: 05 fev 2019.

Sobre aspectos da alimentação humana no Período Paleolítico:

TERLATO, Gabriele. Alimentação Humana durante o Paleolítico Médio e Superior na Europa. Revista Iniciação Científica, v. 10, n. 1, 2012, Criciúma, Santa Catarina. Disponível em: http://periodicos.unesc.net/iniciacaocientifica/article/viewFile/1610/1522. Acesso em: 04 fev 2019.

Sobre a divisão do trabalho na busca por alimentos durante a Pré-história:

NAVARRO, Roberto. Como o Homem Caçava e se Alimentava na Pré-história? Superinteressante. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-o-homem-cacava-e-se-alimentava-na-pre-historia/. Acesso em: 04 fev 2019.

Breve explicação sobre mapas textuais:

MAYRA. Mapa Textual: o que é isso? Uma Viagem Pedagógica. Disponível em: https://umaviagempedagogica.wordpress.com/2017/01/20/mapa-textual-o-que-e-isso/. Acesso em: 05 fev 2019.

Sobre as transformações da Revolução Neolítica:

ALTARES, Guillermo. A Autêntica Revolução foi no Período Neolítico. Él País. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/04/20/ciencia/1524219983_369281.html. Acesso em: 04 fev 2019.

Reflexão sobre a concepção da agricultura como evolução humana:

SOUSA, Rainer. Agricultura=Evolução? história do Mundo. Disponível em:

https://www.historiadomundo.com.br/pre-historia/agricultura-=-evolucao.htm. Acesso em: 04 fev 2019.

Sobre aspectos da domesticação animal na Pré-história:

HERNANDEZ, Bárbara et al. Domesticação dos Animais na Pré-história. Academia. Disponível em: http://www.academia.edu/30109979/Domestica%C3%A7%C3%A3o_dos_Animais_na_pr%C3%A9-hist%C3%B3ria. Acesso em: 04 fev 2019.

Sobre a metodologia de Rotação por Estações de Aprendizagem:

SASSAKI, Cláudio. Para uma aula diferente, aposte na rotação por Estações de Aprendizagem. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem. Acesso em: 07 fev 2019.

Sobre a “Paleodieta”:

JABR, Ferris. Paleodieta: como os caçadores-coletores se alimentam. Arqueologia e Pré-história. Disponível em:https://arqueologiaeprehistoria.com/2013/06/14/paleodieta-como-os-cacadores-coletores-se-alimentam/. Acesso em: 07 fev 2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É importante que você destaque que, ao final da aula, espera que os alunos, a partir de um estudo sobre as formas de obtenção de alimento ao longo da Pré-história, consigam perceber a dinâmica da relação entre o ser humano e a natureza.

Para você saber mais:

Breve análise sobre a relação humano/natureza desde a Pré-história:

DIAS, Bárbara C. Sobre a História da Relação Ser Humano x Natureza. O Polegar Opositor. Disponível em: https://polegaropositor.com.br/legado/sobre-a-historia-da-relacao-ser-humano-x-natureza/. Acesso em: 05 fev 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Solicite aos alunos que se reúnam em trios e proponha a leitura do trecho do livro: “História da Alimentação”. O texto está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mnskMDw4XUGEtCvV2EmwSNZq7PN9BEbvJb6PJZ499dwGvpaG9ZMuZCHsH7jt/his6-05und02-trecho-do-livro-historia-da-alimentacao.pdf Em seguida, peça para que os alunos conversem entre si e elaborem um mapa textual com informações sobre aspectos da alimentação humana durante a Pré-história. Oriente-os a elaborar um mapa contendo explicações sobre tudo o que entenderam no texto a respeito do assunto e, caso tenham conhecimentos adicionais, oriente-os a acrescentar essas informações no mapa. Desenhe no quadro um modelo de mapa textual para guiar os alunos ou, se preferir, projete-o ou imprima-o. O modelo de mapa textual está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vD6ekCUffrt6y2ETqYVAVaTDRpRaDsptpargt3FYMpErJTw5WY54f73Nw6vp/his6-05und02-mapa-textual-aspectos-da-alimentacao-humana-na-pre-historia.pdf

Durante a elaboração do mapa textual, espera-se que os alunos consigam levantar informações a respeito das características alimentares dos primeiros seres humanos, explicando a preponderância da alimentação vegetal inicial e as ideias sobre o hábito de caçar e/ou roubar carcaças de animais. Espera-se, também, que os alunos percebam que o desenvolvimento das técnicas agrícolas e de domesticação dos animais surgiram ainda na Pré-história e transformaram o modo de vida dos seres humanos daquela época, causando, inclusive, um grande crescimento populacional como consequência da reserva de excedentes criada a partir da agricultura.

Durante os diálogos dos alunos para a elaboração do mapa textual, será importante que você interfira com alguns questionamentos elucidativos: pergunte se o tipo de alimento teria a ver com o modo de obtê-los; questione-os sobre a possibilidade ou impossibilidade do armazenamento dos alimentos: carne, cereais etc. antes da invenção da agricultura; pergunte, também, sobre as consequências do domínio das técnicas agrícolas para a qualidade da alimentação e para o aumento populacional e, finalmente, questione-os sobre a forma e a intensidade do uso de recursos naturais antes e depois da agricultura e da domesticação de animais. A expectativa é que os alunos reflitam ainda mais sobre o texto a partir dos questionamentos do professor e consigam elaborar os pequenos resumos que comporão o mapa textual, evidenciando os principais assuntos que envolvem os aspectos da alimentação humana na Pré-história.

Em seguida, escolha dois alunos de diferentes trios para que apresentem à turma considerações sobre algumas das ideias que utilizaram para construir o seu mapa textual. Como sugestão, proponha que todos os trios fixem na sala seus mapas textuais. Desta forma, em tempo oportuno, outros alunos poderão tomar conhecimento dos mapas textuais elaborados pelos colegas.

Para você saber mais:

Sobre aspectos da alimentação humana no Período Paleolítico:

TERLATO, Gabriele. Alimentação Humana durante o Paleolítico Médio e Superior na Europa. Revista Iniciação Científica, v. 10, n. 1, 2012, Criciúma, Santa Catarina. Disponível em: http://periodicos.unesc.net/iniciacaocientifica/article/viewFile/1610/1522. Acesso em: 04 fev 2019.

Sobre a divisão do trabalho na busca por alimentos durante a Pré-história:

NAVARRO, Roberto. Como o Homem Caçava e se Alimentava na Pré-história? Superinteressante. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-o-homem-cacava-e-se-alimentava-na-pre-historia/. Acesso em: 04 fev 2019.

Breve explicação sobre mapas textuais:

MAYRA. Mapa Textual: o que é isso? Uma Viagem Pedagógica. Disponível em: https://umaviagempedagogica.wordpress.com/2017/01/20/mapa-textual-o-que-e-isso/. Acesso em: 05 fev 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Solicite aos alunos que se reúnam em trios e proponha a leitura do trecho do livro: “História da Alimentação”. O texto está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mnskMDw4XUGEtCvV2EmwSNZq7PN9BEbvJb6PJZ499dwGvpaG9ZMuZCHsH7jt/his6-05und02-trecho-do-livro-historia-da-alimentacao.pdf Em seguida, peça para que os alunos conversem entre si e elaborem um mapa textual com informações sobre aspectos da alimentação humana durante a Pré-história. Oriente-os a elaborar um mapa contendo explicações sobre tudo o que entenderam no texto a respeito do assunto e, caso tenham conhecimentos adicionais, oriente-os a acrescentar essas informações no mapa. Desenhe no quadro um modelo de mapa textual para guiar os alunos ou, se preferir, projete-o ou imprima-o. O modelo de mapa textual está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vD6ekCUffrt6y2ETqYVAVaTDRpRaDsptpargt3FYMpErJTw5WY54f73Nw6vp/his6-05und02-mapa-textual-aspectos-da-alimentacao-humana-na-pre-historia.pdf

Durante a elaboração do mapa textual, espera-se que os alunos consigam levantar informações a respeito das características alimentares dos primeiros seres humanos, explicando a preponderância da alimentação vegetal inicial e as ideias sobre o hábito de caçar e/ou roubar carcaças de animais. Espera-se, também, que os alunos percebam que o desenvolvimento das técnicas agrícolas e de domesticação dos animais surgiram ainda na Pré-história e transformaram o modo de vida dos seres humanos daquela época, causando, inclusive, um grande crescimento populacional como consequência da reserva de excedentes criada a partir da agricultura.

Durante os diálogos dos alunos para a elaboração do mapa textual, será importante que você interfira com alguns questionamentos elucidativos: pergunte se o tipo de alimento teria a ver com o modo de obtê-los; questione-os sobre a possibilidade ou impossibilidade do armazenamento dos alimentos: carne, cereais etc. antes da invenção da agricultura; pergunte, também, sobre as consequências do domínio das técnicas agrícolas para a qualidade da alimentação e para o aumento populacional e, finalmente, questione-os sobre a forma e a intensidade do uso de recursos naturais antes e depois da agricultura e da domesticação de animais. A expectativa é que os alunos reflitam ainda mais sobre o texto a partir dos questionamentos do professor e consigam elaborar os pequenos resumos que comporão o mapa textual, evidenciando os principais assuntos que envolvem os aspectos da alimentação humana na Pré-história.

Em seguida, escolha dois alunos de diferentes trios para que apresentem à turma considerações sobre algumas das ideias que utilizaram para construir o seu mapa textual. Como sugestão, proponha que todos os trios fixem na sala seus mapas textuais. Desta forma, em tempo oportuno, outros alunos poderão tomar conhecimento dos mapas textuais elaborados pelos colegas.

Para você saber mais:

Sobre aspectos da alimentação humana no Período Paleolítico:

TERLATO, Gabriele. Alimentação Humana durante o Paleolítico Médio e Superior na Europa. Revista Iniciação Científica, v. 10, n. 1, 2012, Criciúma, Santa Catarina. Disponível em: http://periodicos.unesc.net/iniciacaocientifica/article/viewFile/1610/1522. Acesso em: 04 fev 2019.

Sobre a divisão do trabalho na busca por alimentos durante a Pré-história:

NAVARRO, Roberto. Como o Homem Caçava e se Alimentava na Pré-história? Superinteressante. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-o-homem-cacava-e-se-alimentava-na-pre-historia/. Acesso em: 04 fev 2019.

Breve explicação sobre mapas textuais:

MAYRA. Mapa Textual: o que é isso? Uma Viagem Pedagógica. Disponível em: https://umaviagempedagogica.wordpress.com/2017/01/20/mapa-textual-o-que-e-isso/. Acesso em: 05 fev 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Solicite aos alunos que se reúnam em trios e proponha a leitura do trecho do livro: “História da Alimentação”. O texto está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mnskMDw4XUGEtCvV2EmwSNZq7PN9BEbvJb6PJZ499dwGvpaG9ZMuZCHsH7jt/his6-05und02-trecho-do-livro-historia-da-alimentacao.pdf Em seguida, peça para que os alunos conversem entre si e elaborem um mapa textual com informações sobre aspectos da alimentação humana durante a Pré-história. Oriente-os a elaborar um mapa contendo explicações sobre tudo o que entenderam no texto a respeito do assunto e, caso tenham conhecimentos adicionais, oriente-os a acrescentar essas informações no mapa. Desenhe no quadro um modelo de mapa textual para guiar os alunos ou, se preferir, projete-o ou imprima-o. O modelo de mapa textual está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vD6ekCUffrt6y2ETqYVAVaTDRpRaDsptpargt3FYMpErJTw5WY54f73Nw6vp/his6-05und02-mapa-textual-aspectos-da-alimentacao-humana-na-pre-historia.pdf

Durante a elaboração do mapa textual, espera-se que os alunos consigam levantar informações a respeito das características alimentares dos primeiros seres humanos, explicando a preponderância da alimentação vegetal inicial e as ideias sobre o hábito de caçar e/ou roubar carcaças de animais. Espera-se, também, que os alunos percebam que o desenvolvimento das técnicas agrícolas e de domesticação dos animais surgiram ainda na Pré-história e transformaram o modo de vida dos seres humanos daquela época, causando, inclusive, um grande crescimento populacional como consequência da reserva de excedentes criada a partir da agricultura.

Durante os diálogos dos alunos para a elaboração do mapa textual, será importante que você interfira com alguns questionamentos elucidativos: pergunte se o tipo de alimento teria a ver com o modo de obtê-los; questione-os sobre a possibilidade ou impossibilidade do armazenamento dos alimentos: carne, cereais etc. antes da invenção da agricultura; pergunte, também, sobre as consequências do domínio das técnicas agrícolas para a qualidade da alimentação e para o aumento populacional e, finalmente, questione-os sobre a forma e a intensidade do uso de recursos naturais antes e depois da agricultura e da domesticação de animais. A expectativa é que os alunos reflitam ainda mais sobre o texto a partir dos questionamentos do professor e consigam elaborar os pequenos resumos que comporão o mapa textual, evidenciando os principais assuntos que envolvem os aspectos da alimentação humana na Pré-história.

Em seguida, escolha dois alunos de diferentes trios para que apresentem à turma considerações sobre algumas das ideias que utilizaram para construir o seu mapa textual. Como sugestão, proponha que todos os trios fixem na sala seus mapas textuais. Desta forma, em tempo oportuno, outros alunos poderão tomar conhecimento dos mapas textuais elaborados pelos colegas.

Para você saber mais:

Sobre aspectos da alimentação humana no Período Paleolítico:

TERLATO, Gabriele. Alimentação Humana durante o Paleolítico Médio e Superior na Europa. Revista Iniciação Científica, v. 10, n. 1, 2012, Criciúma, Santa Catarina. Disponível em: http://periodicos.unesc.net/iniciacaocientifica/article/viewFile/1610/1522. Acesso em: 04 fev 2019.

Sobre a divisão do trabalho na busca por alimentos durante a Pré-história:

NAVARRO, Roberto. Como o Homem Caçava e se Alimentava na Pré-história? Superinteressante. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-o-homem-cacava-e-se-alimentava-na-pre-historia/. Acesso em: 04 fev 2019.

Breve explicação sobre mapas textuais:

MAYRA. Mapa Textual: o que é isso? Uma Viagem Pedagógica. Disponível em: https://umaviagempedagogica.wordpress.com/2017/01/20/mapa-textual-o-que-e-isso/. Acesso em: 05 fev 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Solicite aos alunos que se reúnam em trios e proponha a leitura do trecho do livro: “História da Alimentação”. O texto está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mnskMDw4XUGEtCvV2EmwSNZq7PN9BEbvJb6PJZ499dwGvpaG9ZMuZCHsH7jt/his6-05und02-trecho-do-livro-historia-da-alimentacao.pdf Em seguida, peça para que os alunos conversem entre si e elaborem um mapa textual com informações sobre aspectos da alimentação humana durante a Pré-história. Oriente-os a elaborar um mapa contendo explicações sobre tudo o que entenderam no texto a respeito do assunto e, caso tenham conhecimentos adicionais, oriente-os a acrescentar essas informações no mapa. Desenhe no quadro um modelo de mapa textual para guiar os alunos ou, se preferir, projete-o ou imprima-o. O modelo de mapa textual está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vD6ekCUffrt6y2ETqYVAVaTDRpRaDsptpargt3FYMpErJTw5WY54f73Nw6vp/his6-05und02-mapa-textual-aspectos-da-alimentacao-humana-na-pre-historia.pdf

Durante a elaboração do mapa textual, espera-se que os alunos consigam levantar informações a respeito das características alimentares dos primeiros seres humanos, explicando a preponderância da alimentação vegetal inicial e as ideias sobre o hábito de caçar e/ou roubar carcaças de animais. Espera-se, também, que os alunos percebam que o desenvolvimento das técnicas agrícolas e de domesticação dos animais surgiram ainda na Pré-história e transformaram o modo de vida dos seres humanos daquela época, causando, inclusive, um grande crescimento populacional como consequência da reserva de excedentes criada a partir da agricultura.

Durante os diálogos dos alunos para a elaboração do mapa textual, será importante que você interfira com alguns questionamentos elucidativos: pergunte se o tipo de alimento teria a ver com o modo de obtê-los; questione-os sobre a possibilidade ou impossibilidade do armazenamento dos alimentos: carne, cereais etc. antes da invenção da agricultura; pergunte, também, sobre as consequências do domínio das técnicas agrícolas para a qualidade da alimentação e para o aumento populacional e, finalmente, questione-os sobre a forma e a intensidade do uso de recursos naturais antes e depois da agricultura e da domesticação de animais. A expectativa é que os alunos reflitam ainda mais sobre o texto a partir dos questionamentos do professor e consigam elaborar os pequenos resumos que comporão o mapa textual, evidenciando os principais assuntos que envolvem os aspectos da alimentação humana na Pré-história.

Em seguida, escolha dois alunos de diferentes trios para que apresentem à turma considerações sobre algumas das ideias que utilizaram para construir o seu mapa textual. Como sugestão, proponha que todos os trios fixem na sala seus mapas textuais. Desta forma, em tempo oportuno, outros alunos poderão tomar conhecimento dos mapas textuais elaborados pelos colegas.

Para você saber mais:

Sobre aspectos da alimentação humana no Período Paleolítico:

TERLATO, Gabriele. Alimentação Humana durante o Paleolítico Médio e Superior na Europa. Revista Iniciação Científica, v. 10, n. 1, 2012, Criciúma, Santa Catarina. Disponível em: http://periodicos.unesc.net/iniciacaocientifica/article/viewFile/1610/1522. Acesso em: 04 fev 2019.

Sobre a divisão do trabalho na busca por alimentos durante a Pré-história:

NAVARRO, Roberto. Como o Homem Caçava e se Alimentava na Pré-história? Superinteressante. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-o-homem-cacava-e-se-alimentava-na-pre-historia/. Acesso em: 04 fev 2019.

Breve explicação sobre mapas textuais:

MAYRA. Mapa Textual: o que é isso? Uma Viagem Pedagógica. Disponível em: https://umaviagempedagogica.wordpress.com/2017/01/20/mapa-textual-o-que-e-isso/. Acesso em: 05 fev 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Com os alunos ainda reunidos em trios, proponha para alguns grupos o “desafio 1”. Para resolver este desafio, os alunos terão de, primeiramente, ler o trecho do artigo: “Relação do Homem x Natureza”. O texto está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KupxBT4mucCpE7zuXCt7rAYrtj8AanaaNjmqJdQJku2zCdGbqkevjMSCWDhu/his6-05und02-trecho-do-artigo-relacao-do-homem-x-natureza.pdf Em seguida, deverão conversar entre si e buscar uma explicação para a afirmação: “a dieta do ser humano pré-histórico, assim como a dos homens e mulheres da atualidade, sempre dependeu de suas relações e interferências no ecossistema”. A expectativa é que os alunos consigam reconhecer que, desde os primórdios, os seres humanos primitivos utilizavam-se dos recursos naturais para se alimentar, coletando vegetais, caçando animais ou mesmo roubando carcaças. E, também, que após o desenvolvimento de técnicas agrícolas e de domesticação de animais, a utilização de recursos naturais se manteve, embora, de forma e intensidade diferentes. Durante os diálogos, caso os alunos tenham dificuldades neste desafio, questione-os a respeito da própria alimentação. Pergunte se os alimentos do supermercado, por exemplo, são provenientes da natureza, mesmo aqueles industrializados, como os biscoitos doces e salgados que são ricos em açúcar e farinha de trigo. Por meio desta reflexão, espera-se que percebam que todo o nosso alimento tem relação com a natureza, mesmo os industrializados, e que, o ser humano, em toda a sua existência, apropriou-se de recursos naturais para a sua sobrevivência.

Em seguida, para outros grupos, proponha o “desafio 2”. Indique, também, a leitura do artigo: “Relação do Homem x Natureza” e solicite que conversem entre si e procurem responder a pergunta: “O que mudou na relação ser humano/natureza após o domínio das técnicas de agricultura e de criação de animais?” A expectativa é que os alunos consigam responder que a relação homem x natureza sofreu importantes transformações a partir da agricultura e da criação de animais: as pessoas passaram a compreender os ciclos da natureza, a produzir e armazenar excedentes, evitar dificuldades extremas em tempos de escassez de recursos e tornaram-se cada vez mais gregárias, formando as primeiras comunidades fixas. Para estimular as discussões em grupo, questione os alunos com um pensamento hipotético: pergunte como a relação dos seres humanos atuais com a natureza se daria, se fossem esquecidas subitamente as técnicas de agricultura. Questione-os, também, se os impactos naturais que comumente causam danos graves à natureza seriam menores caso fôssemos ainda caçadores-coletores.

Para outros grupos de alunos, proponha o “desafio 3”. Projete ou imprima a imagem: “Uma Aldeia Neolítica”. Caso prefira imprimir, a imagem está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3rP8Df5MPKsywaYFbzY7PWN8WHX2HhhaQBduuDD7vnDMHMqRp7bf5ZAkp8eG/his6-05und02-imagem-uma-aldeia-neolitica.pdf Peça para que observem cuidadosamente os detalhes da imagem e, a partir de um diálogo com os colegas do grupo, identifiquem aspectos que causaram mudanças na alimentação humana e na relação entre as pessoas da época e o meio natural. A expectativa é que os alunos percebam a presença de animais domésticos, do cultivo agrícola e de moradias fixas na imagem e, a partir dessas observações, concluam que esses elementos evidenciam as transformações na dieta dos seres humanos primitivos e na sua relação com o meio natural em comparação com os seres humanos caçadores-coletores-nômades. Caso os alunos manifestem dificuldades em resolver este desafio, questione-os a respeito da proximidade entre os animais e os seres humanos, pergunte sobre qual seria a atividade dos indivíduos presentes na imagem e, também, sobre o porquê daquele tipo de moradia, elaborada com certa complexidade.

Como alternativa para o “desafio 3” e, a fim de favorecer um ensino híbrido, ao invés de apresentar a imagem, proponha que os grupos deste desafio procurem em seus smartphones uma imagem do Período Neolítico e analisem-na, conforme a orientação apresentada. Procure, contudo, verificar a disponibilidade e possibilidade da utilização deste recurso entre os alunos previamente.

Caso julgue pertinente, proponha uma rotação de alunos entre os grupos que receberam desafios diferentes durante os diálogos. Desta forma, mais alunos entrarão em contato com diferentes atividades e linguagens durante a aula.

Ao final dos diálogos, escolha três alunos, que receberam desafios diferentes, para apresentar à turma o resultado que alcançaram após a leitura do texto ou imagem e das discussões com os colegas a respeito do desafio que receberam.

Para você saber mais:

Sobre as transformações da Revolução Neolítica:

ALTARES, Guillermo. A Autêntica Revolução foi no Período Neolítico. Él País. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/04/20/ciencia/1524219983_369281.html. Acesso em: 04 fev 2019.

Reflexão sobre a concepção da agricultura como evolução humana:

SOUSA, Rainer. Agricultura=Evolução? história do Mundo. Disponível em:

https://www.historiadomundo.com.br/pre-historia/agricultura-=-evolucao.htm. Acesso em: 04 fev 2019.

Sobre aspectos da domesticação animal na Pré-história:

HERNANDEZ, Bárbara et al. Domesticação dos Animais na Pré-história. Academia. Disponível em: http://www.academia.edu/30109979/Domestica%C3%A7%C3%A3o_dos_Animais_na_pr%C3%A9-hist%C3%B3ria. Acesso em: 04 fev 2019.

Sobre a metodologia de Rotação por Estações de Aprendizagem:

SASSAKI, Cláudio. Para uma aula diferente, aposte na rotação por Estações de Aprendizagem. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem. Acesso em: 07 fev 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Com os alunos ainda reunidos em trios, proponha para alguns grupos o “desafio 1”. Para resolver este desafio, os alunos terão de, primeiramente, ler o trecho do artigo: “Relação do Homem x Natureza”. O texto está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KupxBT4mucCpE7zuXCt7rAYrtj8AanaaNjmqJdQJku2zCdGbqkevjMSCWDhu/his6-05und02-trecho-do-artigo-relacao-do-homem-x-natureza.pdf Em seguida, deverão conversar entre si e buscar uma explicação para a afirmação: “a dieta do ser humano pré-histórico, assim como a dos homens e mulheres da atualidade, sempre dependeu de suas relações e interferências no ecossistema”. A expectativa é que os alunos consigam reconhecer que, desde os primórdios, os seres humanos primitivos utilizavam-se dos recursos naturais para se alimentar, coletando vegetais, caçando animais ou mesmo roubando carcaças. E, também, que após o desenvolvimento de técnicas agrícolas e de domesticação de animais, a utilização de recursos naturais se manteve, embora, de forma e intensidade diferentes. Durante os diálogos, caso os alunos tenham dificuldades neste desafio, questione-os a respeito da própria alimentação. Pergunte se os alimentos do supermercado, por exemplo, são provenientes da natureza, mesmo aqueles industrializados, como os biscoitos doces e salgados que são ricos em açúcar e farinha de trigo. Por meio desta reflexão, espera-se que percebam que todo o nosso alimento tem relação com a natureza, mesmo os industrializados, e que, o ser humano, em toda a sua existência, apropriou-se de recursos naturais para a sua sobrevivência.

Em seguida, para outros grupos, proponha o “desafio 2”. Indique, também, a leitura do artigo: “Relação do Homem x Natureza” e solicite que conversem entre si e procurem responder a pergunta: “O que mudou na relação ser humano/natureza após o domínio das técnicas de agricultura e de criação de animais?” A expectativa é que os alunos consigam responder que a relação homem x natureza sofreu importantes transformações a partir da agricultura e da criação de animais: as pessoas passaram a compreender os ciclos da natureza, a produzir e armazenar excedentes, evitar dificuldades extremas em tempos de escassez de recursos e tornaram-se cada vez mais gregárias, formando as primeiras comunidades fixas. Para estimular as discussões em grupo, questione os alunos com um pensamento hipotético: pergunte como a relação dos seres humanos atuais com a natureza se daria, se fossem esquecidas subitamente as técnicas de agricultura. Questione-os, também, se os impactos naturais que comumente causam danos graves à natureza seriam menores caso fôssemos ainda caçadores-coletores.

Para outros grupos de alunos, proponha o “desafio 3”. Projete ou imprima a imagem: “Uma Aldeia Neolítica”. Caso prefira imprimir, a imagem está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3rP8Df5MPKsywaYFbzY7PWN8WHX2HhhaQBduuDD7vnDMHMqRp7bf5ZAkp8eG/his6-05und02-imagem-uma-aldeia-neolitica.pdf Peça para que observem cuidadosamente os detalhes da imagem e, a partir de um diálogo com os colegas do grupo, identifiquem aspectos que causaram mudanças na alimentação humana e na relação entre as pessoas da época e o meio natural. A expectativa é que os alunos percebam a presença de animais domésticos, do cultivo agrícola e de moradias fixas na imagem e, a partir dessas observações, concluam que esses elementos evidenciam as transformações na dieta dos seres humanos primitivos e na sua relação com o meio natural em comparação com os seres humanos caçadores-coletores-nômades. Caso os alunos manifestem dificuldades em resolver este desafio, questione-os a respeito da proximidade entre os animais e os seres humanos, pergunte sobre qual seria a atividade dos indivíduos presentes na imagem e, também, sobre o porquê daquele tipo de moradia, elaborada com certa complexidade.

Como alternativa para o “desafio 3” e, a fim de favorecer um ensino híbrido, ao invés de apresentar a imagem, proponha que os grupos deste desafio procurem em seus smartphones uma imagem do Período Neolítico e analisem-na, conforme a orientação apresentada. Procure, contudo, verificar a disponibilidade e possibilidade da utilização deste recurso entre os alunos previamente.

Caso julgue pertinente, proponha uma rotação de alunos entre os grupos que receberam desafios diferentes durante os diálogos. Desta forma, mais alunos entrarão em contato com diferentes atividades e linguagens durante a aula.

Ao final dos diálogos, escolha três alunos, que receberam desafios diferentes, para apresentar à turma o resultado que alcançaram após a leitura do texto ou imagem e das discussões com os colegas a respeito do desafio que receberam.

Para você saber mais:

Sobre as transformações da Revolução Neolítica:

ALTARES, Guillermo. A Autêntica Revolução foi no Período Neolítico. Él País. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/04/20/ciencia/1524219983_369281.html. Acesso em: 04 fev 2019.

Reflexão sobre a concepção da agricultura como evolução humana:

SOUSA, Rainer. Agricultura=Evolução? história do Mundo. Disponível em:

https://www.historiadomundo.com.br/pre-historia/agricultura-=-evolucao.htm. Acesso em: 04 fev 2019.

Sobre aspectos da domesticação animal na Pré-história:

HERNANDEZ, Bárbara et al. Domesticação dos Animais na Pré-história. Academia. Disponível em: http://www.academia.edu/30109979/Domestica%C3%A7%C3%A3o_dos_Animais_na_pr%C3%A9-hist%C3%B3ria. Acesso em: 04 fev 2019.

Sobre a metodologia de Rotação por Estações de Aprendizagem:

SASSAKI, Cláudio. Para uma aula diferente, aposte na rotação por Estações de Aprendizagem. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem. Acesso em: 07 fev 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Com os alunos ainda reunidos em trios, proponha para alguns grupos o “desafio 1”. Para resolver este desafio, os alunos terão de, primeiramente, ler o trecho do artigo: “Relação do Homem x Natureza”. O texto está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KupxBT4mucCpE7zuXCt7rAYrtj8AanaaNjmqJdQJku2zCdGbqkevjMSCWDhu/his6-05und02-trecho-do-artigo-relacao-do-homem-x-natureza.pdf Em seguida, deverão conversar entre si e buscar uma explicação para a afirmação: “a dieta do ser humano pré-histórico, assim como a dos homens e mulheres da atualidade, sempre dependeu de suas relações e interferências no ecossistema”. A expectativa é que os alunos consigam reconhecer que, desde os primórdios, os seres humanos primitivos utilizavam-se dos recursos naturais para se alimentar, coletando vegetais, caçando animais ou mesmo roubando carcaças. E, também, que após o desenvolvimento de técnicas agrícolas e de domesticação de animais, a utilização de recursos naturais se manteve, embora, de forma e intensidade diferentes. Durante os diálogos, caso os alunos tenham dificuldades neste desafio, questione-os a respeito da própria alimentação. Pergunte se os alimentos do supermercado, por exemplo, são provenientes da natureza, mesmo aqueles industrializados, como os biscoitos doces e salgados que são ricos em açúcar e farinha de trigo. Por meio desta reflexão, espera-se que percebam que todo o nosso alimento tem relação com a natureza, mesmo os industrializados, e que, o ser humano, em toda a sua existência, apropriou-se de recursos naturais para a sua sobrevivência.

Em seguida, para outros grupos, proponha o “desafio 2”. Indique, também, a leitura do artigo: “Relação do Homem x Natureza” e solicite que conversem entre si e procurem responder a pergunta: “O que mudou na relação ser humano/natureza após o domínio das técnicas de agricultura e de criação de animais?” A expectativa é que os alunos consigam responder que a relação homem x natureza sofreu importantes transformações a partir da agricultura e da criação de animais: as pessoas passaram a compreender os ciclos da natureza, a produzir e armazenar excedentes, evitar dificuldades extremas em tempos de escassez de recursos e tornaram-se cada vez mais gregárias, formando as primeiras comunidades fixas. Para estimular as discussões em grupo, questione os alunos com um pensamento hipotético: pergunte como a relação dos seres humanos atuais com a natureza se daria, se fossem esquecidas subitamente as técnicas de agricultura. Questione-os, também, se os impactos naturais que comumente causam danos graves à natureza seriam menores caso fôssemos ainda caçadores-coletores.

Para outros grupos de alunos, proponha o “desafio 3”. Projete ou imprima a imagem: “Uma Aldeia Neolítica”. Caso prefira imprimir, a imagem está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3rP8Df5MPKsywaYFbzY7PWN8WHX2HhhaQBduuDD7vnDMHMqRp7bf5ZAkp8eG/his6-05und02-imagem-uma-aldeia-neolitica.pdf Peça para que observem cuidadosamente os detalhes da imagem e, a partir de um diálogo com os colegas do grupo, identifiquem aspectos que causaram mudanças na alimentação humana e na relação entre as pessoas da época e o meio natural. A expectativa é que os alunos percebam a presença de animais domésticos, do cultivo agrícola e de moradias fixas na imagem e, a partir dessas observações, concluam que esses elementos evidenciam as transformações na dieta dos seres humanos primitivos e na sua relação com o meio natural em comparação com os seres humanos caçadores-coletores-nômades. Caso os alunos manifestem dificuldades em resolver este desafio, questione-os a respeito da proximidade entre os animais e os seres humanos, pergunte sobre qual seria a atividade dos indivíduos presentes na imagem e, também, sobre o porquê daquele tipo de moradia, elaborada com certa complexidade.

Como alternativa para o “desafio 3” e, a fim de favorecer um ensino híbrido, ao invés de apresentar a imagem, proponha que os grupos deste desafio procurem em seus smartphones uma imagem do Período Neolítico e analisem-na, conforme a orientação apresentada. Procure, contudo, verificar a disponibilidade e possibilidade da utilização deste recurso entre os alunos previamente.

Caso julgue pertinente, proponha uma rotação de alunos entre os grupos que receberam desafios diferentes durante os diálogos. Desta forma, mais alunos entrarão em contato com diferentes atividades e linguagens durante a aula.

Ao final dos diálogos, escolha três alunos, que receberam desafios diferentes, para apresentar à turma o resultado que alcançaram após a leitura do texto ou imagem e das discussões com os colegas a respeito do desafio que receberam.

Para você saber mais:

Sobre as transformações da Revolução Neolítica:

ALTARES, Guillermo. A Autêntica Revolução foi no Período Neolítico. Él País. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/04/20/ciencia/1524219983_369281.html. Acesso em: 04 fev 2019.

Reflexão sobre a concepção da agricultura como evolução humana:

SOUSA, Rainer. Agricultura=Evolução? história do Mundo. Disponível em:

https://www.historiadomundo.com.br/pre-historia/agricultura-=-evolucao.htm. Acesso em: 04 fev 2019.

Sobre aspectos da domesticação animal na Pré-história:

HERNANDEZ, Bárbara et al. Domesticação dos Animais na Pré-história. Academia. Disponível em: http://www.academia.edu/30109979/Domestica%C3%A7%C3%A3o_dos_Animais_na_pr%C3%A9-hist%C3%B3ria. Acesso em: 04 fev 2019.

Sobre a metodologia de Rotação por Estações de Aprendizagem:

SASSAKI, Cláudio. Para uma aula diferente, aposte na rotação por Estações de Aprendizagem. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem. Acesso em: 07 fev 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Com os alunos ainda reunidos em trios, proponha para alguns grupos o “desafio 1”. Para resolver este desafio, os alunos terão de, primeiramente, ler o trecho do artigo: “Relação do Homem x Natureza”. O texto está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KupxBT4mucCpE7zuXCt7rAYrtj8AanaaNjmqJdQJku2zCdGbqkevjMSCWDhu/his6-05und02-trecho-do-artigo-relacao-do-homem-x-natureza.pdf Em seguida, deverão conversar entre si e buscar uma explicação para a afirmação: “a dieta do ser humano pré-histórico, assim como a dos homens e mulheres da atualidade, sempre dependeu de suas relações e interferências no ecossistema”. A expectativa é que os alunos consigam reconhecer que, desde os primórdios, os seres humanos primitivos utilizavam-se dos recursos naturais para se alimentar, coletando vegetais, caçando animais ou mesmo roubando carcaças. E, também, que após o desenvolvimento de técnicas agrícolas e de domesticação de animais, a utilização de recursos naturais se manteve, embora, de forma e intensidade diferentes. Durante os diálogos, caso os alunos tenham dificuldades neste desafio, questione-os a respeito da própria alimentação. Pergunte se os alimentos do supermercado, por exemplo, são provenientes da natureza, mesmo aqueles industrializados, como os biscoitos doces e salgados que são ricos em açúcar e farinha de trigo. Por meio desta reflexão, espera-se que percebam que todo o nosso alimento tem relação com a natureza, mesmo os industrializados, e que, o ser humano, em toda a sua existência, apropriou-se de recursos naturais para a sua sobrevivência.

Em seguida, para outros grupos, proponha o “desafio 2”. Indique, também, a leitura do artigo: “Relação do Homem x Natureza” e solicite que conversem entre si e procurem responder a pergunta: “O que mudou na relação ser humano/natureza após o domínio das técnicas de agricultura e de criação de animais?” A expectativa é que os alunos consigam responder que a relação homem x natureza sofreu importantes transformações a partir da agricultura e da criação de animais: as pessoas passaram a compreender os ciclos da natureza, a produzir e armazenar excedentes, evitar dificuldades extremas em tempos de escassez de recursos e tornaram-se cada vez mais gregárias, formando as primeiras comunidades fixas. Para estimular as discussões em grupo, questione os alunos com um pensamento hipotético: pergunte como a relação dos seres humanos atuais com a natureza se daria, se fossem esquecidas subitamente as técnicas de agricultura. Questione-os, também, se os impactos naturais que comumente causam danos graves à natureza seriam menores caso fôssemos ainda caçadores-coletores.

Para outros grupos de alunos, proponha o “desafio 3”. Projete ou imprima a imagem: “Uma Aldeia Neolítica”. Caso prefira imprimir, a imagem está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3rP8Df5MPKsywaYFbzY7PWN8WHX2HhhaQBduuDD7vnDMHMqRp7bf5ZAkp8eG/his6-05und02-imagem-uma-aldeia-neolitica.pdf Peça para que observem cuidadosamente os detalhes da imagem e, a partir de um diálogo com os colegas do grupo, identifiquem aspectos que causaram mudanças na alimentação humana e na relação entre as pessoas da época e o meio natural. A expectativa é que os alunos percebam a presença de animais domésticos, do cultivo agrícola e de moradias fixas na imagem e, a partir dessas observações, concluam que esses elementos evidenciam as transformações na dieta dos seres humanos primitivos e na sua relação com o meio natural em comparação com os seres humanos caçadores-coletores-nômades. Caso os alunos manifestem dificuldades em resolver este desafio, questione-os a respeito da proximidade entre os animais e os seres humanos, pergunte sobre qual seria a atividade dos indivíduos presentes na imagem e, também, sobre o porquê daquele tipo de moradia, elaborada com certa complexidade.

Como alternativa para o “desafio 3” e, a fim de favorecer um ensino híbrido, ao invés de apresentar a imagem, proponha que os grupos deste desafio procurem em seus smartphones uma imagem do Período Neolítico e analisem-na, conforme a orientação apresentada. Procure, contudo, verificar a disponibilidade e possibilidade da utilização deste recurso entre os alunos previamente.

Caso julgue pertinente, proponha uma rotação de alunos entre os grupos que receberam desafios diferentes durante os diálogos. Desta forma, mais alunos entrarão em contato com diferentes atividades e linguagens durante a aula.

Ao final dos diálogos, escolha três alunos, que receberam desafios diferentes, para apresentar à turma o resultado que alcançaram após a leitura do texto ou imagem e das discussões com os colegas a respeito do desafio que receberam.

Para você saber mais:

Sobre as transformações da Revolução Neolítica:

ALTARES, Guillermo. A Autêntica Revolução foi no Período Neolítico. Él País. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/04/20/ciencia/1524219983_369281.html. Acesso em: 04 fev 2019.

Reflexão sobre a concepção da agricultura como evolução humana:

SOUSA, Rainer. Agricultura=Evolução? história do Mundo. Disponível em:

https://www.historiadomundo.com.br/pre-historia/agricultura-=-evolucao.htm. Acesso em: 04 fev 2019.

Sobre aspectos da domesticação animal na Pré-história:

HERNANDEZ, Bárbara et al. Domesticação dos Animais na Pré-história. Academia. Disponível em: http://www.academia.edu/30109979/Domestica%C3%A7%C3%A3o_dos_Animais_na_pr%C3%A9-hist%C3%B3ria. Acesso em: 04 fev 2019.

Sobre a metodologia de Rotação por Estações de Aprendizagem:

SASSAKI, Cláudio. Para uma aula diferente, aposte na rotação por Estações de Aprendizagem. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem. Acesso em: 07 fev 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Com os alunos ainda reunidos em trios, proponha para alguns grupos o “desafio 1”. Para resolver este desafio, os alunos terão de, primeiramente, ler o trecho do artigo: “Relação do Homem x Natureza”. O texto está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KupxBT4mucCpE7zuXCt7rAYrtj8AanaaNjmqJdQJku2zCdGbqkevjMSCWDhu/his6-05und02-trecho-do-artigo-relacao-do-homem-x-natureza.pdf Em seguida, deverão conversar entre si e buscar uma explicação para a afirmação: “a dieta do ser humano pré-histórico, assim como a dos homens e mulheres da atualidade, sempre dependeu de suas relações e interferências no ecossistema”. A expectativa é que os alunos consigam reconhecer que, desde os primórdios, os seres humanos primitivos utilizavam-se dos recursos naturais para se alimentar, coletando vegetais, caçando animais ou mesmo roubando carcaças. E, também, que após o desenvolvimento de técnicas agrícolas e de domesticação de animais, a utilização de recursos naturais se manteve, embora, de forma e intensidade diferentes. Durante os diálogos, caso os alunos tenham dificuldades neste desafio, questione-os a respeito da própria alimentação. Pergunte se os alimentos do supermercado, por exemplo, são provenientes da natureza, mesmo aqueles industrializados, como os biscoitos doces e salgados que são ricos em açúcar e farinha de trigo. Por meio desta reflexão, espera-se que percebam que todo o nosso alimento tem relação com a natureza, mesmo os industrializados, e que, o ser humano, em toda a sua existência, apropriou-se de recursos naturais para a sua sobrevivência.

Em seguida, para outros grupos, proponha o “desafio 2”. Indique, também, a leitura do artigo: “Relação do Homem x Natureza” e solicite que conversem entre si e procurem responder a pergunta: “O que mudou na relação ser humano/natureza após o domínio das técnicas de agricultura e de criação de animais?” A expectativa é que os alunos consigam responder que a relação homem x natureza sofreu importantes transformações a partir da agricultura e da criação de animais: as pessoas passaram a compreender os ciclos da natureza, a produzir e armazenar excedentes, evitar dificuldades extremas em tempos de escassez de recursos e tornaram-se cada vez mais gregárias, formando as primeiras comunidades fixas. Para estimular as discussões em grupo, questione os alunos com um pensamento hipotético: pergunte como a relação dos seres humanos atuais com a natureza se daria, se fossem esquecidas subitamente as técnicas de agricultura. Questione-os, também, se os impactos naturais que comumente causam danos graves à natureza seriam menores caso fôssemos ainda caçadores-coletores.

Para outros grupos de alunos, proponha o “desafio 3”. Projete ou imprima a imagem: “Uma Aldeia Neolítica”. Caso prefira imprimir, a imagem está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3rP8Df5MPKsywaYFbzY7PWN8WHX2HhhaQBduuDD7vnDMHMqRp7bf5ZAkp8eG/his6-05und02-imagem-uma-aldeia-neolitica.pdf Peça para que observem cuidadosamente os detalhes da imagem e, a partir de um diálogo com os colegas do grupo, identifiquem aspectos que causaram mudanças na alimentação humana e na relação entre as pessoas da época e o meio natural. A expectativa é que os alunos percebam a presença de animais domésticos, do cultivo agrícola e de moradias fixas na imagem e, a partir dessas observações, concluam que esses elementos evidenciam as transformações na dieta dos seres humanos primitivos e na sua relação com o meio natural em comparação com os seres humanos caçadores-coletores-nômades. Caso os alunos manifestem dificuldades em resolver este desafio, questione-os a respeito da proximidade entre os animais e os seres humanos, pergunte sobre qual seria a atividade dos indivíduos presentes na imagem e, também, sobre o porquê daquele tipo de moradia, elaborada com certa complexidade.

Como alternativa para o “desafio 3” e, a fim de favorecer um ensino híbrido, ao invés de apresentar a imagem, proponha que os grupos deste desafio procurem em seus smartphones uma imagem do Período Neolítico e analisem-na, conforme a orientação apresentada. Procure, contudo, verificar a disponibilidade e possibilidade da utilização deste recurso entre os alunos previamente.

Caso julgue pertinente, proponha uma rotação de alunos entre os grupos que receberam desafios diferentes durante os diálogos. Desta forma, mais alunos entrarão em contato com diferentes atividades e linguagens durante a aula.

Ao final dos diálogos, escolha três alunos, que receberam desafios diferentes, para apresentar à turma o resultado que alcançaram após a leitura do texto ou imagem e das discussões com os colegas a respeito do desafio que receberam.

Para você saber mais:

Sobre as transformações da Revolução Neolítica:

ALTARES, Guillermo. A Autêntica Revolução foi no Período Neolítico. Él País. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/04/20/ciencia/1524219983_369281.html. Acesso em: 04 fev 2019.

Reflexão sobre a concepção da agricultura como evolução humana:

SOUSA, Rainer. Agricultura=Evolução? história do Mundo. Disponível em:

https://www.historiadomundo.com.br/pre-historia/agricultura-=-evolucao.htm. Acesso em: 04 fev 2019.

Sobre aspectos da domesticação animal na Pré-história:

HERNANDEZ, Bárbara et al. Domesticação dos Animais na Pré-história. Academia. Disponível em: http://www.academia.edu/30109979/Domestica%C3%A7%C3%A3o_dos_Animais_na_pr%C3%A9-hist%C3%B3ria. Acesso em: 04 fev 2019.

Sobre a metodologia de Rotação por Estações de Aprendizagem:

SASSAKI, Cláudio. Para uma aula diferente, aposte na rotação por Estações de Aprendizagem. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem. Acesso em: 07 fev 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Proponha que os alunos permaneçam em trio e projete ou imprima a tabela “É Fake ou Fato?”. Caso prefira imprimir, a tabela está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tcrhNUSgXqpQgehqfXkTWnqY6qTgeQrQYrSV6DtbAJUsjuevmDhdWHBCSQrG/his6-05und02-tabela-e-fake-ou-fato.pdf Oriente os alunos para que conversem entre si e, a partir de tudo o que estudaram durante a aula, procurem determinar se as frases constantes na tabela são inverídicas (FAKE) ou se são verídicas (FATO). Solicite, também, que, para cada frase analisada, escrevam uma justificativa onde explicam o porquê de serem “fake” ou “fato”. Peça, ainda, que, ao término desta atividade, os alunos construam uma frase, que poderá ser “fake” ou “fato”, e entreguem-na a um grupo vizinho.

A expectativa é que os alunos consigam, na primeira frase, concluir que trata-se de uma afirmação “fake”, pois nos primórdios da Pré-história os seres humanos não plantavam, nem criavam animais. Eram caçadores e coletores de alimento e, possivelmente, roubavam carcaças de animais caçados por outros predadores. Na segunda frase, espera-se que os alunos concluam que trata-se de uma afirmação “fato”, uma vez que durante os diferentes períodos da Pré-história, os seres humanos modificaram sua relação com o meio natural a medida em que desenvolveram técnicas agrícolas e de domesticação dos animais. Por fim, a expectativa na terceira frase é que os alunos percebam que trata-se de uma afirmação “fake”, pois mesmo quando caçadores-coletores, os seres humanos mantinham estreita ligação com o meio ambiente, uma vez que utilizavam-se dele para obter diversos recursos dos quais precisavam para sobreviver.

Escolha três alunos de diferentes trios para que, respectivamente, apresentem à turma a resolução das três frases da tabela “É Fake ou Fato?”. Escolha, também, um quarto aluno para que apresente à turma a resolução da frase proposta por outro trio aos colegas de seu grupo.

Para você saber mais: Seminário sobre a “Paleodieta” - Como sugestão para uma aula posterior, muito divertida e diferente, proponha aos alunos a leitura do texto indicado abaixo ou outro similar encontrado em livros, revistas ou na internet e peça para que organizem-se em grupos e tragam para a aula alguns pratinhos com alimentos que os seres humanos caçadores-coletores consumiam e outros que eles não consumiam na época em que viveram, seja por dificuldades de obtenção, seja por ausência de conhecimento ou técnicas para elaborá-los. Por exemplo, algumas frutas, tubérculos e carne eram largamente consumidas, mas, alimentos como ervilhas, feijões, amendoim e açúcar refinado estavam fora do cardápio. Os alunos deverão com ajuda do texto e de outras possíveis pesquisas levantar informações a respeito da chamada “paleodieta” e elaborar em casa, com ajuda dos colegas, uma apresentação que contará com alguns pratos que serão apresentados ao professor e à turma durante a aula. Caso julgue propício, proponha uma degustação dos alimentos ao final da aula.

JABR, Ferris. Paleodieta: como os caçadores-coletores se alimentam. Arqueologia e Pré-história. Disponível em:https://arqueologiaeprehistoria.com/2013/06/14/paleodieta-como-os-cacadores-coletores-se-alimentam/. Acesso em: 07 fev 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Proponha que os alunos permaneçam em trio e projete ou imprima a tabela “É Fake ou Fato?”. Caso prefira imprimir, a tabela está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tcrhNUSgXqpQgehqfXkTWnqY6qTgeQrQYrSV6DtbAJUsjuevmDhdWHBCSQrG/his6-05und02-tabela-e-fake-ou-fato.pdf Oriente os alunos para que conversem entre si e, a partir de tudo o que estudaram durante a aula, procurem determinar se as frases constantes na tabela são inverídicas (FAKE) ou se são verídicas (FATO). Solicite, também, que, para cada frase analisada, escrevam uma justificativa onde explicam o porquê de serem “fake” ou “fato”. Peça, ainda, que, ao término desta atividade, os alunos construam uma frase, que poderá ser “fake” ou “fato”, e entreguem-na a um grupo vizinho.

A expectativa é que os alunos consigam, na primeira frase, concluir que trata-se de uma afirmação “fake”, pois nos primórdios da Pré-história os seres humanos não plantavam, nem criavam animais. Eram caçadores e coletores de alimento e, possivelmente, roubavam carcaças de animais caçados por outros predadores. Na segunda frase, espera-se que os alunos concluam que trata-se de uma afirmação “fato”, uma vez que durante os diferentes períodos da Pré-história, os seres humanos modificaram sua relação com o meio natural a medida em que desenvolveram técnicas agrícolas e de domesticação dos animais. Por fim, a expectativa na terceira frase é que os alunos percebam que trata-se de uma afirmação “fake”, pois mesmo quando caçadores-coletores, os seres humanos mantinham estreita ligação com o meio ambiente, uma vez que utilizavam-se dele para obter diversos recursos dos quais precisavam para sobreviver.

Escolha três alunos de diferentes trios para que, respectivamente, apresentem à turma a resolução das três frases da tabela “É Fake ou Fato?”. Escolha, também, um quarto aluno para que apresente à turma a resolução da frase proposta por outro trio aos colegas de seu grupo.

Para você saber mais: Seminário sobre a “Paleodieta” - Como sugestão para uma aula posterior, muito divertida e diferente, proponha aos alunos a leitura do texto indicado abaixo ou outro similar encontrado em livros, revistas ou na internet e peça para que organizem-se em grupos e tragam para a aula alguns pratinhos com alimentos que os seres humanos caçadores-coletores consumiam e outros que eles não consumiam na época em que viveram, seja por dificuldades de obtenção, seja por ausência de conhecimento ou técnicas para elaborá-los. Por exemplo, algumas frutas, tubérculos e carne eram largamente consumidas, mas, alimentos como ervilhas, feijões, amendoim e açúcar refinado estavam fora do cardápio. Os alunos deverão com ajuda do texto e de outras possíveis pesquisas levantar informações a respeito da chamada “paleodieta” e elaborar em casa, com ajuda dos colegas, uma apresentação que contará com alguns pratos que serão apresentados ao professor e à turma durante a aula. Caso julgue propício, proponha uma degustação dos alimentos ao final da aula.

JABR, Ferris. Paleodieta: como os caçadores-coletores se alimentam. Arqueologia e Pré-história. Disponível em:https://arqueologiaeprehistoria.com/2013/06/14/paleodieta-como-os-cacadores-coletores-se-alimentam/. Acesso em: 07 fev 2019.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: projetor; cópias impressas dos textos, do diagrama, da tabela e dos quadros de desenhos temáticos.

Material complementar:

Trecho do livro: “História da Alimentação”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mnskMDw4XUGEtCvV2EmwSNZq7PN9BEbvJb6PJZ499dwGvpaG9ZMuZCHsH7jt/his6-05und02-trecho-do-livro-historia-da-alimentacao.pdf

Mapa Textual - Aspectos da Alimentação Humana na Pré-história

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vD6ekCUffrt6y2ETqYVAVaTDRpRaDsptpargt3FYMpErJTw5WY54f73Nw6vp/his6-05und02-mapa-textual-aspectos-da-alimentacao-humana-na-pre-historia.pdf

Sequência de Desafios

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f7bRcaumyeE3umRbGXgUesgPhG8nv9FKg87Wny72Z9YXFX2sCCz5BweWSFz4/his6-05und02-sequencia-de-desafios.pdf

Trecho do artigo: “Relação do Homem x Natureza”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KupxBT4mucCpE7zuXCt7rAYrtj8AanaaNjmqJdQJku2zCdGbqkevjMSCWDhu/his6-05und02-trecho-do-artigo-relacao-do-homem-x-natureza.pdf

Imagem - Uma Aldeia Neolítica

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3rP8Df5MPKsywaYFbzY7PWN8WHX2HhhaQBduuDD7vnDMHMqRp7bf5ZAkp8eG/his6-05und02-imagem-uma-aldeia-neolitica.pdf

Tabela - É Fake ou é Fato?

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tcrhNUSgXqpQgehqfXkTWnqY6qTgeQrQYrSV6DtbAJUsjuevmDhdWHBCSQrG/his6-05und02-tabela-e-fake-ou-fato.pdf

Desvendar o modo de vida dos seres humanos que viveram na Pré-história é sempre um desafio. Toda a evidência encontrada pelos pesquisadores pode trazer à tona informações que transformam a nossa concepção a respeito das pessoas daquela época. Sabemos, contudo, que a busca pelo alimento sempre foi um grande desafio para os seres humanos no período pré-histórico e que a relação humana com a natureza foi dinâmica e modificou-se significativamente ao longo daquele período. Evite antecipar informações e procure direcionar o olhar dos alunos para esta relação “ser humano x natureza”, permitindo que eles descubram a dinâmica desta relação a partir da análise na forma de obtenção dos alimentos ao longo da Pré-história.

Para você saber mais:

Breve análise sobre a relação humano/natureza desde a Pré-história:

DIAS, Bárbara C. Sobre a História da Relação Ser Humano x Natureza. O Polegar Opositor. Disponível em: https://polegaropositor.com.br/legado/sobre-a-historia-da-relacao-ser-humano-x-natureza/. Acesso em: 05 fev 2019.

Sobre aspectos da alimentação humana no Período Paleolítico:

TERLATO, Gabriele. Alimentação Humana durante o Paleolítico Médio e Superior na Europa. Revista Iniciação Científica, v. 10, n. 1, 2012, Criciúma, Santa Catarina. Disponível em: http://periodicos.unesc.net/iniciacaocientifica/article/viewFile/1610/1522. Acesso em: 04 fev 2019.

Sobre a divisão do trabalho na busca por alimentos durante a Pré-história:

NAVARRO, Roberto. Como o Homem Caçava e se Alimentava na Pré-história? Superinteressante. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-o-homem-cacava-e-se-alimentava-na-pre-historia/. Acesso em: 04 fev 2019.

Breve explicação sobre mapas textuais:

MAYRA. Mapa Textual: o que é isso? Uma Viagem Pedagógica. Disponível em: https://umaviagempedagogica.wordpress.com/2017/01/20/mapa-textual-o-que-e-isso/. Acesso em: 05 fev 2019.

Sobre as transformações da Revolução Neolítica:

ALTARES, Guillermo. A Autêntica Revolução foi no Período Neolítico. Él País. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/04/20/ciencia/1524219983_369281.html. Acesso em: 04 fev 2019.

Reflexão sobre a concepção da agricultura como evolução humana:

SOUSA, Rainer. Agricultura=Evolução? história do Mundo. Disponível em:

https://www.historiadomundo.com.br/pre-historia/agricultura-=-evolucao.htm. Acesso em: 04 fev 2019.

Sobre aspectos da domesticação animal na Pré-história:

HERNANDEZ, Bárbara et al. Domesticação dos Animais na Pré-história. Academia. Disponível em: http://www.academia.edu/30109979/Domestica%C3%A7%C3%A3o_dos_Animais_na_pr%C3%A9-hist%C3%B3ria. Acesso em: 04 fev 2019.

Sobre a metodologia de Rotação por Estações de Aprendizagem:

SASSAKI, Cláudio. Para uma aula diferente, aposte na rotação por Estações de Aprendizagem. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem. Acesso em: 07 fev 2019.

Sobre a “Paleodieta”:

JABR, Ferris. Paleodieta: como os caçadores-coletores se alimentam. Arqueologia e Pré-história. Disponível em:https://arqueologiaeprehistoria.com/2013/06/14/paleodieta-como-os-cacadores-coletores-se-alimentam/. Acesso em: 07 fev 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É importante que você destaque que, ao final da aula, espera que os alunos, a partir de um estudo sobre as formas de obtenção de alimento ao longo da Pré-história, consigam perceber a dinâmica da relação entre o ser humano e a natureza.

Para você saber mais:

Breve análise sobre a relação humano/natureza desde a Pré-história:

DIAS, Bárbara C. Sobre a História da Relação Ser Humano x Natureza. O Polegar Opositor. Disponível em: https://polegaropositor.com.br/legado/sobre-a-historia-da-relacao-ser-humano-x-natureza/. Acesso em: 05 fev 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Solicite aos alunos que se reúnam em trios e proponha a leitura do trecho do livro: “História da Alimentação”. O texto está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mnskMDw4XUGEtCvV2EmwSNZq7PN9BEbvJb6PJZ499dwGvpaG9ZMuZCHsH7jt/his6-05und02-trecho-do-livro-historia-da-alimentacao.pdf Em seguida, peça para que os alunos conversem entre si e elaborem um mapa textual com informações sobre aspectos da alimentação humana durante a Pré-história. Oriente-os a elaborar um mapa contendo explicações sobre tudo o que entenderam no texto a respeito do assunto e, caso tenham conhecimentos adicionais, oriente-os a acrescentar essas informações no mapa. Desenhe no quadro um modelo de mapa textual para guiar os alunos ou, se preferir, projete-o ou imprima-o. O modelo de mapa textual está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vD6ekCUffrt6y2ETqYVAVaTDRpRaDsptpargt3FYMpErJTw5WY54f73Nw6vp/his6-05und02-mapa-textual-aspectos-da-alimentacao-humana-na-pre-historia.pdf

Durante a elaboração do mapa textual, espera-se que os alunos consigam levantar informações a respeito das características alimentares dos primeiros seres humanos, explicando a preponderância da alimentação vegetal inicial e as ideias sobre o hábito de caçar e/ou roubar carcaças de animais. Espera-se, também, que os alunos percebam que o desenvolvimento das técnicas agrícolas e de domesticação dos animais surgiram ainda na Pré-história e transformaram o modo de vida dos seres humanos daquela época, causando, inclusive, um grande crescimento populacional como consequência da reserva de excedentes criada a partir da agricultura.

Durante os diálogos dos alunos para a elaboração do mapa textual, será importante que você interfira com alguns questionamentos elucidativos: pergunte se o tipo de alimento teria a ver com o modo de obtê-los; questione-os sobre a possibilidade ou impossibilidade do armazenamento dos alimentos: carne, cereais etc. antes da invenção da agricultura; pergunte, também, sobre as consequências do domínio das técnicas agrícolas para a qualidade da alimentação e para o aumento populacional e, finalmente, questione-os sobre a forma e a intensidade do uso de recursos naturais antes e depois da agricultura e da domesticação de animais. A expectativa é que os alunos reflitam ainda mais sobre o texto a partir dos questionamentos do professor e consigam elaborar os pequenos resumos que comporão o mapa textual, evidenciando os principais assuntos que envolvem os aspectos da alimentação humana na Pré-história.

Em seguida, escolha dois alunos de diferentes trios para que apresentem à turma considerações sobre algumas das ideias que utilizaram para construir o seu mapa textual. Como sugestão, proponha que todos os trios fixem na sala seus mapas textuais. Desta forma, em tempo oportuno, outros alunos poderão tomar conhecimento dos mapas textuais elaborados pelos colegas.

Para você saber mais:

Sobre aspectos da alimentação humana no Período Paleolítico:

TERLATO, Gabriele. Alimentação Humana durante o Paleolítico Médio e Superior na Europa. Revista Iniciação Científica, v. 10, n. 1, 2012, Criciúma, Santa Catarina. Disponível em: http://periodicos.unesc.net/iniciacaocientifica/article/viewFile/1610/1522. Acesso em: 04 fev 2019.

Sobre a divisão do trabalho na busca por alimentos durante a Pré-história:

NAVARRO, Roberto. Como o Homem Caçava e se Alimentava na Pré-história? Superinteressante. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-o-homem-cacava-e-se-alimentava-na-pre-historia/. Acesso em: 04 fev 2019.

Breve explicação sobre mapas textuais:

MAYRA. Mapa Textual: o que é isso? Uma Viagem Pedagógica. Disponível em: https://umaviagempedagogica.wordpress.com/2017/01/20/mapa-textual-o-que-e-isso/. Acesso em: 05 fev 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Solicite aos alunos que se reúnam em trios e proponha a leitura do trecho do livro: “História da Alimentação”. O texto está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mnskMDw4XUGEtCvV2EmwSNZq7PN9BEbvJb6PJZ499dwGvpaG9ZMuZCHsH7jt/his6-05und02-trecho-do-livro-historia-da-alimentacao.pdf Em seguida, peça para que os alunos conversem entre si e elaborem um mapa textual com informações sobre aspectos da alimentação humana durante a Pré-história. Oriente-os a elaborar um mapa contendo explicações sobre tudo o que entenderam no texto a respeito do assunto e, caso tenham conhecimentos adicionais, oriente-os a acrescentar essas informações no mapa. Desenhe no quadro um modelo de mapa textual para guiar os alunos ou, se preferir, projete-o ou imprima-o. O modelo de mapa textual está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vD6ekCUffrt6y2ETqYVAVaTDRpRaDsptpargt3FYMpErJTw5WY54f73Nw6vp/his6-05und02-mapa-textual-aspectos-da-alimentacao-humana-na-pre-historia.pdf

Durante a elaboração do mapa textual, espera-se que os alunos consigam levantar informações a respeito das características alimentares dos primeiros seres humanos, explicando a preponderância da alimentação vegetal inicial e as ideias sobre o hábito de caçar e/ou roubar carcaças de animais. Espera-se, também, que os alunos percebam que o desenvolvimento das técnicas agrícolas e de domesticação dos animais surgiram ainda na Pré-história e transformaram o modo de vida dos seres humanos daquela época, causando, inclusive, um grande crescimento populacional como consequência da reserva de excedentes criada a partir da agricultura.

Durante os diálogos dos alunos para a elaboração do mapa textual, será importante que você interfira com alguns questionamentos elucidativos: pergunte se o tipo de alimento teria a ver com o modo de obtê-los; questione-os sobre a possibilidade ou impossibilidade do armazenamento dos alimentos: carne, cereais etc. antes da invenção da agricultura; pergunte, também, sobre as consequências do domínio das técnicas agrícolas para a qualidade da alimentação e para o aumento populacional e, finalmente, questione-os sobre a forma e a intensidade do uso de recursos naturais antes e depois da agricultura e da domesticação de animais. A expectativa é que os alunos reflitam ainda mais sobre o texto a partir dos questionamentos do professor e consigam elaborar os pequenos resumos que comporão o mapa textual, evidenciando os principais assuntos que envolvem os aspectos da alimentação humana na Pré-história.

Em seguida, escolha dois alunos de diferentes trios para que apresentem à turma considerações sobre algumas das ideias que utilizaram para construir o seu mapa textual. Como sugestão, proponha que todos os trios fixem na sala seus mapas textuais. Desta forma, em tempo oportuno, outros alunos poderão tomar conhecimento dos mapas textuais elaborados pelos colegas.

Para você saber mais:

Sobre aspectos da alimentação humana no Período Paleolítico:

TERLATO, Gabriele. Alimentação Humana durante o Paleolítico Médio e Superior na Europa. Revista Iniciação Científica, v. 10, n. 1, 2012, Criciúma, Santa Catarina. Disponível em: http://periodicos.unesc.net/iniciacaocientifica/article/viewFile/1610/1522. Acesso em: 04 fev 2019.

Sobre a divisão do trabalho na busca por alimentos durante a Pré-história:

NAVARRO, Roberto. Como o Homem Caçava e se Alimentava na Pré-história? Superinteressante. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-o-homem-cacava-e-se-alimentava-na-pre-historia/. Acesso em: 04 fev 2019.

Breve explicação sobre mapas textuais:

MAYRA. Mapa Textual: o que é isso? Uma Viagem Pedagógica. Disponível em: https://umaviagempedagogica.wordpress.com/2017/01/20/mapa-textual-o-que-e-isso/. Acesso em: 05 fev 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Solicite aos alunos que se reúnam em trios e proponha a leitura do trecho do livro: “História da Alimentação”. O texto está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mnskMDw4XUGEtCvV2EmwSNZq7PN9BEbvJb6PJZ499dwGvpaG9ZMuZCHsH7jt/his6-05und02-trecho-do-livro-historia-da-alimentacao.pdf Em seguida, peça para que os alunos conversem entre si e elaborem um mapa textual com informações sobre aspectos da alimentação humana durante a Pré-história. Oriente-os a elaborar um mapa contendo explicações sobre tudo o que entenderam no texto a respeito do assunto e, caso tenham conhecimentos adicionais, oriente-os a acrescentar essas informações no mapa. Desenhe no quadro um modelo de mapa textual para guiar os alunos ou, se preferir, projete-o ou imprima-o. O modelo de mapa textual está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vD6ekCUffrt6y2ETqYVAVaTDRpRaDsptpargt3FYMpErJTw5WY54f73Nw6vp/his6-05und02-mapa-textual-aspectos-da-alimentacao-humana-na-pre-historia.pdf

Durante a elaboração do mapa textual, espera-se que os alunos consigam levantar informações a respeito das características alimentares dos primeiros seres humanos, explicando a preponderância da alimentação vegetal inicial e as ideias sobre o hábito de caçar e/ou roubar carcaças de animais. Espera-se, também, que os alunos percebam que o desenvolvimento das técnicas agrícolas e de domesticação dos animais surgiram ainda na Pré-história e transformaram o modo de vida dos seres humanos daquela época, causando, inclusive, um grande crescimento populacional como consequência da reserva de excedentes criada a partir da agricultura.

Durante os diálogos dos alunos para a elaboração do mapa textual, será importante que você interfira com alguns questionamentos elucidativos: pergunte se o tipo de alimento teria a ver com o modo de obtê-los; questione-os sobre a possibilidade ou impossibilidade do armazenamento dos alimentos: carne, cereais etc. antes da invenção da agricultura; pergunte, também, sobre as consequências do domínio das técnicas agrícolas para a qualidade da alimentação e para o aumento populacional e, finalmente, questione-os sobre a forma e a intensidade do uso de recursos naturais antes e depois da agricultura e da domesticação de animais. A expectativa é que os alunos reflitam ainda mais sobre o texto a partir dos questionamentos do professor e consigam elaborar os pequenos resumos que comporão o mapa textual, evidenciando os principais assuntos que envolvem os aspectos da alimentação humana na Pré-história.

Em seguida, escolha dois alunos de diferentes trios para que apresentem à turma considerações sobre algumas das ideias que utilizaram para construir o seu mapa textual. Como sugestão, proponha que todos os trios fixem na sala seus mapas textuais. Desta forma, em tempo oportuno, outros alunos poderão tomar conhecimento dos mapas textuais elaborados pelos colegas.

Para você saber mais:

Sobre aspectos da alimentação humana no Período Paleolítico:

TERLATO, Gabriele. Alimentação Humana durante o Paleolítico Médio e Superior na Europa. Revista Iniciação Científica, v. 10, n. 1, 2012, Criciúma, Santa Catarina. Disponível em: http://periodicos.unesc.net/iniciacaocientifica/article/viewFile/1610/1522. Acesso em: 04 fev 2019.

Sobre a divisão do trabalho na busca por alimentos durante a Pré-história:

NAVARRO, Roberto. Como o Homem Caçava e se Alimentava na Pré-história? Superinteressante. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-o-homem-cacava-e-se-alimentava-na-pre-historia/. Acesso em: 04 fev 2019.

Breve explicação sobre mapas textuais:

MAYRA. Mapa Textual: o que é isso? Uma Viagem Pedagógica. Disponível em: https://umaviagempedagogica.wordpress.com/2017/01/20/mapa-textual-o-que-e-isso/. Acesso em: 05 fev 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Solicite aos alunos que se reúnam em trios e proponha a leitura do trecho do livro: “História da Alimentação”. O texto está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mnskMDw4XUGEtCvV2EmwSNZq7PN9BEbvJb6PJZ499dwGvpaG9ZMuZCHsH7jt/his6-05und02-trecho-do-livro-historia-da-alimentacao.pdf Em seguida, peça para que os alunos conversem entre si e elaborem um mapa textual com informações sobre aspectos da alimentação humana durante a Pré-história. Oriente-os a elaborar um mapa contendo explicações sobre tudo o que entenderam no texto a respeito do assunto e, caso tenham conhecimentos adicionais, oriente-os a acrescentar essas informações no mapa. Desenhe no quadro um modelo de mapa textual para guiar os alunos ou, se preferir, projete-o ou imprima-o. O modelo de mapa textual está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vD6ekCUffrt6y2ETqYVAVaTDRpRaDsptpargt3FYMpErJTw5WY54f73Nw6vp/his6-05und02-mapa-textual-aspectos-da-alimentacao-humana-na-pre-historia.pdf

Durante a elaboração do mapa textual, espera-se que os alunos consigam levantar informações a respeito das características alimentares dos primeiros seres humanos, explicando a preponderância da alimentação vegetal inicial e as ideias sobre o hábito de caçar e/ou roubar carcaças de animais. Espera-se, também, que os alunos percebam que o desenvolvimento das técnicas agrícolas e de domesticação dos animais surgiram ainda na Pré-história e transformaram o modo de vida dos seres humanos daquela época, causando, inclusive, um grande crescimento populacional como consequência da reserva de excedentes criada a partir da agricultura.

Durante os diálogos dos alunos para a elaboração do mapa textual, será importante que você interfira com alguns questionamentos elucidativos: pergunte se o tipo de alimento teria a ver com o modo de obtê-los; questione-os sobre a possibilidade ou impossibilidade do armazenamento dos alimentos: carne, cereais etc. antes da invenção da agricultura; pergunte, também, sobre as consequências do domínio das técnicas agrícolas para a qualidade da alimentação e para o aumento populacional e, finalmente, questione-os sobre a forma e a intensidade do uso de recursos naturais antes e depois da agricultura e da domesticação de animais. A expectativa é que os alunos reflitam ainda mais sobre o texto a partir dos questionamentos do professor e consigam elaborar os pequenos resumos que comporão o mapa textual, evidenciando os principais assuntos que envolvem os aspectos da alimentação humana na Pré-história.

Em seguida, escolha dois alunos de diferentes trios para que apresentem à turma considerações sobre algumas das ideias que utilizaram para construir o seu mapa textual. Como sugestão, proponha que todos os trios fixem na sala seus mapas textuais. Desta forma, em tempo oportuno, outros alunos poderão tomar conhecimento dos mapas textuais elaborados pelos colegas.

Para você saber mais:

Sobre aspectos da alimentação humana no Período Paleolítico:

TERLATO, Gabriele. Alimentação Humana durante o Paleolítico Médio e Superior na Europa. Revista Iniciação Científica, v. 10, n. 1, 2012, Criciúma, Santa Catarina. Disponível em: http://periodicos.unesc.net/iniciacaocientifica/article/viewFile/1610/1522. Acesso em: 04 fev 2019.

Sobre a divisão do trabalho na busca por alimentos durante a Pré-história:

NAVARRO, Roberto. Como o Homem Caçava e se Alimentava na Pré-história? Superinteressante. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-o-homem-cacava-e-se-alimentava-na-pre-historia/. Acesso em: 04 fev 2019.

Breve explicação sobre mapas textuais:

MAYRA. Mapa Textual: o que é isso? Uma Viagem Pedagógica. Disponível em: https://umaviagempedagogica.wordpress.com/2017/01/20/mapa-textual-o-que-e-isso/. Acesso em: 05 fev 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Com os alunos ainda reunidos em trios, proponha para alguns grupos o “desafio 1”. Para resolver este desafio, os alunos terão de, primeiramente, ler o trecho do artigo: “Relação do Homem x Natureza”. O texto está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KupxBT4mucCpE7zuXCt7rAYrtj8AanaaNjmqJdQJku2zCdGbqkevjMSCWDhu/his6-05und02-trecho-do-artigo-relacao-do-homem-x-natureza.pdf Em seguida, deverão conversar entre si e buscar uma explicação para a afirmação: “a dieta do ser humano pré-histórico, assim como a dos homens e mulheres da atualidade, sempre dependeu de suas relações e interferências no ecossistema”. A expectativa é que os alunos consigam reconhecer que, desde os primórdios, os seres humanos primitivos utilizavam-se dos recursos naturais para se alimentar, coletando vegetais, caçando animais ou mesmo roubando carcaças. E, também, que após o desenvolvimento de técnicas agrícolas e de domesticação de animais, a utilização de recursos naturais se manteve, embora, de forma e intensidade diferentes. Durante os diálogos, caso os alunos tenham dificuldades neste desafio, questione-os a respeito da própria alimentação. Pergunte se os alimentos do supermercado, por exemplo, são provenientes da natureza, mesmo aqueles industrializados, como os biscoitos doces e salgados que são ricos em açúcar e farinha de trigo. Por meio desta reflexão, espera-se que percebam que todo o nosso alimento tem relação com a natureza, mesmo os industrializados, e que, o ser humano, em toda a sua existência, apropriou-se de recursos naturais para a sua sobrevivência.

Em seguida, para outros grupos, proponha o “desafio 2”. Indique, também, a leitura do artigo: “Relação do Homem x Natureza” e solicite que conversem entre si e procurem responder a pergunta: “O que mudou na relação ser humano/natureza após o domínio das técnicas de agricultura e de criação de animais?” A expectativa é que os alunos consigam responder que a relação homem x natureza sofreu importantes transformações a partir da agricultura e da criação de animais: as pessoas passaram a compreender os ciclos da natureza, a produzir e armazenar excedentes, evitar dificuldades extremas em tempos de escassez de recursos e tornaram-se cada vez mais gregárias, formando as primeiras comunidades fixas. Para estimular as discussões em grupo, questione os alunos com um pensamento hipotético: pergunte como a relação dos seres humanos atuais com a natureza se daria, se fossem esquecidas subitamente as técnicas de agricultura. Questione-os, também, se os impactos naturais que comumente causam danos graves à natureza seriam menores caso fôssemos ainda caçadores-coletores.

Para outros grupos de alunos, proponha o “desafio 3”. Projete ou imprima a imagem: “Uma Aldeia Neolítica”. Caso prefira imprimir, a imagem está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3rP8Df5MPKsywaYFbzY7PWN8WHX2HhhaQBduuDD7vnDMHMqRp7bf5ZAkp8eG/his6-05und02-imagem-uma-aldeia-neolitica.pdf Peça para que observem cuidadosamente os detalhes da imagem e, a partir de um diálogo com os colegas do grupo, identifiquem aspectos que causaram mudanças na alimentação humana e na relação entre as pessoas da época e o meio natural. A expectativa é que os alunos percebam a presença de animais domésticos, do cultivo agrícola e de moradias fixas na imagem e, a partir dessas observações, concluam que esses elementos evidenciam as transformações na dieta dos seres humanos primitivos e na sua relação com o meio natural em comparação com os seres humanos caçadores-coletores-nômades. Caso os alunos manifestem dificuldades em resolver este desafio, questione-os a respeito da proximidade entre os animais e os seres humanos, pergunte sobre qual seria a atividade dos indivíduos presentes na imagem e, também, sobre o porquê daquele tipo de moradia, elaborada com certa complexidade.

Como alternativa para o “desafio 3” e, a fim de favorecer um ensino híbrido, ao invés de apresentar a imagem, proponha que os grupos deste desafio procurem em seus smartphones uma imagem do Período Neolítico e analisem-na, conforme a orientação apresentada. Procure, contudo, verificar a disponibilidade e possibilidade da utilização deste recurso entre os alunos previamente.

Caso julgue pertinente, proponha uma rotação de alunos entre os grupos que receberam desafios diferentes durante os diálogos. Desta forma, mais alunos entrarão em contato com diferentes atividades e linguagens durante a aula.

Ao final dos diálogos, escolha três alunos, que receberam desafios diferentes, para apresentar à turma o resultado que alcançaram após a leitura do texto ou imagem e das discussões com os colegas a respeito do desafio que receberam.

Para você saber mais:

Sobre as transformações da Revolução Neolítica:

ALTARES, Guillermo. A Autêntica Revolução foi no Período Neolítico. Él País. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/04/20/ciencia/1524219983_369281.html. Acesso em: 04 fev 2019.

Reflexão sobre a concepção da agricultura como evolução humana:

SOUSA, Rainer. Agricultura=Evolução? história do Mundo. Disponível em:

https://www.historiadomundo.com.br/pre-historia/agricultura-=-evolucao.htm. Acesso em: 04 fev 2019.

Sobre aspectos da domesticação animal na Pré-história:

HERNANDEZ, Bárbara et al. Domesticação dos Animais na Pré-história. Academia. Disponível em: http://www.academia.edu/30109979/Domestica%C3%A7%C3%A3o_dos_Animais_na_pr%C3%A9-hist%C3%B3ria. Acesso em: 04 fev 2019.

Sobre a metodologia de Rotação por Estações de Aprendizagem:

SASSAKI, Cláudio. Para uma aula diferente, aposte na rotação por Estações de Aprendizagem. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem. Acesso em: 07 fev 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Com os alunos ainda reunidos em trios, proponha para alguns grupos o “desafio 1”. Para resolver este desafio, os alunos terão de, primeiramente, ler o trecho do artigo: “Relação do Homem x Natureza”. O texto está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KupxBT4mucCpE7zuXCt7rAYrtj8AanaaNjmqJdQJku2zCdGbqkevjMSCWDhu/his6-05und02-trecho-do-artigo-relacao-do-homem-x-natureza.pdf Em seguida, deverão conversar entre si e buscar uma explicação para a afirmação: “a dieta do ser humano pré-histórico, assim como a dos homens e mulheres da atualidade, sempre dependeu de suas relações e interferências no ecossistema”. A expectativa é que os alunos consigam reconhecer que, desde os primórdios, os seres humanos primitivos utilizavam-se dos recursos naturais para se alimentar, coletando vegetais, caçando animais ou mesmo roubando carcaças. E, também, que após o desenvolvimento de técnicas agrícolas e de domesticação de animais, a utilização de recursos naturais se manteve, embora, de forma e intensidade diferentes. Durante os diálogos, caso os alunos tenham dificuldades neste desafio, questione-os a respeito da própria alimentação. Pergunte se os alimentos do supermercado, por exemplo, são provenientes da natureza, mesmo aqueles industrializados, como os biscoitos doces e salgados que são ricos em açúcar e farinha de trigo. Por meio desta reflexão, espera-se que percebam que todo o nosso alimento tem relação com a natureza, mesmo os industrializados, e que, o ser humano, em toda a sua existência, apropriou-se de recursos naturais para a sua sobrevivência.

Em seguida, para outros grupos, proponha o “desafio 2”. Indique, também, a leitura do artigo: “Relação do Homem x Natureza” e solicite que conversem entre si e procurem responder a pergunta: “O que mudou na relação ser humano/natureza após o domínio das técnicas de agricultura e de criação de animais?” A expectativa é que os alunos consigam responder que a relação homem x natureza sofreu importantes transformações a partir da agricultura e da criação de animais: as pessoas passaram a compreender os ciclos da natureza, a produzir e armazenar excedentes, evitar dificuldades extremas em tempos de escassez de recursos e tornaram-se cada vez mais gregárias, formando as primeiras comunidades fixas. Para estimular as discussões em grupo, questione os alunos com um pensamento hipotético: pergunte como a relação dos seres humanos atuais com a natureza se daria, se fossem esquecidas subitamente as técnicas de agricultura. Questione-os, também, se os impactos naturais que comumente causam danos graves à natureza seriam menores caso fôssemos ainda caçadores-coletores.

Para outros grupos de alunos, proponha o “desafio 3”. Projete ou imprima a imagem: “Uma Aldeia Neolítica”. Caso prefira imprimir, a imagem está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3rP8Df5MPKsywaYFbzY7PWN8WHX2HhhaQBduuDD7vnDMHMqRp7bf5ZAkp8eG/his6-05und02-imagem-uma-aldeia-neolitica.pdf Peça para que observem cuidadosamente os detalhes da imagem e, a partir de um diálogo com os colegas do grupo, identifiquem aspectos que causaram mudanças na alimentação humana e na relação entre as pessoas da época e o meio natural. A expectativa é que os alunos percebam a presença de animais domésticos, do cultivo agrícola e de moradias fixas na imagem e, a partir dessas observações, concluam que esses elementos evidenciam as transformações na dieta dos seres humanos primitivos e na sua relação com o meio natural em comparação com os seres humanos caçadores-coletores-nômades. Caso os alunos manifestem dificuldades em resolver este desafio, questione-os a respeito da proximidade entre os animais e os seres humanos, pergunte sobre qual seria a atividade dos indivíduos presentes na imagem e, também, sobre o porquê daquele tipo de moradia, elaborada com certa complexidade.

Como alternativa para o “desafio 3” e, a fim de favorecer um ensino híbrido, ao invés de apresentar a imagem, proponha que os grupos deste desafio procurem em seus smartphones uma imagem do Período Neolítico e analisem-na, conforme a orientação apresentada. Procure, contudo, verificar a disponibilidade e possibilidade da utilização deste recurso entre os alunos previamente.

Caso julgue pertinente, proponha uma rotação de alunos entre os grupos que receberam desafios diferentes durante os diálogos. Desta forma, mais alunos entrarão em contato com diferentes atividades e linguagens durante a aula.

Ao final dos diálogos, escolha três alunos, que receberam desafios diferentes, para apresentar à turma o resultado que alcançaram após a leitura do texto ou imagem e das discussões com os colegas a respeito do desafio que receberam.

Para você saber mais:

Sobre as transformações da Revolução Neolítica:

ALTARES, Guillermo. A Autêntica Revolução foi no Período Neolítico. Él País. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/04/20/ciencia/1524219983_369281.html. Acesso em: 04 fev 2019.

Reflexão sobre a concepção da agricultura como evolução humana:

SOUSA, Rainer. Agricultura=Evolução? história do Mundo. Disponível em:

https://www.historiadomundo.com.br/pre-historia/agricultura-=-evolucao.htm. Acesso em: 04 fev 2019.

Sobre aspectos da domesticação animal na Pré-história:

HERNANDEZ, Bárbara et al. Domesticação dos Animais na Pré-história. Academia. Disponível em: http://www.academia.edu/30109979/Domestica%C3%A7%C3%A3o_dos_Animais_na_pr%C3%A9-hist%C3%B3ria. Acesso em: 04 fev 2019.

Sobre a metodologia de Rotação por Estações de Aprendizagem:

SASSAKI, Cláudio. Para uma aula diferente, aposte na rotação por Estações de Aprendizagem. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem. Acesso em: 07 fev 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Com os alunos ainda reunidos em trios, proponha para alguns grupos o “desafio 1”. Para resolver este desafio, os alunos terão de, primeiramente, ler o trecho do artigo: “Relação do Homem x Natureza”. O texto está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KupxBT4mucCpE7zuXCt7rAYrtj8AanaaNjmqJdQJku2zCdGbqkevjMSCWDhu/his6-05und02-trecho-do-artigo-relacao-do-homem-x-natureza.pdf Em seguida, deverão conversar entre si e buscar uma explicação para a afirmação: “a dieta do ser humano pré-histórico, assim como a dos homens e mulheres da atualidade, sempre dependeu de suas relações e interferências no ecossistema”. A expectativa é que os alunos consigam reconhecer que, desde os primórdios, os seres humanos primitivos utilizavam-se dos recursos naturais para se alimentar, coletando vegetais, caçando animais ou mesmo roubando carcaças. E, também, que após o desenvolvimento de técnicas agrícolas e de domesticação de animais, a utilização de recursos naturais se manteve, embora, de forma e intensidade diferentes. Durante os diálogos, caso os alunos tenham dificuldades neste desafio, questione-os a respeito da própria alimentação. Pergunte se os alimentos do supermercado, por exemplo, são provenientes da natureza, mesmo aqueles industrializados, como os biscoitos doces e salgados que são ricos em açúcar e farinha de trigo. Por meio desta reflexão, espera-se que percebam que todo o nosso alimento tem relação com a natureza, mesmo os industrializados, e que, o ser humano, em toda a sua existência, apropriou-se de recursos naturais para a sua sobrevivência.

Em seguida, para outros grupos, proponha o “desafio 2”. Indique, também, a leitura do artigo: “Relação do Homem x Natureza” e solicite que conversem entre si e procurem responder a pergunta: “O que mudou na relação ser humano/natureza após o domínio das técnicas de agricultura e de criação de animais?” A expectativa é que os alunos consigam responder que a relação homem x natureza sofreu importantes transformações a partir da agricultura e da criação de animais: as pessoas passaram a compreender os ciclos da natureza, a produzir e armazenar excedentes, evitar dificuldades extremas em tempos de escassez de recursos e tornaram-se cada vez mais gregárias, formando as primeiras comunidades fixas. Para estimular as discussões em grupo, questione os alunos com um pensamento hipotético: pergunte como a relação dos seres humanos atuais com a natureza se daria, se fossem esquecidas subitamente as técnicas de agricultura. Questione-os, também, se os impactos naturais que comumente causam danos graves à natureza seriam menores caso fôssemos ainda caçadores-coletores.

Para outros grupos de alunos, proponha o “desafio 3”. Projete ou imprima a imagem: “Uma Aldeia Neolítica”. Caso prefira imprimir, a imagem está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3rP8Df5MPKsywaYFbzY7PWN8WHX2HhhaQBduuDD7vnDMHMqRp7bf5ZAkp8eG/his6-05und02-imagem-uma-aldeia-neolitica.pdf Peça para que observem cuidadosamente os detalhes da imagem e, a partir de um diálogo com os colegas do grupo, identifiquem aspectos que causaram mudanças na alimentação humana e na relação entre as pessoas da época e o meio natural. A expectativa é que os alunos percebam a presença de animais domésticos, do cultivo agrícola e de moradias fixas na imagem e, a partir dessas observações, concluam que esses elementos evidenciam as transformações na dieta dos seres humanos primitivos e na sua relação com o meio natural em comparação com os seres humanos caçadores-coletores-nômades. Caso os alunos manifestem dificuldades em resolver este desafio, questione-os a respeito da proximidade entre os animais e os seres humanos, pergunte sobre qual seria a atividade dos indivíduos presentes na imagem e, também, sobre o porquê daquele tipo de moradia, elaborada com certa complexidade.

Como alternativa para o “desafio 3” e, a fim de favorecer um ensino híbrido, ao invés de apresentar a imagem, proponha que os grupos deste desafio procurem em seus smartphones uma imagem do Período Neolítico e analisem-na, conforme a orientação apresentada. Procure, contudo, verificar a disponibilidade e possibilidade da utilização deste recurso entre os alunos previamente.

Caso julgue pertinente, proponha uma rotação de alunos entre os grupos que receberam desafios diferentes durante os diálogos. Desta forma, mais alunos entrarão em contato com diferentes atividades e linguagens durante a aula.

Ao final dos diálogos, escolha três alunos, que receberam desafios diferentes, para apresentar à turma o resultado que alcançaram após a leitura do texto ou imagem e das discussões com os colegas a respeito do desafio que receberam.

Para você saber mais:

Sobre as transformações da Revolução Neolítica:

ALTARES, Guillermo. A Autêntica Revolução foi no Período Neolítico. Él País. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/04/20/ciencia/1524219983_369281.html. Acesso em: 04 fev 2019.

Reflexão sobre a concepção da agricultura como evolução humana:

SOUSA, Rainer. Agricultura=Evolução? história do Mundo. Disponível em:

https://www.historiadomundo.com.br/pre-historia/agricultura-=-evolucao.htm. Acesso em: 04 fev 2019.

Sobre aspectos da domesticação animal na Pré-história:

HERNANDEZ, Bárbara et al. Domesticação dos Animais na Pré-história. Academia. Disponível em: http://www.academia.edu/30109979/Domestica%C3%A7%C3%A3o_dos_Animais_na_pr%C3%A9-hist%C3%B3ria. Acesso em: 04 fev 2019.

Sobre a metodologia de Rotação por Estações de Aprendizagem:

SASSAKI, Cláudio. Para uma aula diferente, aposte na rotação por Estações de Aprendizagem. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem. Acesso em: 07 fev 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Com os alunos ainda reunidos em trios, proponha para alguns grupos o “desafio 1”. Para resolver este desafio, os alunos terão de, primeiramente, ler o trecho do artigo: “Relação do Homem x Natureza”. O texto está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KupxBT4mucCpE7zuXCt7rAYrtj8AanaaNjmqJdQJku2zCdGbqkevjMSCWDhu/his6-05und02-trecho-do-artigo-relacao-do-homem-x-natureza.pdf Em seguida, deverão conversar entre si e buscar uma explicação para a afirmação: “a dieta do ser humano pré-histórico, assim como a dos homens e mulheres da atualidade, sempre dependeu de suas relações e interferências no ecossistema”. A expectativa é que os alunos consigam reconhecer que, desde os primórdios, os seres humanos primitivos utilizavam-se dos recursos naturais para se alimentar, coletando vegetais, caçando animais ou mesmo roubando carcaças. E, também, que após o desenvolvimento de técnicas agrícolas e de domesticação de animais, a utilização de recursos naturais se manteve, embora, de forma e intensidade diferentes. Durante os diálogos, caso os alunos tenham dificuldades neste desafio, questione-os a respeito da própria alimentação. Pergunte se os alimentos do supermercado, por exemplo, são provenientes da natureza, mesmo aqueles industrializados, como os biscoitos doces e salgados que são ricos em açúcar e farinha de trigo. Por meio desta reflexão, espera-se que percebam que todo o nosso alimento tem relação com a natureza, mesmo os industrializados, e que, o ser humano, em toda a sua existência, apropriou-se de recursos naturais para a sua sobrevivência.

Em seguida, para outros grupos, proponha o “desafio 2”. Indique, também, a leitura do artigo: “Relação do Homem x Natureza” e solicite que conversem entre si e procurem responder a pergunta: “O que mudou na relação ser humano/natureza após o domínio das técnicas de agricultura e de criação de animais?” A expectativa é que os alunos consigam responder que a relação homem x natureza sofreu importantes transformações a partir da agricultura e da criação de animais: as pessoas passaram a compreender os ciclos da natureza, a produzir e armazenar excedentes, evitar dificuldades extremas em tempos de escassez de recursos e tornaram-se cada vez mais gregárias, formando as primeiras comunidades fixas. Para estimular as discussões em grupo, questione os alunos com um pensamento hipotético: pergunte como a relação dos seres humanos atuais com a natureza se daria, se fossem esquecidas subitamente as técnicas de agricultura. Questione-os, também, se os impactos naturais que comumente causam danos graves à natureza seriam menores caso fôssemos ainda caçadores-coletores.

Para outros grupos de alunos, proponha o “desafio 3”. Projete ou imprima a imagem: “Uma Aldeia Neolítica”. Caso prefira imprimir, a imagem está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3rP8Df5MPKsywaYFbzY7PWN8WHX2HhhaQBduuDD7vnDMHMqRp7bf5ZAkp8eG/his6-05und02-imagem-uma-aldeia-neolitica.pdf Peça para que observem cuidadosamente os detalhes da imagem e, a partir de um diálogo com os colegas do grupo, identifiquem aspectos que causaram mudanças na alimentação humana e na relação entre as pessoas da época e o meio natural. A expectativa é que os alunos percebam a presença de animais domésticos, do cultivo agrícola e de moradias fixas na imagem e, a partir dessas observações, concluam que esses elementos evidenciam as transformações na dieta dos seres humanos primitivos e na sua relação com o meio natural em comparação com os seres humanos caçadores-coletores-nômades. Caso os alunos manifestem dificuldades em resolver este desafio, questione-os a respeito da proximidade entre os animais e os seres humanos, pergunte sobre qual seria a atividade dos indivíduos presentes na imagem e, também, sobre o porquê daquele tipo de moradia, elaborada com certa complexidade.

Como alternativa para o “desafio 3” e, a fim de favorecer um ensino híbrido, ao invés de apresentar a imagem, proponha que os grupos deste desafio procurem em seus smartphones uma imagem do Período Neolítico e analisem-na, conforme a orientação apresentada. Procure, contudo, verificar a disponibilidade e possibilidade da utilização deste recurso entre os alunos previamente.

Caso julgue pertinente, proponha uma rotação de alunos entre os grupos que receberam desafios diferentes durante os diálogos. Desta forma, mais alunos entrarão em contato com diferentes atividades e linguagens durante a aula.

Ao final dos diálogos, escolha três alunos, que receberam desafios diferentes, para apresentar à turma o resultado que alcançaram após a leitura do texto ou imagem e das discussões com os colegas a respeito do desafio que receberam.

Para você saber mais:

Sobre as transformações da Revolução Neolítica:

ALTARES, Guillermo. A Autêntica Revolução foi no Período Neolítico. Él País. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/04/20/ciencia/1524219983_369281.html. Acesso em: 04 fev 2019.

Reflexão sobre a concepção da agricultura como evolução humana:

SOUSA, Rainer. Agricultura=Evolução? história do Mundo. Disponível em:

https://www.historiadomundo.com.br/pre-historia/agricultura-=-evolucao.htm. Acesso em: 04 fev 2019.

Sobre aspectos da domesticação animal na Pré-história:

HERNANDEZ, Bárbara et al. Domesticação dos Animais na Pré-história. Academia. Disponível em: http://www.academia.edu/30109979/Domestica%C3%A7%C3%A3o_dos_Animais_na_pr%C3%A9-hist%C3%B3ria. Acesso em: 04 fev 2019.

Sobre a metodologia de Rotação por Estações de Aprendizagem:

SASSAKI, Cláudio. Para uma aula diferente, aposte na rotação por Estações de Aprendizagem. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem. Acesso em: 07 fev 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Com os alunos ainda reunidos em trios, proponha para alguns grupos o “desafio 1”. Para resolver este desafio, os alunos terão de, primeiramente, ler o trecho do artigo: “Relação do Homem x Natureza”. O texto está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KupxBT4mucCpE7zuXCt7rAYrtj8AanaaNjmqJdQJku2zCdGbqkevjMSCWDhu/his6-05und02-trecho-do-artigo-relacao-do-homem-x-natureza.pdf Em seguida, deverão conversar entre si e buscar uma explicação para a afirmação: “a dieta do ser humano pré-histórico, assim como a dos homens e mulheres da atualidade, sempre dependeu de suas relações e interferências no ecossistema”. A expectativa é que os alunos consigam reconhecer que, desde os primórdios, os seres humanos primitivos utilizavam-se dos recursos naturais para se alimentar, coletando vegetais, caçando animais ou mesmo roubando carcaças. E, também, que após o desenvolvimento de técnicas agrícolas e de domesticação de animais, a utilização de recursos naturais se manteve, embora, de forma e intensidade diferentes. Durante os diálogos, caso os alunos tenham dificuldades neste desafio, questione-os a respeito da própria alimentação. Pergunte se os alimentos do supermercado, por exemplo, são provenientes da natureza, mesmo aqueles industrializados, como os biscoitos doces e salgados que são ricos em açúcar e farinha de trigo. Por meio desta reflexão, espera-se que percebam que todo o nosso alimento tem relação com a natureza, mesmo os industrializados, e que, o ser humano, em toda a sua existência, apropriou-se de recursos naturais para a sua sobrevivência.

Em seguida, para outros grupos, proponha o “desafio 2”. Indique, também, a leitura do artigo: “Relação do Homem x Natureza” e solicite que conversem entre si e procurem responder a pergunta: “O que mudou na relação ser humano/natureza após o domínio das técnicas de agricultura e de criação de animais?” A expectativa é que os alunos consigam responder que a relação homem x natureza sofreu importantes transformações a partir da agricultura e da criação de animais: as pessoas passaram a compreender os ciclos da natureza, a produzir e armazenar excedentes, evitar dificuldades extremas em tempos de escassez de recursos e tornaram-se cada vez mais gregárias, formando as primeiras comunidades fixas. Para estimular as discussões em grupo, questione os alunos com um pensamento hipotético: pergunte como a relação dos seres humanos atuais com a natureza se daria, se fossem esquecidas subitamente as técnicas de agricultura. Questione-os, também, se os impactos naturais que comumente causam danos graves à natureza seriam menores caso fôssemos ainda caçadores-coletores.

Para outros grupos de alunos, proponha o “desafio 3”. Projete ou imprima a imagem: “Uma Aldeia Neolítica”. Caso prefira imprimir, a imagem está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3rP8Df5MPKsywaYFbzY7PWN8WHX2HhhaQBduuDD7vnDMHMqRp7bf5ZAkp8eG/his6-05und02-imagem-uma-aldeia-neolitica.pdf Peça para que observem cuidadosamente os detalhes da imagem e, a partir de um diálogo com os colegas do grupo, identifiquem aspectos que causaram mudanças na alimentação humana e na relação entre as pessoas da época e o meio natural. A expectativa é que os alunos percebam a presença de animais domésticos, do cultivo agrícola e de moradias fixas na imagem e, a partir dessas observações, concluam que esses elementos evidenciam as transformações na dieta dos seres humanos primitivos e na sua relação com o meio natural em comparação com os seres humanos caçadores-coletores-nômades. Caso os alunos manifestem dificuldades em resolver este desafio, questione-os a respeito da proximidade entre os animais e os seres humanos, pergunte sobre qual seria a atividade dos indivíduos presentes na imagem e, também, sobre o porquê daquele tipo de moradia, elaborada com certa complexidade.

Como alternativa para o “desafio 3” e, a fim de favorecer um ensino híbrido, ao invés de apresentar a imagem, proponha que os grupos deste desafio procurem em seus smartphones uma imagem do Período Neolítico e analisem-na, conforme a orientação apresentada. Procure, contudo, verificar a disponibilidade e possibilidade da utilização deste recurso entre os alunos previamente.

Caso julgue pertinente, proponha uma rotação de alunos entre os grupos que receberam desafios diferentes durante os diálogos. Desta forma, mais alunos entrarão em contato com diferentes atividades e linguagens durante a aula.

Ao final dos diálogos, escolha três alunos, que receberam desafios diferentes, para apresentar à turma o resultado que alcançaram após a leitura do texto ou imagem e das discussões com os colegas a respeito do desafio que receberam.

Para você saber mais:

Sobre as transformações da Revolução Neolítica:

ALTARES, Guillermo. A Autêntica Revolução foi no Período Neolítico. Él País. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/04/20/ciencia/1524219983_369281.html. Acesso em: 04 fev 2019.

Reflexão sobre a concepção da agricultura como evolução humana:

SOUSA, Rainer. Agricultura=Evolução? história do Mundo. Disponível em:

https://www.historiadomundo.com.br/pre-historia/agricultura-=-evolucao.htm. Acesso em: 04 fev 2019.

Sobre aspectos da domesticação animal na Pré-história:

HERNANDEZ, Bárbara et al. Domesticação dos Animais na Pré-história. Academia. Disponível em: http://www.academia.edu/30109979/Domestica%C3%A7%C3%A3o_dos_Animais_na_pr%C3%A9-hist%C3%B3ria. Acesso em: 04 fev 2019.

Sobre a metodologia de Rotação por Estações de Aprendizagem:

SASSAKI, Cláudio. Para uma aula diferente, aposte na rotação por Estações de Aprendizagem. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem. Acesso em: 07 fev 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Proponha que os alunos permaneçam em trio e projete ou imprima a tabela “É Fake ou Fato?”. Caso prefira imprimir, a tabela está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tcrhNUSgXqpQgehqfXkTWnqY6qTgeQrQYrSV6DtbAJUsjuevmDhdWHBCSQrG/his6-05und02-tabela-e-fake-ou-fato.pdf Oriente os alunos para que conversem entre si e, a partir de tudo o que estudaram durante a aula, procurem determinar se as frases constantes na tabela são inverídicas (FAKE) ou se são verídicas (FATO). Solicite, também, que, para cada frase analisada, escrevam uma justificativa onde explicam o porquê de serem “fake” ou “fato”. Peça, ainda, que, ao término desta atividade, os alunos construam uma frase, que poderá ser “fake” ou “fato”, e entreguem-na a um grupo vizinho.

A expectativa é que os alunos consigam, na primeira frase, concluir que trata-se de uma afirmação “fake”, pois nos primórdios da Pré-história os seres humanos não plantavam, nem criavam animais. Eram caçadores e coletores de alimento e, possivelmente, roubavam carcaças de animais caçados por outros predadores. Na segunda frase, espera-se que os alunos concluam que trata-se de uma afirmação “fato”, uma vez que durante os diferentes períodos da Pré-história, os seres humanos modificaram sua relação com o meio natural a medida em que desenvolveram técnicas agrícolas e de domesticação dos animais. Por fim, a expectativa na terceira frase é que os alunos percebam que trata-se de uma afirmação “fake”, pois mesmo quando caçadores-coletores, os seres humanos mantinham estreita ligação com o meio ambiente, uma vez que utilizavam-se dele para obter diversos recursos dos quais precisavam para sobreviver.

Escolha três alunos de diferentes trios para que, respectivamente, apresentem à turma a resolução das três frases da tabela “É Fake ou Fato?”. Escolha, também, um quarto aluno para que apresente à turma a resolução da frase proposta por outro trio aos colegas de seu grupo.

Para você saber mais: Seminário sobre a “Paleodieta” - Como sugestão para uma aula posterior, muito divertida e diferente, proponha aos alunos a leitura do texto indicado abaixo ou outro similar encontrado em livros, revistas ou na internet e peça para que organizem-se em grupos e tragam para a aula alguns pratinhos com alimentos que os seres humanos caçadores-coletores consumiam e outros que eles não consumiam na época em que viveram, seja por dificuldades de obtenção, seja por ausência de conhecimento ou técnicas para elaborá-los. Por exemplo, algumas frutas, tubérculos e carne eram largamente consumidas, mas, alimentos como ervilhas, feijões, amendoim e açúcar refinado estavam fora do cardápio. Os alunos deverão com ajuda do texto e de outras possíveis pesquisas levantar informações a respeito da chamada “paleodieta” e elaborar em casa, com ajuda dos colegas, uma apresentação que contará com alguns pratos que serão apresentados ao professor e à turma durante a aula. Caso julgue propício, proponha uma degustação dos alimentos ao final da aula.

JABR, Ferris. Paleodieta: como os caçadores-coletores se alimentam. Arqueologia e Pré-história. Disponível em:https://arqueologiaeprehistoria.com/2013/06/14/paleodieta-como-os-cacadores-coletores-se-alimentam/. Acesso em: 07 fev 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Proponha que os alunos permaneçam em trio e projete ou imprima a tabela “É Fake ou Fato?”. Caso prefira imprimir, a tabela está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tcrhNUSgXqpQgehqfXkTWnqY6qTgeQrQYrSV6DtbAJUsjuevmDhdWHBCSQrG/his6-05und02-tabela-e-fake-ou-fato.pdf Oriente os alunos para que conversem entre si e, a partir de tudo o que estudaram durante a aula, procurem determinar se as frases constantes na tabela são inverídicas (FAKE) ou se são verídicas (FATO). Solicite, também, que, para cada frase analisada, escrevam uma justificativa onde explicam o porquê de serem “fake” ou “fato”. Peça, ainda, que, ao término desta atividade, os alunos construam uma frase, que poderá ser “fake” ou “fato”, e entreguem-na a um grupo vizinho.

A expectativa é que os alunos consigam, na primeira frase, concluir que trata-se de uma afirmação “fake”, pois nos primórdios da Pré-história os seres humanos não plantavam, nem criavam animais. Eram caçadores e coletores de alimento e, possivelmente, roubavam carcaças de animais caçados por outros predadores. Na segunda frase, espera-se que os alunos concluam que trata-se de uma afirmação “fato”, uma vez que durante os diferentes períodos da Pré-história, os seres humanos modificaram sua relação com o meio natural a medida em que desenvolveram técnicas agrícolas e de domesticação dos animais. Por fim, a expectativa na terceira frase é que os alunos percebam que trata-se de uma afirmação “fake”, pois mesmo quando caçadores-coletores, os seres humanos mantinham estreita ligação com o meio ambiente, uma vez que utilizavam-se dele para obter diversos recursos dos quais precisavam para sobreviver.

Escolha três alunos de diferentes trios para que, respectivamente, apresentem à turma a resolução das três frases da tabela “É Fake ou Fato?”. Escolha, também, um quarto aluno para que apresente à turma a resolução da frase proposta por outro trio aos colegas de seu grupo.

Para você saber mais: Seminário sobre a “Paleodieta” - Como sugestão para uma aula posterior, muito divertida e diferente, proponha aos alunos a leitura do texto indicado abaixo ou outro similar encontrado em livros, revistas ou na internet e peça para que organizem-se em grupos e tragam para a aula alguns pratinhos com alimentos que os seres humanos caçadores-coletores consumiam e outros que eles não consumiam na época em que viveram, seja por dificuldades de obtenção, seja por ausência de conhecimento ou técnicas para elaborá-los. Por exemplo, algumas frutas, tubérculos e carne eram largamente consumidas, mas, alimentos como ervilhas, feijões, amendoim e açúcar refinado estavam fora do cardápio. Os alunos deverão com ajuda do texto e de outras possíveis pesquisas levantar informações a respeito da chamada “paleodieta” e elaborar em casa, com ajuda dos colegas, uma apresentação que contará com alguns pratos que serão apresentados ao professor e à turma durante a aula. Caso julgue propício, proponha uma degustação dos alimentos ao final da aula.

JABR, Ferris. Paleodieta: como os caçadores-coletores se alimentam. Arqueologia e Pré-história. Disponível em:https://arqueologiaeprehistoria.com/2013/06/14/paleodieta-como-os-cacadores-coletores-se-alimentam/. Acesso em: 07 fev 2019.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE História: tempo, espaço e formas de registros do 6º ano :

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06HI05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano