17071
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > História: tempo, espaço e formas de registros

Plano de aula - A origem da humanidade: Criacionismo

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre A origem da humanidade: Criacionismo

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Maria Lopes Moura

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link); Whatsapp.
- Optativas: Hangouts, Google.

Contexto
O objetivo desta aula é comparar diferentes perspectivas criacionistas para a origem da humanidade. Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp ou email os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrem da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Proponha que os alunos realizem a observação da imagem. Para que descrevam e interpretem as personagens presentes, direcione-os com perguntas:
- Dentro da perspectiva religiosa judaico-cristã, quem poderia ser o personagem que está sobrevoando a paisagem? E o rapaz no solo?

Caso tenham dificuldades em entender a imagem, você pode expor outra pintura com temática e composição semelhantes, como “A Criação de Adão” (Michelangelo, 1511). Os alunos poderão expor as interpretações por meio de interação no chat do Hangouts, por exemplo.

Problematização
Disponibilize os textos referentes à origem dos seres humanos nas perspectivas chinesa e judaica. Vocês poderão realizar uma leitura em voz alta, caso estejam em videoconferência (escolha alguns leitores e abra seus microfones).
- O que estas culturas têm de semelhante e diferente em relação à criação dos seres humanos?

Envie a eles a tabela para organizarem as comparações e estabeleça um prazo para que te deem a devolutiva. Os alunos podem realizar a atividade individualmente, em grupos, por meio do Whatsapp, ou, até mesmo, em interação durante videoconferência.

Sistematização
Oriente os alunos a elaborar pequenos verbetes no modelo “Você Sabia?”, a respeito das concepções criacionistas chinesa e judaica-cristã. Eles poderão compor uma coleção de verbetes junto aos demais produzidos nas atividades dos planos HIS6_03UND01 e HIS6_03UND02, que também tratam de narrativas criacionistas.

Convite às famílias
Convide as famílias a conhecer mais a respeito das mitologia chinesa. Uma opção interessante é assistirem juntos a uma animação sobre a concepção criacionista estudada, e pesquisarem imagens que as representem no Google Imagens.
- “O mito de Pan ku” (disponível aqui).

Sugestão Enviada Por: Bianca Carolina Pereira da Silva


Código: HIS6_03UND03

(EF06HI03) Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE História: tempo, espaço e formas de registros do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas