Poema
Plano de Aula
Plano de aula: Formação cultural de um povo
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Povos e espaço geográfico
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI01) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Folhas de sulfite para impressão das imagens e letra de música.
Material complementar:
Materiais para impressão
HIS5_01UND05 - POEMA
HIS5_01UND05 - IMAGENS GRUPOS INDÍGENAS
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Em seguida, pergunte aos alunos quem foram os primeiros grupos sociais do Brasil, onde e como eles viviam. Permita que os alunos exponham seus conhecimentos e ao mesmo tempo direcione a conversa levando os alunos a pensarem na organização social desses grupos. Dessa forma abordando e relacionando os primeiros conceitos sobre a cultura de grupos nômades e/ou os primeiros grupos sedentários.
Para você saber:
Acesse o link abaixo:
Nômades
https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/n%C3%B4made/482057 (acesso em 6 de abril de 2019)
Nomadismo
https://www.estudopratico.com.br/nomadismo-o-que-e-historia-e-consequencias/ (acesso em 6 de abril de 2019)
Pré-História no Brasil
https://www.suapesquisa.com/prehistoria/pre_historia_brasil.htm (acesso em 6 de abril de 2019)
Contextualização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Para a problematização vamos partir de uma imagem do Povo Guarani Mirim, e um pensamento que reflete a essência da preservação da cultura desse povo indígena.
Ao observar a imagem das crianças indígenas do slide, solicitar para os alunos escreverem em filipetas o que a imagem representa. As hipóteses serão inúmeras, conduza a reflexão chamando a atenção que uma criança Guarani é indígena, mas é igual a toda criança, com necessidades a serem supridas como alimentação, educação, cultura e respeito.
Após a escrita, converse sobre o que escreveram.
Mais informações:
Acessar o link: https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Guarani (acesso em 6 de abril de 2019)
Contextualização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Para a problematização vamos partir de uma imagem do Povo Guarani Mirim, e um pensamento que reflete a essência da preservação da cultura desse povo indígena.
Ao observar a imagem das crianças indígenas do slide, solicitar para os alunos escreverem em filipetas o que a imagem representa. As hipóteses serão inúmeras, conduza a reflexão chamando a atenção que uma criança Guarani é indígena, mas é igual a toda criança, com necessidades a serem supridas como alimentação, educação, cultura e respeito.
Após a escrita, converse sobre o que escreveram.
Mais informações:
Acessar o link: https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Guarani (acesso em 6 de abril de 2019)
A respeito dessa mensagem o professor deve trazer a informação que os Guaranis é um povo indígena espalhado nas diversas regiões do Brasil. A presença dos Guaranis é percebida em várias reservas indígenas, por exemplo em Santa Catarina temos reservas indígenas Guaranis na Grande Florianópolis, litoral do estado e em Chapecó, no interior do Estado.
Imagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6Wrzahqrj9AteHX42RENqvYxFwTUPdusrP5MQBPmetcrY9fukKubTEe7sJHr/imagens-grupos-indigenas.jpg (acesso em 6 de abril de 2019)
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Dividir os alunos em grupos e entregar a imagem que representa uma índia velha:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6Wrzahqrj9AteHX42RENqvYxFwTUPdusrP5MQBPmetcrY9fukKubTEe7sJHr/imagens-grupos-indigenas.jpg e uma cópia do poema Índia Velha.
Nos grupos os alunos deverão organizar um paralelo, cuja reflexão será o que vemos na imagem e o que nos diz o poema.
Depois de observar e anotar as ideias de cada artefato (imagem e poema), pedir para alunos refletirem o que seria passado e o que seria presente em relação ao povo guarani.
Para você saber mais:
https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Guarani_Kaiow%C3%A1 (acesso em 6 de abril de 2019)
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Dividir os alunos em grupos e entregar a imagem que representa uma índia velha:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6Wrzahqrj9AteHX42RENqvYxFwTUPdusrP5MQBPmetcrY9fukKubTEe7sJHr/imagens-grupos-indigenas.jpg e uma cópia do poema Índia Velha.
Nos grupos os alunos deverão organizar um paralelo, cuja reflexão será o que vemos na imagem e o que nos diz o poema.
Depois de observar e anotar as ideias de cada artefato (imagem e poema), pedir para alunos refletirem o que seria passado e o que seria presente em relação ao povo guarani.
Para você saber mais:
https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Guarani_Kaiow%C3%A1 (acesso em 6 de abril de 2019)
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Dividir os alunos em grupos e entregar a imagem que representa uma índia velha:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6Wrzahqrj9AteHX42RENqvYxFwTUPdusrP5MQBPmetcrY9fukKubTEe7sJHr/imagens-grupos-indigenas.jpg e uma cópia do poema Índia Velha.
Nos grupos os alunos deverão organizar um paralelo, cuja reflexão será o que vemos na imagem e o que nos diz o poema.
Depois de observar e anotar as ideias de cada artefato (imagem e poema), pedir para alunos refletirem o que seria passado e o que seria presente em relação ao povo guarani.
Para você saber mais:
https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Guarani_Kaiow%C3%A1 (acesso em 6 de abril de 2019)
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Dividir os alunos em grupos e entregar a imagem que representa uma índia velha:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6Wrzahqrj9AteHX42RENqvYxFwTUPdusrP5MQBPmetcrY9fukKubTEe7sJHr/imagens-grupos-indigenas.jpg e uma cópia do poema Índia Velha.
Nos grupos os alunos deverão organizar um paralelo, cuja reflexão será o que vemos na imagem e o que nos diz o poema.
Depois de observar e anotar as ideias de cada artefato (imagem e poema), pedir para alunos refletirem o que seria passado e o que seria presente em relação ao povo guarani.
Para você saber mais:
https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Guarani_Kaiow%C3%A1 (acesso em 6 de abril de 2019)
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Dividir os alunos em grupos e entregar a imagem que representa uma índia velha:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6Wrzahqrj9AteHX42RENqvYxFwTUPdusrP5MQBPmetcrY9fukKubTEe7sJHr/imagens-grupos-indigenas.jpg e uma cópia do poema Índia Velha.
Nos grupos os alunos deverão organizar um paralelo, cuja reflexão será o que vemos na imagem e o que nos diz o poema.
Depois de observar e anotar as ideias de cada artefato (imagem e poema), pedir para alunos refletirem o que seria passado e o que seria presente em relação ao povo guarani.
Para você saber mais:
https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Guarani_Kaiow%C3%A1 (acesso em 6 de abril de 2019)
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Partindo das reflexões da problematização solicitar aos alunos a confecção de cartazes trazendo o passado e o presente dos povos indígenas no Brasil, tendo como exemplo o povo Guarani.
Organizar uma socialização das reflexões feitas pelos alunos e expor fora da sala de aula os cartazes confeccionados.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam os processos de formação de um povo - mudanças e permanências na formação cultural.
Siga as orientações definidas. Envie todo o material necessário (documentos, foto dos documentos) pela retirada na escola, por foto, Whatsapp ou e-mail, com as orientações necessárias, de forma que os alunos possam fazer individualmente. Caso opte pelo formato original do Plano, siga o que foi determinado em relação ao trabalho em grupo.
Independentemente do formato utilizado para esta etapa - individual ou em grupo - envie todo o material antecipadamente.
Indique aos alunos, previamente, que assistam ao vídeo “Índios Somos Nós” (disponível aqui), para que entendam um pouco mais sobre o objetivo proposto para esta aula.
Problematização
Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, todas as orientações e explicações complementares para que a compreensão do conteúdo seja atingida) para os alunos.
Permita que os alunos possam fazer a atividade individualmente e oriente-os para a execução dela. Caso opte pelo formato original do Plano, siga o que foi determinado em relação ao trabalho em grupo.
Permita que os alunos entreguem essa proposta na escola, enviem por e-mail, Classroom ou Whatsapp. Sugira aos alunos que façam a atividade usando os recursos que possuem ou os digitais, como PowerPoint, Paint, Google Apresentações, Google Docs e Padlet.
Envie o poema antecipadamente, você pode propor uma recitação - cada aluno/dupla fala uma estrofe ou slide (página) - para o envolvimento maior dos alunos com a fonte que está sendo trabalhada.
Sistematização
Siga as orientações que são propostas nesta etapa. Esta atividade pode ser executada de individualmente ou na forma original deste Plano, mas de forma assíncrona, devido às exigências para a execução.
Permita que eles entreguem as produções na escola, enviem por e-mail, Classroom ou WhatsApp, ou agende uma videoconferência para que a sala possa debater sobre o assunto, esclarecer as dúvidas e os alunos apresentarem os trabalhos.
Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).
Convite às famílias
Peça para as famílias acessarem ao link indicado no Plano, que se refere ao Povo Guarani, para conhecerem um pouco mais sobre a vida e costumes destes brasileiros.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Magda Santos
Mentor: Jeanine Rodermel
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social
Objeto (s) de conhecimento: O que forma um povo: do nomadismo aos primeiros povos sedentarizados
Habilidade(s) da BNCC: (EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.
Palavras Chave: Nômades; Primeiros Grupos Sociais; Meu grupo Social
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