17068
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Registros da história: linguagens e culturas

Plano de aula - As Brincadeiras são nossos patrimônios!

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre As Brincadeiras são nossos patrimônios!

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Angelo Márcio De Paula

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI10) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Duas bandeiras

Blocos de anotação, folha branca, lápis, etc.

Máquina fotográfica ou aparelho celular.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/q7VTKWRkWGxUVBr8KzqcD27eHWSt6YvG2BrQ9VV49W9CdmGWcj3tnSGEuXDw/his5-10und08-inventario-brincadeiras.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XsHxJR5EDd5mgq33ge2a977FkfxaM8fxkQmzvMBewTVZPsBy3fCNVz6jHWpe/his5-10und08-brincadeiras-patrimonio-cultural.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/B5sehf48ssaYWNBNDzZT9QvYR6Hj8tBcbDpAyySNRYfqgGpBJkmWe8eFGdvF/his5-10und08-listagem-de-brincadeiras.pdf

Para você saber mais:

1- Com os alunos reunidos, inicie a atividade fazendo a seguinte pergunta: - Qual sua brincadeira predileta?

2- Registre as respostas.

3- Pergunte se conhecem alguma brincadeira do tempo dos seus pais.

4- Pergunte se eles conhecem ou já brincaram com algum brinquedo da tradição popular.

5- Apresente em slides uma listagens de brinquedos e brincadeiras da tradição popular.

6- No Pátio, divida a turma em dois grupos.

7- Das brincadeiras apresentadas, selecione uma brincadeira para que cada um dos grupos possa brincar. Sugerimos as brincadeiras “Pique Bandeira” e “Telefone sem fio”

8- Cada grupo, receberá uma ficha de instruções da brincadeira sorteada para que possa orientar o seu brincar.

9- Os grupos não poderão brincar simultaneamente.

10- Enquanto um grupo brinca o outro fará um inventário da brincadeira, utilizando um questionário proposto e um material de apoio, observando e anotando as características do jogo ou brincadeira, registrando-a por ilustração ou fotografia.

11- Ainda no pátio da escola, cada grupo deverá fazer uma apresentação o inventário da brincadeira que observou, utilizando as informações coletadas no questionário proposto, os registros e a própria vivência da brincadeira cada o grupo explicará como se dá a brincadeira do grupo que observou.

12- Os grupos se misturam e retomam as brincadeiras, agora de forma recreativa e livre.

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ Acessado em 14/02/2019

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/275 Acessado em 14/02/2019

http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Fichas%20do%20Inventario%20-%20Educacao%20Patrimonial.pdf

HAELSNER, Taiana. VOZES DO PASSADO, SABERES NO PRESENTE: Heranças culturais sobre brinquedos e brincadeiras Experiência dos Idosos da Casa Sant´Ana – Blumenau/SC – 2010. In: http://vdisk.univille.edu.br/community/mestradopcs/get/Dissertacoes/TAIANA_HAELSNER.pdf

Acessado em 14/02/2019 – 00h31m

DA SILVA, Eduardo Rodrigues. Vamos Brincar de Preservar? As Brincadeiras Infantis como Patrimônio Imaterial. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH. São Paulo - 2011. In: http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1312923290_ARQUIVO_brincadeiras_e_patrimonio_definitivoerevisado2.pdf

Acessado em 13/02/2019 – 23h20m

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

1- Reúna os alunos no pátio da escola e apresente para a turma o objetivo da aula.

Para você saber mais:

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ Acessado em 14/02/2019

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/275 Acessado em 14/02/2019

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

1- Com os alunos reunidos, inicie a atividade fazendo a seguinte pergunta: - Qual sua brincadeira predileta?

2- Registre as respostas.

3- Pergunte se conhecem alguma brincadeira do tempo dos seus pais.

4- Pergunte se eles conhecem ou já brincaram com algum brinquedo da tradição popular.

5- Apresente em slides uma listagens de brinquedos e brincadeiras da tradição popular.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/B5sehf48ssaYWNBNDzZT9QvYR6Hj8tBcbDpAyySNRYfqgGpBJkmWe8eFGdvF/his5-10und08-listagem-de-brincadeiras.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XsHxJR5EDd5mgq33ge2a977FkfxaM8fxkQmzvMBewTVZPsBy3fCNVz6jHWpe/his5-10und08-brincadeiras-patrimonio-cultural.pdf

Caso a unidade escolar não disponha de equipamentos como computadores e projetores, utilize listagens, cartazes ou cartões para apresentar as brincadeiras. Se a unidade escolar não possuir pátio, utilize outra área externa ou até mesmo na própria sala de aula.

Para você saber mais:

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ Acessado em 14/02/2019

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/275 Acessado em 14/02/2019

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

1- No pátio, divida a turma em dois grupos.

2- Das brincadeiras apresentadas, selecione uma brincadeira para que cada um dos grupos possa brincar. Sugerimos as brincadeiras “Pique Bandeira” e “Telefone sem fio”

3- Cada grupo receberá uma ficha de instruções da brincadeira sorteada para que possa orientar o seu brincar.

4- Os grupos não poderão brincar simultaneamente.

5- Enquanto um grupo brinca o outro fará um inventário da brincadeira, utilizando um questionário proposto e um material de apoio, observando e anotando as características do jogo ou brincadeira, registrando-a por ilustração ou fotografia.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XsHxJR5EDd5mgq33ge2a977FkfxaM8fxkQmzvMBewTVZPsBy3fCNVz6jHWpe/his5-10und08-brincadeiras-patrimonio-cultural.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/B5sehf48ssaYWNBNDzZT9QvYR6Hj8tBcbDpAyySNRYfqgGpBJkmWe8eFGdvF/his5-10und08-listagem-de-brincadeiras.pdf

Se a unidade escolar não possuir pátio, utilize outra área externa ou até mesmo na própria sala de aula. Se a turma for muito grande numericamente, divida 04 grupos. Em caso de mais de dois grupos formados, sorteie qual grupo cada qual vai observar.

Como adequar à sua realidade: É possível sugerir outras brincadeiras mais ligadas aos aspectos culturais da região onde a unidade de ensino está inserida.

Para você saber mais:

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ Acessado em 14/02/2019

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/275 Acessado em 14/02/2019

http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Fichas%20do%20Inventario%20-%20Educacao%20Patrimonial.pdf

HAELSNER, Taiana. VOZES DO PASSADO, SABERES NO PRESENTE: Heranças culturais sobre brinquedos e brincadeiras Experiência dos Idosos da Casa Sant´Ana – Blumenau/SC – 2010. In: http://vdisk.univille.edu.br/community/mestradopcs/get/Dissertacoes/TAIANA_HAELSNER.pdf

Acessado em 14/02/2019 – 00h31m

DA SILVA, Eduardo Rodrigues. Vamos Brincar de Preservar? As Brincadeiras Infantis como Patrimônio Imaterial. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH. São Paulo - 2011. In: http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1312923290_ARQUIVO_brincadeiras_e_patrimonio_definitivoerevisado2.pdf

Acessado em 13/02/2019 – 23h20m

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

1- Ainda no pátio da escola, cada grupo deverá fazer uma apresentação o inventário da brincadeira que observou, utilizando as informações coletadas no questionário proposto, os registros e a própria vivência da brincadeira cada o grupo explicará como se dá a brincadeira do grupo que observou.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/q7VTKWRkWGxUVBr8KzqcD27eHWSt6YvG2BrQ9VV49W9CdmGWcj3tnSGEuXDw/his5-10und08-inventario-brincadeiras.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XsHxJR5EDd5mgq33ge2a977FkfxaM8fxkQmzvMBewTVZPsBy3fCNVz6jHWpe/his5-10und08-brincadeiras-patrimonio-cultural.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/B5sehf48ssaYWNBNDzZT9QvYR6Hj8tBcbDpAyySNRYfqgGpBJkmWe8eFGdvF/his5-10und08-listagem-de-brincadeiras.pdf

2- Os grupos se misturam e retomam as brincadeiras, agora de forma recreativa e livre.

Se a unidade escolar não possuir pátio, utilize outra área externa ou até mesmo na própria sala de aula. Se a turma for muito grande numericamente, divida 04 grupos. Em caso de mais de dois grupos formados, sorteei qual grupo cada qual vai observar.

Para você saber mais:

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ Acessado em 14/02/2019

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/275 Acessado em 14/02/2019

https://www.jogostradicionais.org/pique-bandeira Acessado em 14/02/2019

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI10) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Duas bandeiras

Blocos de anotação, folha branca, lápis, etc.

Máquina fotográfica ou aparelho celular.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/q7VTKWRkWGxUVBr8KzqcD27eHWSt6YvG2BrQ9VV49W9CdmGWcj3tnSGEuXDw/his5-10und08-inventario-brincadeiras.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XsHxJR5EDd5mgq33ge2a977FkfxaM8fxkQmzvMBewTVZPsBy3fCNVz6jHWpe/his5-10und08-brincadeiras-patrimonio-cultural.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/B5sehf48ssaYWNBNDzZT9QvYR6Hj8tBcbDpAyySNRYfqgGpBJkmWe8eFGdvF/his5-10und08-listagem-de-brincadeiras.pdf

Para você saber mais:

1- Com os alunos reunidos, inicie a atividade fazendo a seguinte pergunta: - Qual sua brincadeira predileta?

2- Registre as respostas.

3- Pergunte se conhecem alguma brincadeira do tempo dos seus pais.

4- Pergunte se eles conhecem ou já brincaram com algum brinquedo da tradição popular.

5- Apresente em slides uma listagens de brinquedos e brincadeiras da tradição popular.

6- No Pátio, divida a turma em dois grupos.

7- Das brincadeiras apresentadas, selecione uma brincadeira para que cada um dos grupos possa brincar. Sugerimos as brincadeiras “Pique Bandeira” e “Telefone sem fio”

8- Cada grupo, receberá uma ficha de instruções da brincadeira sorteada para que possa orientar o seu brincar.

9- Os grupos não poderão brincar simultaneamente.

10- Enquanto um grupo brinca o outro fará um inventário da brincadeira, utilizando um questionário proposto e um material de apoio, observando e anotando as características do jogo ou brincadeira, registrando-a por ilustração ou fotografia.

11- Ainda no pátio da escola, cada grupo deverá fazer uma apresentação o inventário da brincadeira que observou, utilizando as informações coletadas no questionário proposto, os registros e a própria vivência da brincadeira cada o grupo explicará como se dá a brincadeira do grupo que observou.

12- Os grupos se misturam e retomam as brincadeiras, agora de forma recreativa e livre.

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ Acessado em 14/02/2019

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/275 Acessado em 14/02/2019

http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Fichas%20do%20Inventario%20-%20Educacao%20Patrimonial.pdf

HAELSNER, Taiana. VOZES DO PASSADO, SABERES NO PRESENTE: Heranças culturais sobre brinquedos e brincadeiras Experiência dos Idosos da Casa Sant´Ana – Blumenau/SC – 2010. In: http://vdisk.univille.edu.br/community/mestradopcs/get/Dissertacoes/TAIANA_HAELSNER.pdf

Acessado em 14/02/2019 – 00h31m

DA SILVA, Eduardo Rodrigues. Vamos Brincar de Preservar? As Brincadeiras Infantis como Patrimônio Imaterial. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH. São Paulo - 2011. In: http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1312923290_ARQUIVO_brincadeiras_e_patrimonio_definitivoerevisado2.pdf

Acessado em 13/02/2019 – 23h20m

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

1- Reúna os alunos no pátio da escola e apresente para a turma o objetivo da aula.

Para você saber mais:

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ Acessado em 14/02/2019

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/275 Acessado em 14/02/2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

1- Com os alunos reunidos, inicie a atividade fazendo a seguinte pergunta: - Qual sua brincadeira predileta?

2- Registre as respostas.

3- Pergunte se conhecem alguma brincadeira do tempo dos seus pais.

4- Pergunte se eles conhecem ou já brincaram com algum brinquedo da tradição popular.

5- Apresente em slides uma listagens de brinquedos e brincadeiras da tradição popular.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/B5sehf48ssaYWNBNDzZT9QvYR6Hj8tBcbDpAyySNRYfqgGpBJkmWe8eFGdvF/his5-10und08-listagem-de-brincadeiras.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XsHxJR5EDd5mgq33ge2a977FkfxaM8fxkQmzvMBewTVZPsBy3fCNVz6jHWpe/his5-10und08-brincadeiras-patrimonio-cultural.pdf

Caso a unidade escolar não disponha de equipamentos como computadores e projetores, utilize listagens, cartazes ou cartões para apresentar as brincadeiras. Se a unidade escolar não possuir pátio, utilize outra área externa ou até mesmo na própria sala de aula.

Para você saber mais:

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ Acessado em 14/02/2019

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/275 Acessado em 14/02/2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

1- No pátio, divida a turma em dois grupos.

2- Das brincadeiras apresentadas, selecione uma brincadeira para que cada um dos grupos possa brincar. Sugerimos as brincadeiras “Pique Bandeira” e “Telefone sem fio”

3- Cada grupo receberá uma ficha de instruções da brincadeira sorteada para que possa orientar o seu brincar.

4- Os grupos não poderão brincar simultaneamente.

5- Enquanto um grupo brinca o outro fará um inventário da brincadeira, utilizando um questionário proposto e um material de apoio, observando e anotando as características do jogo ou brincadeira, registrando-a por ilustração ou fotografia.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XsHxJR5EDd5mgq33ge2a977FkfxaM8fxkQmzvMBewTVZPsBy3fCNVz6jHWpe/his5-10und08-brincadeiras-patrimonio-cultural.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/B5sehf48ssaYWNBNDzZT9QvYR6Hj8tBcbDpAyySNRYfqgGpBJkmWe8eFGdvF/his5-10und08-listagem-de-brincadeiras.pdf

Se a unidade escolar não possuir pátio, utilize outra área externa ou até mesmo na própria sala de aula. Se a turma for muito grande numericamente, divida 04 grupos. Em caso de mais de dois grupos formados, sorteie qual grupo cada qual vai observar.

Como adequar à sua realidade: É possível sugerir outras brincadeiras mais ligadas aos aspectos culturais da região onde a unidade de ensino está inserida.

Para você saber mais:

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ Acessado em 14/02/2019

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/275 Acessado em 14/02/2019

http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Fichas%20do%20Inventario%20-%20Educacao%20Patrimonial.pdf

HAELSNER, Taiana. VOZES DO PASSADO, SABERES NO PRESENTE: Heranças culturais sobre brinquedos e brincadeiras Experiência dos Idosos da Casa Sant´Ana – Blumenau/SC – 2010. In: http://vdisk.univille.edu.br/community/mestradopcs/get/Dissertacoes/TAIANA_HAELSNER.pdf

Acessado em 14/02/2019 – 00h31m

DA SILVA, Eduardo Rodrigues. Vamos Brincar de Preservar? As Brincadeiras Infantis como Patrimônio Imaterial. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH. São Paulo - 2011. In: http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1312923290_ARQUIVO_brincadeiras_e_patrimonio_definitivoerevisado2.pdf

Acessado em 13/02/2019 – 23h20m

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

1- Ainda no pátio da escola, cada grupo deverá fazer uma apresentação o inventário da brincadeira que observou, utilizando as informações coletadas no questionário proposto, os registros e a própria vivência da brincadeira cada o grupo explicará como se dá a brincadeira do grupo que observou.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/q7VTKWRkWGxUVBr8KzqcD27eHWSt6YvG2BrQ9VV49W9CdmGWcj3tnSGEuXDw/his5-10und08-inventario-brincadeiras.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XsHxJR5EDd5mgq33ge2a977FkfxaM8fxkQmzvMBewTVZPsBy3fCNVz6jHWpe/his5-10und08-brincadeiras-patrimonio-cultural.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/B5sehf48ssaYWNBNDzZT9QvYR6Hj8tBcbDpAyySNRYfqgGpBJkmWe8eFGdvF/his5-10und08-listagem-de-brincadeiras.pdf

2- Os grupos se misturam e retomam as brincadeiras, agora de forma recreativa e livre.

Se a unidade escolar não possuir pátio, utilize outra área externa ou até mesmo na própria sala de aula. Se a turma for muito grande numericamente, divida 04 grupos. Em caso de mais de dois grupos formados, sorteei qual grupo cada qual vai observar.

Para você saber mais:

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ Acessado em 14/02/2019

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/275 Acessado em 14/02/2019

https://www.jogostradicionais.org/pique-bandeira Acessado em 14/02/2019

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Registros da história: linguagens e culturas do 5º ano :

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05HI10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano