Objetivo da aula
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Dyone Andrade
Mentor: Eliane Zanin
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA03) Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.
Objetivos específicos
Aprimorar a destreza do cálculo mental na multiplicação através dos jogos.
Conceito-chave
Calcular mentalmente as operações a fim de solucionar o jogo.
Recursos necessários
- Folha impressa;
- Lápis.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Leia com seus alunos o aquecimento da aula, faça os questionamentos sugeridos e incentive-os a realizar a atividade proposta que segue. Oriente seus alunos quanto a solução do jogo através do cálculo mental.
Propósito: Resgatar o conteúdo a ser explorado na aula.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Oriente seus alunos a calcularem mentalmente as multiplicações para localizá-las mais rapidamente na tabela pitagórica. Deixe que tentem calcular sozinhos o restante das operações para chegar ao resultado final. No segundo momento, deixe que tentem encontrar a posição do porta-aviões de acordo com as instruções. Depois dê um tempo para que os alunos em duplas, discutam a maneira que encontraram para chegar aos resultado. Peça que, caso seu resultado seja diferente do colega, verifique se está dentro das regras.
Discuta com a turma:
- Como vocês chegaram ao resultado?
- Vocês encontraram dificuldade na realização da atividade?
Propósito: Utilizar a atividade para trabalhar o objetivo.
Sobre jogos com tabuada, há materiais interessantes no endereço: http://matematicadivertidagestao.blogspot.com.br/p/passatempos.html
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Professor, oriente seus alunos a preencherem a tabela sugerida inicialmente. Deixe que tentem calcular sozinhos o restante das operações para chegar ao resultado final. Depois dê um tempo para que os alunos em duplas discutam a maneira que encontraram para chegar aos resultado.
Discuta com a turma:
- Como vocês chegaram ao resultado?
- Que cálculos, ou operações vocês utilizaram?
- Vocês encontraram dificuldade na realização da atividade?
Propósito: Utilizar a atividade para trabalhar o objetivo.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Oriente seus alunos a preencherem a tabela sugerida inicialmente. Deixe que tentem calcular sozinhos, o restante das operações para chegar ao resultado final. Depois dê um tempo para que os alunos em duplas discutam a maneira que encontraram para chegar aos resultado.
Discuta com a turma:
- Como vocês chegaram ao resultado?
- Que cálculos, ou operações vocês utilizaram?
- Vocês encontraram dificuldade na realização da atividade?
Propósito: Utilizar a atividade para trabalhar o objetivo.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 7 e 8)
Orientação: Esta resposta é fechada.
Propósito: Compartilhar todas as possíveis formas de resolução por parte dos alunos.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 7 e 8)
Orientação: Se possível, projete a tabela pitagórica no quadro branco, ou monte o diagrama com pincel atômico. Aqui haverá muitos resultados possíveis diferentes. Discuta com os alunos onde cada um dispôs seu porta-avião. Verifique se atendeu à regra de não tocar em nenhuma extremidade as outras embarcações. Convide alunos a relatar oralmente as multiplicações que geram os resultados, encontre-os coletivamente com a turma e pinte os quadradinhos referentes no diagrama. Discuta com eles outras possibilidades. Caso alguma encoste em outra embarcação já pintada na tabela, chame a atenção perguntando se aquela atende à regra, e como fariam, o que mudariam para fazer com que atenda à regra imposta.
Propósito: Compartilhar todas as possíveis formas de resolução por parte dos alunos.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Resgate com os alunos o que foi aprofundado nesta aula.
Discuta com a turma:
- O tema foi fácil?
- Ficou alguma dúvida?
- Vocês conseguiram dispor o porta-aviões de acordo com a regras?
- Como fizeram isso?
- Há mais de uma possibilidade?
Propósito: Resumir o que foi aprendido na aula.
Raio X
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem.
Propósito: Verificar se os alunos são capazes de calcular mentalmente de forma rápida os produtos das multiplicações.
Materiais Complementares: