10314
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Cálculo mental através de jogos com multiplicações

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º do Fundamental sobre calcular mentalmente as operações a fim de solucionar o jogo

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Dyone Andrade,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo da aula select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Dyone Andrade

Mentor: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA03) Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.

Objetivos específicos

Aprimorar a destreza do cálculo mental na multiplicação através dos jogos.

Conceito-chave

Calcular mentalmente as operações a fim de solucionar o jogo.

Recursos necessários

  • Folha impressa;
  • Lápis.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia com seus alunos o aquecimento da aula, faça os questionamentos sugeridos e incentive-os a realizar a atividade proposta que segue. Oriente seus alunos quanto a solução do jogo através do cálculo mental.

Propósito: Resgatar o conteúdo a ser explorado na aula.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Oriente seus alunos a calcularem mentalmente as multiplicações para localizá-las mais rapidamente na tabela pitagórica. Deixe que tentem calcular sozinhos o restante das operações para chegar ao resultado final. No segundo momento, deixe que tentem encontrar a posição do porta-aviões de acordo com as instruções. Depois dê um tempo para que os alunos em duplas, discutam a maneira que encontraram para chegar aos resultado. Peça que, caso seu resultado seja diferente do colega, verifique se está dentro das regras.

Discuta com a turma:

  • Como vocês chegaram ao resultado?
  • Vocês encontraram dificuldade na realização da atividade?

Propósito: Utilizar a atividade para trabalhar o objetivo.

Sobre jogos com tabuada, há materiais interessantes no endereço: http://matematicadivertidagestao.blogspot.com.br/p/passatempos.html

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Professor, oriente seus alunos a preencherem a tabela sugerida inicialmente. Deixe que tentem calcular sozinhos o restante das operações para chegar ao resultado final. Depois dê um tempo para que os alunos em duplas discutam a maneira que encontraram para chegar aos resultado.

Discuta com a turma:

  • Como vocês chegaram ao resultado?
  • Que cálculos, ou operações vocês utilizaram?
  • Vocês encontraram dificuldade na realização da atividade?

Propósito: Utilizar a atividade para trabalhar o objetivo.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Oriente seus alunos a preencherem a tabela sugerida inicialmente. Deixe que tentem calcular sozinhos, o restante das operações para chegar ao resultado final. Depois dê um tempo para que os alunos em duplas discutam a maneira que encontraram para chegar aos resultado.

Discuta com a turma:

  • Como vocês chegaram ao resultado?
  • Que cálculos, ou operações vocês utilizaram?
  • Vocês encontraram dificuldade na realização da atividade?

Propósito: Utilizar a atividade para trabalhar o objetivo.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 7 e 8)

Orientação: Esta resposta é fechada.

Propósito: Compartilhar todas as possíveis formas de resolução por parte dos alunos.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 7 e 8)

Orientação: Se possível, projete a tabela pitagórica no quadro branco, ou monte o diagrama com pincel atômico. Aqui haverá muitos resultados possíveis diferentes. Discuta com os alunos onde cada um dispôs seu porta-avião. Verifique se atendeu à regra de não tocar em nenhuma extremidade as outras embarcações. Convide alunos a relatar oralmente as multiplicações que geram os resultados, encontre-os coletivamente com a turma e pinte os quadradinhos referentes no diagrama. Discuta com eles outras possibilidades. Caso alguma encoste em outra embarcação já pintada na tabela, chame a atenção perguntando se aquela atende à regra, e como fariam, o que mudariam para fazer com que atenda à regra imposta.

Propósito: Compartilhar todas as possíveis formas de resolução por parte dos alunos.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Resgate com os alunos o que foi aprofundado nesta aula.

Discuta com a turma:

  • O tema foi fácil?
  • Ficou alguma dúvida?
  • Vocês conseguiram dispor o porta-aviões de acordo com a regras?
  • Como fizeram isso?
  • Há mais de uma possibilidade?

Propósito: Resumir o que foi aprendido na aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem.

Propósito: Verificar se os alunos são capazes de calcular mentalmente de forma rápida os produtos das multiplicações.

Materiais Complementares:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Dyone Andrade

Mentor: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA03) Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.

Objetivos específicos

Aprimorar a destreza do cálculo mental na multiplicação através dos jogos.

Conceito-chave

Calcular mentalmente as operações a fim de solucionar o jogo.

Recursos necessários

  • Folha impressa;
  • Lápis.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia com seus alunos o aquecimento da aula, faça os questionamentos sugeridos e incentive-os a realizar a atividade proposta que segue. Oriente seus alunos quanto a solução do jogo através do cálculo mental.

Propósito: Resgatar o conteúdo a ser explorado na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Oriente seus alunos a calcularem mentalmente as multiplicações para localizá-las mais rapidamente na tabela pitagórica. Deixe que tentem calcular sozinhos o restante das operações para chegar ao resultado final. No segundo momento, deixe que tentem encontrar a posição do porta-aviões de acordo com as instruções. Depois dê um tempo para que os alunos em duplas, discutam a maneira que encontraram para chegar aos resultado. Peça que, caso seu resultado seja diferente do colega, verifique se está dentro das regras.

Discuta com a turma:

  • Como vocês chegaram ao resultado?
  • Vocês encontraram dificuldade na realização da atividade?

Propósito: Utilizar a atividade para trabalhar o objetivo.

Sobre jogos com tabuada, há materiais interessantes no endereço: http://matematicadivertidagestao.blogspot.com.br/p/passatempos.html

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Professor, oriente seus alunos a preencherem a tabela sugerida inicialmente. Deixe que tentem calcular sozinhos o restante das operações para chegar ao resultado final. Depois dê um tempo para que os alunos em duplas discutam a maneira que encontraram para chegar aos resultado.

Discuta com a turma:

  • Como vocês chegaram ao resultado?
  • Que cálculos, ou operações vocês utilizaram?
  • Vocês encontraram dificuldade na realização da atividade?

Propósito: Utilizar a atividade para trabalhar o objetivo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Oriente seus alunos a preencherem a tabela sugerida inicialmente. Deixe que tentem calcular sozinhos, o restante das operações para chegar ao resultado final. Depois dê um tempo para que os alunos em duplas discutam a maneira que encontraram para chegar aos resultado.

Discuta com a turma:

  • Como vocês chegaram ao resultado?
  • Que cálculos, ou operações vocês utilizaram?
  • Vocês encontraram dificuldade na realização da atividade?

Propósito: Utilizar a atividade para trabalhar o objetivo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 7 e 8)

Orientação: Esta resposta é fechada.

Propósito: Compartilhar todas as possíveis formas de resolução por parte dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 7 e 8)

Orientação: Se possível, projete a tabela pitagórica no quadro branco, ou monte o diagrama com pincel atômico. Aqui haverá muitos resultados possíveis diferentes. Discuta com os alunos onde cada um dispôs seu porta-avião. Verifique se atendeu à regra de não tocar em nenhuma extremidade as outras embarcações. Convide alunos a relatar oralmente as multiplicações que geram os resultados, encontre-os coletivamente com a turma e pinte os quadradinhos referentes no diagrama. Discuta com eles outras possibilidades. Caso alguma encoste em outra embarcação já pintada na tabela, chame a atenção perguntando se aquela atende à regra, e como fariam, o que mudariam para fazer com que atenda à regra imposta.

Propósito: Compartilhar todas as possíveis formas de resolução por parte dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Resgate com os alunos o que foi aprofundado nesta aula.

Discuta com a turma:

  • O tema foi fácil?
  • Ficou alguma dúvida?
  • Vocês conseguiram dispor o porta-aviões de acordo com a regras?
  • Como fizeram isso?
  • Há mais de uma possibilidade?

Propósito: Resumir o que foi aprendido na aula.

Slide Plano Aula

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem.

Propósito: Verificar se os alunos são capazes de calcular mentalmente de forma rápida os produtos das multiplicações.

Materiais Complementares:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 3º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano