Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Na contextualização, reúna a turma no refeitório. Pergunte aos alunos se em sua família existe algum prato, doce ou salgado, que seja o predileto ou tradicional, ou seja, sempre presente nas reuniões familiares e datas importantes.
Utilizando cartazes ou flip sharp, aborde os conceitos de Patrimônio Cultural Imaterial, Culinária e Gastronomia, relacionando-os, mostrando como o modo de preparar os alimentos é um importante traço de uma comunidade, e também define sua identidade.
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jjHzHNY7z79j8PJ5TcT5BA7FDm6adQge8Vt5ymVrNSqjFmjjj5TKyFgWTD4c/his5-10und07-patrimonio-cultural-no-brasil.pdf
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bzpT2TDu4RVtfNy2hyCUc5nHBSwfkw9vab43Yjd8yc9fZsykUzMcmJ89EBPZ/his5-10und07-patrimonio-cultural-imaterial-gastronomia.pdf
Apresente os pratos selecionados para a oficina de culinária - Pão de Queijo, Brigadeiro e Bolo de Fubá.
Como adequar à sua realidade:
Você pode substituir as receitas sugeridas, por pratos tradicionais na região onde a unidade de ensino está inserida.
Na unidade escolar que não possuir refeitório, a atividade pode ser realizada na própria sala de aula, levando para a cozinha na hora do cozimento.
Para você saber mais:
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ Acesso em 5 de abril de 2019
http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=1110:reportagens-materias&Itemid=39 Acesso em 5 de abril de 2019
https://maisminas.org/pao-de-queijo/ Acesso em 5 de abril de 2019
http://origemdascoisas.com/a-origem-do-brigadeiro/ Acesso em 5 de abril de 2019
https://www.receitasnestle.com.br/receitas/Brigadeiro Acesso em 5 de abril de 2019
http://aculinariaeaocupacaodobrasil.pbworks.com/w/page/1365155/Bolo%20de%20Fub%C3%A1 Acesso em 5 de abril de 2019