Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI10) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Panelas, colheres, formas, entre outros utensílios de cozinha.
Ingredientes que constam nas receitas escolhidas.
Material complementar:
Para você saber mais:
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ Acesso em 5 de abril de 2019
http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=1110:reportagens-materias&Itemid=39 Acesso em 5 de abril de 2019
https://maisminas.org/pao-de-queijo/ Acesso em 5 de abril de 2019
http://origemdascoisas.com/a-origem-do-brigadeiro/ Acesso em 5 de abril de 2019
https://www.receitasnestle.com.br/receitas/Brigadeiro Acesso em 5 de abril de 2019
http://aculinariaeaocupacaodobrasil.pbworks.com/w/page/1365155/Bolo%20de%20Fub%C3%A1 Acesso em 5 de abril de 2019
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Apresente para a turma o objetivo da aula.
Para você saber mais:
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ Acesso em 5 de abril de 2019
http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/275 Acesso em 5 de abril de 2019
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Na contextualização, reúna a turma no refeitório. Pergunte aos alunos se em sua família existe algum prato, doce ou salgado, que seja o predileto ou tradicional, ou seja, sempre presente nas reuniões familiares e datas importantes.
Utilizando cartazes ou flip sharp, aborde os conceitos de Patrimônio Cultural Imaterial, Culinária e Gastronomia, relacionando-os, mostrando como o modo de preparar os alimentos é um importante traço de uma comunidade, e também define sua identidade.
Apresente os pratos selecionados para a oficina de culinária - Pão de Queijo, Brigadeiro e Bolo de Fubá.
Como adequar à sua realidade:
Você pode substituir as receitas sugeridas, por pratos tradicionais na região onde a unidade de ensino está inserida.
Na unidade escolar que não possuir refeitório, a atividade pode ser realizada na própria sala de aula, levando para a cozinha na hora do cozimento.
Para você saber mais:
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ Acesso em 5 de abril de 2019
http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=1110:reportagens-materias&Itemid=39 Acesso em 5 de abril de 2019
https://maisminas.org/pao-de-queijo/ Acesso em 5 de abril de 2019
http://origemdascoisas.com/a-origem-do-brigadeiro/ Acesso em 5 de abril de 2019
https://www.receitasnestle.com.br/receitas/Brigadeiro Acesso em 5 de abril de 2019
http://aculinariaeaocupacaodobrasil.pbworks.com/w/page/1365155/Bolo%20de%20Fub%C3%A1 Acesso em 5 de abril de 2019
Problematização
Tempo sugerido: 23 minutos
Orientações:
Divida a turma em três grupos e distribua as receitas, apresentando detalhadamente a receita de cada prato escolhida ou sorteado pelo grupo.
Inicie a organização e preparação dos ingredientes de cada grupo, orientando-os devidamente.
Conduza a divisão das funções e oriente o preparo da receita.
Estimule a participação de todos, revezando as funções.
Durante as tarefas conte a história do prato escolhido e pergunte aos alunos sobre alguma memória deles em relação ao prato que está preparando.
Obs: O professor ou um profissional de apoio deverá conduzir os preparados ao fogo
Como adequar à sua realidade:
Você pode substituir as receitas sugeridas, por pratos tradicionais na região onde a unidade de ensino está inserida.
Para você saber mais:
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ Acesso em 5 de abril de 2019
http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=1110:reportagens-materias&Itemid=39 Acesso em 5 de abril de 2019
https://maisminas.org/pao-de-queijo/ Acesso em 5 de abril de 2019
http://origemdascoisas.com/a-origem-do-brigadeiro/ Acesso em 5 de abril de 2019
https://www.receitasnestle.com.br/receitas/Brigadeiro Acesso em 5 de abril de 2019
http://aculinariaeaocupacaodobrasil.pbworks.com/w/page/1365155/Bolo%20de%20Fub%C3%A1 Acesso em 5 de abril de 2019
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
Disponha os grupos em bancadas de degustação posicionadas em algum local da escola. Os grupos deverão, com base no material complementar, apresentar o prato aos colegas de escola e explicar todo processo, ingredientes,origem e importância da culinária como um saber e traço de nossa identidade.
Os alunos de outro grupos e da escola de forma geral poderão degustar as receitas.
Como adequar à sua realidade:
Os alunos poderão também fazer a degustação em própria sala de aula, cada grupo apresentando e degustando a receita de outro grupo.
Para você saber mais:
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ Acesso em 5 de abril de 2019
http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=1110:reportagens-materias&Itemid=39 Acesso em 5 de abril de 2019
https://maisminas.org/pao-de-queijo/ Acesso em 5 de abril de 2019
http://origemdascoisas.com/a-origem-do-brigadeiro/ Acesso em 5 de abril de 2019
https://www.receitasnestle.com.br/receitas/Brigadeiro Acesso em 5 de abril de 2019
http://aculinariaeaocupacaodobrasil.pbworks.com/w/page/1365155/Bolo%20de%20Fub%C3%A1 Acesso em 5 de abril de 2019