17065
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Registros da história: linguagens e culturas

Plano de aula - Mímica e pantomima: o corpo também fala

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Mímica e pantomima: o corpo também fala

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Izabela Pereira e Lopes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI06 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: pasta d’água ou base própria para maquiagem de palhaços, lápis de olho na cor preta, delineador preto, batom vermelho, flores artificiais, brinquedos de borracha, textos impressos, projetor e computador.

Material complementar:

Movimentos de mímica para o professor. Acesse: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cZVpFEbJ9EBcjcdANZDvGkHjXBnswsNsHdgrDjjMPycgbjQaV76ga9Szspwu/his5-06und09-movimentos-de-mimica-para-o-professor.pdf

Mímica e pantomima: qual a diferença? Disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EpCyEHqqXT2jSmxcHbYFPjHRmS2U9TTzH6mhCafVcXmDVCZZpCSKrvedsABA/his5-06und09-mimica-e-pantomima-qual-a-diferenca.pdf

Gênios da pantomima. DIsponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q8Tjc8dfKdqNYQckUNADeUAJm6CV99sYcXPms87jtdk28pXJ84ZHj2eDat7Z/his5-06und09-genios-da-pantomima.pdf

Para você saber mais:

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: projete esse slide ou escreva o objetivo na lousa. Leia com os alunos e questiona: quais seriam esses movimentos corporais?

Em um primeiro momento eles poderão responder a mímica, e ao mesmo tempo se questionarem como a mímica pode refletir acontecimentos históricos, ou ainda como a mímica se associa à história.

Para você saber mais:

Contexto - parte 1 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Pode-se optar por projetar ou não esse slide. Caso não projete, escreva essa pergunta na lousa.

Nesse momento, represente algumas mímicas, coloque a imaginação para funcionar, mas sugiro fazer expressões com raiva, desânimo, alegria, tristeza, e ainda expressões de surpresa ao ganhar um presente ou saber que ganhou na loteria. Lembrando que durante esse momento o professor não dirá nada. Para facilitar o trabalho acesse o documento:

Movimentos de mímica para o professor. Acesse: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cZVpFEbJ9EBcjcdANZDvGkHjXBnswsNsHdgrDjjMPycgbjQaV76ga9Szspwu/his5-06und09-movimentos-de-mimica-para-o-professor.pdf

Observe que os alunos ficarão sem entender. Mas durante a sua apresentação alguns irão decifrando as mímicas e ficarão animados com essa nova forma de aula. Outros poderão reproduzir as suas mímicas. Esse momento é para ser bastante criativo. Incentive os alunos a participar.

Para você saber mais:

Contexto - parte 2 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Esse momento é para que os alunos assistam a um vídeo de um mímico que conta uma história simples de um menino e de um pássaro. O objetivo desse vídeo é mostrar na prática como funciona um teatro de mímica.

Vídeo: Mímica - O menino e o pássaro - Josué Soares. Youtube. Canal Josué Soares - Mimos Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MrRm8lSRr58. Acesso em: 19 de fevereiro de 2019.

O vídeo tem duração de 4’02”. Sugiro baixar o vídeo no computador ou salvar em um pendrive para que não encontre surpresas com a internet. Há no próprio Youtube tutoriais de como baixar vídeos da plataforma sem custo algum.

Após o término do vídeo, questione os alunos sobre quais foram suas percepções sobre a história apresentada?

Como adequar à sua realidade: Se na escola tiver laboratório de informática com acesso à internet, os alunos poderão fazer pesquisas de outros vídeos e de outros artistas que fazem esse tipo de trabalho.

Para você saber mais:

Problematização - parte 1 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete esse slide aos alunos. Eleja um dos alunos para fazer a leitura em voz alta da tela projetada. Em seguida, entre o material impresso- Mímica e pantomima: qual a diferença? Disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EpCyEHqqXT2jSmxcHbYFPjHRmS2U9TTzH6mhCafVcXmDVCZZpCSKrvedsABA/his5-06und09-mimica-e-pantomima-qual-a-diferenca.pdf

Podem surgir alguns questionamentos sobre como diferenciar mímica de pantomima. Mas é bom deixar claro que a pantomima é um tipo de mímica onde não o uso da voz nas suas apresentações.

Como adequar à sua realidade: Os alunos podem fazer pesquisas na internet sobre artistas pantomímicos para que possam entender melhor do que se trata a pantomima.

Para você saber mais:

Problematização - parte 2 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete esse slide aos alunos. Eleja um dos alunos para fazer a leitura em voz alta da tela projetada.

A leitura deve ser orientada por cada tópico. O professor vai explicar as questões envolvendo cada um dos tópicos.

  • Guerras mundiais - a primeira e a segunda guerra mundial apesar de envolverem vários países do mundo, tiveram seus conflitos concentrados no território europeu, o que deixou rastro de destruição e pobreza da população muito grande.
  • Modernização das indústrias - as indústrias se modernizaram no que ficou conhecido como linha de produção, ou seja, cada trabalhador faz apenas uma parte do produto e isso deixou um grande número de desempregados. E isso também ajudou no aumento da população pobre.
  • O capitalismo - é uma política econômica onde o que importa é o lucro, sem levar em consideração o bem estar da população.
  • As artes - todos os movimentos artísticos fizeram esse rompimento com o passado, são os chamados movimentos de vanguarda. E isso trazia elementos para a cultura que antes eram desprezados.
  • A pantomima ganha um repertório de movimentos criados por Etiênne Decroux na França e que foram importantes para o desenvolvimento da pantomima.

Para você saber mais:

Problematização - parte 3 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete esse slide aos alunos. Pergunta se eles já viram algum desses dois artista das fotos?

Imagem 1: Marcel Marceau. Disponível em: https://fr.wikipedia.org/wiki/Fichier:Marcel_Marceau_-_1974.jpg. Acesso em 19 de fevereiro de 2019.

Imagem 2. Charles Chaplin no filme The Kid. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Chaplin_The_Kid.jpg. Acesso em 19 de fevereiro de 2019.

Entrega aos alunos a ficha com a biografia dos dois artistas, onde também consta sua importância para a pantomima. Documento para impressão:

Gênios da pantomima. DIsponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q8Tjc8dfKdqNYQckUNADeUAJm6CV99sYcXPms87jtdk28pXJ84ZHj2eDat7Z/his5-06und09-genios-da-pantomima.pdf

Faça a leitura e a discussão do texto com os alunos.

Como adequar à sua realidade: Os alunos podem fazer pesquisas no Youtube onde é possível encontrar vários vídeos que mostram o trabalho desses dois artistas.

Para você saber mais:

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Forme grupos de até 5 alunos. Cada um dos grupos irá escolher um tema ou uma história do cotidiano da escola e montar uma pequena pantomima.

Alguns pontos para construção da atividade:

  • O tema escolhido pode ser voltado para a tragédia (algo triste) ou para a comédia.
  • Insista na participação de todos durante a apresentação.

Para auxiliar os alunos na composição dos personagens disponibilize para a turma: pasta d’água ou base própria para maquiagem de palhaços, lápis de olho na cor preta, delineador preto, batom vermelho, flores artificiais, brinquedos de borracha.

Cada aluno ou grupo pode escolher que materiais vão usar em suas composições.

Imagem: Arte mostra humano na rua. Disponível em: https://pixabay.com/pt/pantomima-arte-mostra-humano-rua-1915765/. Acesso em 21 de fevereiro de 2019.

Como adequar à sua realidade: Caso não tenha como disponibilizar as maquiagens pode ser utilizado tinta guache atóxica, para não causar nenhum tipo de reação alérgica.

Os alunos também podem pesquisar na internet modelos de maquiagem para se inspirarem.

Para você saber mais:

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI06 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: pasta d’água ou base própria para maquiagem de palhaços, lápis de olho na cor preta, delineador preto, batom vermelho, flores artificiais, brinquedos de borracha, textos impressos, projetor e computador.

Material complementar:

Movimentos de mímica para o professor. Acesse: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cZVpFEbJ9EBcjcdANZDvGkHjXBnswsNsHdgrDjjMPycgbjQaV76ga9Szspwu/his5-06und09-movimentos-de-mimica-para-o-professor.pdf

Mímica e pantomima: qual a diferença? Disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EpCyEHqqXT2jSmxcHbYFPjHRmS2U9TTzH6mhCafVcXmDVCZZpCSKrvedsABA/his5-06und09-mimica-e-pantomima-qual-a-diferenca.pdf

Gênios da pantomima. DIsponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q8Tjc8dfKdqNYQckUNADeUAJm6CV99sYcXPms87jtdk28pXJ84ZHj2eDat7Z/his5-06und09-genios-da-pantomima.pdf

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: projete esse slide ou escreva o objetivo na lousa. Leia com os alunos e questiona: quais seriam esses movimentos corporais?

Em um primeiro momento eles poderão responder a mímica, e ao mesmo tempo se questionarem como a mímica pode refletir acontecimentos históricos, ou ainda como a mímica se associa à história.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Pode-se optar por projetar ou não esse slide. Caso não projete, escreva essa pergunta na lousa.

Nesse momento, represente algumas mímicas, coloque a imaginação para funcionar, mas sugiro fazer expressões com raiva, desânimo, alegria, tristeza, e ainda expressões de surpresa ao ganhar um presente ou saber que ganhou na loteria. Lembrando que durante esse momento o professor não dirá nada. Para facilitar o trabalho acesse o documento:

Movimentos de mímica para o professor. Acesse: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cZVpFEbJ9EBcjcdANZDvGkHjXBnswsNsHdgrDjjMPycgbjQaV76ga9Szspwu/his5-06und09-movimentos-de-mimica-para-o-professor.pdf

Observe que os alunos ficarão sem entender. Mas durante a sua apresentação alguns irão decifrando as mímicas e ficarão animados com essa nova forma de aula. Outros poderão reproduzir as suas mímicas. Esse momento é para ser bastante criativo. Incentive os alunos a participar.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Esse momento é para que os alunos assistam a um vídeo de um mímico que conta uma história simples de um menino e de um pássaro. O objetivo desse vídeo é mostrar na prática como funciona um teatro de mímica.

Vídeo: Mímica - O menino e o pássaro - Josué Soares. Youtube. Canal Josué Soares - Mimos Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MrRm8lSRr58. Acesso em: 19 de fevereiro de 2019.

O vídeo tem duração de 4’02”. Sugiro baixar o vídeo no computador ou salvar em um pendrive para que não encontre surpresas com a internet. Há no próprio Youtube tutoriais de como baixar vídeos da plataforma sem custo algum.

Após o término do vídeo, questione os alunos sobre quais foram suas percepções sobre a história apresentada?

Como adequar à sua realidade: Se na escola tiver laboratório de informática com acesso à internet, os alunos poderão fazer pesquisas de outros vídeos e de outros artistas que fazem esse tipo de trabalho.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete esse slide aos alunos. Eleja um dos alunos para fazer a leitura em voz alta da tela projetada. Em seguida, entre o material impresso- Mímica e pantomima: qual a diferença? Disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EpCyEHqqXT2jSmxcHbYFPjHRmS2U9TTzH6mhCafVcXmDVCZZpCSKrvedsABA/his5-06und09-mimica-e-pantomima-qual-a-diferenca.pdf

Podem surgir alguns questionamentos sobre como diferenciar mímica de pantomima. Mas é bom deixar claro que a pantomima é um tipo de mímica onde não o uso da voz nas suas apresentações.

Como adequar à sua realidade: Os alunos podem fazer pesquisas na internet sobre artistas pantomímicos para que possam entender melhor do que se trata a pantomima.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete esse slide aos alunos. Eleja um dos alunos para fazer a leitura em voz alta da tela projetada.

A leitura deve ser orientada por cada tópico. O professor vai explicar as questões envolvendo cada um dos tópicos.

  • Guerras mundiais - a primeira e a segunda guerra mundial apesar de envolverem vários países do mundo, tiveram seus conflitos concentrados no território europeu, o que deixou rastro de destruição e pobreza da população muito grande.
  • Modernização das indústrias - as indústrias se modernizaram no que ficou conhecido como linha de produção, ou seja, cada trabalhador faz apenas uma parte do produto e isso deixou um grande número de desempregados. E isso também ajudou no aumento da população pobre.
  • O capitalismo - é uma política econômica onde o que importa é o lucro, sem levar em consideração o bem estar da população.
  • As artes - todos os movimentos artísticos fizeram esse rompimento com o passado, são os chamados movimentos de vanguarda. E isso trazia elementos para a cultura que antes eram desprezados.
  • A pantomima ganha um repertório de movimentos criados por Etiênne Decroux na França e que foram importantes para o desenvolvimento da pantomima.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete esse slide aos alunos. Pergunta se eles já viram algum desses dois artista das fotos?

Imagem 1: Marcel Marceau. Disponível em: https://fr.wikipedia.org/wiki/Fichier:Marcel_Marceau_-_1974.jpg. Acesso em 19 de fevereiro de 2019.

Imagem 2. Charles Chaplin no filme The Kid. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Chaplin_The_Kid.jpg. Acesso em 19 de fevereiro de 2019.

Entrega aos alunos a ficha com a biografia dos dois artistas, onde também consta sua importância para a pantomima. Documento para impressão:

Gênios da pantomima. DIsponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q8Tjc8dfKdqNYQckUNADeUAJm6CV99sYcXPms87jtdk28pXJ84ZHj2eDat7Z/his5-06und09-genios-da-pantomima.pdf

Faça a leitura e a discussão do texto com os alunos.

Como adequar à sua realidade: Os alunos podem fazer pesquisas no Youtube onde é possível encontrar vários vídeos que mostram o trabalho desses dois artistas.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Forme grupos de até 5 alunos. Cada um dos grupos irá escolher um tema ou uma história do cotidiano da escola e montar uma pequena pantomima.

Alguns pontos para construção da atividade:

  • O tema escolhido pode ser voltado para a tragédia (algo triste) ou para a comédia.
  • Insista na participação de todos durante a apresentação.

Para auxiliar os alunos na composição dos personagens disponibilize para a turma: pasta d’água ou base própria para maquiagem de palhaços, lápis de olho na cor preta, delineador preto, batom vermelho, flores artificiais, brinquedos de borracha.

Cada aluno ou grupo pode escolher que materiais vão usar em suas composições.

Imagem: Arte mostra humano na rua. Disponível em: https://pixabay.com/pt/pantomima-arte-mostra-humano-rua-1915765/. Acesso em 21 de fevereiro de 2019.

Como adequar à sua realidade: Caso não tenha como disponibilizar as maquiagens pode ser utilizado tinta guache atóxica, para não causar nenhum tipo de reação alérgica.

Os alunos também podem pesquisar na internet modelos de maquiagem para se inspirarem.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Registros da história: linguagens e culturas do 5º ano :

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05HI06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano