17060
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Circulação de pessoas, produtos e culturas

Plano de aula - Meios de Comunicação: controle da mídia

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre Meios de Comunicação: controle da mídia

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Paula Afonso De Borborema

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Material complementar impresso para os grupos
  • Folhas de papel e canetinha para o painel

Material complementar:

Contexto

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WD4EcA4dQVPh9jwRB5BbwBWvdbE85udg49YZqfq7HW6GU3wp2ZesYqbyWqaW/his4-08und08-contexto.pdf

Problematização - início

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/udM7cD54qKfBQrSrhunYktdkSEYQW8VDTW9pCyE8RV9uNYR4hFJCs7TXrwUu/his4-08und08-problematizacao-inicio.pdf

Grupo I

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pkSUSprFtRfKXccy5JMZ34ASuZu2nnPgjb2fRD2z7C5qArpPxUYEumxD6ege/his4-08und08-grupo-1.pdf

Grupo II

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Tj6mWK2DwpQBnqQz2BnyFTybQP3mxWjvKwjfNq6vRWKxEE83q3eFEF4Gw6JF/his4-08und08-grupo-2.pdf

Para você saber mais:

O termo mídia neste plano será usado como o conjunto de meios de comunicação de massa, tais como: televisão, jornal, sites, propagandas e rádio.

Entrevista sobre como educar crianças críticas diante da influência da mídia. Por Rodrigo Ratier. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/879/david-buckingham-fala-sobre-educacao-para-as-midias Acesso em 15 de fevereiro de 2019.

Propaganda da Folha de São Paulo sobre os cuidados com a informação. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bZaYeiptmd4 Acesso em 14 de fevereiro de 2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente este slide e leia-o junto com os alunos.

Instigue um pequeno debate para que possam compreender melhor os objetivos da aula. Pergunte:

  • Quem sabe o que é mídia? Algum aluno pode responder que é o armazenamento de informações, porém oriente-os para os grandes meios de comunicação, tais como: televisão, jornal, sites, propagandas e rádio.
  • Será que as informações trazidas pela mídia podem te influenciar? Caso a resposta seja positiva, pergunte: como? Se for negativa peça para que o aluno pense em um comercial que o fez querer um brinquedo ou outro objeto ou serviço.
  • O que é diversidade? Espera-se que os alunos não saibam precisar esse conceito. Caso isso ocorra, explique que a palavra origina de diversos, diferentes, múltiplos.

Não preocupe-se em responder ou aprofundar-se nas questões, elas serão respondidas ao longo da aula. Esse slide é apenas introdutório e esse debate deve motivar a curiosidade dos alunos sobre o tema.

Para você saber mais:

Texto que defende que não há manipulação total da mídia e sim uma forte influência como referência e seleção de conteúdos. Por Francisco Fernandes Ladeira. Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com.br/imprensa-em-questao/a-midia-realmente-tem-o-poder-de-manipular-as-pessoas/ Acesso em: 19 de feveiro de 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Leia as reportagens junto com os alunos. Oriente o debate:

  • Qual sua opinião sobre as reportagens?
  • Quais elementos estão presentes em ambos os textos?
  • O que faz os textos serem diferentes? Os alunos devem perceber que o ângulo de vista, as testemunhas e a própria opinião do jornalista podem alterar o seu viés.
  • Essas reportagens refletem uma opinião ou são mentirosas? É importante que as crianças percebam que os elementos da reportagem são os mesmos, nada é inventado, ou seja, não é mentira, mas opiniões diferentes do porquinho, da testemunha e dos autores que levam a interpretações diferentes e, consequentemente, informações diferentes.
  • Se você lesse somente a segunda reportagem o que pensaria sobre a história? Caso os alunos não conheçam a história “Os Três Porquinhos”, cabe contá-la aqui, para que possam comparar com as reportagens.
  • Será que isso acontece nas notícias de verdade?
  • Ter mais de uma opinião sobre o assunto é bom ou ruim?

Esse início de aula tem como objetivo introduzir e aproximar o aluno no tema que será apresentado.

Caso não esteja usando aparelho de projeção, imprima esta folha:

contexto - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WD4EcA4dQVPh9jwRB5BbwBWvdbE85udg49YZqfq7HW6GU3wp2ZesYqbyWqaW/his4-08und08-contexto.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso os alunos não conheçam a história original de “Os Três Porquinhos”, você pode encontrá-la no link https://www.culturagenial.com/conto-tres-porquinhos/ acesso em 13 de fevereiro.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Apresente o slide se estiver utilizando aparelho de projeção, ou entregue essa folha impressa para os alunos. Leia o texto, explicando o que é um refugiado.

Indique, no mapa, a Europa, o Mar Mediterrâneo, a Alemanha e a Síria. Em seguida, peça para que os alunos respondam à pergunta apresentada. Não interfira nas respostas.

Divida a turma em dois grupos e entregue um dos tipo de material para cada um.

Material para impressão:

Material para imprimir caso não esteja fazendo uso do projetor. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/udM7cD54qKfBQrSrhunYktdkSEYQW8VDTW9pCyE8RV9uNYR4hFJCs7TXrwUu/his4-08und08-problematizacao-inicio.pdf

Material para os grupos:

Grupo I https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pkSUSprFtRfKXccy5JMZ34ASuZu2nnPgjb2fRD2z7C5qArpPxUYEumxD6ege/his4-08und08-grupo-1.pdf

Grupo II https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Tj6mWK2DwpQBnqQz2BnyFTybQP3mxWjvKwjfNq6vRWKxEE83q3eFEF4Gw6JF/his4-08und08-grupo-2.pdf

Oriente os grupos dizendo que terão 10 minutos para lerem seu material e discutirem as perguntas, escrevendo uma conclusão baseando-se na opinião do grupo e escolher um aluno para representá-los.

Após esgotado o tempo, os alunos deverão retornar aos seus lugares e os alunos que foram escolhidos por cada grupo devem ler suas conclusões em voz alta para a turma. Espera-se que as conclusões sejam totalmente diferentes: negativa para o grupo 1 e positiva para o grupo 2. Caso essa situação não ocorra, procure entender junto com os alunos o que ocorreu. É provável que, neste caso, algum ou alguns alunos já possuírem uma opinião formada sobre o assunto, então os oriente para o que podemos conhecer somente pelos textos.

Pergunte aos alunos os motivos que podem ter levado os alunos a terem opiniões diferentes sem que eles percebam que o material não é o mesmo. Permita que os alunos exponham suas hipóteses.

Em seguida apresente os próximos slides:

  • o 1° apresenta um texto de contextualização da saída dos refugiados da Síria e suas dificuldades. Leia-o e dê algumas explicações necessárias.
  • O 2° é o material do grupo 1. Esclareça isso aos alunos. Leia as reportagens em voz alta.
  • O 3° é o material do grupo 2. Também esclareça isso aos alunos. Leia as reportagens em voz alta.

Fontes das imagens: IBGE. Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_politico_a3.pdf acesso em 15 de fevereiro de 2019.

Caso seja interessante, pode criar um link com geografia , comparando com as imigrações e emigrações como movimentações voluntários. Você está livre para escolher reportagens com outra temática desde que possuam pontos de vista diferentes sobre um mesmo acontecimento.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Leia o texto do slide em voz alta, esclarecendo algumas dúvidas que surjam durante a leitura.

Fonte do texto:

Resumo da crise dos refugiados - A crise humanitária dos refugiados: muito além da Síria. Carla Mereles. Disponível em: https://www.politize.com.br/crise-dos-refugiados/ acesso em 15/02/2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Leia o texto do slide em voz alta, esclarecendo algumas dúvidas que surjam durante a leitura, ressaltando ser este o material do grupo 1.

Fontes das imagens:

Deutsch Welle. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/refugiados-s%C3%ADrios-n%C3%A3o-s%C3%A3o-bem-vindos-na-europa/a-17087718 acesso em 15 de fevereiro de 2019.

Gazeta do Povo. Disponível em:

https://www.gazetadopovo.com.br/ideias/pesquisa-mostra-o-que-a-alemanha-tentava-esconder-refugiados-sao-responsaveis-por-aumento-da-criminalidade-no-pais-09cnrbi3vg6rcuj42le4954rg/ acesso em 15 de fevereiro de 2019.

Isto é. Disponível em: https://istoe.com.br/europa-contra-os-imigrantes/ acesso em 15 de fevereiro de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Leia o texto do slide em voz alta, esclarecendo algumas dúvidas que surjam durante a leitura, ressaltando ser este o material do grupo 2

Fontes:

Maioria dos europeus apoia acolhimento de refugiados, diz pesquisa. O Globo. Disponível em: https://oglobo.globo.com/mundo/maioria-dos-europeus-apoia-acolhimento-de-refugiados-diz-pesquisa-23082338 acesso em 13 de fevereiro de 2019.

Conflito continua a ter consequências desastrosas para povo Sírio, diz comissão da ONU. Por ONUBR. Disponível em: https://nacoesunidas.org/conflito-continua-a-ter-consequencias-desastrosas-para-povo-sirio-diz-comissao-da-onu/ acesso em 15 de fevereiro de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Leia as questões 1, 2 e 3 do slide junto com os alunos. O objetivo não é realizar um debate sobre o tema dos refugiados, a questão 1 deve ser apenas respondida com sim ou não. O objetivo das questões é levar o aluno a reflexão sobre como a forma que as manchetes foram apresentadas e a ausência de outras informações sobre o assunto influenciaram nas conclusões do grupo.

Oriente o debate mostrando para os alunos que a mídia acaba selecionando um assunto para ser mais comentado e ele acaba ficando na nossa cabeça. Não é que acreditemos em tudo o que lemos, mas acabamos pegando essas informações como referências para formar nossa opinião. Antes da popularização da internet, as principais mídias, sendo elas o jornal impresso, rádio e o telejornal, eram nossas únicas informações e eram acusadas de manipulação do público. Questione:

  • Fora da televisão, jornal e rádio, onde mais podemos pesquisar informações? As respostas devem apontar para a internet ou até mesmo para propagandas (outdoor, revista e etc)
  • Será que existe uma única opinião verdadeira e as demais estão erradas ou é apenas mais uma questão de ponto de vista?
  • E na nossa turma? Será que vocês pensam que a sua opinião é a única certa ou que devemos respeitar todas as opiniões?

Leia a questão 4 do slide e aguarde as respostas dos alunos. Os alunos deve concluir que necessitam possuir uma consciência crítica diante das mensagens da mídia dentro e fora da internet, inclusive em propagandas.

Sugestão de atividade extra: Caso você tenha tempo, pode fechar este momento com outra atividade. Com imagens que sugiram ambiguidade, ilusões de ótica. O aluno deve perceber que existem diversas interpretações para uma mesma figura, assim como em uma determinada situação.

Links com sugestões de imagens: disponível em https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/ilusao-optica.htm acesso em 21 de fevereiro de 2019.

Disponível em https://gartic.com.br/_sakura_haruno_10/desenho-livre/ilusao-de-optica-vire-o-desenho-de-cabeca-pra-baixo-w acesso em 21 de fevereiro de 2019.

Para você saber mais:

Entrevista sobre como educar crianças críticas diante da influência da mídia. Por Rodrigo Ratier. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/879/david-buckingham-fala-sobre-educacao-para-as-midias Acesso em 15 de fevereiro de 2019.

Texto que defende que não há manipulação total da mídia e sim uma forte influência como referência e seleção de conteúdos. Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com.br/imprensa-em-questao/a-midia-realmente-tem-o-poder-de-manipular-as-pessoas/ Acesso em: 16 de fevereiro de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Distribua folhas de papel aos alunos e os oriente a escrever cartazes com mensagens contraditórias

  • Não devemos acreditar em tudo o que ouvimos
  • A opinião do outro também é importante
  • Não se deixe enganar pela mídia
  • Ouvir e respeitar diversas opiniões
  • Pesquisar sobre os assuntos antes de formar minha opinião

Para concluir a atividade, peça para que criem um nome para o painel e exponhaM seus cartazes em um mural.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Material complementar impresso para os grupos
  • Folhas de papel e canetinha para o painel

Material complementar:

Contexto

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WD4EcA4dQVPh9jwRB5BbwBWvdbE85udg49YZqfq7HW6GU3wp2ZesYqbyWqaW/his4-08und08-contexto.pdf

Problematização - início

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/udM7cD54qKfBQrSrhunYktdkSEYQW8VDTW9pCyE8RV9uNYR4hFJCs7TXrwUu/his4-08und08-problematizacao-inicio.pdf

Grupo I

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pkSUSprFtRfKXccy5JMZ34ASuZu2nnPgjb2fRD2z7C5qArpPxUYEumxD6ege/his4-08und08-grupo-1.pdf

Grupo II

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Tj6mWK2DwpQBnqQz2BnyFTybQP3mxWjvKwjfNq6vRWKxEE83q3eFEF4Gw6JF/his4-08und08-grupo-2.pdf

Para você saber mais:

O termo mídia neste plano será usado como o conjunto de meios de comunicação de massa, tais como: televisão, jornal, sites, propagandas e rádio.

Entrevista sobre como educar crianças críticas diante da influência da mídia. Por Rodrigo Ratier. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/879/david-buckingham-fala-sobre-educacao-para-as-midias Acesso em 15 de fevereiro de 2019.

Propaganda da Folha de São Paulo sobre os cuidados com a informação. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bZaYeiptmd4 Acesso em 14 de fevereiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente este slide e leia-o junto com os alunos.

Instigue um pequeno debate para que possam compreender melhor os objetivos da aula. Pergunte:

  • Quem sabe o que é mídia? Algum aluno pode responder que é o armazenamento de informações, porém oriente-os para os grandes meios de comunicação, tais como: televisão, jornal, sites, propagandas e rádio.
  • Será que as informações trazidas pela mídia podem te influenciar? Caso a resposta seja positiva, pergunte: como? Se for negativa peça para que o aluno pense em um comercial que o fez querer um brinquedo ou outro objeto ou serviço.
  • O que é diversidade? Espera-se que os alunos não saibam precisar esse conceito. Caso isso ocorra, explique que a palavra origina de diversos, diferentes, múltiplos.

Não preocupe-se em responder ou aprofundar-se nas questões, elas serão respondidas ao longo da aula. Esse slide é apenas introdutório e esse debate deve motivar a curiosidade dos alunos sobre o tema.

Para você saber mais:

Texto que defende que não há manipulação total da mídia e sim uma forte influência como referência e seleção de conteúdos. Por Francisco Fernandes Ladeira. Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com.br/imprensa-em-questao/a-midia-realmente-tem-o-poder-de-manipular-as-pessoas/ Acesso em: 19 de feveiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Leia as reportagens junto com os alunos. Oriente o debate:

  • Qual sua opinião sobre as reportagens?
  • Quais elementos estão presentes em ambos os textos?
  • O que faz os textos serem diferentes? Os alunos devem perceber que o ângulo de vista, as testemunhas e a própria opinião do jornalista podem alterar o seu viés.
  • Essas reportagens refletem uma opinião ou são mentirosas? É importante que as crianças percebam que os elementos da reportagem são os mesmos, nada é inventado, ou seja, não é mentira, mas opiniões diferentes do porquinho, da testemunha e dos autores que levam a interpretações diferentes e, consequentemente, informações diferentes.
  • Se você lesse somente a segunda reportagem o que pensaria sobre a história? Caso os alunos não conheçam a história “Os Três Porquinhos”, cabe contá-la aqui, para que possam comparar com as reportagens.
  • Será que isso acontece nas notícias de verdade?
  • Ter mais de uma opinião sobre o assunto é bom ou ruim?

Esse início de aula tem como objetivo introduzir e aproximar o aluno no tema que será apresentado.

Caso não esteja usando aparelho de projeção, imprima esta folha:

contexto - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WD4EcA4dQVPh9jwRB5BbwBWvdbE85udg49YZqfq7HW6GU3wp2ZesYqbyWqaW/his4-08und08-contexto.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso os alunos não conheçam a história original de “Os Três Porquinhos”, você pode encontrá-la no link https://www.culturagenial.com/conto-tres-porquinhos/ acesso em 13 de fevereiro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Apresente o slide se estiver utilizando aparelho de projeção, ou entregue essa folha impressa para os alunos. Leia o texto, explicando o que é um refugiado.

Indique, no mapa, a Europa, o Mar Mediterrâneo, a Alemanha e a Síria. Em seguida, peça para que os alunos respondam à pergunta apresentada. Não interfira nas respostas.

Divida a turma em dois grupos e entregue um dos tipo de material para cada um.

Material para impressão:

Material para imprimir caso não esteja fazendo uso do projetor. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/udM7cD54qKfBQrSrhunYktdkSEYQW8VDTW9pCyE8RV9uNYR4hFJCs7TXrwUu/his4-08und08-problematizacao-inicio.pdf

Material para os grupos:

Grupo I https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pkSUSprFtRfKXccy5JMZ34ASuZu2nnPgjb2fRD2z7C5qArpPxUYEumxD6ege/his4-08und08-grupo-1.pdf

Grupo II https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Tj6mWK2DwpQBnqQz2BnyFTybQP3mxWjvKwjfNq6vRWKxEE83q3eFEF4Gw6JF/his4-08und08-grupo-2.pdf

Oriente os grupos dizendo que terão 10 minutos para lerem seu material e discutirem as perguntas, escrevendo uma conclusão baseando-se na opinião do grupo e escolher um aluno para representá-los.

Após esgotado o tempo, os alunos deverão retornar aos seus lugares e os alunos que foram escolhidos por cada grupo devem ler suas conclusões em voz alta para a turma. Espera-se que as conclusões sejam totalmente diferentes: negativa para o grupo 1 e positiva para o grupo 2. Caso essa situação não ocorra, procure entender junto com os alunos o que ocorreu. É provável que, neste caso, algum ou alguns alunos já possuírem uma opinião formada sobre o assunto, então os oriente para o que podemos conhecer somente pelos textos.

Pergunte aos alunos os motivos que podem ter levado os alunos a terem opiniões diferentes sem que eles percebam que o material não é o mesmo. Permita que os alunos exponham suas hipóteses.

Em seguida apresente os próximos slides:

  • o 1° apresenta um texto de contextualização da saída dos refugiados da Síria e suas dificuldades. Leia-o e dê algumas explicações necessárias.
  • O 2° é o material do grupo 1. Esclareça isso aos alunos. Leia as reportagens em voz alta.
  • O 3° é o material do grupo 2. Também esclareça isso aos alunos. Leia as reportagens em voz alta.

Fontes das imagens: IBGE. Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_politico_a3.pdf acesso em 15 de fevereiro de 2019.

Caso seja interessante, pode criar um link com geografia , comparando com as imigrações e emigrações como movimentações voluntários. Você está livre para escolher reportagens com outra temática desde que possuam pontos de vista diferentes sobre um mesmo acontecimento.

Slide Plano Aula

Orientações: Leia o texto do slide em voz alta, esclarecendo algumas dúvidas que surjam durante a leitura.

Fonte do texto:

Resumo da crise dos refugiados - A crise humanitária dos refugiados: muito além da Síria. Carla Mereles. Disponível em: https://www.politize.com.br/crise-dos-refugiados/ acesso em 15/02/2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Leia o texto do slide em voz alta, esclarecendo algumas dúvidas que surjam durante a leitura, ressaltando ser este o material do grupo 1.

Fontes das imagens:

Deutsch Welle. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/refugiados-s%C3%ADrios-n%C3%A3o-s%C3%A3o-bem-vindos-na-europa/a-17087718 acesso em 15 de fevereiro de 2019.

Gazeta do Povo. Disponível em:

https://www.gazetadopovo.com.br/ideias/pesquisa-mostra-o-que-a-alemanha-tentava-esconder-refugiados-sao-responsaveis-por-aumento-da-criminalidade-no-pais-09cnrbi3vg6rcuj42le4954rg/ acesso em 15 de fevereiro de 2019.

Isto é. Disponível em: https://istoe.com.br/europa-contra-os-imigrantes/ acesso em 15 de fevereiro de 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Leia o texto do slide em voz alta, esclarecendo algumas dúvidas que surjam durante a leitura, ressaltando ser este o material do grupo 2

Fontes:

Maioria dos europeus apoia acolhimento de refugiados, diz pesquisa. O Globo. Disponível em: https://oglobo.globo.com/mundo/maioria-dos-europeus-apoia-acolhimento-de-refugiados-diz-pesquisa-23082338 acesso em 13 de fevereiro de 2019.

Conflito continua a ter consequências desastrosas para povo Sírio, diz comissão da ONU. Por ONUBR. Disponível em: https://nacoesunidas.org/conflito-continua-a-ter-consequencias-desastrosas-para-povo-sirio-diz-comissao-da-onu/ acesso em 15 de fevereiro de 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Leia as questões 1, 2 e 3 do slide junto com os alunos. O objetivo não é realizar um debate sobre o tema dos refugiados, a questão 1 deve ser apenas respondida com sim ou não. O objetivo das questões é levar o aluno a reflexão sobre como a forma que as manchetes foram apresentadas e a ausência de outras informações sobre o assunto influenciaram nas conclusões do grupo.

Oriente o debate mostrando para os alunos que a mídia acaba selecionando um assunto para ser mais comentado e ele acaba ficando na nossa cabeça. Não é que acreditemos em tudo o que lemos, mas acabamos pegando essas informações como referências para formar nossa opinião. Antes da popularização da internet, as principais mídias, sendo elas o jornal impresso, rádio e o telejornal, eram nossas únicas informações e eram acusadas de manipulação do público. Questione:

  • Fora da televisão, jornal e rádio, onde mais podemos pesquisar informações? As respostas devem apontar para a internet ou até mesmo para propagandas (outdoor, revista e etc)
  • Será que existe uma única opinião verdadeira e as demais estão erradas ou é apenas mais uma questão de ponto de vista?
  • E na nossa turma? Será que vocês pensam que a sua opinião é a única certa ou que devemos respeitar todas as opiniões?

Leia a questão 4 do slide e aguarde as respostas dos alunos. Os alunos deve concluir que necessitam possuir uma consciência crítica diante das mensagens da mídia dentro e fora da internet, inclusive em propagandas.

Sugestão de atividade extra: Caso você tenha tempo, pode fechar este momento com outra atividade. Com imagens que sugiram ambiguidade, ilusões de ótica. O aluno deve perceber que existem diversas interpretações para uma mesma figura, assim como em uma determinada situação.

Links com sugestões de imagens: disponível em https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/ilusao-optica.htm acesso em 21 de fevereiro de 2019.

Disponível em https://gartic.com.br/_sakura_haruno_10/desenho-livre/ilusao-de-optica-vire-o-desenho-de-cabeca-pra-baixo-w acesso em 21 de fevereiro de 2019.

Para você saber mais:

Entrevista sobre como educar crianças críticas diante da influência da mídia. Por Rodrigo Ratier. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/879/david-buckingham-fala-sobre-educacao-para-as-midias Acesso em 15 de fevereiro de 2019.

Texto que defende que não há manipulação total da mídia e sim uma forte influência como referência e seleção de conteúdos. Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com.br/imprensa-em-questao/a-midia-realmente-tem-o-poder-de-manipular-as-pessoas/ Acesso em: 16 de fevereiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Distribua folhas de papel aos alunos e os oriente a escrever cartazes com mensagens contraditórias

  • Não devemos acreditar em tudo o que ouvimos
  • A opinião do outro também é importante
  • Não se deixe enganar pela mídia
  • Ouvir e respeitar diversas opiniões
  • Pesquisar sobre os assuntos antes de formar minha opinião

Para concluir a atividade, peça para que criem um nome para o painel e exponhaM seus cartazes em um mural.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Circulação de pessoas, produtos e culturas do 4º ano :

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04HI08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano