17059
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Circulação de pessoas, produtos e culturas

Plano de aula - Meios de Comunicação: propaganda e influência

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre Meios de Comunicação: propaganda e influência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Paula Afonso De Borborema

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos conheçam as transformações ocorridas nas funcionalidades da propaganda ao longo do tempo. Converse com eles através de uma videoconferência pelo Whatsapp do grupo da turma e faça os questionamentos que estão propostos no Objetivo. Siga a sequência de orientações proposta. Alguns minutos antes da videoconferência iniciar, envie aos alunos as imagens de 3 a 5 objetos com as descrições contidas nesta etapa. Quando iniciar a videoconferência, os alunos deverão falar qual objeto escolheram. Você deverá ter o controle de quais alunos escolheram determinado objeto. Após todos escolherem, cite um dos nomes para cada objeto. Após falar todos os “ganhadores”, revele quais eram os “presentes” e dê continuidade ao que está sendo proposto.

Problematização
Siga as orientações definidas, mas proponha aos alunos que esta etapa seja feita de forma assíncrona, visto a demanda de recursos necessários para executá-la. Envie todo o material (documentos, orientações e links) para os alunos através da entrega na escola, pelo grupo de Whatsapp da turma, por e-mail ou Classroom.

Para esta atividade, individualmente ou em grupo, você pode utilizar recursos digitais, como Google Apresentações, Google Docs e Padlet. Eles devem fazer a devolutiva pelos mesmos meios. Coloque-se da forma mais disponível possível (pelo WhatsApp da turma) para ajudar os alunos a executarem cada estação.
Determine uma data para que os alunos se organizem para executar e apresentar o trabalho proposto.

Sistematização
Siga às orientações definidas nesta etapa, passe todas as orientações para a execução e agende uma data para que os alunos se apresentem em uma videoconferência. Deixe os alunos livres para escolherem a forma que querem fazer a produção do comercial: individual/grupo; propaganda escrita/por áudio/por vídeo. Lembre-os que terão um minuto para apresentar.

Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui). 
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui). 

Convite às famílias
Proponha para a família uma brincadeira onde tenham que adivinhar, através de música, mímica ou dança, a qual produto ou serviço está relacionado o slogan ou o jingle. Diga para que sejam criativos. Para inspirá-los, sugira que assistam e ouçam aos vídeos abaixo:
Jingles antigos de Rádio & TV
Propagandas Antigas

Jingles de Comerciais Antigos
COMERCIAIS ANTIGOS - FINAL ANOS 80
Os 20 jingles mais memoráveis da propaganda brasileira

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS4_08UND07

(EF04HI08) Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema, internet e demais tecnologias digitais de informação e comunicação) e discutir seus significados para os diferentes grupos ou estratos sociais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Circulação de pessoas, produtos e culturas do 4º ano:

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas