17058
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Circulação de pessoas, produtos e culturas

Plano de aula - A agricultura na antiga Mesopotâmia

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre A agricultura na antiga Mesopotâmia

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cristiane De Oliveira Moura

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de História, EF04HI05 que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Atividades impressas; dicionário; projetor.

Material complementar:

Problematização, acesso em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YktjJF8RU7PW5b3WXxwqVQk4VBW84XBQwtVTVRBPxn9WbxsufKBSvWKmBNdB/his4-05und04-problematizacao-imagem-do-slide.pdf

Proposta da atividade disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/E7ytx3X8RBPZTNdC8ebHXycARKFe6ZprscU2AK46CbuSquJXqknj5tXMs3Nk/his4-05und04-sistematizacao.pdf

Trechos dos textos para a proposta de leitura (problematização). Acesso em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PXWbEsUWpfybAMBbjnBVjt7KNkfY7yHhY73eCqtU3QfGJV5AaRDrQQ7NAfAP/his4-05und04-problematizacao-textos.pdf

Fonte das imagens:

Agência Brasil. População ribeirinha do Pará, de Antonio Cruz. Disponível no link: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=29920077. Acesso em: 15 fev. 2019.

GALEGO. Mapa do crescente fértil de EINSTEIN DERIVATIVE (adaptado). Disponível no link:

https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=26169754 . Acesso em: 10 fev. 2019.

TARUR, A. Mapa dos Continentes, obra do próprio, CC0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=42160943. Acesso em: 20 fev. 2019.

REFON. Horta, CC BY 2.5.(adaptada). Disponível no link:

https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=951925. Acesso em: 02 mar. 2019.

Para você saber mais:

Este plano de aula propõe o trabalho de aproximação com os povos que viveram no passado distante na Mesopotâmia. A Mesopotâmia é uma das regiões do chamado Crescente Fértil, por estarem próximas aos rios: Tigre, Eufrates e Nilo, que possuem vazantes em determinados períodos do ano, fertilizando o solo. O “desenho” de sua localidade no mapa assemelha-se à uma Lua crescente, derivando desse fato o termo.

Os povos que viveram na localidade se beneficiaram da fertilidade do solo para a prática da agricultura, e para solucionar os desafios para o plantio em alguns lugares desenvolveram técnicas importantes (barragens, reservatórios e canais de irrigação). Inventaram o arado e a roda e tiveram a ideia de utilizar animais na atividade.

A atividade agrícola estabeleceu a divisão do trabalho: as mulheres semeavam, e cuidavam da plantação e da alimentação; aos homens cabia a colheita. Faziam uso dos recursos hídricos para navegação e o comércio. O excedente da produção agrícola era alguns dos produtos que eram comercializados com os povos vizinhos.

ABRIL. Arado, Super Interessante. 31 ago. 2006. Disponível no link:

https://super.abril.com.br/comportamento/arado/ . Acesso: 15 fev. 2019.

MORIN, Júlia. Ribeirinho. Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível no link:

http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=1053:ribeirinhos&catid=52:letra-r . Acesso em: 10 fev. 2019.

RODRIGUES, P.E. Crescente Fértil. InfoEscola. Disponível no link:

https://www.infoescola.com/geografia/crescente-fertil/. Acesso em: 14 fev. 2019.

SILVA, D.N. Mesopotâmia e os povos mesopotâmicos. História do mundo. Disponível no link:

https://www.historiadomundo.com.br/idade-antiga/mesopotamia.htm. Acesso em: 14 fev. 2019.

SÓ HISTÓRIA. "Mesopotâmia: o berço da civilização". Virtuous Tecnologia da Informação, 2009-2019. Consultado em 14/02/2019 às 15:28. Disponível no link:

http://www.sohistoria.com.br/ef2/mesopotamia/. Acesso em: 14 fev. 2019.

TURCI, E. Civilizações hidráulicas - Mesopotâmia. Educação UOL. Disponível no link:

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/civilizacoes-hidraulicas-mesopotamia.htm?cmpid=copiaecola . Acesso em: 14 fev. 2019.

Vídeo: Mesopotâmia De nômades a agricultores 15. Disponível no linK:

https://www.youtube.com/watch?v=uP3HBHNUb-g. Acesso em: 14 fev. 2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo da aula para a turma, projete o slide, faça um cartaz ou escreva no quadro. Faça a leitura coletiva. Pergunte o significado da palavra mesopotâmia. Convide um voluntário para ler o significado no dicionário. Segundo o dicionário Michaelis significaregião que fica entre rios”.

Faça o registro da definição no quadro. Pergunte quando eles acham que esses povos eram. Ajude a turma a explorar suas hipóteses temporais para que percebam que se trata de povos do passado distante. Peça que releiam o objetivo e abra para comentarem o que entenderam.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete a imagem para a turma, ou faça um cartaz. Solicite que a observem e comentem o que desperta a atenção. Peça que observem a proximidade do rio.

Indague como seria viver nessa situação. Indague se as águas do rio sofrem alteração; o que os moradores fazem quando isso acontece. Indague se é possível eles se alimentarem e trabalharem neste ambiente.

Informe que a imagem é de povos ribeirinhos do Pará na atualidade, e que depois de algum tempo eles passaram a entender e respeitar o “ritmo” do rio e as condições do meio ambiente local. Pergunte se essa situação acontece apenas no Brasil, apenas nesse tempo. Ajude a turma a relacionar com o objetivo da aula.

Peça que levante hipóteses sobre a relação dos povos da Mesopotâmia com os rios. Faça o registro no quadro.

Fonte da imagem:

Agência Brasil. População ribeirinha do Pará, de Antonio Cruz. Disponível no link: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=29920077. Acesso em: 15 fev. 2019.

Como adequar à sua realidade: se na localidade houver cidades ou povoados que vivem nas proximidades dos rios e nele realizam suas atividades, substitua a imagem ou utilize como referência.

Para você saber mais:

MORIN, J. Ribeirinho. Disponível em:

http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=1053:ribeirinhos&catid=52:letra-r. Acesso em: 10 fev. 2019.

O texto apresenta o cotidiano dos povos ribeirinhos, a convivência com o rio e como ele influencia as suas atividades.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Apresente para a turma o mapa, projete ou imprima. Oriente que observem atentamente. Chame a atenção para as áreas demarcadas em vermelho e verde. Indague por que ela está em destaque e o que tem próximo à ela.

Chame a atenção para a localização da região do Crescente Fértil no mapa dos continentes. Retome com a turma as colocações sobre a área demarcada em vermelho: Crescente fértil. Pergunte quais povos serão estudados na aula, e se for necessário retome oralmente a região em destaque no mapa e o objetivo da aula.

Peça que reflitam sobre a importância do rio para os povos que viveram no passado distante na região destacada em verde. Chame a atenção para a localização da região do Crescente Fértil no mapa dos continentes.

Retome com a turma as colocações sobre a área demarcada em vermelho: Crescente fértil. Convide um voluntário para fazer a leitura dos quadrinhos explicativos do slide. Indague a relação do Crescente Fértil com a área destacada em verde. Oriente que identifiquem os rios: nomes, percursos; que pensem na relação dos rios com os povos que moram nas proximidades. Estimule que reflitam sobre as limitações e as possibilidades nessas condições, assim como acontece com os povos Ribeirinhos.

Convide um voluntário para comentar o que compreendeu. Incentive o grupo a complementar as colocações do colega. Espera-se que a turma perceba que a Mesopotâmia faz parte da região denominada de crescente fértil, portanto se beneficia com as cheias do rios que circundam a região, não de todos, mas de dois rios deles: Tigre e Eufrates. As cheias fertilizavam o solo, favorecendo a agricultura; Destaque os aspectos que foram observados e chame a atenção aos que não foram percebidos.

Imagem do Mapa do Crescente Fértil para impressão se for necessário, acesso em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YktjJF8RU7PW5b3WXxwqVQk4VBW84XBQwtVTVRBPxn9WbxsufKBSvWKmBNdB/his4-05und04-problematizacao-imagem-do-slide.pdf

Fonte das imagens:

GALEGO. Mapa do crescente fértil de EINSTEIN DERIVATIVE (adaptado). Disponível no link:

https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=26169754 . Acesso em: 10 fev. 2019.

TARUR, Azunuak. Mapa dos Continentes. Obra do próprio, CC0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=42160943. Acesso em: 20 fev. 2019.

Para você saber mais:

Arado, Super Interessante. 31 ago. 2006. Disponível no link:

https://super.abril.com.br/comportamento/arado/ . Acesso: 15 fev. 2019.

Vídeo: Mesopotâmia De nômades a agricultores 15. Disponível no linK:

https://www.youtube.com/watch?v=uP3HBHNUb-g. Acesso em: 14 fev. 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Organize a turma em 4 grupos produtivos. Eles irão trabalhar com uma proposta de leitura de fragmentos de textos sobre o tema. Cada grupo terá um texto diferente. Posteriormente estarão socializando o texto para os demais grupos, socializando seus saberes. Se preferir que a turma realize a proposta com trechos maiores, acesse os links dos textos na seção: Para saber mais.

Apresente para a turma a imagem do slide, projete ou reproduza no quadro.

Informe que irão realizar uma proposta de leitura em grupo, e conforme a imagem sugere, cada grupo ficará com um texto para ler e realizar as reflexões que o texto irá sugerir. Serão trabalhados 4 textos diferentes e, ao término, a socialização ocorrerá por meio de um rodízio.

Entregue para os grupos os trechos dos textos. Oriente que escolham o orador, e façam a leitura e as propostas do texto. Durante a realização da atividade, circule nos grupos, esclareça as dúvidas, retome as orientações necessárias, provoque e problematize.

Observe com mais atenção os grupos com os alunos que possuem mais dificuldades; se necessário motive e provoque a interação entre eles.

Ao término abra para a socialização entre os grupos por meio do rodízio. Combine que ao seu sinal o orador irá para outro grupo e lá farão socialização dos textos: o orador de cada grupo irá até o grupo seguinte e terá alguns minutos para expor as reflexões do texto lido em seu grupo de origem e, posteriormente, o grupo irá comentar seu próprio texto para ele (orador). O rodízio irá se repetir até que todos os grupos tenham trocados as reflexões de todos os quatro textos.

Faça um fechamento destacando os pontos mais relevantes.

Trechos dos textos para a proposta de leitura, acesso em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PXWbEsUWpfybAMBbjnBVjt7KNkfY7yHhY73eCqtU3QfGJV5AaRDrQQ7NAfAP/his4-05und04-problematizacao-textos.pdf

Para você saber mais:

Os textos na íntegra:

  • RODRIGUES, P.E. Crescente Fértil. InfoEscola. Disponível no link:

https://www.infoescola.com/geografia/crescente-fertil/. Acesso em: 14 fev. 2019.

  • "Mesopotâmia: o berço da civilização" em Só História. Virtuous Tecnologia da Informação, 2009-2019. Consultado em 14/02/2019 às 15:28. Disponível no link:

http://www.sohistoria.com.br/ef2/mesopotamia/. Acesso em: 14 fev. 2019.

  • TURCI, E. Civilizações hidráulicas - Mesopotâmia. Educação UOL. Disponível no link:

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/civilizacoes-hidraulicas-mesopotamia.htm?cmpid=copiaecola . Acesso em: 14 fev. 2019.

  • SILVA, D.N. Mesopotâmia e os povos mesopotâmicos. História do mundo. Disponível no link:

https://www.historiadomundo.com.br/idade-antiga/mesopotamia.htm. Acesso em: 14 fev. 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: a turma deve permanecer nos grupos. Informe que irão realizar uma atividade de análise com base no mapa da região da Mesopotâmia. Entregue para os grupos a proposta da atividade. Faça a leitura coletiva da consigna. Esclareça as dúvidas.

Oriente que conversem e busquem no coletivo a proposta de solução e depois façam o registro na folha. Durante o processo circule nos grupos, observe as reflexões, auxilie-os na compreensão, na realização da proposta e nas dúvidas.

Realize a socialização.

Proposta da atividade disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/E7ytx3X8RBPZTNdC8ebHXycARKFe6ZprscU2AK46CbuSquJXqknj5tXMs3Nk/his4-05und04-sistematizacao.pdf

Fonte da imagem

REFON. Horta, CC BY 2.5. (adaptada) Disponível no link:

https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=951925. Acesso em: 02 mar. 2019.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de História, EF04HI05 que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Atividades impressas; dicionário; projetor.

Material complementar:

Problematização, acesso em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YktjJF8RU7PW5b3WXxwqVQk4VBW84XBQwtVTVRBPxn9WbxsufKBSvWKmBNdB/his4-05und04-problematizacao-imagem-do-slide.pdf

Proposta da atividade disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/E7ytx3X8RBPZTNdC8ebHXycARKFe6ZprscU2AK46CbuSquJXqknj5tXMs3Nk/his4-05und04-sistematizacao.pdf

Trechos dos textos para a proposta de leitura (problematização). Acesso em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PXWbEsUWpfybAMBbjnBVjt7KNkfY7yHhY73eCqtU3QfGJV5AaRDrQQ7NAfAP/his4-05und04-problematizacao-textos.pdf

Fonte das imagens:

Agência Brasil. População ribeirinha do Pará, de Antonio Cruz. Disponível no link: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=29920077. Acesso em: 15 fev. 2019.

GALEGO. Mapa do crescente fértil de EINSTEIN DERIVATIVE (adaptado). Disponível no link:

https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=26169754 . Acesso em: 10 fev. 2019.

TARUR, A. Mapa dos Continentes, obra do próprio, CC0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=42160943. Acesso em: 20 fev. 2019.

REFON. Horta, CC BY 2.5.(adaptada). Disponível no link:

https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=951925. Acesso em: 02 mar. 2019.

Para você saber mais:

Este plano de aula propõe o trabalho de aproximação com os povos que viveram no passado distante na Mesopotâmia. A Mesopotâmia é uma das regiões do chamado Crescente Fértil, por estarem próximas aos rios: Tigre, Eufrates e Nilo, que possuem vazantes em determinados períodos do ano, fertilizando o solo. O “desenho” de sua localidade no mapa assemelha-se à uma Lua crescente, derivando desse fato o termo.

Os povos que viveram na localidade se beneficiaram da fertilidade do solo para a prática da agricultura, e para solucionar os desafios para o plantio em alguns lugares desenvolveram técnicas importantes (barragens, reservatórios e canais de irrigação). Inventaram o arado e a roda e tiveram a ideia de utilizar animais na atividade.

A atividade agrícola estabeleceu a divisão do trabalho: as mulheres semeavam, e cuidavam da plantação e da alimentação; aos homens cabia a colheita. Faziam uso dos recursos hídricos para navegação e o comércio. O excedente da produção agrícola era alguns dos produtos que eram comercializados com os povos vizinhos.

ABRIL. Arado, Super Interessante. 31 ago. 2006. Disponível no link:

https://super.abril.com.br/comportamento/arado/ . Acesso: 15 fev. 2019.

MORIN, Júlia. Ribeirinho. Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível no link:

http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=1053:ribeirinhos&catid=52:letra-r . Acesso em: 10 fev. 2019.

RODRIGUES, P.E. Crescente Fértil. InfoEscola. Disponível no link:

https://www.infoescola.com/geografia/crescente-fertil/. Acesso em: 14 fev. 2019.

SILVA, D.N. Mesopotâmia e os povos mesopotâmicos. História do mundo. Disponível no link:

https://www.historiadomundo.com.br/idade-antiga/mesopotamia.htm. Acesso em: 14 fev. 2019.

SÓ HISTÓRIA. "Mesopotâmia: o berço da civilização". Virtuous Tecnologia da Informação, 2009-2019. Consultado em 14/02/2019 às 15:28. Disponível no link:

http://www.sohistoria.com.br/ef2/mesopotamia/. Acesso em: 14 fev. 2019.

TURCI, E. Civilizações hidráulicas - Mesopotâmia. Educação UOL. Disponível no link:

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/civilizacoes-hidraulicas-mesopotamia.htm?cmpid=copiaecola . Acesso em: 14 fev. 2019.

Vídeo: Mesopotâmia De nômades a agricultores 15. Disponível no linK:

https://www.youtube.com/watch?v=uP3HBHNUb-g. Acesso em: 14 fev. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo da aula para a turma, projete o slide, faça um cartaz ou escreva no quadro. Faça a leitura coletiva. Pergunte o significado da palavra mesopotâmia. Convide um voluntário para ler o significado no dicionário. Segundo o dicionário Michaelis significaregião que fica entre rios”.

Faça o registro da definição no quadro. Pergunte quando eles acham que esses povos eram. Ajude a turma a explorar suas hipóteses temporais para que percebam que se trata de povos do passado distante. Peça que releiam o objetivo e abra para comentarem o que entenderam.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete a imagem para a turma, ou faça um cartaz. Solicite que a observem e comentem o que desperta a atenção. Peça que observem a proximidade do rio.

Indague como seria viver nessa situação. Indague se as águas do rio sofrem alteração; o que os moradores fazem quando isso acontece. Indague se é possível eles se alimentarem e trabalharem neste ambiente.

Informe que a imagem é de povos ribeirinhos do Pará na atualidade, e que depois de algum tempo eles passaram a entender e respeitar o “ritmo” do rio e as condições do meio ambiente local. Pergunte se essa situação acontece apenas no Brasil, apenas nesse tempo. Ajude a turma a relacionar com o objetivo da aula.

Peça que levante hipóteses sobre a relação dos povos da Mesopotâmia com os rios. Faça o registro no quadro.

Fonte da imagem:

Agência Brasil. População ribeirinha do Pará, de Antonio Cruz. Disponível no link: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=29920077. Acesso em: 15 fev. 2019.

Como adequar à sua realidade: se na localidade houver cidades ou povoados que vivem nas proximidades dos rios e nele realizam suas atividades, substitua a imagem ou utilize como referência.

Para você saber mais:

MORIN, J. Ribeirinho. Disponível em:

http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=1053:ribeirinhos&catid=52:letra-r. Acesso em: 10 fev. 2019.

O texto apresenta o cotidiano dos povos ribeirinhos, a convivência com o rio e como ele influencia as suas atividades.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Apresente para a turma o mapa, projete ou imprima. Oriente que observem atentamente. Chame a atenção para as áreas demarcadas em vermelho e verde. Indague por que ela está em destaque e o que tem próximo à ela.

Chame a atenção para a localização da região do Crescente Fértil no mapa dos continentes. Retome com a turma as colocações sobre a área demarcada em vermelho: Crescente fértil. Pergunte quais povos serão estudados na aula, e se for necessário retome oralmente a região em destaque no mapa e o objetivo da aula.

Peça que reflitam sobre a importância do rio para os povos que viveram no passado distante na região destacada em verde. Chame a atenção para a localização da região do Crescente Fértil no mapa dos continentes.

Retome com a turma as colocações sobre a área demarcada em vermelho: Crescente fértil. Convide um voluntário para fazer a leitura dos quadrinhos explicativos do slide. Indague a relação do Crescente Fértil com a área destacada em verde. Oriente que identifiquem os rios: nomes, percursos; que pensem na relação dos rios com os povos que moram nas proximidades. Estimule que reflitam sobre as limitações e as possibilidades nessas condições, assim como acontece com os povos Ribeirinhos.

Convide um voluntário para comentar o que compreendeu. Incentive o grupo a complementar as colocações do colega. Espera-se que a turma perceba que a Mesopotâmia faz parte da região denominada de crescente fértil, portanto se beneficia com as cheias do rios que circundam a região, não de todos, mas de dois rios deles: Tigre e Eufrates. As cheias fertilizavam o solo, favorecendo a agricultura; Destaque os aspectos que foram observados e chame a atenção aos que não foram percebidos.

Imagem do Mapa do Crescente Fértil para impressão se for necessário, acesso em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YktjJF8RU7PW5b3WXxwqVQk4VBW84XBQwtVTVRBPxn9WbxsufKBSvWKmBNdB/his4-05und04-problematizacao-imagem-do-slide.pdf

Fonte das imagens:

GALEGO. Mapa do crescente fértil de EINSTEIN DERIVATIVE (adaptado). Disponível no link:

https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=26169754 . Acesso em: 10 fev. 2019.

TARUR, Azunuak. Mapa dos Continentes. Obra do próprio, CC0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=42160943. Acesso em: 20 fev. 2019.

Para você saber mais:

Arado, Super Interessante. 31 ago. 2006. Disponível no link:

https://super.abril.com.br/comportamento/arado/ . Acesso: 15 fev. 2019.

Vídeo: Mesopotâmia De nômades a agricultores 15. Disponível no linK:

https://www.youtube.com/watch?v=uP3HBHNUb-g. Acesso em: 14 fev. 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Organize a turma em 4 grupos produtivos. Eles irão trabalhar com uma proposta de leitura de fragmentos de textos sobre o tema. Cada grupo terá um texto diferente. Posteriormente estarão socializando o texto para os demais grupos, socializando seus saberes. Se preferir que a turma realize a proposta com trechos maiores, acesse os links dos textos na seção: Para saber mais.

Apresente para a turma a imagem do slide, projete ou reproduza no quadro.

Informe que irão realizar uma proposta de leitura em grupo, e conforme a imagem sugere, cada grupo ficará com um texto para ler e realizar as reflexões que o texto irá sugerir. Serão trabalhados 4 textos diferentes e, ao término, a socialização ocorrerá por meio de um rodízio.

Entregue para os grupos os trechos dos textos. Oriente que escolham o orador, e façam a leitura e as propostas do texto. Durante a realização da atividade, circule nos grupos, esclareça as dúvidas, retome as orientações necessárias, provoque e problematize.

Observe com mais atenção os grupos com os alunos que possuem mais dificuldades; se necessário motive e provoque a interação entre eles.

Ao término abra para a socialização entre os grupos por meio do rodízio. Combine que ao seu sinal o orador irá para outro grupo e lá farão socialização dos textos: o orador de cada grupo irá até o grupo seguinte e terá alguns minutos para expor as reflexões do texto lido em seu grupo de origem e, posteriormente, o grupo irá comentar seu próprio texto para ele (orador). O rodízio irá se repetir até que todos os grupos tenham trocados as reflexões de todos os quatro textos.

Faça um fechamento destacando os pontos mais relevantes.

Trechos dos textos para a proposta de leitura, acesso em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PXWbEsUWpfybAMBbjnBVjt7KNkfY7yHhY73eCqtU3QfGJV5AaRDrQQ7NAfAP/his4-05und04-problematizacao-textos.pdf

Para você saber mais:

Os textos na íntegra:

  • RODRIGUES, P.E. Crescente Fértil. InfoEscola. Disponível no link:

https://www.infoescola.com/geografia/crescente-fertil/. Acesso em: 14 fev. 2019.

  • "Mesopotâmia: o berço da civilização" em Só História. Virtuous Tecnologia da Informação, 2009-2019. Consultado em 14/02/2019 às 15:28. Disponível no link:

http://www.sohistoria.com.br/ef2/mesopotamia/. Acesso em: 14 fev. 2019.

  • TURCI, E. Civilizações hidráulicas - Mesopotâmia. Educação UOL. Disponível no link:

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/civilizacoes-hidraulicas-mesopotamia.htm?cmpid=copiaecola . Acesso em: 14 fev. 2019.

  • SILVA, D.N. Mesopotâmia e os povos mesopotâmicos. História do mundo. Disponível no link:

https://www.historiadomundo.com.br/idade-antiga/mesopotamia.htm. Acesso em: 14 fev. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: a turma deve permanecer nos grupos. Informe que irão realizar uma atividade de análise com base no mapa da região da Mesopotâmia. Entregue para os grupos a proposta da atividade. Faça a leitura coletiva da consigna. Esclareça as dúvidas.

Oriente que conversem e busquem no coletivo a proposta de solução e depois façam o registro na folha. Durante o processo circule nos grupos, observe as reflexões, auxilie-os na compreensão, na realização da proposta e nas dúvidas.

Realize a socialização.

Proposta da atividade disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/E7ytx3X8RBPZTNdC8ebHXycARKFe6ZprscU2AK46CbuSquJXqknj5tXMs3Nk/his4-05und04-sistematizacao.pdf

Fonte da imagem

REFON. Horta, CC BY 2.5. (adaptada) Disponível no link:

https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=951925. Acesso em: 02 mar. 2019.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Circulação de pessoas, produtos e culturas do 4º ano :

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04HI05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano