Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Bruna Albieri Cruz da Silva
Mentora: Eliane Zanin
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA05) Desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo envolvendo adição, subtração e multiplicação (usando propriedades do sistema de numeração).
Conhecimentos prévios que a turma deve dominar
- Reconhecer as propriedades do sistema de numeração decimal.
- Reconhecer os numerais e quantidades.
- Possuir noções a respeito do conceito de adição.
Objetivos específicos
Compreender o algoritmo convencional da adição com reagrupamentos.
Conceito-chave
Algoritmo da adição.
Recursos necessários
- Lápis.
- Papel.
- Ábaco aberto.
- Argolinhas coloridas.
- Atividades impressas.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento (slides 3 e 4)
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Inicie a aula explicando sobre a utilização do ábaco para a resolução da atividade da aula. Entregue o ábaco para os alunos (pode ser um por dupla) e as argolinhas correspondentes às ordens dos numerais. É importante entregar apenas 10 argolinhas de cada cor, para que o aluno sinta necessidade de efetuar as trocas para resolver as operações e representar os numerais. Explique sobre as cores e os valores de cada uma.
Oriente os alunos a explorarem o material e representarem o número citado. Deixe que eles pensem em como farão e intervenha se for necessário.
Propósito: Familiarizar os alunos com o material a ser utilizado durante a aula.
Discuta com a turma:
- Vocês já viram um ábaco como esse?
- O que representam estas hastes?
- Para o que vocês pensam que ele serve?
- Como vocês acham que ele poderá nos ajudar nesta aula?
- Quantas argolinhas verdes serão necessárias para representar esse numeral?
- Quantas argolas vermelhas serão necessárias?
- Utilizaremos argolas azuis neste caso?
- Em qual haste devemos colocar as argolas? Qual cor de argola ficará em cada haste?
Aquecimento (slides 3 e 4)
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Inicie a aula explicando sobre a utilização do ábaco para a resolução da atividade da aula. Entregue o ábaco para os alunos (pode ser um por dupla) e as argolinhas correspondentes às ordens dos numerais. É importante entregar apenas 10 argolinhas de cada cor, para que o aluno sinta necessidade de efetuar as trocas para resolver as operações e representar os numerais. Explique sobre as cores e os valores de cada uma.
Oriente os alunos a explorarem o material e representarem o número citado. Deixe que eles pensem em como farão e intervenha se for necessário.
Propósito: Familiarizar os alunos com o material a ser utilizado durante a aula.
Discuta com a turma:
- Vocês já viram um ábaco como esse?
- O que representam estas hastes?
- Para o que vocês pensam que ele serve?
- Como vocês acham que ele poderá nos ajudar nesta aula?
- Quantas argolinhas verdes serão necessárias para representar esse numeral?
- Quantas argolas vermelhas serão necessárias?
- Utilizaremos argolas azuis neste caso?
- Em qual haste devemos colocar as argolas? Qual cor de argola ficará em cada haste?
Atividade principal
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Introduza a situação-problema e questione o que os alunos podem fazer para responder a questão proposta. Faça o levantamento das respostas procurando compreender qual a primeira impressão deles em relação à situação posta.
Propósito: Fazer com que os alunos levantem hipóteses e desenvolvam estratégias para resolver o problema utilizando o ábaco e o algoritmo convencional.
Discuta com a turma:
- Quais são os dados que o problema revela para encontrarmos a solução?
- Qual é a operação que deve ser realizada?
- Como o ábaco pode nos ajudar a resolver o problema?
- Como vocês fariam para registrar essa operação utilizando o algoritmo convencional?
- Como vocês farão para somar as unidades no ábaco se temos somente 10 argolas?
- Quais são as possibilidades de solução?
Após o levantamento dos dados, deixe que os alunos manipulem o material e tentem resolver a operação. No primeiro momento, eles devem responder individualmente e, em seguida, permita que socializem suas respostas com um colega. Neste momento, é interessante que caminhe pela sala e observe como os alunos estão utilizando o material, procurando compreender o pensamento do aluno, suas hipóteses, dúvidas e fazendo questionamentos.
Para saber mais sobre a utilização dos algoritmos, acesse aqui.
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Introduza a situação-problema e questione o que os alunos podem fazer para responder a questão proposta. Faça o levantamento das respostas procurando compreender qual a primeira impressão deles em relação à situação posta.
Propósito: Fazer com que os alunos levantem hipóteses e desenvolvam estratégias para resolver o problema utilizando o ábaco e o algoritmo convencional.
Discuta com a turma:
- Quais são os dados que o problema revela para encontrarmos a solução?
- Qual é a operação que deve ser realizada?
- Como o ábaco pode nos ajudar a resolver o problema?
- Como vocês fariam para registrar essa operação utilizando o algoritmo convencional?
- Como vocês farão para somar as unidades no ábaco se temos somente 10 argolas?
- Quais são as possibilidades de solução?
Após o levantamento dos dados, deixe que os alunos manipulem o material e tentem resolver a operação. No primeiro momento, eles devem responder individualmente e, em seguida, permita que socializem suas respostas com um colega Neste momento, é interessante que caminhe pela sala e observe como os alunos estão utilizando o material, procurando compreender o pensamento do aluno, suas hipóteses, dúvidas e fazendo questionamentos.
Painel de soluções (Slides de 7 a 12)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Orientação: Convide alguns alunos para que demonstrem para o restante da sala, como utilizaram o ábaco para solucionar o problema, assim como o algoritmo convencional. Deixe que eles expliquem para os colegas como pensaram.
Ressalte aos alunos que no algoritmo, o “vai um” refere-se ao reagrupamento das dezenas e unidades, assim como feito no ábaco. Ao concluir a soma, ressalte que deve-se somar também o número 1 (10) referente ao reagrupamento realizado.
Compare as estratégias utilizadas (ábaco e algoritmo) para a resolução da operação, a fim de facilitar a compreensão dos reagrupamentos e a técnica utilizada no algoritmo.
Discuta com a turma:
- Alguém pensou de outra forma?
- Vocês acham que haveria outra forma de compor os números da operação?
- Haveria outra forma de solucionar essa operação?
- Por onde devemos começar?
- Temos apenas 10 argolinhas de unidade. Como faremos para adicionar as 8 unidades do número 28?
- O que é possível fazer?
- O que significa o número 1 em cima da ordem das dezenas?
- Vocês já haviam pensado nessa forma de resolver uma operação?
- Já haviam pensado em realizar reagrupamentos?
Após as apresentações dos alunos e as discussões com a turma, retome o que já foi exposto pelos alunos e sistematize a resolução.
Painel de soluções (Slides de 7 a 12)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Orientação: Convide alguns alunos para que demonstrem para o restante da sala, como utilizaram o ábaco para solucionar o problema, assim como o algoritmo convencional. Deixe que eles expliquem para os colegas como pensaram.
Ressalte aos alunos que no algoritmo, o “vai um” refere-se ao reagrupamento das dezenas e unidades, assim como feito no ábaco. Ao concluir a soma, ressalte que deve-se somar também o número 1 (10) referente ao reagrupamento realizado.
Compare as estratégias utilizadas (ábaco e algoritmo) para a resolução da operação, a fim de facilitar a compreensão dos reagrupamentos e a técnica utilizada no algoritmo.
Discuta com a turma:
- Alguém pensou de outra forma?
- Vocês acham que haveria outra forma de compor os números da operação?
- Haveria outra forma de solucionar essa operação?
- Por onde devemos começar?
- Temos apenas 10 argolinhas de unidade. Como faremos para adicionar as 8 unidades do número 28?
- O que é possível fazer?
- O que significa o número 1 em cima da ordem das dezenas?
- Vocês já haviam pensado nessa forma de resolver uma operação?
- Já haviam pensado em realizar reagrupamentos?
Após as apresentações dos alunos e as discussões com a turma, retome o que já foi exposto pelos alunos e sistematize a resolução.
Painel de soluções (Slides de 7 a 12)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Orientação: Convide alguns alunos para que demonstrem para o restante da sala, como utilizaram o ábaco para solucionar o problema, assim como o algoritmo convencional. Deixe que eles expliquem para os colegas como pensaram.
Ressalte aos alunos que no algoritmo, o “vai um” refere-se ao reagrupamento das dezenas e unidades, assim como feito no ábaco. Ao concluir a soma, ressalte que deve-se somar também o número 1 (10) referente ao reagrupamento realizado.
Compare as estratégias utilizadas (ábaco e algoritmo) para a resolução da operação, a fim de facilitar a compreensão dos reagrupamentos e a técnica utilizada no algoritmo.
Discuta com a turma:
- Alguém pensou de outra forma?
- Vocês acham que haveria outra forma de compor os números da operação?
- Haveria outra forma de solucionar essa operação?
- Por onde devemos começar?
- Temos apenas 10 argolinhas de unidade. Como faremos para adicionar as 8 unidades do número 28?
- O que é possível fazer?
- O que significa o número 1 em cima da ordem das dezenas?
- Vocês já haviam pensado nessa forma de resolver uma operação?
- Já haviam pensado em realizar reagrupamentos?
Após as apresentações dos alunos e as discussões com a turma, retome o que já foi exposto pelos alunos e sistematize a resolução.
Painel de soluções (Slides de 7 a 12)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Orientação: Convide alguns alunos para que demonstrem para o restante da sala, como utilizaram o ábaco para solucionar o problema, assim como o algoritmo convencional. Deixe que eles expliquem para os colegas como pensaram.
Ressalte aos alunos que no algoritmo, o “vai um” refere-se ao reagrupamento das dezenas e unidades, assim como feito no ábaco. Ao concluir a soma, ressalte que deve-se somar também o número 1 (10) referente ao reagrupamento realizado.
Compare as estratégias utilizadas (ábaco e algoritmo) para a resolução da operação, a fim de facilitar a compreensão dos reagrupamentos e a técnica utilizada no algoritmo.
Discuta com a turma:
- Alguém pensou de outra forma?
- Vocês acham que haveria outra forma de compor os números da operação?
- Haveria outra forma de solucionar essa operação?
- Por onde devemos começar?
- Temos apenas 10 argolinhas de unidade. Como faremos para adicionar as 8 unidades do número 28?
- O que é possível fazer?
- O que significa o número 1 em cima da ordem das dezenas?
- Vocês já haviam pensado nessa forma de resolver uma operação?
- Já haviam pensado em realizar reagrupamentos?
Após as apresentações dos alunos e as discussões com a turma, retome o que já foi exposto pelos alunos e sistematize a resolução.
Painel de soluções (Slides de 7 a 12)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Orientação: Convide alguns alunos para que demonstrem para o restante da sala, como utilizaram o ábaco para solucionar o problema, assim como o algoritmo convencional. Deixe que eles expliquem para os colegas como pensaram.
Ressalte aos alunos que no algoritmo, o “vai um” refere-se ao reagrupamento das dezenas e unidades, assim como feito no ábaco. Ao concluir a soma, ressalte que deve-se somar também o número 1 (10) referente ao reagrupamento realizado.
Compare as estratégias utilizadas (ábaco e algoritmo) para a resolução da operação, a fim de facilitar a compreensão dos reagrupamentos e a técnica utilizada no algoritmo.
Discuta com a turma:
- Alguém pensou de outra forma?
- Vocês acham que haveria outra forma de compor os números da operação?
- Haveria outra forma de solucionar essa operação?
- Por onde devemos começar?
- Temos apenas 10 argolinhas de unidade. Como faremos para adicionar as 8 unidades do número 28?
- O que é possível fazer?
- O que significa o número 1 em cima da ordem das dezenas?
- Vocês já haviam pensado nessa forma de resolver uma operação?
- Já haviam pensado em realizar reagrupamentos?
Após as apresentações dos alunos e as discussões com a turma, retome o que já foi exposto pelos alunos e sistematize a resolução.
Painel de soluções (Slides de 7 a 12)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Orientação: Convide alguns alunos para que demonstrem para o restante da sala, como utilizaram o ábaco para solucionar o problema, assim como o algoritmo convencional. Deixe que eles expliquem para os colegas como pensaram.
Ressalte aos alunos que no algoritmo, o “vai um” refere-se ao reagrupamento das dezenas e unidades, assim como feito no ábaco. Ao concluir a soma, ressalte que deve-se somar também o número 1 (10) referente ao reagrupamento realizado.
Compare as estratégias utilizadas (ábaco e algoritmo) para a resolução da operação, a fim de facilitar a compreensão dos reagrupamentos e a técnica utilizada no algoritmo.
Discuta com a turma:
- Alguém pensou de outra forma?
- Vocês acham que haveria outra forma de compor os números da operação?
- Haveria outra forma de solucionar essa operação?
- Por onde devemos começar?
- Temos apenas 10 argolinhas de unidade. Como faremos para adicionar as 8 unidades do número 28?
- O que é possível fazer?
- O que significa o número 1 em cima da ordem das dezenas?
- Vocês já haviam pensado nessa forma de resolver uma operação?
- Já haviam pensado em realizar reagrupamentos?
Após as apresentações dos alunos e as discussões com a turma, retome o que já foi exposto pelos alunos e sistematize a resolução.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Anote no quadro o conceito trabalhado durante a aula para a sistematização do conteúdo. Se desejar, anote a frase no quadro ou num cartaz para deixar exposto em sala de aula. Os alunos também podem anotar no caderno.
Propósito: Registrar as aprendizagens da aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Encerre a atividade dizendo aos alunos que o algoritmo é apenas mais uma estratégia para a realização de cálculos, porém é importante compreendê-lo pois pode facilitar a resolução de problemas e operações.
Propósito: Resumir as aprendizagens da aula.
Discuta com a turma:
- O que vocês aprenderam hoje?
- Vocês já haviam pensado nessa maneira de resolver operações?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as estratégias discutidas na aula. Circule para verificar como os alunos estão realizando os cálculos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do algoritmo convencional da adição.
Materiais complementares para impressão:
Resolução da Atividade Complementar