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Plano de aula - Algoritmo convencional da adição com reagrupamentos

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre algoritmo da adição

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Bruna Albieri Cruz da Silva

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Bruna Albieri Cruz da Silva

Mentora: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA05) Desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo envolvendo adição, subtração e multiplicação (usando propriedades do sistema de numeração).

Conhecimentos prévios que a turma deve dominar

  • Reconhecer as propriedades do sistema de numeração decimal.
  • Reconhecer os numerais e quantidades.
  • Possuir noções a respeito do conceito de adição.

Objetivos específicos

Compreender o algoritmo convencional da adição com reagrupamentos.

Conceito-chave

Algoritmo da adição.

Recursos necessários

  • Lápis.
  • Papel.
  • Ábaco aberto.
  • Argolinhas coloridas.
  • Atividades impressas.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento (slides 3 e 4) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Inicie a aula explicando sobre a utilização do ábaco para a resolução da atividade da aula. Entregue o ábaco para os alunos (pode ser um por dupla) e as argolinhas correspondentes às ordens dos numerais. É importante entregar apenas 10 argolinhas de cada cor, para que o aluno sinta necessidade de efetuar as trocas para resolver as operações e representar os numerais. Explique sobre as cores e os valores de cada uma.

Oriente os alunos a explorarem o material e representarem o número citado. Deixe que eles pensem em como farão e intervenha se for necessário.

Propósito: Familiarizar os alunos com o material a ser utilizado durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês já viram um ábaco como esse?
  • O que representam estas hastes?
  • Para o que vocês pensam que ele serve?
  • Como vocês acham que ele poderá nos ajudar nesta aula?
  • Quantas argolinhas verdes serão necessárias para representar esse numeral?
  • Quantas argolas vermelhas serão necessárias?
  • Utilizaremos argolas azuis neste caso?
  • Em qual haste devemos colocar as argolas? Qual cor de argola ficará em cada haste?

Aquecimento (slides 3 e 4) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Inicie a aula explicando sobre a utilização do ábaco para a resolução da atividade da aula. Entregue o ábaco para os alunos (pode ser um por dupla) e as argolinhas correspondentes às ordens dos numerais. É importante entregar apenas 10 argolinhas de cada cor, para que o aluno sinta necessidade de efetuar as trocas para resolver as operações e representar os numerais. Explique sobre as cores e os valores de cada uma.

Oriente os alunos a explorarem o material e representarem o número citado. Deixe que eles pensem em como farão e intervenha se for necessário.

Propósito: Familiarizar os alunos com o material a ser utilizado durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês já viram um ábaco como esse?
  • O que representam estas hastes?
  • Para o que vocês pensam que ele serve?
  • Como vocês acham que ele poderá nos ajudar nesta aula?
  • Quantas argolinhas verdes serão necessárias para representar esse numeral?
  • Quantas argolas vermelhas serão necessárias?
  • Utilizaremos argolas azuis neste caso?
  • Em qual haste devemos colocar as argolas? Qual cor de argola ficará em cada haste?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Introduza a situação-problema e questione o que os alunos podem fazer para responder a questão proposta. Faça o levantamento das respostas procurando compreender qual a primeira impressão deles em relação à situação posta.

Propósito: Fazer com que os alunos levantem hipóteses e desenvolvam estratégias para resolver o problema utilizando o ábaco e o algoritmo convencional.

Discuta com a turma:

  • Quais são os dados que o problema revela para encontrarmos a solução?
  • Qual é a operação que deve ser realizada?
  • Como o ábaco pode nos ajudar a resolver o problema?
  • Como vocês fariam para registrar essa operação utilizando o algoritmo convencional?
  • Como vocês farão para somar as unidades no ábaco se temos somente 10 argolas?
  • Quais são as possibilidades de solução?

Após o levantamento dos dados, deixe que os alunos manipulem o material e tentem resolver a operação. No primeiro momento, eles devem responder individualmente e, em seguida, permita que socializem suas respostas com um colega. Neste momento, é interessante que caminhe pela sala e observe como os alunos estão utilizando o material, procurando compreender o pensamento do aluno, suas hipóteses, dúvidas e fazendo questionamentos.

Para saber mais sobre a utilização dos algoritmos, acesse aqui.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Introduza a situação-problema e questione o que os alunos podem fazer para responder a questão proposta. Faça o levantamento das respostas procurando compreender qual a primeira impressão deles em relação à situação posta.

Propósito: Fazer com que os alunos levantem hipóteses e desenvolvam estratégias para resolver o problema utilizando o ábaco e o algoritmo convencional.

Discuta com a turma:

  • Quais são os dados que o problema revela para encontrarmos a solução?
  • Qual é a operação que deve ser realizada?
  • Como o ábaco pode nos ajudar a resolver o problema?
  • Como vocês fariam para registrar essa operação utilizando o algoritmo convencional?
  • Como vocês farão para somar as unidades no ábaco se temos somente 10 argolas?
  • Quais são as possibilidades de solução?

Após o levantamento dos dados, deixe que os alunos manipulem o material e tentem resolver a operação. No primeiro momento, eles devem responder individualmente e, em seguida, permita que socializem suas respostas com um colega Neste momento, é interessante que caminhe pela sala e observe como os alunos estão utilizando o material, procurando compreender o pensamento do aluno, suas hipóteses, dúvidas e fazendo questionamentos.

Painel de soluções (Slides de 7 a 12) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Orientação: Convide alguns alunos para que demonstrem para o restante da sala, como utilizaram o ábaco para solucionar o problema, assim como o algoritmo convencional. Deixe que eles expliquem para os colegas como pensaram.

Ressalte aos alunos que no algoritmo, o “vai um” refere-se ao reagrupamento das dezenas e unidades, assim como feito no ábaco. Ao concluir a soma, ressalte que deve-se somar também o número 1 (10) referente ao reagrupamento realizado.

Compare as estratégias utilizadas (ábaco e algoritmo) para a resolução da operação, a fim de facilitar a compreensão dos reagrupamentos e a técnica utilizada no algoritmo.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensou de outra forma?
  • Vocês acham que haveria outra forma de compor os números da operação?
  • Haveria outra forma de solucionar essa operação?
  • Por onde devemos começar?
  • Temos apenas 10 argolinhas de unidade. Como faremos para adicionar as 8 unidades do número 28?
  • O que é possível fazer?
  • O que significa o número 1 em cima da ordem das dezenas?
  • Vocês já haviam pensado nessa forma de resolver uma operação?
  • Já haviam pensado em realizar reagrupamentos?

Após as apresentações dos alunos e as discussões com a turma, retome o que já foi exposto pelos alunos e sistematize a resolução.

Painel de soluções (Slides de 7 a 12) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Orientação: Convide alguns alunos para que demonstrem para o restante da sala, como utilizaram o ábaco para solucionar o problema, assim como o algoritmo convencional. Deixe que eles expliquem para os colegas como pensaram.

Ressalte aos alunos que no algoritmo, o “vai um” refere-se ao reagrupamento das dezenas e unidades, assim como feito no ábaco. Ao concluir a soma, ressalte que deve-se somar também o número 1 (10) referente ao reagrupamento realizado.

Compare as estratégias utilizadas (ábaco e algoritmo) para a resolução da operação, a fim de facilitar a compreensão dos reagrupamentos e a técnica utilizada no algoritmo.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensou de outra forma?
  • Vocês acham que haveria outra forma de compor os números da operação?
  • Haveria outra forma de solucionar essa operação?
  • Por onde devemos começar?
  • Temos apenas 10 argolinhas de unidade. Como faremos para adicionar as 8 unidades do número 28?
  • O que é possível fazer?
  • O que significa o número 1 em cima da ordem das dezenas?
  • Vocês já haviam pensado nessa forma de resolver uma operação?
  • Já haviam pensado em realizar reagrupamentos?

Após as apresentações dos alunos e as discussões com a turma, retome o que já foi exposto pelos alunos e sistematize a resolução.

Painel de soluções (Slides de 7 a 12) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Orientação: Convide alguns alunos para que demonstrem para o restante da sala, como utilizaram o ábaco para solucionar o problema, assim como o algoritmo convencional. Deixe que eles expliquem para os colegas como pensaram.

Ressalte aos alunos que no algoritmo, o “vai um” refere-se ao reagrupamento das dezenas e unidades, assim como feito no ábaco. Ao concluir a soma, ressalte que deve-se somar também o número 1 (10) referente ao reagrupamento realizado.

Compare as estratégias utilizadas (ábaco e algoritmo) para a resolução da operação, a fim de facilitar a compreensão dos reagrupamentos e a técnica utilizada no algoritmo.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensou de outra forma?
  • Vocês acham que haveria outra forma de compor os números da operação?
  • Haveria outra forma de solucionar essa operação?
  • Por onde devemos começar?
  • Temos apenas 10 argolinhas de unidade. Como faremos para adicionar as 8 unidades do número 28?
  • O que é possível fazer?
  • O que significa o número 1 em cima da ordem das dezenas?
  • Vocês já haviam pensado nessa forma de resolver uma operação?
  • Já haviam pensado em realizar reagrupamentos?

Após as apresentações dos alunos e as discussões com a turma, retome o que já foi exposto pelos alunos e sistematize a resolução.

Painel de soluções (Slides de 7 a 12) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Orientação: Convide alguns alunos para que demonstrem para o restante da sala, como utilizaram o ábaco para solucionar o problema, assim como o algoritmo convencional. Deixe que eles expliquem para os colegas como pensaram.

Ressalte aos alunos que no algoritmo, o “vai um” refere-se ao reagrupamento das dezenas e unidades, assim como feito no ábaco. Ao concluir a soma, ressalte que deve-se somar também o número 1 (10) referente ao reagrupamento realizado.

Compare as estratégias utilizadas (ábaco e algoritmo) para a resolução da operação, a fim de facilitar a compreensão dos reagrupamentos e a técnica utilizada no algoritmo.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensou de outra forma?
  • Vocês acham que haveria outra forma de compor os números da operação?
  • Haveria outra forma de solucionar essa operação?
  • Por onde devemos começar?
  • Temos apenas 10 argolinhas de unidade. Como faremos para adicionar as 8 unidades do número 28?
  • O que é possível fazer?
  • O que significa o número 1 em cima da ordem das dezenas?
  • Vocês já haviam pensado nessa forma de resolver uma operação?
  • Já haviam pensado em realizar reagrupamentos?

Após as apresentações dos alunos e as discussões com a turma, retome o que já foi exposto pelos alunos e sistematize a resolução.

Painel de soluções (Slides de 7 a 12) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Orientação: Convide alguns alunos para que demonstrem para o restante da sala, como utilizaram o ábaco para solucionar o problema, assim como o algoritmo convencional. Deixe que eles expliquem para os colegas como pensaram.

Ressalte aos alunos que no algoritmo, o “vai um” refere-se ao reagrupamento das dezenas e unidades, assim como feito no ábaco. Ao concluir a soma, ressalte que deve-se somar também o número 1 (10) referente ao reagrupamento realizado.

Compare as estratégias utilizadas (ábaco e algoritmo) para a resolução da operação, a fim de facilitar a compreensão dos reagrupamentos e a técnica utilizada no algoritmo.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensou de outra forma?
  • Vocês acham que haveria outra forma de compor os números da operação?
  • Haveria outra forma de solucionar essa operação?
  • Por onde devemos começar?
  • Temos apenas 10 argolinhas de unidade. Como faremos para adicionar as 8 unidades do número 28?
  • O que é possível fazer?
  • O que significa o número 1 em cima da ordem das dezenas?
  • Vocês já haviam pensado nessa forma de resolver uma operação?
  • Já haviam pensado em realizar reagrupamentos?

Após as apresentações dos alunos e as discussões com a turma, retome o que já foi exposto pelos alunos e sistematize a resolução.

Painel de soluções (Slides de 7 a 12) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Orientação: Convide alguns alunos para que demonstrem para o restante da sala, como utilizaram o ábaco para solucionar o problema, assim como o algoritmo convencional. Deixe que eles expliquem para os colegas como pensaram.

Ressalte aos alunos que no algoritmo, o “vai um” refere-se ao reagrupamento das dezenas e unidades, assim como feito no ábaco. Ao concluir a soma, ressalte que deve-se somar também o número 1 (10) referente ao reagrupamento realizado.

Compare as estratégias utilizadas (ábaco e algoritmo) para a resolução da operação, a fim de facilitar a compreensão dos reagrupamentos e a técnica utilizada no algoritmo.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensou de outra forma?
  • Vocês acham que haveria outra forma de compor os números da operação?
  • Haveria outra forma de solucionar essa operação?
  • Por onde devemos começar?
  • Temos apenas 10 argolinhas de unidade. Como faremos para adicionar as 8 unidades do número 28?
  • O que é possível fazer?
  • O que significa o número 1 em cima da ordem das dezenas?
  • Vocês já haviam pensado nessa forma de resolver uma operação?
  • Já haviam pensado em realizar reagrupamentos?

Após as apresentações dos alunos e as discussões com a turma, retome o que já foi exposto pelos alunos e sistematize a resolução.

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Anote no quadro o conceito trabalhado durante a aula para a sistematização do conteúdo. Se desejar, anote a frase no quadro ou num cartaz para deixar exposto em sala de aula. Os alunos também podem anotar no caderno.

Propósito: Registrar as aprendizagens da aula.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre a atividade dizendo aos alunos que o algoritmo é apenas mais uma estratégia para a realização de cálculos, porém é importante compreendê-lo pois pode facilitar a resolução de problemas e operações.

Propósito: Resumir as aprendizagens da aula.

Discuta com a turma:

  • O que vocês aprenderam hoje?
  • Vocês já haviam pensado nessa maneira de resolver operações?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as estratégias discutidas na aula. Circule para verificar como os alunos estão realizando os cálculos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do algoritmo convencional da adição.

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Bruna Albieri Cruz da Silva

Mentora: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA05) Desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo envolvendo adição, subtração e multiplicação (usando propriedades do sistema de numeração).

Conhecimentos prévios que a turma deve dominar

  • Reconhecer as propriedades do sistema de numeração decimal.
  • Reconhecer os numerais e quantidades.
  • Possuir noções a respeito do conceito de adição.

Objetivos específicos

Compreender o algoritmo convencional da adição com reagrupamentos.

Conceito-chave

Algoritmo da adição.

Recursos necessários

  • Lápis.
  • Papel.
  • Ábaco aberto.
  • Argolinhas coloridas.
  • Atividades impressas.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Inicie a aula explicando sobre a utilização do ábaco para a resolução da atividade da aula. Entregue o ábaco para os alunos (pode ser um por dupla) e as argolinhas correspondentes às ordens dos numerais. É importante entregar apenas 10 argolinhas de cada cor, para que o aluno sinta necessidade de efetuar as trocas para resolver as operações e representar os numerais. Explique sobre as cores e os valores de cada uma.

Oriente os alunos a explorarem o material e representarem o número citado. Deixe que eles pensem em como farão e intervenha se for necessário.

Propósito: Familiarizar os alunos com o material a ser utilizado durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês já viram um ábaco como esse?
  • O que representam estas hastes?
  • Para o que vocês pensam que ele serve?
  • Como vocês acham que ele poderá nos ajudar nesta aula?
  • Quantas argolinhas verdes serão necessárias para representar esse numeral?
  • Quantas argolas vermelhas serão necessárias?
  • Utilizaremos argolas azuis neste caso?
  • Em qual haste devemos colocar as argolas? Qual cor de argola ficará em cada haste?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Inicie a aula explicando sobre a utilização do ábaco para a resolução da atividade da aula. Entregue o ábaco para os alunos (pode ser um por dupla) e as argolinhas correspondentes às ordens dos numerais. É importante entregar apenas 10 argolinhas de cada cor, para que o aluno sinta necessidade de efetuar as trocas para resolver as operações e representar os numerais. Explique sobre as cores e os valores de cada uma.

Oriente os alunos a explorarem o material e representarem o número citado. Deixe que eles pensem em como farão e intervenha se for necessário.

Propósito: Familiarizar os alunos com o material a ser utilizado durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês já viram um ábaco como esse?
  • O que representam estas hastes?
  • Para o que vocês pensam que ele serve?
  • Como vocês acham que ele poderá nos ajudar nesta aula?
  • Quantas argolinhas verdes serão necessárias para representar esse numeral?
  • Quantas argolas vermelhas serão necessárias?
  • Utilizaremos argolas azuis neste caso?
  • Em qual haste devemos colocar as argolas? Qual cor de argola ficará em cada haste?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Introduza a situação-problema e questione o que os alunos podem fazer para responder a questão proposta. Faça o levantamento das respostas procurando compreender qual a primeira impressão deles em relação à situação posta.

Propósito: Fazer com que os alunos levantem hipóteses e desenvolvam estratégias para resolver o problema utilizando o ábaco e o algoritmo convencional.

Discuta com a turma:

  • Quais são os dados que o problema revela para encontrarmos a solução?
  • Qual é a operação que deve ser realizada?
  • Como o ábaco pode nos ajudar a resolver o problema?
  • Como vocês fariam para registrar essa operação utilizando o algoritmo convencional?
  • Como vocês farão para somar as unidades no ábaco se temos somente 10 argolas?
  • Quais são as possibilidades de solução?

Após o levantamento dos dados, deixe que os alunos manipulem o material e tentem resolver a operação. No primeiro momento, eles devem responder individualmente e, em seguida, permita que socializem suas respostas com um colega. Neste momento, é interessante que caminhe pela sala e observe como os alunos estão utilizando o material, procurando compreender o pensamento do aluno, suas hipóteses, dúvidas e fazendo questionamentos.

Para saber mais sobre a utilização dos algoritmos, acesse aqui.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Introduza a situação-problema e questione o que os alunos podem fazer para responder a questão proposta. Faça o levantamento das respostas procurando compreender qual a primeira impressão deles em relação à situação posta.

Propósito: Fazer com que os alunos levantem hipóteses e desenvolvam estratégias para resolver o problema utilizando o ábaco e o algoritmo convencional.

Discuta com a turma:

  • Quais são os dados que o problema revela para encontrarmos a solução?
  • Qual é a operação que deve ser realizada?
  • Como o ábaco pode nos ajudar a resolver o problema?
  • Como vocês fariam para registrar essa operação utilizando o algoritmo convencional?
  • Como vocês farão para somar as unidades no ábaco se temos somente 10 argolas?
  • Quais são as possibilidades de solução?

Após o levantamento dos dados, deixe que os alunos manipulem o material e tentem resolver a operação. No primeiro momento, eles devem responder individualmente e, em seguida, permita que socializem suas respostas com um colega Neste momento, é interessante que caminhe pela sala e observe como os alunos estão utilizando o material, procurando compreender o pensamento do aluno, suas hipóteses, dúvidas e fazendo questionamentos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Orientação: Convide alguns alunos para que demonstrem para o restante da sala, como utilizaram o ábaco para solucionar o problema, assim como o algoritmo convencional. Deixe que eles expliquem para os colegas como pensaram.

Ressalte aos alunos que no algoritmo, o “vai um” refere-se ao reagrupamento das dezenas e unidades, assim como feito no ábaco. Ao concluir a soma, ressalte que deve-se somar também o número 1 (10) referente ao reagrupamento realizado.

Compare as estratégias utilizadas (ábaco e algoritmo) para a resolução da operação, a fim de facilitar a compreensão dos reagrupamentos e a técnica utilizada no algoritmo.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensou de outra forma?
  • Vocês acham que haveria outra forma de compor os números da operação?
  • Haveria outra forma de solucionar essa operação?
  • Por onde devemos começar?
  • Temos apenas 10 argolinhas de unidade. Como faremos para adicionar as 8 unidades do número 28?
  • O que é possível fazer?
  • O que significa o número 1 em cima da ordem das dezenas?
  • Vocês já haviam pensado nessa forma de resolver uma operação?
  • Já haviam pensado em realizar reagrupamentos?

Após as apresentações dos alunos e as discussões com a turma, retome o que já foi exposto pelos alunos e sistematize a resolução.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Orientação: Convide alguns alunos para que demonstrem para o restante da sala, como utilizaram o ábaco para solucionar o problema, assim como o algoritmo convencional. Deixe que eles expliquem para os colegas como pensaram.

Ressalte aos alunos que no algoritmo, o “vai um” refere-se ao reagrupamento das dezenas e unidades, assim como feito no ábaco. Ao concluir a soma, ressalte que deve-se somar também o número 1 (10) referente ao reagrupamento realizado.

Compare as estratégias utilizadas (ábaco e algoritmo) para a resolução da operação, a fim de facilitar a compreensão dos reagrupamentos e a técnica utilizada no algoritmo.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensou de outra forma?
  • Vocês acham que haveria outra forma de compor os números da operação?
  • Haveria outra forma de solucionar essa operação?
  • Por onde devemos começar?
  • Temos apenas 10 argolinhas de unidade. Como faremos para adicionar as 8 unidades do número 28?
  • O que é possível fazer?
  • O que significa o número 1 em cima da ordem das dezenas?
  • Vocês já haviam pensado nessa forma de resolver uma operação?
  • Já haviam pensado em realizar reagrupamentos?

Após as apresentações dos alunos e as discussões com a turma, retome o que já foi exposto pelos alunos e sistematize a resolução.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Orientação: Convide alguns alunos para que demonstrem para o restante da sala, como utilizaram o ábaco para solucionar o problema, assim como o algoritmo convencional. Deixe que eles expliquem para os colegas como pensaram.

Ressalte aos alunos que no algoritmo, o “vai um” refere-se ao reagrupamento das dezenas e unidades, assim como feito no ábaco. Ao concluir a soma, ressalte que deve-se somar também o número 1 (10) referente ao reagrupamento realizado.

Compare as estratégias utilizadas (ábaco e algoritmo) para a resolução da operação, a fim de facilitar a compreensão dos reagrupamentos e a técnica utilizada no algoritmo.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensou de outra forma?
  • Vocês acham que haveria outra forma de compor os números da operação?
  • Haveria outra forma de solucionar essa operação?
  • Por onde devemos começar?
  • Temos apenas 10 argolinhas de unidade. Como faremos para adicionar as 8 unidades do número 28?
  • O que é possível fazer?
  • O que significa o número 1 em cima da ordem das dezenas?
  • Vocês já haviam pensado nessa forma de resolver uma operação?
  • Já haviam pensado em realizar reagrupamentos?

Após as apresentações dos alunos e as discussões com a turma, retome o que já foi exposto pelos alunos e sistematize a resolução.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Orientação: Convide alguns alunos para que demonstrem para o restante da sala, como utilizaram o ábaco para solucionar o problema, assim como o algoritmo convencional. Deixe que eles expliquem para os colegas como pensaram.

Ressalte aos alunos que no algoritmo, o “vai um” refere-se ao reagrupamento das dezenas e unidades, assim como feito no ábaco. Ao concluir a soma, ressalte que deve-se somar também o número 1 (10) referente ao reagrupamento realizado.

Compare as estratégias utilizadas (ábaco e algoritmo) para a resolução da operação, a fim de facilitar a compreensão dos reagrupamentos e a técnica utilizada no algoritmo.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensou de outra forma?
  • Vocês acham que haveria outra forma de compor os números da operação?
  • Haveria outra forma de solucionar essa operação?
  • Por onde devemos começar?
  • Temos apenas 10 argolinhas de unidade. Como faremos para adicionar as 8 unidades do número 28?
  • O que é possível fazer?
  • O que significa o número 1 em cima da ordem das dezenas?
  • Vocês já haviam pensado nessa forma de resolver uma operação?
  • Já haviam pensado em realizar reagrupamentos?

Após as apresentações dos alunos e as discussões com a turma, retome o que já foi exposto pelos alunos e sistematize a resolução.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Orientação: Convide alguns alunos para que demonstrem para o restante da sala, como utilizaram o ábaco para solucionar o problema, assim como o algoritmo convencional. Deixe que eles expliquem para os colegas como pensaram.

Ressalte aos alunos que no algoritmo, o “vai um” refere-se ao reagrupamento das dezenas e unidades, assim como feito no ábaco. Ao concluir a soma, ressalte que deve-se somar também o número 1 (10) referente ao reagrupamento realizado.

Compare as estratégias utilizadas (ábaco e algoritmo) para a resolução da operação, a fim de facilitar a compreensão dos reagrupamentos e a técnica utilizada no algoritmo.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensou de outra forma?
  • Vocês acham que haveria outra forma de compor os números da operação?
  • Haveria outra forma de solucionar essa operação?
  • Por onde devemos começar?
  • Temos apenas 10 argolinhas de unidade. Como faremos para adicionar as 8 unidades do número 28?
  • O que é possível fazer?
  • O que significa o número 1 em cima da ordem das dezenas?
  • Vocês já haviam pensado nessa forma de resolver uma operação?
  • Já haviam pensado em realizar reagrupamentos?

Após as apresentações dos alunos e as discussões com a turma, retome o que já foi exposto pelos alunos e sistematize a resolução.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Orientação: Convide alguns alunos para que demonstrem para o restante da sala, como utilizaram o ábaco para solucionar o problema, assim como o algoritmo convencional. Deixe que eles expliquem para os colegas como pensaram.

Ressalte aos alunos que no algoritmo, o “vai um” refere-se ao reagrupamento das dezenas e unidades, assim como feito no ábaco. Ao concluir a soma, ressalte que deve-se somar também o número 1 (10) referente ao reagrupamento realizado.

Compare as estratégias utilizadas (ábaco e algoritmo) para a resolução da operação, a fim de facilitar a compreensão dos reagrupamentos e a técnica utilizada no algoritmo.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensou de outra forma?
  • Vocês acham que haveria outra forma de compor os números da operação?
  • Haveria outra forma de solucionar essa operação?
  • Por onde devemos começar?
  • Temos apenas 10 argolinhas de unidade. Como faremos para adicionar as 8 unidades do número 28?
  • O que é possível fazer?
  • O que significa o número 1 em cima da ordem das dezenas?
  • Vocês já haviam pensado nessa forma de resolver uma operação?
  • Já haviam pensado em realizar reagrupamentos?

Após as apresentações dos alunos e as discussões com a turma, retome o que já foi exposto pelos alunos e sistematize a resolução.

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Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Anote no quadro o conceito trabalhado durante a aula para a sistematização do conteúdo. Se desejar, anote a frase no quadro ou num cartaz para deixar exposto em sala de aula. Os alunos também podem anotar no caderno.

Propósito: Registrar as aprendizagens da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre a atividade dizendo aos alunos que o algoritmo é apenas mais uma estratégia para a realização de cálculos, porém é importante compreendê-lo pois pode facilitar a resolução de problemas e operações.

Propósito: Resumir as aprendizagens da aula.

Discuta com a turma:

  • O que vocês aprenderam hoje?
  • Vocês já haviam pensado nessa maneira de resolver operações?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as estratégias discutidas na aula. Circule para verificar como os alunos estão realizando os cálculos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do algoritmo convencional da adição.

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

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