17056
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos

Plano de aula - As festas tradicionais e sua continuidade na cultura dos povos das cidades brasileiras

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre As festas tradicionais e sua continuidade na cultura dos povos das cidades brasileiras

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Soares Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide, em específico, não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI03 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de um período, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Computadores conectados à internet, papel sulfite, tinta e lápis de colorir. Livros, revistas, fontes de pesquisa que tratam sobre a festa do Rosário (previamente selecionados), livros da biblioteca.

Material complementar:

Texto problematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZwCgaa8ETna7s77pmhhZ2bN4mbBD4GzpPNZQaGpZ9Fkv4anHU4bpK4ajv4AJ/his4-03und04-texto-problematizacao.pdf

Imagens Problematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/k4jUhmzYNssWWHPNnX3auTseVC8hgJC6hB6XWTyGzuu9zdqsX3Zuc4MXpDvQ/his4-03und04-fotos-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

Para conhecer a história da Folia de Reis assista: https://www.youtube.com/watch?v=LpQgSe7Pem8 (Acesso em 4 de abril de 2019)

Sobre a festa do Rosário: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645765/13064 (Acesso em 4 de abril de 2019)

Leia sobre as festas populares por regiões: http://www.brasil.gov.br/noticias/turismo/2018/07/festas-populares-movimentam-economia-do-pais (Acesso em 4 de abril de 2019)

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o slide para os alunos. Caso não possua projetor ele poderá ser impresso, escrito no quadro ou lido para a turma. Faça a leitura conjunta e peça aos alunos para pensarem sobre os festejos que acontecem em sua cidade.

Chame atenção do grupo para a existência de diferentes festas populares e que elas guardam aspectos da cultura dos povos em espaços distintos.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Divida sua turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique aos grupos que esse agrupamento será usado em outro momento da aula. Leia o trecho expresso nos slides e fale rapidamente sobre a importância das festas populares.

Peça aos alunos que analisem as fotos do slide.

Questione seu grupo:

Você conhece esta festa?

Como é celebrada?

Onde é celebrada?

O que as pessoas da foto parecem fazer?

Parece uma festa antiga?

Parece religiosa?

O que as imagens da foto 2 representam?

É comum realizarem esses festejos onde você mora?

Quais outras festas você conhece?

Qual o sentido das homenagens nessas festas?

Indague o grupo explorando as imagens e buscando informações sobre festejos e outras manifestações culturais de sua cidade/ estado.

Explique rapidamente ao grupo que a Folia de Reis é também conhecida como Reisado. É uma festa popular no Brasil e está ligada a aspectos religiosos. Mistura aspectos do folclore com os folguedos. Ela é realizada entre o Natal até o Dia de Reis (6 de janeiro). Na Folia de Reis, grupos de pessoas saem pelas ruas da cidade passando pelas casas e tocando músicas populares e bíblicas em homenagem aos reis magos e ao nascimento de Jesus. Junto com os músicos vão pessoas vestidas com roupas de personagens ligados ao tema da festa. A folia de Reis mistura a tradição portuguesa com a cultura dos povos brasileiros. Informe ao grupo que a Folia de Reis começou a ser festejada no Brasil em meados do século XIX e é festejada até hoje em muitas cidades brasileiras.

É esperado que o grupo identifique algumas festas tradicionais e caracterize-as. Não dê respostas, diga apenas que festejos como este da foto acontecem em muitas cidades pelo Brasil e eles têm como objetivo resgatar aspectos culturais importantes de povos que viveram no passado. As festas produzidas podem se relacionar a aspectos religiosos, folclóricos, da culinária, entre outros.

Apresente aos grupos as festas populares que ocorrem em praticamente todo o Brasil como o carnaval e a festa junina. Conversem sobre como eram realizadas essas festas e como são feitas hoje. Mostre aos alunos que as comemoração podem sofrer mudanças com o passar dos anos, mas que carregam elementos importantes que lembram sua origem. Questione os grupos se em todos os lugares elas são comemoradas da mesma forma.

Você pode buscar mais informações sobre essas festas aqui: http://www.brasil.gov.br/noticias/turismo/2018/07/festas-populares-movimentam-economia-do-pais

Acesso em: 24/02/2019

Fonte das imagens:

1 - Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/56/Reisado_do_Mestre_Ded%C3%A9_de_Luna.jpg

Acesso: 23/02/2019

2 - Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/84/Cajueiro_Festa_de_Reis.jpg

Acesso: 23/02/2019

Fonte do trecho:

CRUZ, Mércia Socorro Ribeiro, MENEZES, Santos Menezes, PINTO, Odilon. I Encontro Baiano de Cultura – I EBECULT – FACOM/UFBA. Salvador – Ba, 2008.
Acesso em: 23/02/2019

Para adaptar à sua realidade: Apresente uma festa de sua região para o grupo. Traga imagens, representações de trajes típicos, de comidas e músicas. Pergunte aos alunos como essa festa é comemorada por eles.

Para você saber mais: Para conhecer a história da Folia de Reis assista:

https://www.youtube.com/watch?v=LpQgSe7Pem8

Acesso em: 24/02/2019

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Projete ou entregue aos grupos as imagens que mostram fotos da Festa do Rosário.

Link das imagens aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/k4jUhmzYNssWWHPNnX3auTseVC8hgJC6hB6XWTyGzuu9zdqsX3Zuc4MXpDvQ/his4-03und04-fotos-problematizacao.pdf

Peça aos alunos que analisem as roupas usadas pelas pessoas, os objetos que eles portam, os instrumentos musicais e as construções que aparecem ao fundo.

Os grupos devem construir hipóteses sobre o tipo de festa representada pelas imagens. Para isso é necessário que sejam acompanhados e indagados.

1- Ao final da problematização, espera-se que os grupos construam um texto respondendo às questões do slide 6, para isto:

2 - Leve os alunos para a biblioteca da escola, ou selecione materiais de pesquisa sobre este festejo e deixe a disposição dos grupos. Se for possível, use dispositivos conectados à internet para que pesquisem mais informações sobre essa festa. Informe aos grupos que as fotos representam a festa do Rosário e que esta festa é comemorada em algumas cidades brasileiras.

3 - Organização dos grupos - Auxilie os grupos na busca pelas melhores fontes e no registro de seus textos. Solicite aos alunos que os integrantes dividam suas tarefas de acordo com os momentos de: pesquisa, registro e apresentação. Ao final das pesquisas, o apresentador deve contar para o grupo as suas descobertas. Estimule os grupos a coletarem informações sobre outras festas tradicionais no Brasil.

4- Para que os alunos construam seu texto, indague-os com as questões sugeridas abaixo, a partir das análises das fotos e, na sequência, a pesquisa de dados. Direcione a produção dos alunos com alguns questionamentos:

Que tipo de roupa são usadas? São roupas do dia a dia?

Esse tipo de festa acontece com frequência?

Tem origem religiosa?

A partir da análise de fotos há predominância de alguma etnia?

Essa festa é tipicamente brasileira? Será que foi trazida por algum antepassado?

5 - Projete o slide 5 e dê um tempo para os alunos responderem e se prepararem para a apresentação das descobertas.

6 - Após a apresentação dos alunos leia o texto do slide 7 e 8, para somar informações às descobertas.

Caso prefira, entregue-o impresso. Imprima o link aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZwCgaa8ETna7s77pmhhZ2bN4mbBD4GzpPNZQaGpZ9Fkv4anHU4bpK4ajv4AJ/his4-03und04-texto-problematizacao.pdf

7 - Caso os grupos pesquisem sobre outras festas populares, peça a eles que guardem essas informações.

Imagens dos slides:

Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d2/Dan%C3%A7a_das_Fitas_na_Festa_do_Ros%C3%A1rio.jpg

Acesso: 20/02/2019

Disponível em: ttps://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/38/Festa_do_Ros%C3%A1rio_S%C3%A3o_Gon%C3%A7alo.JPG

Acesso em: 20/02/2019

Disponível em:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3f/Festa_de_Nossa_Senhora_do_Ros%C3%A1rio_-_Distrito_da_Lapinha_Lagoa_Santa-MG.jpg

Acesso em: 23/02/2019

Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/ee/Festa_do_Ros%C3%A1rio.JPG

Acesso em: 23/02/2019

Fonte do texto:

MONTEIRO, Lívia Nascimento. RESGATE - VOL. XXII, N.27 - JAN./JUN. 2014

Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645765/13064

Acesso: 20/02/2019

Para você saber mais: Leia o artigo completo aqui:

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645765/13064

Acesso em: 20/02/2019

Ele servirá como apoio ao seu trabalho de orientação dos grupos.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Projete ou entregue aos grupos as imagens que mostram fotos da Festa do Rosário.

Link das imagens aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/k4jUhmzYNssWWHPNnX3auTseVC8hgJC6hB6XWTyGzuu9zdqsX3Zuc4MXpDvQ/his4-03und04-fotos-problematizacao.pdf

Peça aos alunos que analisem as roupas usadas pelas pessoas, os objetos que eles portam, os instrumentos musicais e as construções que aparecem ao fundo.

Os grupos devem construir hipóteses sobre o tipo de festa representada pelas imagens. Para isso é necessário que sejam acompanhados e indagados.

1- Ao final da problematização, espera-se que os grupos construam um texto respondendo às questões do slide 6, para isto:

2 - Leve os alunos para a biblioteca da escola, ou selecione materiais de pesquisa sobre este festejo e deixe a disposição dos grupos. Se for possível, use dispositivos conectados à internet para que pesquisem mais informações sobre essa festa. Informe aos grupos que as fotos representam a festa do Rosário e que esta festa é comemorada em algumas cidades brasileiras.

3 - Organização dos grupos - Auxilie os grupos na busca pelas melhores fontes e no registro de seus textos. Solicite aos alunos que os integrantes dividam suas tarefas de acordo com os momentos de: pesquisa, registro e apresentação. Ao final das pesquisas, o apresentador deve contar para o grupo as suas descobertas. Estimule os grupos a coletarem informações sobre outras festas tradicionais no Brasil.

4- Para que os alunos construam seu texto, indague-os com as questões sugeridas abaixo, a partir das análises das fotos e, na sequência, a pesquisa de dados. Direcione a produção dos alunos com alguns questionamentos:

Que tipo de roupa são usadas? São roupas do dia a dia?

Esse tipo de festa acontece com frequência?

Tem origem religiosa?

A partir da análise de fotos há predominância de alguma etnia?

Essa festa é tipicamente brasileira? Será que foi trazida por algum antepassado?

5 - Projete o slide 5 e dê um tempo para os alunos responderem e se prepararem para a apresentação das descobertas.

6 - Após a apresentação dos alunos leia o texto do slide 7 e 8, para somar informações às descobertas.

Caso prefira, entregue-o impresso. Imprima o link aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZwCgaa8ETna7s77pmhhZ2bN4mbBD4GzpPNZQaGpZ9Fkv4anHU4bpK4ajv4AJ/his4-03und04-texto-problematizacao.pdf

7 - Caso os grupos pesquisem sobre outras festas populares, peça a eles que guardem essas informações.

Imagens dos slides:

Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d2/Dan%C3%A7a_das_Fitas_na_Festa_do_Ros%C3%A1rio.jpg

Acesso: 20/02/2019

Disponível em: ttps://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/38/Festa_do_Ros%C3%A1rio_S%C3%A3o_Gon%C3%A7alo.JPG

Acesso em: 20/02/2019

Disponível em:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3f/Festa_de_Nossa_Senhora_do_Ros%C3%A1rio_-_Distrito_da_Lapinha_Lagoa_Santa-MG.jpg

Acesso em: 23/02/2019

Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/ee/Festa_do_Ros%C3%A1rio.JPG

Acesso em: 23/02/2019

Fonte do texto:

MONTEIRO, Lívia Nascimento. RESGATE - VOL. XXII, N.27 - JAN./JUN. 2014

Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645765/13064

Acesso: 20/02/2019

Para você saber mais: Leia o artigo completo aqui:

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645765/13064

Acesso em: 20/02/2019

Ele servirá como apoio ao seu trabalho de orientação dos grupos.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Projete ou entregue aos grupos as imagens que mostram fotos da Festa do Rosário.

Link das imagens aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/k4jUhmzYNssWWHPNnX3auTseVC8hgJC6hB6XWTyGzuu9zdqsX3Zuc4MXpDvQ/his4-03und04-fotos-problematizacao.pdf

Peça aos alunos que analisem as roupas usadas pelas pessoas, os objetos que eles portam, os instrumentos musicais e as construções que aparecem ao fundo.

Os grupos devem construir hipóteses sobre o tipo de festa representada pelas imagens. Para isso é necessário que sejam acompanhados e indagados.

1- Ao final da problematização, espera-se que os grupos construam um texto respondendo às questões do slide 6, para isto:

2 - Leve os alunos para a biblioteca da escola, ou selecione materiais de pesquisa sobre este festejo e deixe a disposição dos grupos. Se for possível, use dispositivos conectados à internet para que pesquisem mais informações sobre essa festa. Informe aos grupos que as fotos representam a festa do Rosário e que esta festa é comemorada em algumas cidades brasileiras.

3 - Organização dos grupos - Auxilie os grupos na busca pelas melhores fontes e no registro de seus textos. Solicite aos alunos que os integrantes dividam suas tarefas de acordo com os momentos de: pesquisa, registro e apresentação. Ao final das pesquisas, o apresentador deve contar para o grupo as suas descobertas. Estimule os grupos a coletarem informações sobre outras festas tradicionais no Brasil.

4- Para que os alunos construam seu texto, indague-os com as questões sugeridas abaixo, a partir das análises das fotos e, na sequência, a pesquisa de dados. Direcione a produção dos alunos com alguns questionamentos:

Que tipo de roupa são usadas? São roupas do dia a dia?

Esse tipo de festa acontece com frequência?

Tem origem religiosa?

A partir da análise de fotos há predominância de alguma etnia?

Essa festa é tipicamente brasileira? Será que foi trazida por algum antepassado?

5 - Projete o slide 5 e dê um tempo para os alunos responderem e se prepararem para a apresentação das descobertas.

6 - Após a apresentação dos alunos leia o texto do slide 7 e 8, para somar informações às descobertas.

Caso prefira, entregue-o impresso. Imprima o link aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZwCgaa8ETna7s77pmhhZ2bN4mbBD4GzpPNZQaGpZ9Fkv4anHU4bpK4ajv4AJ/his4-03und04-texto-problematizacao.pdf

7 - Caso os grupos pesquisem sobre outras festas populares, peça a eles que guardem essas informações.

Imagens dos slides:

Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d2/Dan%C3%A7a_das_Fitas_na_Festa_do_Ros%C3%A1rio.jpg

Acesso: 20/02/2019

Disponível em: ttps://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/38/Festa_do_Ros%C3%A1rio_S%C3%A3o_Gon%C3%A7alo.JPG

Acesso em: 20/02/2019

Disponível em:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3f/Festa_de_Nossa_Senhora_do_Ros%C3%A1rio_-_Distrito_da_Lapinha_Lagoa_Santa-MG.jpg

Acesso em: 23/02/2019

Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/ee/Festa_do_Ros%C3%A1rio.JPG

Acesso em: 23/02/2019

Fonte do texto:

MONTEIRO, Lívia Nascimento. RESGATE - VOL. XXII, N.27 - JAN./JUN. 2014

Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645765/13064

Acesso: 20/02/2019

Para você saber mais: Leia o artigo completo aqui:

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645765/13064

Acesso em: 20/02/2019

Ele servirá como apoio ao seu trabalho de orientação dos grupos.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Projete ou entregue aos grupos as imagens que mostram fotos da Festa do Rosário.

Link das imagens aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/k4jUhmzYNssWWHPNnX3auTseVC8hgJC6hB6XWTyGzuu9zdqsX3Zuc4MXpDvQ/his4-03und04-fotos-problematizacao.pdf

Peça aos alunos que analisem as roupas usadas pelas pessoas, os objetos que eles portam, os instrumentos musicais e as construções que aparecem ao fundo.

Os grupos devem construir hipóteses sobre o tipo de festa representada pelas imagens. Para isso é necessário que sejam acompanhados e indagados.

1- Ao final da problematização, espera-se que os grupos construam um texto respondendo às questões do slide 6, para isto:

2 - Leve os alunos para a biblioteca da escola, ou selecione materiais de pesquisa sobre este festejo e deixe a disposição dos grupos. Se for possível, use dispositivos conectados à internet para que pesquisem mais informações sobre essa festa. Informe aos grupos que as fotos representam a festa do Rosário e que esta festa é comemorada em algumas cidades brasileiras.

3 - Organização dos grupos - Auxilie os grupos na busca pelas melhores fontes e no registro de seus textos. Solicite aos alunos que os integrantes dividam suas tarefas de acordo com os momentos de: pesquisa, registro e apresentação. Ao final das pesquisas, o apresentador deve contar para o grupo as suas descobertas. Estimule os grupos a coletarem informações sobre outras festas tradicionais no Brasil.

4- Para que os alunos construam seu texto, indague-os com as questões sugeridas abaixo, a partir das análises das fotos e, na sequência, a pesquisa de dados. Direcione a produção dos alunos com alguns questionamentos:

Que tipo de roupa são usadas? São roupas do dia a dia?

Esse tipo de festa acontece com frequência?

Tem origem religiosa?

A partir da análise de fotos há predominância de alguma etnia?

Essa festa é tipicamente brasileira? Será que foi trazida por algum antepassado?

5 - Projete o slide 5 e dê um tempo para os alunos responderem e se prepararem para a apresentação das descobertas.

6 - Após a apresentação dos alunos leia o texto do slide 7 e 8, para somar informações às descobertas.

Caso prefira, entregue-o impresso. Imprima o link aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZwCgaa8ETna7s77pmhhZ2bN4mbBD4GzpPNZQaGpZ9Fkv4anHU4bpK4ajv4AJ/his4-03und04-texto-problematizacao.pdf

7 - Caso os grupos pesquisem sobre outras festas populares, peça a eles que guardem essas informações.

Imagens dos slides:

Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d2/Dan%C3%A7a_das_Fitas_na_Festa_do_Ros%C3%A1rio.jpg

Acesso: 20/02/2019

Disponível em: ttps://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/38/Festa_do_Ros%C3%A1rio_S%C3%A3o_Gon%C3%A7alo.JPG

Acesso em: 20/02/2019

Disponível em:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3f/Festa_de_Nossa_Senhora_do_Ros%C3%A1rio_-_Distrito_da_Lapinha_Lagoa_Santa-MG.jpg

Acesso em: 23/02/2019

Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/ee/Festa_do_Ros%C3%A1rio.JPG

Acesso em: 23/02/2019

Fonte do texto:

MONTEIRO, Lívia Nascimento. RESGATE - VOL. XXII, N.27 - JAN./JUN. 2014

Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645765/13064

Acesso: 20/02/2019

Para você saber mais: Leia o artigo completo aqui:

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645765/13064

Acesso em: 20/02/2019

Ele servirá como apoio ao seu trabalho de orientação dos grupos.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Projete ou entregue aos grupos as imagens que mostram fotos da Festa do Rosário.

Link das imagens aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/k4jUhmzYNssWWHPNnX3auTseVC8hgJC6hB6XWTyGzuu9zdqsX3Zuc4MXpDvQ/his4-03und04-fotos-problematizacao.pdf

Peça aos alunos que analisem as roupas usadas pelas pessoas, os objetos que eles portam, os instrumentos musicais e as construções que aparecem ao fundo.

Os grupos devem construir hipóteses sobre o tipo de festa representada pelas imagens. Para isso é necessário que sejam acompanhados e indagados.

1- Ao final da problematização, espera-se que os grupos construam um texto respondendo às questões do slide 6, para isto:

2 - Leve os alunos para a biblioteca da escola, ou selecione materiais de pesquisa sobre este festejo e deixe a disposição dos grupos. Se for possível, use dispositivos conectados à internet para que pesquisem mais informações sobre essa festa. Informe aos grupos que as fotos representam a festa do Rosário e que esta festa é comemorada em algumas cidades brasileiras.

3 - Organização dos grupos - Auxilie os grupos na busca pelas melhores fontes e no registro de seus textos. Solicite aos alunos que os integrantes dividam suas tarefas de acordo com os momentos de: pesquisa, registro e apresentação. Ao final das pesquisas, o apresentador deve contar para o grupo as suas descobertas. Estimule os grupos a coletarem informações sobre outras festas tradicionais no Brasil.

4- Para que os alunos construam seu texto, indague-os com as questões sugeridas abaixo, a partir das análises das fotos e, na sequência, a pesquisa de dados. Direcione a produção dos alunos com alguns questionamentos:

Que tipo de roupa são usadas? São roupas do dia a dia?

Esse tipo de festa acontece com frequência?

Tem origem religiosa?

A partir da análise de fotos há predominância de alguma etnia?

Essa festa é tipicamente brasileira? Será que foi trazida por algum antepassado?

5 - Projete o slide 5 e dê um tempo para os alunos responderem e se prepararem para a apresentação das descobertas.

6 - Após a apresentação dos alunos leia o texto do slide 7 e 8, para somar informações às descobertas.

Caso prefira, entregue-o impresso. Imprima o link aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZwCgaa8ETna7s77pmhhZ2bN4mbBD4GzpPNZQaGpZ9Fkv4anHU4bpK4ajv4AJ/his4-03und04-texto-problematizacao.pdf

7 - Caso os grupos pesquisem sobre outras festas populares, peça a eles que guardem essas informações.

Imagens dos slides:

Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d2/Dan%C3%A7a_das_Fitas_na_Festa_do_Ros%C3%A1rio.jpg

Acesso: 20/02/2019

Disponível em: ttps://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/38/Festa_do_Ros%C3%A1rio_S%C3%A3o_Gon%C3%A7alo.JPG

Acesso em: 20/02/2019

Disponível em:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3f/Festa_de_Nossa_Senhora_do_Ros%C3%A1rio_-_Distrito_da_Lapinha_Lagoa_Santa-MG.jpg

Acesso em: 23/02/2019

Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/ee/Festa_do_Ros%C3%A1rio.JPG

Acesso em: 23/02/2019

Fonte do texto:

MONTEIRO, Lívia Nascimento. RESGATE - VOL. XXII, N.27 - JAN./JUN. 2014

Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645765/13064

Acesso: 20/02/2019

Para você saber mais: Leia o artigo completo aqui:

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645765/13064

Acesso em: 20/02/2019

Ele servirá como apoio ao seu trabalho de orientação dos grupos.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o slide. Caso não tenha recursos, leia as informações para os alunos.

Agora que os grupos levantaram as informações sobre a festa do Rosário e fizeram a revisão das produções, finalize a aula com as informações do texto:

A festa do Rosário é uma importante manifestação cultural que ocorre em algumas cidades brasileiras. Ela é uma forma de os descendentes dos antigos povos escravizados e demais pessoas da população manifestarem suas crenças religiosas. O festejo mudou em sua forma de ser comemorado e festejado pelos povos, mas é importante ressaltar que os aspectos religiosos ainda permanecem. O uso dos tambores, as roupas e fantasias, além das representações dos personagens principais. É importante que compreendam que muitas manifestações ainda estão vivas em determinados espaços e necessitam se manter vivas, pois muitas fazem parte do cenário religioso, onde as pessoas depositam sua fé, outras refletem a continuidade de tradições familiares, reunião de grupos com crenças e desejos semelhantes. É importante ressaltar que fazem parte da cultura popular e precisam compreender a importância dessas festividades em diferentes espaços.

Os alunos precisam perceber, ao final desta aula, que a continuidade dessas festividades, sejam de caráter religioso ou não, misturando aspectos folclóricos e de diferentes culturas são uma forma de reviver e exaltar a vida de nossos ancestrais, suas crenças e seu modo de vida.

Ao final das discussões, monte um grande mural na sala e peça aos grupos que registrem as informações mais importantes desse festejo. Peça para que ilustrem o mural com imagens e informações que caracterizam e que retratam a festa do Rosário na atualidade. Solicite que produzam uma legenda sobre as imagens. Se possível, traga imagens e entregue aos grupos para que enriqueçam o mural.

Pergunte aos grupos se conseguiram informações sobre outras festas, em caso afirmativo peça a eles para acrescentá-las ao mural.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide, em específico, não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI03 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de um período, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Computadores conectados à internet, papel sulfite, tinta e lápis de colorir. Livros, revistas, fontes de pesquisa que tratam sobre a festa do Rosário (previamente selecionados), livros da biblioteca.

Material complementar:

Texto problematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZwCgaa8ETna7s77pmhhZ2bN4mbBD4GzpPNZQaGpZ9Fkv4anHU4bpK4ajv4AJ/his4-03und04-texto-problematizacao.pdf

Imagens Problematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/k4jUhmzYNssWWHPNnX3auTseVC8hgJC6hB6XWTyGzuu9zdqsX3Zuc4MXpDvQ/his4-03und04-fotos-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

Para conhecer a história da Folia de Reis assista: https://www.youtube.com/watch?v=LpQgSe7Pem8 (Acesso em 4 de abril de 2019)

Sobre a festa do Rosário: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645765/13064 (Acesso em 4 de abril de 2019)

Leia sobre as festas populares por regiões: http://www.brasil.gov.br/noticias/turismo/2018/07/festas-populares-movimentam-economia-do-pais (Acesso em 4 de abril de 2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o slide para os alunos. Caso não possua projetor ele poderá ser impresso, escrito no quadro ou lido para a turma. Faça a leitura conjunta e peça aos alunos para pensarem sobre os festejos que acontecem em sua cidade.

Chame atenção do grupo para a existência de diferentes festas populares e que elas guardam aspectos da cultura dos povos em espaços distintos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Divida sua turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique aos grupos que esse agrupamento será usado em outro momento da aula. Leia o trecho expresso nos slides e fale rapidamente sobre a importância das festas populares.

Peça aos alunos que analisem as fotos do slide.

Questione seu grupo:

Você conhece esta festa?

Como é celebrada?

Onde é celebrada?

O que as pessoas da foto parecem fazer?

Parece uma festa antiga?

Parece religiosa?

O que as imagens da foto 2 representam?

É comum realizarem esses festejos onde você mora?

Quais outras festas você conhece?

Qual o sentido das homenagens nessas festas?

Indague o grupo explorando as imagens e buscando informações sobre festejos e outras manifestações culturais de sua cidade/ estado.

Explique rapidamente ao grupo que a Folia de Reis é também conhecida como Reisado. É uma festa popular no Brasil e está ligada a aspectos religiosos. Mistura aspectos do folclore com os folguedos. Ela é realizada entre o Natal até o Dia de Reis (6 de janeiro). Na Folia de Reis, grupos de pessoas saem pelas ruas da cidade passando pelas casas e tocando músicas populares e bíblicas em homenagem aos reis magos e ao nascimento de Jesus. Junto com os músicos vão pessoas vestidas com roupas de personagens ligados ao tema da festa. A folia de Reis mistura a tradição portuguesa com a cultura dos povos brasileiros. Informe ao grupo que a Folia de Reis começou a ser festejada no Brasil em meados do século XIX e é festejada até hoje em muitas cidades brasileiras.

É esperado que o grupo identifique algumas festas tradicionais e caracterize-as. Não dê respostas, diga apenas que festejos como este da foto acontecem em muitas cidades pelo Brasil e eles têm como objetivo resgatar aspectos culturais importantes de povos que viveram no passado. As festas produzidas podem se relacionar a aspectos religiosos, folclóricos, da culinária, entre outros.

Apresente aos grupos as festas populares que ocorrem em praticamente todo o Brasil como o carnaval e a festa junina. Conversem sobre como eram realizadas essas festas e como são feitas hoje. Mostre aos alunos que as comemoração podem sofrer mudanças com o passar dos anos, mas que carregam elementos importantes que lembram sua origem. Questione os grupos se em todos os lugares elas são comemoradas da mesma forma.

Você pode buscar mais informações sobre essas festas aqui: http://www.brasil.gov.br/noticias/turismo/2018/07/festas-populares-movimentam-economia-do-pais

Acesso em: 24/02/2019

Fonte das imagens:

1 - Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/56/Reisado_do_Mestre_Ded%C3%A9_de_Luna.jpg

Acesso: 23/02/2019

2 - Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/84/Cajueiro_Festa_de_Reis.jpg

Acesso: 23/02/2019

Fonte do trecho:

CRUZ, Mércia Socorro Ribeiro, MENEZES, Santos Menezes, PINTO, Odilon. I Encontro Baiano de Cultura – I EBECULT – FACOM/UFBA. Salvador – Ba, 2008.
Acesso em: 23/02/2019

Para adaptar à sua realidade: Apresente uma festa de sua região para o grupo. Traga imagens, representações de trajes típicos, de comidas e músicas. Pergunte aos alunos como essa festa é comemorada por eles.

Para você saber mais: Para conhecer a história da Folia de Reis assista:

https://www.youtube.com/watch?v=LpQgSe7Pem8

Acesso em: 24/02/2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Projete ou entregue aos grupos as imagens que mostram fotos da Festa do Rosário.

Link das imagens aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/k4jUhmzYNssWWHPNnX3auTseVC8hgJC6hB6XWTyGzuu9zdqsX3Zuc4MXpDvQ/his4-03und04-fotos-problematizacao.pdf

Peça aos alunos que analisem as roupas usadas pelas pessoas, os objetos que eles portam, os instrumentos musicais e as construções que aparecem ao fundo.

Os grupos devem construir hipóteses sobre o tipo de festa representada pelas imagens. Para isso é necessário que sejam acompanhados e indagados.

1- Ao final da problematização, espera-se que os grupos construam um texto respondendo às questões do slide 6, para isto:

2 - Leve os alunos para a biblioteca da escola, ou selecione materiais de pesquisa sobre este festejo e deixe a disposição dos grupos. Se for possível, use dispositivos conectados à internet para que pesquisem mais informações sobre essa festa. Informe aos grupos que as fotos representam a festa do Rosário e que esta festa é comemorada em algumas cidades brasileiras.

3 - Organização dos grupos - Auxilie os grupos na busca pelas melhores fontes e no registro de seus textos. Solicite aos alunos que os integrantes dividam suas tarefas de acordo com os momentos de: pesquisa, registro e apresentação. Ao final das pesquisas, o apresentador deve contar para o grupo as suas descobertas. Estimule os grupos a coletarem informações sobre outras festas tradicionais no Brasil.

4- Para que os alunos construam seu texto, indague-os com as questões sugeridas abaixo, a partir das análises das fotos e, na sequência, a pesquisa de dados. Direcione a produção dos alunos com alguns questionamentos:

Que tipo de roupa são usadas? São roupas do dia a dia?

Esse tipo de festa acontece com frequência?

Tem origem religiosa?

A partir da análise de fotos há predominância de alguma etnia?

Essa festa é tipicamente brasileira? Será que foi trazida por algum antepassado?

5 - Projete o slide 5 e dê um tempo para os alunos responderem e se prepararem para a apresentação das descobertas.

6 - Após a apresentação dos alunos leia o texto do slide 7 e 8, para somar informações às descobertas.

Caso prefira, entregue-o impresso. Imprima o link aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZwCgaa8ETna7s77pmhhZ2bN4mbBD4GzpPNZQaGpZ9Fkv4anHU4bpK4ajv4AJ/his4-03und04-texto-problematizacao.pdf

7 - Caso os grupos pesquisem sobre outras festas populares, peça a eles que guardem essas informações.

Imagens dos slides:

Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d2/Dan%C3%A7a_das_Fitas_na_Festa_do_Ros%C3%A1rio.jpg

Acesso: 20/02/2019

Disponível em: ttps://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/38/Festa_do_Ros%C3%A1rio_S%C3%A3o_Gon%C3%A7alo.JPG

Acesso em: 20/02/2019

Disponível em:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3f/Festa_de_Nossa_Senhora_do_Ros%C3%A1rio_-_Distrito_da_Lapinha_Lagoa_Santa-MG.jpg

Acesso em: 23/02/2019

Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/ee/Festa_do_Ros%C3%A1rio.JPG

Acesso em: 23/02/2019

Fonte do texto:

MONTEIRO, Lívia Nascimento. RESGATE - VOL. XXII, N.27 - JAN./JUN. 2014

Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645765/13064

Acesso: 20/02/2019

Para você saber mais: Leia o artigo completo aqui:

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645765/13064

Acesso em: 20/02/2019

Ele servirá como apoio ao seu trabalho de orientação dos grupos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Projete ou entregue aos grupos as imagens que mostram fotos da Festa do Rosário.

Link das imagens aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/k4jUhmzYNssWWHPNnX3auTseVC8hgJC6hB6XWTyGzuu9zdqsX3Zuc4MXpDvQ/his4-03und04-fotos-problematizacao.pdf

Peça aos alunos que analisem as roupas usadas pelas pessoas, os objetos que eles portam, os instrumentos musicais e as construções que aparecem ao fundo.

Os grupos devem construir hipóteses sobre o tipo de festa representada pelas imagens. Para isso é necessário que sejam acompanhados e indagados.

1- Ao final da problematização, espera-se que os grupos construam um texto respondendo às questões do slide 6, para isto:

2 - Leve os alunos para a biblioteca da escola, ou selecione materiais de pesquisa sobre este festejo e deixe a disposição dos grupos. Se for possível, use dispositivos conectados à internet para que pesquisem mais informações sobre essa festa. Informe aos grupos que as fotos representam a festa do Rosário e que esta festa é comemorada em algumas cidades brasileiras.

3 - Organização dos grupos - Auxilie os grupos na busca pelas melhores fontes e no registro de seus textos. Solicite aos alunos que os integrantes dividam suas tarefas de acordo com os momentos de: pesquisa, registro e apresentação. Ao final das pesquisas, o apresentador deve contar para o grupo as suas descobertas. Estimule os grupos a coletarem informações sobre outras festas tradicionais no Brasil.

4- Para que os alunos construam seu texto, indague-os com as questões sugeridas abaixo, a partir das análises das fotos e, na sequência, a pesquisa de dados. Direcione a produção dos alunos com alguns questionamentos:

Que tipo de roupa são usadas? São roupas do dia a dia?

Esse tipo de festa acontece com frequência?

Tem origem religiosa?

A partir da análise de fotos há predominância de alguma etnia?

Essa festa é tipicamente brasileira? Será que foi trazida por algum antepassado?

5 - Projete o slide 5 e dê um tempo para os alunos responderem e se prepararem para a apresentação das descobertas.

6 - Após a apresentação dos alunos leia o texto do slide 7 e 8, para somar informações às descobertas.

Caso prefira, entregue-o impresso. Imprima o link aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZwCgaa8ETna7s77pmhhZ2bN4mbBD4GzpPNZQaGpZ9Fkv4anHU4bpK4ajv4AJ/his4-03und04-texto-problematizacao.pdf

7 - Caso os grupos pesquisem sobre outras festas populares, peça a eles que guardem essas informações.

Imagens dos slides:

Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d2/Dan%C3%A7a_das_Fitas_na_Festa_do_Ros%C3%A1rio.jpg

Acesso: 20/02/2019

Disponível em: ttps://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/38/Festa_do_Ros%C3%A1rio_S%C3%A3o_Gon%C3%A7alo.JPG

Acesso em: 20/02/2019

Disponível em:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3f/Festa_de_Nossa_Senhora_do_Ros%C3%A1rio_-_Distrito_da_Lapinha_Lagoa_Santa-MG.jpg

Acesso em: 23/02/2019

Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/ee/Festa_do_Ros%C3%A1rio.JPG

Acesso em: 23/02/2019

Fonte do texto:

MONTEIRO, Lívia Nascimento. RESGATE - VOL. XXII, N.27 - JAN./JUN. 2014

Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645765/13064

Acesso: 20/02/2019

Para você saber mais: Leia o artigo completo aqui:

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645765/13064

Acesso em: 20/02/2019

Ele servirá como apoio ao seu trabalho de orientação dos grupos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Projete ou entregue aos grupos as imagens que mostram fotos da Festa do Rosário.

Link das imagens aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/k4jUhmzYNssWWHPNnX3auTseVC8hgJC6hB6XWTyGzuu9zdqsX3Zuc4MXpDvQ/his4-03und04-fotos-problematizacao.pdf

Peça aos alunos que analisem as roupas usadas pelas pessoas, os objetos que eles portam, os instrumentos musicais e as construções que aparecem ao fundo.

Os grupos devem construir hipóteses sobre o tipo de festa representada pelas imagens. Para isso é necessário que sejam acompanhados e indagados.

1- Ao final da problematização, espera-se que os grupos construam um texto respondendo às questões do slide 6, para isto:

2 - Leve os alunos para a biblioteca da escola, ou selecione materiais de pesquisa sobre este festejo e deixe a disposição dos grupos. Se for possível, use dispositivos conectados à internet para que pesquisem mais informações sobre essa festa. Informe aos grupos que as fotos representam a festa do Rosário e que esta festa é comemorada em algumas cidades brasileiras.

3 - Organização dos grupos - Auxilie os grupos na busca pelas melhores fontes e no registro de seus textos. Solicite aos alunos que os integrantes dividam suas tarefas de acordo com os momentos de: pesquisa, registro e apresentação. Ao final das pesquisas, o apresentador deve contar para o grupo as suas descobertas. Estimule os grupos a coletarem informações sobre outras festas tradicionais no Brasil.

4- Para que os alunos construam seu texto, indague-os com as questões sugeridas abaixo, a partir das análises das fotos e, na sequência, a pesquisa de dados. Direcione a produção dos alunos com alguns questionamentos:

Que tipo de roupa são usadas? São roupas do dia a dia?

Esse tipo de festa acontece com frequência?

Tem origem religiosa?

A partir da análise de fotos há predominância de alguma etnia?

Essa festa é tipicamente brasileira? Será que foi trazida por algum antepassado?

5 - Projete o slide 5 e dê um tempo para os alunos responderem e se prepararem para a apresentação das descobertas.

6 - Após a apresentação dos alunos leia o texto do slide 7 e 8, para somar informações às descobertas.

Caso prefira, entregue-o impresso. Imprima o link aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZwCgaa8ETna7s77pmhhZ2bN4mbBD4GzpPNZQaGpZ9Fkv4anHU4bpK4ajv4AJ/his4-03und04-texto-problematizacao.pdf

7 - Caso os grupos pesquisem sobre outras festas populares, peça a eles que guardem essas informações.

Imagens dos slides:

Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d2/Dan%C3%A7a_das_Fitas_na_Festa_do_Ros%C3%A1rio.jpg

Acesso: 20/02/2019

Disponível em: ttps://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/38/Festa_do_Ros%C3%A1rio_S%C3%A3o_Gon%C3%A7alo.JPG

Acesso em: 20/02/2019

Disponível em:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3f/Festa_de_Nossa_Senhora_do_Ros%C3%A1rio_-_Distrito_da_Lapinha_Lagoa_Santa-MG.jpg

Acesso em: 23/02/2019

Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/ee/Festa_do_Ros%C3%A1rio.JPG

Acesso em: 23/02/2019

Fonte do texto:

MONTEIRO, Lívia Nascimento. RESGATE - VOL. XXII, N.27 - JAN./JUN. 2014

Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645765/13064

Acesso: 20/02/2019

Para você saber mais: Leia o artigo completo aqui:

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645765/13064

Acesso em: 20/02/2019

Ele servirá como apoio ao seu trabalho de orientação dos grupos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Projete ou entregue aos grupos as imagens que mostram fotos da Festa do Rosário.

Link das imagens aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/k4jUhmzYNssWWHPNnX3auTseVC8hgJC6hB6XWTyGzuu9zdqsX3Zuc4MXpDvQ/his4-03und04-fotos-problematizacao.pdf

Peça aos alunos que analisem as roupas usadas pelas pessoas, os objetos que eles portam, os instrumentos musicais e as construções que aparecem ao fundo.

Os grupos devem construir hipóteses sobre o tipo de festa representada pelas imagens. Para isso é necessário que sejam acompanhados e indagados.

1- Ao final da problematização, espera-se que os grupos construam um texto respondendo às questões do slide 6, para isto:

2 - Leve os alunos para a biblioteca da escola, ou selecione materiais de pesquisa sobre este festejo e deixe a disposição dos grupos. Se for possível, use dispositivos conectados à internet para que pesquisem mais informações sobre essa festa. Informe aos grupos que as fotos representam a festa do Rosário e que esta festa é comemorada em algumas cidades brasileiras.

3 - Organização dos grupos - Auxilie os grupos na busca pelas melhores fontes e no registro de seus textos. Solicite aos alunos que os integrantes dividam suas tarefas de acordo com os momentos de: pesquisa, registro e apresentação. Ao final das pesquisas, o apresentador deve contar para o grupo as suas descobertas. Estimule os grupos a coletarem informações sobre outras festas tradicionais no Brasil.

4- Para que os alunos construam seu texto, indague-os com as questões sugeridas abaixo, a partir das análises das fotos e, na sequência, a pesquisa de dados. Direcione a produção dos alunos com alguns questionamentos:

Que tipo de roupa são usadas? São roupas do dia a dia?

Esse tipo de festa acontece com frequência?

Tem origem religiosa?

A partir da análise de fotos há predominância de alguma etnia?

Essa festa é tipicamente brasileira? Será que foi trazida por algum antepassado?

5 - Projete o slide 5 e dê um tempo para os alunos responderem e se prepararem para a apresentação das descobertas.

6 - Após a apresentação dos alunos leia o texto do slide 7 e 8, para somar informações às descobertas.

Caso prefira, entregue-o impresso. Imprima o link aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZwCgaa8ETna7s77pmhhZ2bN4mbBD4GzpPNZQaGpZ9Fkv4anHU4bpK4ajv4AJ/his4-03und04-texto-problematizacao.pdf

7 - Caso os grupos pesquisem sobre outras festas populares, peça a eles que guardem essas informações.

Imagens dos slides:

Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d2/Dan%C3%A7a_das_Fitas_na_Festa_do_Ros%C3%A1rio.jpg

Acesso: 20/02/2019

Disponível em: ttps://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/38/Festa_do_Ros%C3%A1rio_S%C3%A3o_Gon%C3%A7alo.JPG

Acesso em: 20/02/2019

Disponível em:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3f/Festa_de_Nossa_Senhora_do_Ros%C3%A1rio_-_Distrito_da_Lapinha_Lagoa_Santa-MG.jpg

Acesso em: 23/02/2019

Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/ee/Festa_do_Ros%C3%A1rio.JPG

Acesso em: 23/02/2019

Fonte do texto:

MONTEIRO, Lívia Nascimento. RESGATE - VOL. XXII, N.27 - JAN./JUN. 2014

Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645765/13064

Acesso: 20/02/2019

Para você saber mais: Leia o artigo completo aqui:

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645765/13064

Acesso em: 20/02/2019

Ele servirá como apoio ao seu trabalho de orientação dos grupos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Projete ou entregue aos grupos as imagens que mostram fotos da Festa do Rosário.

Link das imagens aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/k4jUhmzYNssWWHPNnX3auTseVC8hgJC6hB6XWTyGzuu9zdqsX3Zuc4MXpDvQ/his4-03und04-fotos-problematizacao.pdf

Peça aos alunos que analisem as roupas usadas pelas pessoas, os objetos que eles portam, os instrumentos musicais e as construções que aparecem ao fundo.

Os grupos devem construir hipóteses sobre o tipo de festa representada pelas imagens. Para isso é necessário que sejam acompanhados e indagados.

1- Ao final da problematização, espera-se que os grupos construam um texto respondendo às questões do slide 6, para isto:

2 - Leve os alunos para a biblioteca da escola, ou selecione materiais de pesquisa sobre este festejo e deixe a disposição dos grupos. Se for possível, use dispositivos conectados à internet para que pesquisem mais informações sobre essa festa. Informe aos grupos que as fotos representam a festa do Rosário e que esta festa é comemorada em algumas cidades brasileiras.

3 - Organização dos grupos - Auxilie os grupos na busca pelas melhores fontes e no registro de seus textos. Solicite aos alunos que os integrantes dividam suas tarefas de acordo com os momentos de: pesquisa, registro e apresentação. Ao final das pesquisas, o apresentador deve contar para o grupo as suas descobertas. Estimule os grupos a coletarem informações sobre outras festas tradicionais no Brasil.

4- Para que os alunos construam seu texto, indague-os com as questões sugeridas abaixo, a partir das análises das fotos e, na sequência, a pesquisa de dados. Direcione a produção dos alunos com alguns questionamentos:

Que tipo de roupa são usadas? São roupas do dia a dia?

Esse tipo de festa acontece com frequência?

Tem origem religiosa?

A partir da análise de fotos há predominância de alguma etnia?

Essa festa é tipicamente brasileira? Será que foi trazida por algum antepassado?

5 - Projete o slide 5 e dê um tempo para os alunos responderem e se prepararem para a apresentação das descobertas.

6 - Após a apresentação dos alunos leia o texto do slide 7 e 8, para somar informações às descobertas.

Caso prefira, entregue-o impresso. Imprima o link aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZwCgaa8ETna7s77pmhhZ2bN4mbBD4GzpPNZQaGpZ9Fkv4anHU4bpK4ajv4AJ/his4-03und04-texto-problematizacao.pdf

7 - Caso os grupos pesquisem sobre outras festas populares, peça a eles que guardem essas informações.

Imagens dos slides:

Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d2/Dan%C3%A7a_das_Fitas_na_Festa_do_Ros%C3%A1rio.jpg

Acesso: 20/02/2019

Disponível em: ttps://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/38/Festa_do_Ros%C3%A1rio_S%C3%A3o_Gon%C3%A7alo.JPG

Acesso em: 20/02/2019

Disponível em:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3f/Festa_de_Nossa_Senhora_do_Ros%C3%A1rio_-_Distrito_da_Lapinha_Lagoa_Santa-MG.jpg

Acesso em: 23/02/2019

Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/ee/Festa_do_Ros%C3%A1rio.JPG

Acesso em: 23/02/2019

Fonte do texto:

MONTEIRO, Lívia Nascimento. RESGATE - VOL. XXII, N.27 - JAN./JUN. 2014

Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645765/13064

Acesso: 20/02/2019

Para você saber mais: Leia o artigo completo aqui:

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645765/13064

Acesso em: 20/02/2019

Ele servirá como apoio ao seu trabalho de orientação dos grupos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o slide. Caso não tenha recursos, leia as informações para os alunos.

Agora que os grupos levantaram as informações sobre a festa do Rosário e fizeram a revisão das produções, finalize a aula com as informações do texto:

A festa do Rosário é uma importante manifestação cultural que ocorre em algumas cidades brasileiras. Ela é uma forma de os descendentes dos antigos povos escravizados e demais pessoas da população manifestarem suas crenças religiosas. O festejo mudou em sua forma de ser comemorado e festejado pelos povos, mas é importante ressaltar que os aspectos religiosos ainda permanecem. O uso dos tambores, as roupas e fantasias, além das representações dos personagens principais. É importante que compreendam que muitas manifestações ainda estão vivas em determinados espaços e necessitam se manter vivas, pois muitas fazem parte do cenário religioso, onde as pessoas depositam sua fé, outras refletem a continuidade de tradições familiares, reunião de grupos com crenças e desejos semelhantes. É importante ressaltar que fazem parte da cultura popular e precisam compreender a importância dessas festividades em diferentes espaços.

Os alunos precisam perceber, ao final desta aula, que a continuidade dessas festividades, sejam de caráter religioso ou não, misturando aspectos folclóricos e de diferentes culturas são uma forma de reviver e exaltar a vida de nossos ancestrais, suas crenças e seu modo de vida.

Ao final das discussões, monte um grande mural na sala e peça aos grupos que registrem as informações mais importantes desse festejo. Peça para que ilustrem o mural com imagens e informações que caracterizam e que retratam a festa do Rosário na atualidade. Solicite que produzam uma legenda sobre as imagens. Se possível, traga imagens e entregue aos grupos para que enriqueçam o mural.

Pergunte aos grupos se conseguiram informações sobre outras festas, em caso afirmativo peça a eles para acrescentá-las ao mural.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos do 4º ano :

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04HI03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano