17054
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos

Plano de aula - Os usos do petróleo

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre Os usos do petróleo

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Anderson Luís Gonçalves Nascimento

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Youtube, Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é facilitar a compreensão sobre as mudanças e o desenvolvimento da humanidade a partir da exploração do petróleo e derivados. Inicie a aula através de uma videoconferência, onde você deverá mostrar o slide e discorrer sobre as orientações definidas para essa etapa. Você pode optar por fazer essa etapa de forma assíncrona, enviando todo o material para os alunos através do e-mail ou Google Classroom, juntamente com as orientações de observação e o questionamento para resolução. Defina uma data para a entrega da resolução das atividades propostas.
Envie o link - uma animação sobre a origem do petróleo (disponível aqui) - para que os alunos saibam mais sobre esse recurso.

Problematização
Envie o link da imagem disponibilizada nesta etapa, para que os alunos tenham uma melhor visualização. Agende uma videoconferência e siga as orientações propostas. Caso faça a opção da aula assíncrona, envie os links das imagens, juntamente com as orientações e as informações adicionais que constam nesta etapa.
Caso seja possível na realidade de seus alunos, proponha que localizem os países citados nesta etapa através do Google Earth.

Sistematização
Algumas sugestões para que esta atividade seja executada no formato assíncrono: utilize o recurso Padlet - mural colaborativo em grupo; peça para que façam uma filmagem de alguma situação onde haja impacto positivo ou negativo do uso do plástico; solicite  que elaborem uma cadeia de informações sobre algum produto que utilize plástico (da fabricação ao descarte).
Siga as orientações propostas. Agende uma videoconferência para que os alunos apresentem os trabalhos.

Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui). 
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).

Convite às famílias
Proponha que os familiares assistam ao vídeo "Breve história do petróleo" (disponível aqui), e ajudem os alunos a obterem mais informações sobre o “ouro negro”.

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS4_02UND09

(EF04HI02) Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos do 4º ano:

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas