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Plano de aula > História > 3º ano > As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

Plano de aula - Urbanização: necessidades que alteram a paisagem

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre Urbanização: necessidades que alteram a paisagem

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Pamela De Lima Ferreira

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI01 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, Quadro (ou papel Kraft, Cartolina e Canetinhas), cópias dos materiais complementares.

Organize as crianças em grupos para realização desta aula.

Material Complementar

Fontes para Impressão

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/quQFuFFR7khwndhcBWGx5SwVhPZ7aZ2584hfbF5qZDNfS5BfjGRW3urhaUHy/his3-02unid04-problematizacao.pdf

Registro da sistematização para o caderno

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eTvxtMfGBvBu9KCTqc6tJ6BawgnaeJqKEJPHByQqh7YU9fr2C8mtRHrESkxd/his3-02unid04-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Fonte: Brasil Escola. “O que é Urbanização”. Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-urbanizacao.htm> Acesso em 25 de fevereiro de 2019

Fonte: IBGE. “Áreas Urbanizadas”. Disponível em https://www.ibge.gov.br/apps/areas_urbanizadas/> Acesso em 25 de fevereiro de 2019

Fonte: Nova Escola. “Nosso olhar sobre a expansão da cidade”. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/3547/nosso-olhar-sobre-a-expansao-da-cidade> Acesso em 25 de fevereiro de 2019

Fonte: G1. “Aumento de frota de carros no Brasil”. Disponível em <http://g1.globo.com/brasil/noticia/2014/03/com-aumento-da-frota-pais-tem-1-automovel-para-cada-4-habitantes.html>

Acesso em 03 de março 2019

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Com a sala já organizada previamente em grupos de aproximadamente quatro ou seis crianças:

  • Verifique com as crianças se elas identificam que vivem em uma cidade. Pergunte a elas o nome da cidade em que vivem;
  • Converse com as crianças sobre as características da cidade em que vivem: se há muito movimento de automóveis, ou pouco, como são as moradias, estabelecimentos, se as moradias e estabelecimentos comerciais são muito próximos uns dos outros ou distantes, se há poluição, se há espaços verdes e árvores, há trânsito, como as pessoas se locomovem e onde a maioria das pessoas moram.
  • Facilite com perguntas como:

  • Onde vocês moram? Sua moradia é grande? Pequena? É casa? Prédio?
  • Você mora no espaço urbano ou rural?
  • Como as pessoas de nossa cidade se locomovem? Usam mais carro, ônibus, bicicleta, barcos?
  • Há trem em nossa cidade? Há metrô em nossa cidade?
  • Quando andam pelas ruas ou estradas, veem muitas ou poucas pessoas?
  • Como vocês vêm para a escola? De carro? Transporte escolar? A pé? A cavalo?

  • Assistam o vídeo “Chico Bento em: Na roça é diferente” em 00:01:01 até 00:02:00 com foco no transporte utilizado.

Fonte: Youtube. “Chico Bento em: na roça é diferente. Turma da Mônica (1990)”. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Bfx_E3zvnjc> Acesso em 25 de fevereiro de 2019

Com o trecho desse vídeo é possível perceber que diferentes espaços podem proporcionar diferentes relações com o tempo, com as formas de viver e de ver a vida. Fique atento para cercear qualquer comentário pejorativo relacionado a vida no campo. Não pretendemos aqui valorar os modos e estilos de vida, mas sim apresentar diferentes perspectivas.

Para você saber mais:

Fonte: Brasil Escola. “O que é Urbanização”. Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-urbanizacao.htm> Acesso em 25 de fevereiro de 2019

Fonte: IBGE. “Áreas Urbanizadas”. Disponível em https://www.ibge.gov.br/apps/areas_urbanizadas/> Acesso em 25 de fevereiro de 2019

Fonte: Nova Escola. “Nosso olhar sobre a expansão da cidade”. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/3547/nosso-olhar-sobre-a-expansao-da-cidade> Acesso em 25 de fevereiro de 2019

Fonte: G1. “Aumento de frota de carros no Brasil”. Disponível em <http://g1.globo.com/brasil/noticia/2014/03/com-aumento-da-frota-pais-tem-1-automovel-para-cada-4-habitantes.html>

Acesso em 03 de março 2019

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

Explore com as crianças as fotografias para que investiguem a fonte e identifiquem a diferença entre as duas. Analisem as mudanças na paisagem provocadas pelo aumento da população e aumento do trânsito.

Diga às crianças que localidade é esta. Neste caso, é a Avenida Paulista em dois momentos: Imagem de 1923 e fotografia de 2018.

Fonte: Wikimedia Commons. “Avenida Paulista”. Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Avenida_Paulista_in_the_1920s#/media/File:Avenida_Paulista_1923_Belvedere_Trianon.jpg> Acesso em 03 de março de 2019

Fonte: Wikimedia Commons. “Avenida Paulista”. Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Avenida_Paulista#/media/File:At_Paulista_Avenue,_S%C3%A3o_Paulo,_Brazil_2018_018.jpg> Acesso em 03 de março de 2019

  • Vejam a primeira fotografia, de 1923. O que vemos?
  • E na fotografia de 2018?
  • Quais as diferenças entre elas?
  • Como podemos perceber que o tempo passou?

Auxilie as crianças na realização do cálculo entre os anos para que observem a passagem do tempo. Facilite este diálogo de modo que as crianças percebam o aumento da população, o aumento do automóveis, do trânsito local e como isto torna necessária a presença da sinalização de trânsito (com placas, sinalização pintada na rua, semáforos e, inclusive, a mudança do tipo de pavimento).

  • Será que isto acontece em outros lugares?
  • Nesta cidade tem mais prédios ou casas?
  • Quais destes dois (prédios ou casas) conseguem atender mais famílias?
  • Quantas pessoas podem viver em uma casa?
  • E em um prédio? Mais ou menos pessoas?
  • Uma cidade com mais prédios pode ter uma maior população?
  • Se há mais pessoas haverá maior movimento nas ruas e avenidas?
  • Em qual destas duas épocas você acredita que encontraríamos mais pessoas?
  • Se a população aumenta, há modificações na localidade?
  • Em qual dessas épocas você acredita que encontraríamos mais movimento, trânsito?
  • Observem, há sinalização de trânsito? Se há, em qual?
  • Por que em uma há semáforos e na outra não?
  • Havia necessidade de sinalizações antigamente?
  • Por que essa mudança acontece?

Converse com as crianças, dialogando sobre o aumento da população e sobre o desenvolvimento que acontece na cidade para atender às necessidades humanas.

Todas estas características de um local urbano podem ou não estar presentes na fala das crianças a depender da região onde vivem. Por isto a importância de adequar à realidade local.

Com a análise comparativa é possível contribuir para que os alunos possam perceber acontecimentos que colaboraram para as mudanças nas estruturas dos lugares. A princípio elas observarão as mudanças na fotografia, mas a posteriori poderão perceber tais mudanças na sua própria realidade.

Material Complementar

Fontes para Impressão

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/quQFuFFR7khwndhcBWGx5SwVhPZ7aZ2584hfbF5qZDNfS5BfjGRW3urhaUHy/his3-02unid04-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Busque por fotografias de sua localidade para realizar esta atividade, neste caso as fotografias da Avenida Paulista podem ser um exemplo de quais fontes utilizar mas distante de sua realidade. Busque por fotografias da cidade que evidenciem a transformação na paisagem causada pelo processo de urbanização.

Caso a sua escola se localize em uma região rural sem as características de urbanização previstas para este plano, utilize de fontes locais que tenham a identidade do território: pode ser um local onde havia paisagem natural e que foi modificada para atender a necessidade da agricultura ou pecuária. O ambiente rural possui características diferentes do ambiente urbano mas ambos passam por transformações para atendimento das necessidades da população.

Para você saber mais:

Fonte: Brasil Escola. “O que é Urbanização”. Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-urbanizacao.htm> Acesso em 25 de fevereiro de 2019

Fonte: IBGE. “Áreas Urbanizadas”. Disponível em https://www.ibge.gov.br/apps/areas_urbanizadas/> Acesso em 25 de fevereiro de 2019

Fonte: Nova Escola. “Nosso olhar sobre a expansão da cidade”. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/3547/nosso-olhar-sobre-a-expansao-da-cidade> Acesso em 25 de fevereiro de 2019

Fonte: G1. “Aumento de frota de carros no Brasil”. Disponível em <http://g1.globo.com/brasil/noticia/2014/03/com-aumento-da-frota-pais-tem-1-automovel-para-cada-4-habitantes.html>

Acesso em 03 de março 2019

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

Explore com as crianças as fotografias para que investiguem a fonte e identifiquem a diferença entre as duas. Analisem as mudanças na paisagem provocadas pelo aumento da população e aumento do trânsito.

Diga às crianças que localidade é esta. Neste caso, é a Avenida Paulista em dois momentos: Imagem de 1923 e fotografia de 2018.

Fonte: Wikimedia Commons. “Avenida Paulista”. Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Avenida_Paulista_in_the_1920s#/media/File:Avenida_Paulista_1923_Belvedere_Trianon.jpg> Acesso em 03 de março de 2019

Fonte: Wikimedia Commons. “Avenida Paulista”. Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Avenida_Paulista#/media/File:At_Paulista_Avenue,_S%C3%A3o_Paulo,_Brazil_2018_018.jpg> Acesso em 03 de março de 2019

  • Vejam a primeira fotografia, de 1923. O que vemos?
  • E na fotografia de 2018?
  • Quais as diferenças entre elas?
  • Como podemos perceber que o tempo passou?

Auxilie as crianças na realização do cálculo entre os anos para que observem a passagem do tempo. Facilite este diálogo de modo que as crianças percebam o aumento da população, o aumento do automóveis, do trânsito local e como isto torna necessária a presença da sinalização de trânsito (com placas, sinalização pintada na rua, semáforos e, inclusive, a mudança do tipo de pavimento).

  • Será que isto acontece em outros lugares?
  • Nesta cidade tem mais prédios ou casas?
  • Quais destes dois (prédios ou casas) conseguem atender mais famílias?
  • Quantas pessoas podem viver em uma casa?
  • E em um prédio? Mais ou menos pessoas?
  • Uma cidade com mais prédios pode ter uma maior população?
  • Se há mais pessoas haverá maior movimento nas ruas e avenidas?
  • Em qual destas duas épocas você acredita que encontraríamos mais pessoas?
  • Se a população aumenta, há modificações na localidade?
  • Em qual dessas épocas você acredita que encontraríamos mais movimento, trânsito?
  • Observem, há sinalização de trânsito? Se há, em qual?
  • Por que em uma há semáforos e na outra não?
  • Havia necessidade de sinalizações antigamente?
  • Por que essa mudança acontece?

Converse com as crianças, dialogando sobre o aumento da população e sobre o desenvolvimento que acontece na cidade para atender às necessidades humanas.

Todas estas características de um local urbano podem ou não estar presentes na fala das crianças a depender da região onde vivem. Por isto a importância de adequar à realidade local.

Com a análise comparativa é possível contribuir para que os alunos possam perceber acontecimentos que colaboraram para as mudanças nas estruturas dos lugares. A princípio elas observarão as mudanças na fotografia, mas a posteriori poderão perceber tais mudanças na sua própria realidade.

Material Complementar

Fontes para Impressão

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/quQFuFFR7khwndhcBWGx5SwVhPZ7aZ2584hfbF5qZDNfS5BfjGRW3urhaUHy/his3-02unid04-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Busque por fotografias de sua localidade para realizar esta atividade, neste caso as fotografias da Avenida Paulista podem ser um exemplo de quais fontes utilizar mas distante de sua realidade. Busque por fotografias da cidade que evidenciem a transformação na paisagem causada pelo processo de urbanização.

Caso a sua escola se localize em uma região rural sem as características de urbanização previstas para este plano, utilize de fontes locais que tenham a identidade do território: pode ser um local onde havia paisagem natural e que foi modificada para atender a necessidade da agricultura ou pecuária. O ambiente rural possui características diferentes do ambiente urbano mas ambos passam por transformações para atendimento das necessidades da população.

Para você saber mais:

Fonte: Brasil Escola. “O que é Urbanização”. Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-urbanizacao.htm> Acesso em 25 de fevereiro de 2019

Fonte: IBGE. “Áreas Urbanizadas”. Disponível em https://www.ibge.gov.br/apps/areas_urbanizadas/> Acesso em 25 de fevereiro de 2019

Fonte: Nova Escola. “Nosso olhar sobre a expansão da cidade”. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/3547/nosso-olhar-sobre-a-expansao-da-cidade> Acesso em 25 de fevereiro de 2019

Fonte: G1. “Aumento de frota de carros no Brasil”. Disponível em <http://g1.globo.com/brasil/noticia/2014/03/com-aumento-da-frota-pais-tem-1-automovel-para-cada-4-habitantes.html>

Acesso em 03 de março 2019

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações:

Com a investigação das fontes as crianças poderão concluir a transformação que ocorreu na cidade e verificar se a realidade que vivenciam hoje é a mesma que seus avós vivenciaram na época deles.

  • Nossa cidade sempre foi assim?

Assistam o vídeo para que as crianças possam ter mais exemplos de transformações locais para sustentar a conclusão desta aula. Trazendo estes pontos para a conclusão, escrevam coletivamente nas cartolinas as diferenças apontadas pela turma entre as duas fotografias.

Fonte: FTD Educação. “As cidades se transformam com o tempo”. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=M3HDz4-665c> Acesso em 03 de março de 2019

Componham uma tabela com duas cartolinas em cores diferentes unidas, em uma identifique a primeira fonte e na outra identifique a segunda fonte.

Relacione com as fotografias e componha a lista de diferenças que podem existir entre duas realidades que apresentam necessidades diferentes da população.

A diferença de pavimento (ruas de terra e ruas asfaltadas), sinalização de trânsito (a falta de sinalização e a presença de semáforos, placas), a quantidade de pessoas na rua e a ideia de movimento que as fotografias trazem (lugar mais agitado e lugar mais calmo).

Material Complementar

Registro da sistematização para o caderno

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eTvxtMfGBvBu9KCTqc6tJ6BawgnaeJqKEJPHByQqh7YU9fr2C8mtRHrESkxd/his3-02unid04-sistematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Adapte para a realidade local a possibilidade de uma visão prospectiva, crítica e cidadã diante das transformações que acontecem em sua cidade propondo às crianças uma terceira cartolina para registro do que é preciso melhorar na região. Desta forma terão um olhar de como era (passado) e como é (tempo atual) com base nas fontes, mas poderão também levantar dados do entorno e assumirem-se como cidadãos ativos no problemas do entorno da escola, de sua cidade.

  • É preciso realizar a manutenção do asfalto ou do pavimento existente?
  • É preciso melhorar a sinalização no entorno da escola garantindo a segurança das pessoas?
  • Há outros obstáculos ou dificuldades que se melhorados ajudarão na vida da comunidade?

Utilize o material complementar para que as crianças façam o registro individual do que fizeram na cartolina em folha e possam ter este no caderno, bem como fazer uma reprodução para entregar aos responsáveis locais na busca de solução para os problemas identificados.

Para você saber mais:

Fonte: Brasil Escola. “O que é Urbanização”. Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-urbanizacao.htm> Acesso em 25 de fevereiro de 2019

Fonte: IBGE. “Áreas Urbanizadas”. Disponível em https://www.ibge.gov.br/apps/areas_urbanizadas/> Acesso em 25 de fevereiro de 2019

Fonte: Nova Escola. “Nosso olhar sobre a expansão da cidade”. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/3547/nosso-olhar-sobre-a-expansao-da-cidade> Acesso em 25 de fevereiro de 2019

Fonte: G1. “Aumento de frota de carros no Brasil”. Disponível em <http://g1.globo.com/brasil/noticia/2014/03/com-aumento-da-frota-pais-tem-1-automovel-para-cada-4-habitantes.html>

Acesso em 03 de março 2019

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI01 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, Quadro (ou papel Kraft, Cartolina e Canetinhas), cópias dos materiais complementares.

Organize as crianças em grupos para realização desta aula.

Material Complementar

Fontes para Impressão

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/quQFuFFR7khwndhcBWGx5SwVhPZ7aZ2584hfbF5qZDNfS5BfjGRW3urhaUHy/his3-02unid04-problematizacao.pdf

Registro da sistematização para o caderno

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eTvxtMfGBvBu9KCTqc6tJ6BawgnaeJqKEJPHByQqh7YU9fr2C8mtRHrESkxd/his3-02unid04-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Fonte: Brasil Escola. “O que é Urbanização”. Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-urbanizacao.htm> Acesso em 25 de fevereiro de 2019

Fonte: IBGE. “Áreas Urbanizadas”. Disponível em https://www.ibge.gov.br/apps/areas_urbanizadas/> Acesso em 25 de fevereiro de 2019

Fonte: Nova Escola. “Nosso olhar sobre a expansão da cidade”. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/3547/nosso-olhar-sobre-a-expansao-da-cidade> Acesso em 25 de fevereiro de 2019

Fonte: G1. “Aumento de frota de carros no Brasil”. Disponível em <http://g1.globo.com/brasil/noticia/2014/03/com-aumento-da-frota-pais-tem-1-automovel-para-cada-4-habitantes.html>

Acesso em 03 de março 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Com a sala já organizada previamente em grupos de aproximadamente quatro ou seis crianças:

  • Verifique com as crianças se elas identificam que vivem em uma cidade. Pergunte a elas o nome da cidade em que vivem;
  • Converse com as crianças sobre as características da cidade em que vivem: se há muito movimento de automóveis, ou pouco, como são as moradias, estabelecimentos, se as moradias e estabelecimentos comerciais são muito próximos uns dos outros ou distantes, se há poluição, se há espaços verdes e árvores, há trânsito, como as pessoas se locomovem e onde a maioria das pessoas moram.
  • Facilite com perguntas como:

  • Onde vocês moram? Sua moradia é grande? Pequena? É casa? Prédio?
  • Você mora no espaço urbano ou rural?
  • Como as pessoas de nossa cidade se locomovem? Usam mais carro, ônibus, bicicleta, barcos?
  • Há trem em nossa cidade? Há metrô em nossa cidade?
  • Quando andam pelas ruas ou estradas, veem muitas ou poucas pessoas?
  • Como vocês vêm para a escola? De carro? Transporte escolar? A pé? A cavalo?

  • Assistam o vídeo “Chico Bento em: Na roça é diferente” em 00:01:01 até 00:02:00 com foco no transporte utilizado.

Fonte: Youtube. “Chico Bento em: na roça é diferente. Turma da Mônica (1990)”. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Bfx_E3zvnjc> Acesso em 25 de fevereiro de 2019

Com o trecho desse vídeo é possível perceber que diferentes espaços podem proporcionar diferentes relações com o tempo, com as formas de viver e de ver a vida. Fique atento para cercear qualquer comentário pejorativo relacionado a vida no campo. Não pretendemos aqui valorar os modos e estilos de vida, mas sim apresentar diferentes perspectivas.

Para você saber mais:

Fonte: Brasil Escola. “O que é Urbanização”. Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-urbanizacao.htm> Acesso em 25 de fevereiro de 2019

Fonte: IBGE. “Áreas Urbanizadas”. Disponível em https://www.ibge.gov.br/apps/areas_urbanizadas/> Acesso em 25 de fevereiro de 2019

Fonte: Nova Escola. “Nosso olhar sobre a expansão da cidade”. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/3547/nosso-olhar-sobre-a-expansao-da-cidade> Acesso em 25 de fevereiro de 2019

Fonte: G1. “Aumento de frota de carros no Brasil”. Disponível em <http://g1.globo.com/brasil/noticia/2014/03/com-aumento-da-frota-pais-tem-1-automovel-para-cada-4-habitantes.html>

Acesso em 03 de março 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

Explore com as crianças as fotografias para que investiguem a fonte e identifiquem a diferença entre as duas. Analisem as mudanças na paisagem provocadas pelo aumento da população e aumento do trânsito.

Diga às crianças que localidade é esta. Neste caso, é a Avenida Paulista em dois momentos: Imagem de 1923 e fotografia de 2018.

Fonte: Wikimedia Commons. “Avenida Paulista”. Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Avenida_Paulista_in_the_1920s#/media/File:Avenida_Paulista_1923_Belvedere_Trianon.jpg> Acesso em 03 de março de 2019

Fonte: Wikimedia Commons. “Avenida Paulista”. Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Avenida_Paulista#/media/File:At_Paulista_Avenue,_S%C3%A3o_Paulo,_Brazil_2018_018.jpg> Acesso em 03 de março de 2019

  • Vejam a primeira fotografia, de 1923. O que vemos?
  • E na fotografia de 2018?
  • Quais as diferenças entre elas?
  • Como podemos perceber que o tempo passou?

Auxilie as crianças na realização do cálculo entre os anos para que observem a passagem do tempo. Facilite este diálogo de modo que as crianças percebam o aumento da população, o aumento do automóveis, do trânsito local e como isto torna necessária a presença da sinalização de trânsito (com placas, sinalização pintada na rua, semáforos e, inclusive, a mudança do tipo de pavimento).

  • Será que isto acontece em outros lugares?
  • Nesta cidade tem mais prédios ou casas?
  • Quais destes dois (prédios ou casas) conseguem atender mais famílias?
  • Quantas pessoas podem viver em uma casa?
  • E em um prédio? Mais ou menos pessoas?
  • Uma cidade com mais prédios pode ter uma maior população?
  • Se há mais pessoas haverá maior movimento nas ruas e avenidas?
  • Em qual destas duas épocas você acredita que encontraríamos mais pessoas?
  • Se a população aumenta, há modificações na localidade?
  • Em qual dessas épocas você acredita que encontraríamos mais movimento, trânsito?
  • Observem, há sinalização de trânsito? Se há, em qual?
  • Por que em uma há semáforos e na outra não?
  • Havia necessidade de sinalizações antigamente?
  • Por que essa mudança acontece?

Converse com as crianças, dialogando sobre o aumento da população e sobre o desenvolvimento que acontece na cidade para atender às necessidades humanas.

Todas estas características de um local urbano podem ou não estar presentes na fala das crianças a depender da região onde vivem. Por isto a importância de adequar à realidade local.

Com a análise comparativa é possível contribuir para que os alunos possam perceber acontecimentos que colaboraram para as mudanças nas estruturas dos lugares. A princípio elas observarão as mudanças na fotografia, mas a posteriori poderão perceber tais mudanças na sua própria realidade.

Material Complementar

Fontes para Impressão

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/quQFuFFR7khwndhcBWGx5SwVhPZ7aZ2584hfbF5qZDNfS5BfjGRW3urhaUHy/his3-02unid04-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Busque por fotografias de sua localidade para realizar esta atividade, neste caso as fotografias da Avenida Paulista podem ser um exemplo de quais fontes utilizar mas distante de sua realidade. Busque por fotografias da cidade que evidenciem a transformação na paisagem causada pelo processo de urbanização.

Caso a sua escola se localize em uma região rural sem as características de urbanização previstas para este plano, utilize de fontes locais que tenham a identidade do território: pode ser um local onde havia paisagem natural e que foi modificada para atender a necessidade da agricultura ou pecuária. O ambiente rural possui características diferentes do ambiente urbano mas ambos passam por transformações para atendimento das necessidades da população.

Para você saber mais:

Fonte: Brasil Escola. “O que é Urbanização”. Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-urbanizacao.htm> Acesso em 25 de fevereiro de 2019

Fonte: IBGE. “Áreas Urbanizadas”. Disponível em https://www.ibge.gov.br/apps/areas_urbanizadas/> Acesso em 25 de fevereiro de 2019

Fonte: Nova Escola. “Nosso olhar sobre a expansão da cidade”. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/3547/nosso-olhar-sobre-a-expansao-da-cidade> Acesso em 25 de fevereiro de 2019

Fonte: G1. “Aumento de frota de carros no Brasil”. Disponível em <http://g1.globo.com/brasil/noticia/2014/03/com-aumento-da-frota-pais-tem-1-automovel-para-cada-4-habitantes.html>

Acesso em 03 de março 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

Explore com as crianças as fotografias para que investiguem a fonte e identifiquem a diferença entre as duas. Analisem as mudanças na paisagem provocadas pelo aumento da população e aumento do trânsito.

Diga às crianças que localidade é esta. Neste caso, é a Avenida Paulista em dois momentos: Imagem de 1923 e fotografia de 2018.

Fonte: Wikimedia Commons. “Avenida Paulista”. Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Avenida_Paulista_in_the_1920s#/media/File:Avenida_Paulista_1923_Belvedere_Trianon.jpg> Acesso em 03 de março de 2019

Fonte: Wikimedia Commons. “Avenida Paulista”. Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Avenida_Paulista#/media/File:At_Paulista_Avenue,_S%C3%A3o_Paulo,_Brazil_2018_018.jpg> Acesso em 03 de março de 2019

  • Vejam a primeira fotografia, de 1923. O que vemos?
  • E na fotografia de 2018?
  • Quais as diferenças entre elas?
  • Como podemos perceber que o tempo passou?

Auxilie as crianças na realização do cálculo entre os anos para que observem a passagem do tempo. Facilite este diálogo de modo que as crianças percebam o aumento da população, o aumento do automóveis, do trânsito local e como isto torna necessária a presença da sinalização de trânsito (com placas, sinalização pintada na rua, semáforos e, inclusive, a mudança do tipo de pavimento).

  • Será que isto acontece em outros lugares?
  • Nesta cidade tem mais prédios ou casas?
  • Quais destes dois (prédios ou casas) conseguem atender mais famílias?
  • Quantas pessoas podem viver em uma casa?
  • E em um prédio? Mais ou menos pessoas?
  • Uma cidade com mais prédios pode ter uma maior população?
  • Se há mais pessoas haverá maior movimento nas ruas e avenidas?
  • Em qual destas duas épocas você acredita que encontraríamos mais pessoas?
  • Se a população aumenta, há modificações na localidade?
  • Em qual dessas épocas você acredita que encontraríamos mais movimento, trânsito?
  • Observem, há sinalização de trânsito? Se há, em qual?
  • Por que em uma há semáforos e na outra não?
  • Havia necessidade de sinalizações antigamente?
  • Por que essa mudança acontece?

Converse com as crianças, dialogando sobre o aumento da população e sobre o desenvolvimento que acontece na cidade para atender às necessidades humanas.

Todas estas características de um local urbano podem ou não estar presentes na fala das crianças a depender da região onde vivem. Por isto a importância de adequar à realidade local.

Com a análise comparativa é possível contribuir para que os alunos possam perceber acontecimentos que colaboraram para as mudanças nas estruturas dos lugares. A princípio elas observarão as mudanças na fotografia, mas a posteriori poderão perceber tais mudanças na sua própria realidade.

Material Complementar

Fontes para Impressão

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/quQFuFFR7khwndhcBWGx5SwVhPZ7aZ2584hfbF5qZDNfS5BfjGRW3urhaUHy/his3-02unid04-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Busque por fotografias de sua localidade para realizar esta atividade, neste caso as fotografias da Avenida Paulista podem ser um exemplo de quais fontes utilizar mas distante de sua realidade. Busque por fotografias da cidade que evidenciem a transformação na paisagem causada pelo processo de urbanização.

Caso a sua escola se localize em uma região rural sem as características de urbanização previstas para este plano, utilize de fontes locais que tenham a identidade do território: pode ser um local onde havia paisagem natural e que foi modificada para atender a necessidade da agricultura ou pecuária. O ambiente rural possui características diferentes do ambiente urbano mas ambos passam por transformações para atendimento das necessidades da população.

Para você saber mais:

Fonte: Brasil Escola. “O que é Urbanização”. Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-urbanizacao.htm> Acesso em 25 de fevereiro de 2019

Fonte: IBGE. “Áreas Urbanizadas”. Disponível em https://www.ibge.gov.br/apps/areas_urbanizadas/> Acesso em 25 de fevereiro de 2019

Fonte: Nova Escola. “Nosso olhar sobre a expansão da cidade”. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/3547/nosso-olhar-sobre-a-expansao-da-cidade> Acesso em 25 de fevereiro de 2019

Fonte: G1. “Aumento de frota de carros no Brasil”. Disponível em <http://g1.globo.com/brasil/noticia/2014/03/com-aumento-da-frota-pais-tem-1-automovel-para-cada-4-habitantes.html>

Acesso em 03 de março 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações:

Com a investigação das fontes as crianças poderão concluir a transformação que ocorreu na cidade e verificar se a realidade que vivenciam hoje é a mesma que seus avós vivenciaram na época deles.

  • Nossa cidade sempre foi assim?

Assistam o vídeo para que as crianças possam ter mais exemplos de transformações locais para sustentar a conclusão desta aula. Trazendo estes pontos para a conclusão, escrevam coletivamente nas cartolinas as diferenças apontadas pela turma entre as duas fotografias.

Fonte: FTD Educação. “As cidades se transformam com o tempo”. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=M3HDz4-665c> Acesso em 03 de março de 2019

Componham uma tabela com duas cartolinas em cores diferentes unidas, em uma identifique a primeira fonte e na outra identifique a segunda fonte.

Relacione com as fotografias e componha a lista de diferenças que podem existir entre duas realidades que apresentam necessidades diferentes da população.

A diferença de pavimento (ruas de terra e ruas asfaltadas), sinalização de trânsito (a falta de sinalização e a presença de semáforos, placas), a quantidade de pessoas na rua e a ideia de movimento que as fotografias trazem (lugar mais agitado e lugar mais calmo).

Material Complementar

Registro da sistematização para o caderno

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eTvxtMfGBvBu9KCTqc6tJ6BawgnaeJqKEJPHByQqh7YU9fr2C8mtRHrESkxd/his3-02unid04-sistematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Adapte para a realidade local a possibilidade de uma visão prospectiva, crítica e cidadã diante das transformações que acontecem em sua cidade propondo às crianças uma terceira cartolina para registro do que é preciso melhorar na região. Desta forma terão um olhar de como era (passado) e como é (tempo atual) com base nas fontes, mas poderão também levantar dados do entorno e assumirem-se como cidadãos ativos no problemas do entorno da escola, de sua cidade.

  • É preciso realizar a manutenção do asfalto ou do pavimento existente?
  • É preciso melhorar a sinalização no entorno da escola garantindo a segurança das pessoas?
  • Há outros obstáculos ou dificuldades que se melhorados ajudarão na vida da comunidade?

Utilize o material complementar para que as crianças façam o registro individual do que fizeram na cartolina em folha e possam ter este no caderno, bem como fazer uma reprodução para entregar aos responsáveis locais na busca de solução para os problemas identificados.

Para você saber mais:

Fonte: Brasil Escola. “O que é Urbanização”. Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-urbanizacao.htm> Acesso em 25 de fevereiro de 2019

Fonte: IBGE. “Áreas Urbanizadas”. Disponível em https://www.ibge.gov.br/apps/areas_urbanizadas/> Acesso em 25 de fevereiro de 2019

Fonte: Nova Escola. “Nosso olhar sobre a expansão da cidade”. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/3547/nosso-olhar-sobre-a-expansao-da-cidade> Acesso em 25 de fevereiro de 2019

Fonte: G1. “Aumento de frota de carros no Brasil”. Disponível em <http://g1.globo.com/brasil/noticia/2014/03/com-aumento-da-frota-pais-tem-1-automovel-para-cada-4-habitantes.html>

Acesso em 03 de março 2019

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