Sobre este plano
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, quadro e giz ou cartolina/papel kraft, canetas hidrocor e fita adesiva.
Material complementar:
Impresso para a sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2Cex9NYpSVypqnJUWnBHfYjhp39V8nreCu2n2jH482PNEsJFkcU3maHPGUA7/his1-07und07-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
É importante que você tenha conhecimentos sobre o conceito de família e das suas transformações ao longo do tempo, tanto por ocorrência de fatores históricos, sociais e culturais, como também por fatores particulares de cada família, como o falecimento de membros, nova uniões e nascimentos, etc, ainda que estes fatores não sejam abordados nas aulas neste momento.
Objetivo
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. Pergunte às crianças quais as características físicas e se estas são semelhantes às de algum familiar. Questione se elas já ouviram alguém dizer que elas se parecem com algum membro da família e as razões pelas quais isto ocorre. Faça um registro das hipóteses levantadas pelo grupo. Esta percepção de que existe uma grande diversidade entre os sujeitos estimula o pensamento crítico e a formação para a cidadania.
Para você saber mais:
Sobre a influência do povo africano na formação e miscigenação do povo brasileiro
http://revistapesquisa.fapesp.br/2007/04/01/a-africa-nos-genes-do-povo-brasileiro/ (Acesso em 3 de abril de 2019)
https://historiahoje.com/historia-e-memoria-afrodescendente/ (Acesso em 3 de abril de 2019)
Contexto
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Apresente aos alunos o vídeo “Menina bonita do laço de fita” que é um curta metragem produzido com base no livro de mesmo título da autora Ana Maria Machado e está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=UhR8SXhQv6s (Acesso em 3 de abril de 2019)
A partir da apreciação do vídeo, proponha uma conversa sobre a história fazendo um reconto oral e levantando questões sobre a observação das famílias e suas características:
“As famílias são todas iguais?”
“Os membros da família são os mesmos em todas as famílias?”
“Os membros das famílias sempre têm a mesma aparência?”
“Os membros das famílias sempre têm a mesmo tipo de comportamento?”
“As pessoas da mesma família podem ser parecidas?”
“Também podem ser diferentes?”
“Em quais características podemos observar semelhanças e diferenças nas pessoas?”
“Na sua família, as pessoas se parecem? Quem se parece com quem? Em que se parecem?”
Problematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Retome a história com as crianças solicitando e pergunte se agora é possível chegar à uma explicação para a mãe da menina atribuir seu tom de pele a ”artes de uma avó preta”. Com base na história, poderão concluir que se deve às influências genéticas de seus parentes, ressaltando, neste caso a afrodescendência e sua influência na formação do povo brasileiro. Peça que a turma pense nas características físicas ou não que podem ter sido herdadas de seus familiares a partir das questões:
Quais as características que herdamos de nossos familiares?
Como são os meus olhos?
Com quem me acho parecido?
Alguém comenta que sou muito parecido ou diferente da família?
O fato de ser assim diferente faz com que eu não seja da família?
O que me faz muito parecido com a minha família?
Existe algo que todos gostam de fazer?
Existe algo que eu gosto e outra pessoa não gosta de fazer?
Registre num slide, no quadro ou num cartaz a resposta de cada criança. Por exemplo, Lucas tem os olhos puxados como o pai, Camila tem um sorriso largo como a avó, Luciana é teimosa como sua tia Letícia, e assim sucessivamente.
Sistematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Como o trabalho com poemas e rimas é bastante recorrente nesta etapa da escolaridade por contribuir com a alfabetização no que tange à sonoridade das palavras, proponha para a turma a construção de um poema com base nas anotações já registradas anteriormente por você.
Coletivamente pensem em como escrever de modo poético a característica de cada um, tendo você como escriba.
Após a finalização, digite o poema da turma e entregue para cada criança ilustrar e socializar com as famílias. Exponha num painel o poema produzido e solicite que cada criança desenhe seu autorretrato e o retrato da pessoa da sua família que foi citada no poema.