17051
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 1º ano > Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo

Plano de aula - SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE OS FAMILIARES

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE OS FAMILIARES

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Kelly Marina Kowalski

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: arquivos em PDF, print de tela, Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Hangout, Google Classroom, YouTube, Google Docs.

Contexto
Neste plano, o objetivo é perceber diferentes formas de relações afetivas na formação das famílias. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, envie o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar um momento no Google Classroom (como criar, postar atividades, disponível aqui) ou no Google Meet (como criar uma reunião online, disponível aqui).
Compartilhe com os estudantes o vídeo “Menina bonita do laço de fita”. Envie as seguintes questões:
- As famílias são todas iguais?
- Os membros da família são os mesmos em todas as famílias?
- Os membros das famílias sempre têm a mesma aparência?
- Os membros das famílias sempre têm o mesmo tipo de comportamento?
Você pode inserir outros questionamentos que achar pertinentes e adequados à turma, desde que as questões sejam objetivas, práticas e não muito longas. Solicite que os estudantes gravem um áudio de, no máximo, 1 minuto, com as impressões sobre o vídeo, a partir dos questionamentos propostos. Siga as reflexões que o plano propõe.

Problematização
Envie para os estudantes um arquivo de áudio, perguntando se agora é possível chegar à uma explicação para a mãe da menina atribuir o tom de pele a ”artes de uma avó preta”. Questione:
- Quais as características que herdamos de nossos familiares?
- Como são os meus olhos?
- Com quem me acho parecido?
Dê um tempo para que os estudantes pensem sobre a questão. Se você achar que os alunos já dispõe de condições, solicite que respondam às questões via Google Docs (veja aqui como fazer um). Se eles não têm condições de realizarem o processo de escrita, peça que respondam em arquivos de áudio de, no máximo, 1 minuto.

Sistematização
Peça aos estudantes que pensem rimas que se encaixem com as características da família. Você pode articular essa atividade com Língua Portuguesa. Solicite que gravem um vídeo com um poema de 4 versos sobre a família. Atente para dar feedback da atividade aos estudantes.

Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes lendo ou assistindo vídeos sobre temáticas referentes aos planos. Sobre as famílias, os pais podem ver, junto com as crianças, os vídeos “A história de uma família”, o audiobook “A família do Marcelo” e “As famílias do mundinho”.

Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI04, EF01HI05, EF03HI12, EF04HI03.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS1_07UND09

(EF01HI07) Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo do 1º ano:

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas