17025
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > Natureza, ambientes e qualidade de vida

Plano de aula - Emissões de gás carbônico - Um comparativo qualitativo

Plano de aula de Geografia com atividades para 9º ano do Fundamental sobre entender o panorama geral no tocante a queima de combustíveis fósseis.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gabriel Apolinário Lopes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO9_18UND02

Ferramentas sugeridas
Google Meet ou Zoom
WhatsApp ou E-mail

Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade

Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é entender o panorama geral no tocante a queima de combustíveis fósseis. A aula será organizada para ser síncrona, usando o Google Meet (ou Hangout, Skype, Zoom). Agende um dia e horário com a turma. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp, outra sugestão é adaptar a aula para WhatsApp ou o e-mail. Nesta aula o valor respeito ao ambiente e à própria coletividade estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Comece a aula explicando as complexidades advindas das análises de dados para conseguir chegar à conclusões com embasamento. Envie os gráficos e mostre para eles. Cada um desses gráficos apresentam os dados que deverão ser coletados pelos estudantes durante a atividade. Explicite que atividade deverá ser feita em grupos de aproximadamente 5 pessoas. eles podem se organizar pelo WhatsApp. Apresente uma foto de Pequim como esta. Peça para os estudantes explicarem o que a foto objetiva mostrar. Muito provavelmente alguns estudantes irão descrever uma paisagem urbana com a atmosfera poluída. Tempo estimado 10 minutos.

Problematização
Explique que a poluição ar possui uma característica de se espalhar rapidamente pela Terra, influenciando paisagens do mundo todo, principalmente no tocante às mudanças climáticas. Dessa forma coloque a questão: Quem são os maiores responsáveis pela poluição atmosférica? Tempo estimado 5 minutos.

Ação propositiva
Peça para que a turma se organize em grupos de aproximadamente 5 indivíduos. Envie a tabela com os países que mais poluem, e explique que eles devem responder o questionário de acordo com os dados disponibilizados nas etapas anteriores. Explique que na última etapa serão utilizados para a correção e sistematização da atividade. Tempo estimado 30 minutos.

Sistematização
Encerre a atividade e peça para que cada grupo exponha sua resposta. As quatro primeiras respostas são apenas um percurso na leitura dos gráficos. Faça a leitura e com a turma corrija as incongruências. A questão número 5 é o cerne da sistematização. É possível que se crie um ambiente de debate com a questão proposta. Incentive os estudantes a colocarem suas opiniões e faça um fechamento da aula conduzindo uma reflexão sobre as obrigações que cada indivíduo possui no tocante a consciência ambiental. Não é ruim que os estudantes não entrem em acordo com essa questão específica, o importante é deixar claro as complexidades da questão. Tempo estimado de 20 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a assistirem o vídeo sobre os combustíveis. Assim podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO9_18UND02

(EF09GE18) Identificar e analisar as cadeias industriais e de inovação e as consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia (tais como termoelétrica, hidrelétrica, eólica e nuclear) em diferentes países.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Natureza, ambientes e qualidade de vida do 9º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas