Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
- Tempo sugerido: 2 minutos.
- Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, explicando aos alunos o que deverão aprender com a aula. Este é um momento importante para que o aluno possa ter mais foco e saber o que deverá saber ao final da aula.
- Propósito: Apresentar o objetivo aos alunos, para que saibam que ao final da aula deverão saber representar e comparar números usando a reta numerada.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Inicie a aula entregando a atividade aos alunos, apresentando um cartaz ou projetando a situação problema. Apresente a proposta e permita que os alunos pensem alguns minutos, individualmente, na resolução. Depois, discuta e faça resoluções coletivamente. Registre as resoluções diversas que os alunos propuserem.
Propósito: Relembrar o uso da reta numerada e o posicionamento dos números.
Discuta com a turma:
- Qual será o intervalo da sua reta numerada?
- Em que número ela iniciará?
- Todos os dados poderão ser representados se a reta tiver o intervalo que escolheu?
Materiais Complementares:
Retomada
Resolução da Retomada
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Apresente a situação aos alunos. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo junto com um colega, em seus cadernos. Circule entre os alunos, observe como analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias e faça as intervenções necessárias para que avancem. É importante socializar as diversas representações das retas numeradas, valorizando as estratégias dos alunos.
Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre a reta numerada e o valor posicional dos números propostos.
Discuta com a turma:
- Como essas retas podem ser representadas?
- Quais intervalos você vai escolher para representar?
- Essas retas podem começar em quais números?
- Qual o último ponto de cada reta?
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Guia de intervenção
Quer saber mais sobre reta numérica? Acesse o link para ler uma matéria sobre o assunto.
Para acessar um jogo sobre o assunto clique aqui.
É possível desenvolver um trabalho interdisciplinar utilizando a reta numerada e outros temas, como nessa proposta das pirâmides egípcias. Para saber mais sobre interdisciplinaridade, acesse essa matéria de Nova Escola.
Caso seus alunos queiram mais informações sobre as Pirâmides Egípcias, clique aqui para consultar um site com mais detalhes sobre as obras.
Discussão das soluções (slides 5 a 7)
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e os intervalos que estabeleceram para cada reta numerada. Esse é um momento importante, pois os alunos irão explicar suas ideias e comparar suas soluções com outras. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções e observe se os dados do texto foram colocados nas posições adequadas.
No slide 5 os alunos verão duas representações, com intervalos numéricos diferentes. No slide 6 é apresentado a resolução com um intervalo numérico e no slide 7 com o intervalo menor.
Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro da reta numérica.
Discuta com a turma:
- Como fizeram o registro?
- Todas as retas da turma foram representadas com o mesmo intervalo numérico?
- O fato de não serem iguais deixa a resolução errada?
- Qual o maior intervalo feito na classe? E o menor?
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade Principal
Discussão das soluções (slides 5 a 7)
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e os intervalos que estabeleceram para cada reta numerada. Esse é um momento importante, pois os alunos irão explicar suas ideias e comparar suas soluções com outras. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções e observe se os dados do texto foram colocados nas posições adequadas.
No slide 5 os alunos verão duas representações, com intervalos numéricos diferentes. No slide 6 é apresentado a resolução com um intervalo numérico e no slide 7 com o intervalo menor.
Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro da reta numérica.
Discuta com a turma:
- Como fizeram o registro?
- Todas as retas da turma foram representadas com o mesmo intervalo numérico?
- O fato de não serem iguais deixa a resolução errada?
- Qual o maior intervalo feito na classe? E o menor?
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade Principal
Discussão das soluções (slides 5 a 7)
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e os intervalos que estabeleceram para cada reta numerada. Esse é um momento importante, pois os alunos irão explicar suas ideias e comparar suas soluções com outras. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções e observe se os dados do texto foram colocados nas posições adequadas.
No slide 5 os alunos verão duas representações, com intervalos numéricos diferentes. No slide 6 é apresentado a resolução com um intervalo numérico e no slide 7 com o intervalo menor.
Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro da reta numérica.
Discuta com a turma:
- Como fizeram o registro?
- Todas as retas da turma foram representadas com o mesmo intervalo numérico?
- O fato de não serem iguais deixa a resolução errada?
- Qual o maior intervalo feito na classe? E o menor?
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade Principal
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Propósito: Retomar o conceito do que foi trabalhado na aula.
Orientação: Apresente o slide e leia para os alunos se preferir faça um cartaz ou apenas leia, deixe que os alunos exponham suas conclusões.
Discuta com a turma:
- Vocês concordam com essa afirmação? Justifiquem.
Raio X
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.
Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos quanto ao uso da reta numerada no que se refere a representação de dados de uma situação.
Discuta com a turma:
- Podemos iniciar a reta em que número?
- Qual será o maior ponto representado nessa reta?
Professor peça para que os alunos justifiquem sua resposta nesse momento.
Materiais complementares:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar