10312
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Números

Plano de aula - Representando na Reta Numerada

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre representação e comparação na reta numerada

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata Ariane Capovilla

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Renata Capovilla

Mentor:  Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(Continuação da EF04MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar.

Objetivos específicos:

Representar e comparar números de até 5 ordens na reta numerada.

Conceito-chave

Representação e comparação na reta numerada.

Recursos necessários:

  • Caderno,
  • lápis,
  • borracha,
  • lápis colorido,
  • cola,
  • atividades impressas (se desejar).

  • Tempo sugerido: 2 minutos.
  • Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, explicando aos alunos o que deverão aprender com a aula. Este é um momento importante para que o aluno possa ter mais foco e saber o que deverá saber ao final da aula.
  • Propósito: Apresentar o objetivo aos alunos, para que saibam que ao final da aula deverão saber representar e comparar números usando a reta numerada.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Inicie a aula entregando a atividade aos alunos, apresentando um cartaz ou projetando a situação problema. Apresente a proposta e permita que os alunos pensem alguns minutos, individualmente, na resolução. Depois, discuta e faça resoluções coletivamente. Registre as resoluções diversas que os alunos propuserem.

Propósito: Relembrar o uso da reta numerada e o posicionamento dos números.

Discuta com a turma:

  • Qual será o intervalo da sua reta numerada?
  • Em que número ela iniciará?
  • Todos os dados poderão ser representados se a reta tiver o intervalo que escolheu?

Materiais Complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Apresente a situação aos alunos. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo junto com um colega, em seus cadernos. Circule entre os alunos, observe como analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias e faça as intervenções necessárias para que avancem. É importante socializar as diversas representações das retas numeradas, valorizando as estratégias dos alunos.

Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre a reta numerada e o valor posicional dos números propostos.

Discuta com a turma:

  • Como essas retas podem ser representadas?
  • Quais intervalos você vai escolher para representar?
  • Essas retas podem começar em quais números?
  • Qual o último ponto de cada reta?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Quer saber mais sobre reta numérica? Acesse o link para ler uma matéria sobre o assunto.

Para acessar um jogo sobre o assunto clique aqui.

É possível desenvolver um trabalho interdisciplinar utilizando a reta numerada e outros temas, como nessa proposta das pirâmides egípcias. Para saber mais sobre interdisciplinaridade, acesse essa matéria de Nova Escola.

Caso seus alunos queiram mais informações sobre as Pirâmides Egípcias, clique aqui para consultar um site com mais detalhes sobre as obras.

Discussão das soluções (slides 5 a 7) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e os intervalos que estabeleceram para cada reta numerada. Esse é um momento importante, pois os alunos irão explicar suas ideias e comparar suas soluções com outras. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções e observe se os dados do texto foram colocados nas posições adequadas.

No slide 5 os alunos verão duas representações, com intervalos numéricos diferentes. No slide 6 é apresentado a resolução com um intervalo numérico e no slide 7 com o intervalo menor.

Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro da reta numérica.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram o registro?
  • Todas as retas da turma foram representadas com o mesmo intervalo numérico?
  • O fato de não serem iguais deixa a resolução errada?
  • Qual o maior intervalo feito na classe? E o menor?

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Discussão das soluções (slides 5 a 7) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e os intervalos que estabeleceram para cada reta numerada. Esse é um momento importante, pois os alunos irão explicar suas ideias e comparar suas soluções com outras. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções e observe se os dados do texto foram colocados nas posições adequadas.

No slide 5 os alunos verão duas representações, com intervalos numéricos diferentes. No slide 6 é apresentado a resolução com um intervalo numérico e no slide 7 com o intervalo menor.

Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro da reta numérica.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram o registro?
  • Todas as retas da turma foram representadas com o mesmo intervalo numérico?
  • O fato de não serem iguais deixa a resolução errada?
  • Qual o maior intervalo feito na classe? E o menor?

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Discussão das soluções (slides 5 a 7) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e os intervalos que estabeleceram para cada reta numerada. Esse é um momento importante, pois os alunos irão explicar suas ideias e comparar suas soluções com outras. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções e observe se os dados do texto foram colocados nas posições adequadas.

No slide 5 os alunos verão duas representações, com intervalos numéricos diferentes. No slide 6 é apresentado a resolução com um intervalo numérico e no slide 7 com o intervalo menor.

Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro da reta numérica.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram o registro?
  • Todas as retas da turma foram representadas com o mesmo intervalo numérico?
  • O fato de não serem iguais deixa a resolução errada?
  • Qual o maior intervalo feito na classe? E o menor?

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Retomar o conceito do que foi trabalhado na aula.

Orientação: Apresente o slide e leia para os alunos se preferir faça um cartaz ou apenas leia, deixe que os alunos exponham suas conclusões.

Discuta com a turma:

  • Vocês concordam com essa afirmação? Justifiquem.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.

Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos quanto ao uso da reta numerada no que se refere a representação de dados de uma situação.

Discuta com a turma:

  • Podemos iniciar a reta em que número?
  • Qual será o maior ponto representado nessa reta?

Professor peça para que os alunos justifiquem sua resposta nesse momento.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano
  • Tempo sugerido: 2 minutos.
  • Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, explicando aos alunos o que deverão aprender com a aula. Este é um momento importante para que o aluno possa ter mais foco e saber o que deverá saber ao final da aula.
  • Propósito: Apresentar o objetivo aos alunos, para que saibam que ao final da aula deverão saber representar e comparar números usando a reta numerada.

  • Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

    Autor: Renata Capovilla

    Mentor:  Gilne Gardesani Fernandez

    Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

    Habilidade da BNCC

    (Continuação da EF04MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar.

    Objetivos específicos:

    Representar e comparar números de até 5 ordens na reta numerada.

    Conceito-chave

    Representação e comparação na reta numerada.

    Recursos necessários:

    • Caderno,
    • lápis,
    • borracha,
    • lápis colorido,
    • cola,
    • atividades impressas (se desejar).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Inicie a aula entregando a atividade aos alunos, apresentando um cartaz ou projetando a situação problema. Apresente a proposta e permita que os alunos pensem alguns minutos, individualmente, na resolução. Depois, discuta e faça resoluções coletivamente. Registre as resoluções diversas que os alunos propuserem.

Propósito: Relembrar o uso da reta numerada e o posicionamento dos números.

Discuta com a turma:

  • Qual será o intervalo da sua reta numerada?
  • Em que número ela iniciará?
  • Todos os dados poderão ser representados se a reta tiver o intervalo que escolheu?

Materiais Complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Apresente a situação aos alunos. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo junto com um colega, em seus cadernos. Circule entre os alunos, observe como analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias e faça as intervenções necessárias para que avancem. É importante socializar as diversas representações das retas numeradas, valorizando as estratégias dos alunos.

Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre a reta numerada e o valor posicional dos números propostos.

Discuta com a turma:

  • Como essas retas podem ser representadas?
  • Quais intervalos você vai escolher para representar?
  • Essas retas podem começar em quais números?
  • Qual o último ponto de cada reta?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Quer saber mais sobre reta numérica? Acesse o link para ler uma matéria sobre o assunto.

Para acessar um jogo sobre o assunto clique aqui.

É possível desenvolver um trabalho interdisciplinar utilizando a reta numerada e outros temas, como nessa proposta das pirâmides egípcias. Para saber mais sobre interdisciplinaridade, acesse essa matéria de Nova Escola.

Caso seus alunos queiram mais informações sobre as Pirâmides Egípcias, clique aqui para consultar um site com mais detalhes sobre as obras.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e os intervalos que estabeleceram para cada reta numerada. Esse é um momento importante, pois os alunos irão explicar suas ideias e comparar suas soluções com outras. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções e observe se os dados do texto foram colocados nas posições adequadas.

No slide 5 os alunos verão duas representações, com intervalos numéricos diferentes. No slide 6 é apresentado a resolução com um intervalo numérico e no slide 7 com o intervalo menor.

Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro da reta numérica.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram o registro?
  • Todas as retas da turma foram representadas com o mesmo intervalo numérico?
  • O fato de não serem iguais deixa a resolução errada?
  • Qual o maior intervalo feito na classe? E o menor?

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e os intervalos que estabeleceram para cada reta numerada. Esse é um momento importante, pois os alunos irão explicar suas ideias e comparar suas soluções com outras. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções e observe se os dados do texto foram colocados nas posições adequadas.

No slide 5 os alunos verão duas representações, com intervalos numéricos diferentes. No slide 6 é apresentado a resolução com um intervalo numérico e no slide 7 com o intervalo menor.

Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro da reta numérica.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram o registro?
  • Todas as retas da turma foram representadas com o mesmo intervalo numérico?
  • O fato de não serem iguais deixa a resolução errada?
  • Qual o maior intervalo feito na classe? E o menor?

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e os intervalos que estabeleceram para cada reta numerada. Esse é um momento importante, pois os alunos irão explicar suas ideias e comparar suas soluções com outras. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções e observe se os dados do texto foram colocados nas posições adequadas.

No slide 5 os alunos verão duas representações, com intervalos numéricos diferentes. No slide 6 é apresentado a resolução com um intervalo numérico e no slide 7 com o intervalo menor.

Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro da reta numérica.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram o registro?
  • Todas as retas da turma foram representadas com o mesmo intervalo numérico?
  • O fato de não serem iguais deixa a resolução errada?
  • Qual o maior intervalo feito na classe? E o menor?

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Retomar o conceito do que foi trabalhado na aula.

Orientação: Apresente o slide e leia para os alunos se preferir faça um cartaz ou apenas leia, deixe que os alunos exponham suas conclusões.

Discuta com a turma:

  • Vocês concordam com essa afirmação? Justifiquem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.

Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos quanto ao uso da reta numerada no que se refere a representação de dados de uma situação.

Discuta com a turma:

  • Podemos iniciar a reta em que número?
  • Qual será o maior ponto representado nessa reta?

Professor peça para que os alunos justifiquem sua resposta nesse momento.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 4º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem representação e comparação de números naturais de até 5 ordens, decomposição com adições e multiplicações por potências de 10; operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, incluindo cálculo mental e resolução de problemas envolvendo contagem; frações unitárias (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/0 e 1/100) e representação das frações 1/10 e 1/100 na forma decimal, na reta numerada e em valores monetários.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano