17023
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 7º ano > Unidade

Plano de aula - Unidades de Conservação

Plano de aula de Geografia com atividades para 7º ano do Fundamental sobre planejar uma visita a uma unidade de conservação, reconhecendo sua importância na preservação ambiental

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rodrigo Ferrari Baglini

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A habilidade será desenvolvida por meio da elaboração de uma carta de solicitação a prefeitura de uma visita a uma Unidade de Conservação e/ou a visita de um representante legal da secretaria do Meio Ambiente na escola. Para isso a carta será redigida partindo das discussões realizadas acerca das Unidades de Conservação bem como junto a leitura de um texto no estudo antecipado apresentado pelo professor.

Materiais necessários:

Folha sulfite;

Material complementar:

Texto para a leitura em casa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f8Wu2hGgmRyAHmdv26N8NbdyGJnE5zTbqsaVS3pxPkjvXnJWpJDCqy8n9MY8/geo7-12und03-tema-da-aula-texto.pdf

Modelo da carta: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dCNRVYYq29yrRCYvpAjfPbHzkJVu86AupWJeTv5wmqWTWMCfrPhSFfFW4Z73/geo7-12und03-acao-propositiva-modelo-de-carta.pdf

Para você saber mais:

Unidades de conservação são áreas naturais delimitadas pelo poder público que tem como objetivo preservar os recursos ambientais inseridos dentro do território demarcado, inclusive águas jurisdicionais que estão sob a tutela do Estado. As Unidades de Conservação são reguladas pela lei nº 9.985, de 2000 que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). O SNUC organizou as UC em duas categorias:

UC de proteção integral- voltadas para a manutenção integral do território, sendo o acesso apenas voltado para pesquisas

UC de uso sustentável- voltadas para o uso sustentável do espaço. Normalmente estas UC’s são destinadas a comunidades locais e ou atividades educativas.

Sistema Nacional de Unidades de Conservação

http://www.mma.gov.br/areas-protegidas/unidades-de-conservacao/sistema-nacional-de-ucs-snuc.html

Unidades de Conservação no Brasil

https://uc.socioambiental.org/

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Para realizar uma aula invertida, os alunos deverão ler o texto sobre Unidades de Conservação em casa e realizar apontamentos no caderno sobre o material: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f8Wu2hGgmRyAHmdv26N8NbdyGJnE5zTbqsaVS3pxPkjvXnJWpJDCqy8n9MY8/geo7-12und03-tema-da-aula-texto.pdf

Organize a sala em grupos e projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma que eles terão que escrever uma carta para a secretaria do meio ambiente da cidade pedindo autorização para irem a uma unidade de conservação próxima da escola.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Comente ou escreva no quadro que as transformações do espaço geográfico na grande maioria das vezes vem acompanhado de um processo de degradação ambiental não respeitando os limites da natureza. Incentive-os alunos a apontar quais são as diferenças que podem ser observadas nas duas imagens, que trazem como plano de fundo a floresta amazônica e o lado, o mesma região anos mais tarde com o avanço da urbanização. Procure demonstrar que as fotografias são de épocas diferentes da mesma região, no entanto representam o avanço da urbanização sobre o espaço natural.

Explique que uma das medidas encontradas pelo governo federal para preservar a biodiversidade foi criar unidades de conservação.

Peça para registrarem no caderno pelo menos duas diferenças observadas nas imagens e incentive-os a comentar o que eles compreenderam do texto que leram em casa.

Como adequar à sua realidade: Para uma melhor contextualização e valorização de uma aprendizagem significativa, pesquise em jornais de sua cidade ou em sites governamentais imagens que apresentam dois momentos diferentes do seu município. Se preferir, peça para seus alunos trazerem fotografias de épocas diferentes a fim de demonstrarem as mudanças no espaço geográfico.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete a problematização aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma como é possível impedir o avanço antrópico (técnica) sobre espaços naturais. Utilize algumas questões como:

  • Para que não ocorresse mais o avanço do homem sobre espaços naturais seria interessante diminuir o desenvolvimento econômico?
  • A criação de leis impediria o avanço do homem sobre os limites da natureza?
  • O homem já se desenvolveu bastante? É necessário consumir mais recursos naturais?
  • Para quê existem Unidades de Conservação?

O objetivo das perguntas é levar uma reflexão para os alunos a fim de apresentar o conceito de unidades de conservação por meio de uma aprendizagem significativa.

Após as reflexões projete a problematização aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma o conceito de unidades de conservação

O Ministério do Meio Ambiente conceitua unidade de conservação como espaços territoriais, incluindo seus recursos ambientais, com características naturais relevantes, que têm a função de assegurar a representatividade de amostras significativas e ecologicamente viáveis das diferentes populações, habitats e ecossistemas do território nacional e das águas jurisdicionais, preservando o patrimônio biológico existente.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Organize os alunos em grupos e peça para cada grupo criar uma carta para a secretaria municipal do meio ambiente solicitando a visita da escola em alguma Unidade de Conservação do município. Caso o município não apresente uma Unidade de Conservação a carta pode ser escrita solicitando a presença de algum representante do governo municipal na escola explicando sobre algumas políticas públicas direcionadas a manutenção do espaço natural da cidade.

Entregue para os alunos um modelo de carta que os ajudarão na elaboração do documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dCNRVYYq29yrRCYvpAjfPbHzkJVu86AupWJeTv5wmqWTWMCfrPhSFfFW4Z73/geo7-12und03-acao-propositiva-modelo-de-carta.pdf

Comente com os alunos que é extremamente importante trocar as informações no grupo sobre as discussões realizadas, utilizando as anotações do caderno e o texto entregue pelo professor na aula anterior.

Transite entre os grupos durante a elaboração das cartas reafirmando o conceito discutido de Unidades de Conservação na etapa anterior (Problematização).

Para o desenvolvimento desta etapa é necessário levantar previamente se o município está próximo de uma área de Unidade de Conservação, caso o município não esteja próximo a uma UC, peça para os alunos elaborarem a carta solicitando a presença de algum representante legal da secretaria de meio ambiente na escola para comentar sobre UC’s e políticas públicas do município em relação ao meio ambiental. Estes dados podem ser obtidos na biblioteca municipal ou no site da prefeitura.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Entregue para os grupos uma folha sulfite;

Avise que cada grupo tem 05 minutos para elaborarem perguntas que serão feitas na visita a Unidade de Conservação ou para o representante da Secretaria do Meio Ambiente, caminhe entre os grupos reafirmando o conceito de Unidades de Conservação

Após a realização das perguntas cada grupo deverá escolher uma pergunta que irá representar o grupo e anotá-la no caderno

Os grupos compartilharão as perguntas escolhidas junto a intermediação do professor que a todo momento deve colocar os efeitos antrópicos como principal agente que demanda a criação das Unidades de Conservação

Recolher as cartas para realizar as devidas correções e entregar na próxima aula para a transcrição oficial da carta.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A habilidade será desenvolvida por meio da elaboração de uma carta de solicitação a prefeitura de uma visita a uma Unidade de Conservação e/ou a visita de um representante legal da secretaria do Meio Ambiente na escola. Para isso a carta será redigida partindo das discussões realizadas acerca das Unidades de Conservação bem como junto a leitura de um texto no estudo antecipado apresentado pelo professor.

Materiais necessários:

Folha sulfite;

Material complementar:

Texto para a leitura em casa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f8Wu2hGgmRyAHmdv26N8NbdyGJnE5zTbqsaVS3pxPkjvXnJWpJDCqy8n9MY8/geo7-12und03-tema-da-aula-texto.pdf

Modelo da carta: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dCNRVYYq29yrRCYvpAjfPbHzkJVu86AupWJeTv5wmqWTWMCfrPhSFfFW4Z73/geo7-12und03-acao-propositiva-modelo-de-carta.pdf

Para você saber mais:

Unidades de conservação são áreas naturais delimitadas pelo poder público que tem como objetivo preservar os recursos ambientais inseridos dentro do território demarcado, inclusive águas jurisdicionais que estão sob a tutela do Estado. As Unidades de Conservação são reguladas pela lei nº 9.985, de 2000 que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). O SNUC organizou as UC em duas categorias:

UC de proteção integral- voltadas para a manutenção integral do território, sendo o acesso apenas voltado para pesquisas

UC de uso sustentável- voltadas para o uso sustentável do espaço. Normalmente estas UC’s são destinadas a comunidades locais e ou atividades educativas.

Sistema Nacional de Unidades de Conservação

http://www.mma.gov.br/areas-protegidas/unidades-de-conservacao/sistema-nacional-de-ucs-snuc.html

Unidades de Conservação no Brasil

https://uc.socioambiental.org/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Para realizar uma aula invertida, os alunos deverão ler o texto sobre Unidades de Conservação em casa e realizar apontamentos no caderno sobre o material: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f8Wu2hGgmRyAHmdv26N8NbdyGJnE5zTbqsaVS3pxPkjvXnJWpJDCqy8n9MY8/geo7-12und03-tema-da-aula-texto.pdf

Organize a sala em grupos e projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma que eles terão que escrever uma carta para a secretaria do meio ambiente da cidade pedindo autorização para irem a uma unidade de conservação próxima da escola.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Comente ou escreva no quadro que as transformações do espaço geográfico na grande maioria das vezes vem acompanhado de um processo de degradação ambiental não respeitando os limites da natureza. Incentive-os alunos a apontar quais são as diferenças que podem ser observadas nas duas imagens, que trazem como plano de fundo a floresta amazônica e o lado, o mesma região anos mais tarde com o avanço da urbanização. Procure demonstrar que as fotografias são de épocas diferentes da mesma região, no entanto representam o avanço da urbanização sobre o espaço natural.

Explique que uma das medidas encontradas pelo governo federal para preservar a biodiversidade foi criar unidades de conservação.

Peça para registrarem no caderno pelo menos duas diferenças observadas nas imagens e incentive-os a comentar o que eles compreenderam do texto que leram em casa.

Como adequar à sua realidade: Para uma melhor contextualização e valorização de uma aprendizagem significativa, pesquise em jornais de sua cidade ou em sites governamentais imagens que apresentam dois momentos diferentes do seu município. Se preferir, peça para seus alunos trazerem fotografias de épocas diferentes a fim de demonstrarem as mudanças no espaço geográfico.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete a problematização aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma como é possível impedir o avanço antrópico (técnica) sobre espaços naturais. Utilize algumas questões como:

  • Para que não ocorresse mais o avanço do homem sobre espaços naturais seria interessante diminuir o desenvolvimento econômico?
  • A criação de leis impediria o avanço do homem sobre os limites da natureza?
  • O homem já se desenvolveu bastante? É necessário consumir mais recursos naturais?
  • Para quê existem Unidades de Conservação?

O objetivo das perguntas é levar uma reflexão para os alunos a fim de apresentar o conceito de unidades de conservação por meio de uma aprendizagem significativa.

Após as reflexões projete a problematização aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma o conceito de unidades de conservação

O Ministério do Meio Ambiente conceitua unidade de conservação como espaços territoriais, incluindo seus recursos ambientais, com características naturais relevantes, que têm a função de assegurar a representatividade de amostras significativas e ecologicamente viáveis das diferentes populações, habitats e ecossistemas do território nacional e das águas jurisdicionais, preservando o patrimônio biológico existente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Organize os alunos em grupos e peça para cada grupo criar uma carta para a secretaria municipal do meio ambiente solicitando a visita da escola em alguma Unidade de Conservação do município. Caso o município não apresente uma Unidade de Conservação a carta pode ser escrita solicitando a presença de algum representante do governo municipal na escola explicando sobre algumas políticas públicas direcionadas a manutenção do espaço natural da cidade.

Entregue para os alunos um modelo de carta que os ajudarão na elaboração do documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dCNRVYYq29yrRCYvpAjfPbHzkJVu86AupWJeTv5wmqWTWMCfrPhSFfFW4Z73/geo7-12und03-acao-propositiva-modelo-de-carta.pdf

Comente com os alunos que é extremamente importante trocar as informações no grupo sobre as discussões realizadas, utilizando as anotações do caderno e o texto entregue pelo professor na aula anterior.

Transite entre os grupos durante a elaboração das cartas reafirmando o conceito discutido de Unidades de Conservação na etapa anterior (Problematização).

Para o desenvolvimento desta etapa é necessário levantar previamente se o município está próximo de uma área de Unidade de Conservação, caso o município não esteja próximo a uma UC, peça para os alunos elaborarem a carta solicitando a presença de algum representante legal da secretaria de meio ambiente na escola para comentar sobre UC’s e políticas públicas do município em relação ao meio ambiental. Estes dados podem ser obtidos na biblioteca municipal ou no site da prefeitura.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Entregue para os grupos uma folha sulfite;

Avise que cada grupo tem 05 minutos para elaborarem perguntas que serão feitas na visita a Unidade de Conservação ou para o representante da Secretaria do Meio Ambiente, caminhe entre os grupos reafirmando o conceito de Unidades de Conservação

Após a realização das perguntas cada grupo deverá escolher uma pergunta que irá representar o grupo e anotá-la no caderno

Os grupos compartilharão as perguntas escolhidas junto a intermediação do professor que a todo momento deve colocar os efeitos antrópicos como principal agente que demanda a criação das Unidades de Conservação

Recolher as cartas para realizar as devidas correções e entregar na próxima aula para a transcrição oficial da carta.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 7º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07GE12 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano