17017
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Consumismo no mundo globalizado: o abismo da capacidade de consumir

Plano de aula de Geografia com atividades para 9º ano do Fundamental sobre analisar a relação entre consumo de petróleo e emissão de gás carbônico nos continentes americano e africano.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gabriel Apolinário Lopes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp e Padlet

Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade

Apresentação do tema da aula
Comente que o objetivo desta aula é compreender a relação contraditória entre o marketing global e a capacidade local de consumo. Esta aula foi preparada para ser desenvolvida no WhatsApp, mas poderá ser adaptada para o uso do e-mail. Será utilizada uma metodologia ativa chamada sala de aula invertida. Solicite que os alunos façam a pesquisa do link disponível aqui. Nesta aula, o valor de respeito ao ambiente e à própria coletividade estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Peça para os estudantes terem em mãos a tabela já preenchida. Explique que existe uma ordenação na produção globalizada de bens de consumo, e que a atividade proposta permite que essa ordenação seja (em parte) observada. A ordenação refere-se à Divisão Internacional do Trabalho, que é uma divisão produtiva no âmbito internacional. A Divisão Internacional do Trabalho direciona uma especialização produtiva global, de acordo com a vantagens de cada região (ou países) do mundo. Pergunte quais foram as dificuldades ao preencher as lacunas de algum produto, é uma oportunidade para expor a heterogeneidade das relações trabalhistas no mundo. Tempo estimado de 10 minutos.

Problematização
Envie a imagem para a problematização, disponível aqui. Pergunte aos alunos qual o tema da fotografia. Peça para responderem via WhatsApp. Os alunos provavelmente irão explicar que o tema da fotografia é uma grande fábrica/confecção na Ásia. Explique que é uma confecção num país asiático chamado Bangladesh. Pergunte aos estudantes: "As pessoas da imagem são capazes de consumir o que produzem?". Incentive-os a participar da discussão. Tempo estimado de 10 minutos.

Ação propositiva
Professor, envie aos alunos o arquivo disponível aqui. Organize a sala em grupos de aproximadamente 5 pessoas. Cada grupo deverá compartilhar entre si os resultados da pesquisa individual, observar as semelhanças encontradas e elencar os 3 produtos mais desejados pelos integrantes daquele grupo (os mais citados). A partir dessa escolha de três produtos comuns ou mais desejados, os alunos devem preencher as lacunas do arquivo acima. Tempo estimado: 30 minutos.

Sistematização
Para sistematização, os grupos devem usar o Padlet para fazer quadros onde poderão colar suas respostas. Não sendo possível, peça que tirem fotos das respostas na folha e as enviem para o WhatsApp da turma. Observando o Padlet dos alunos, ou as fotos, sistematize uma análise geral. Feche a aula com o questionamento: “Por que você deseja esses produtos?”. Instigue os estudantes a pensarem no consumo no mundo globalizado e em suas complexidades. Por fim, comente que o respeito ao ambiente e à própria coletividade é fundamental para pensarmos num desenvolvimento sustentável. Tempo estimado de 20 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais para assistirem a um documentário sobre a "obsolescência programada". A seguir, podem enriquecer o conteúdo da aula numa discussão com seus filhos.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO9_11UND04

(EF09GE11) Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 9º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas