Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE20 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: dados, impressão do jogo
Material complementar:
Link para o mapa:
Países com as maiores reservas de petróleo do mundo (janeiro de 2014). disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_reservas_de_petr%C3%B3leo#/media/File:Oil_Reserves_Updated.png acesso em 07 de fevereiro de 2019.
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zhHpyK6quA4byGQMPZPk2TbGw6P9ExFCt27Kd4ZjMX8H8tMkP2c73Z9ErAtu/geo08-20unid03-contextualizacao-mapa.pdf
Problematização:
Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uHRJAFkW5WZ6NGUg7UGjAxkbdtuGbP2s2BcGQQwuRgd8mg6j5rNNw7QSePGB/geo08-20unid03-acao-propositiva-jogo.pdf
Para você saber mais:
Artigo diponível em: http://www.observatoriodoclima.eco.br/o-co2-na-atmosfera-bateu-mais-um-recorde-isso-ainda-e-noticia/ acesso em 13 de fevereiro de 2019
Vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?time_continue=18&v=y4vU7w8t25A acesso em 08 de fevereiro de 2019.
material disponível em: http://www.cbcs.org.br/sbcs10/website/userFiles/palestras_sbcs_10/emissao_co2_vj.pdf acesso em 12 de fevereiro de 2019.
Artigo disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v4n9/v4n9a10.pdf acesso em 13 de fevereiro de 2019
Artigo disponível em: http://www.aepet.org.br/colunas/pagina/164/Panorama-do-petrleo-na-frica acesso em 13 de fevereiro de 2019.
Dados sobre as reservas de petróleo disponíveis em: https://www.indexmundi.com/map/?v=97&l=pt acesso em 26 de março de 2019.
Artigo disponível em https://www.ecycle.com.br/2375-dioxido-de-carbono-o-que-e-co2.html acessado em 08 de fevereiro de 2019.
Artigo disponível em https://g1.globo.com/natureza/noticia/america-latina-gera-10-das-emissoes-globais-veja-paises-que-mais-poluem.ghtml acesso em 11 de fevereiro de 2019.
Artigo disponível em: https://www.wwf.org.br/?67822/Relatrio-do-IPCC-2018-sobre-aquecimento-global-de-15C-incita-mais-esforos-para-ao-climtica-global
Tema da aula
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Explique aos alunos o mapa mostrando como ocorre a distribuição das reservas de petróleo no mundo. Logo o jogo de interesse geopolítico dos países em explorar essa riqueza, chega ao ponto de gerar guerras como do Iraque. Essa perspectiva existe, pois após a segunda Revolução Industrial, o petróleo ganhou o status de principal fonte de energia do planeta. Neste sentido, o aumento de CO2 (Gás Carbônico ) na atmosfera se tornou uma tendência, à medida que avançou o processo de industrialização e urbanização, em que os meios de transportes utilizam como principal combustível o óleo diesel e a gasolina, que são subprodutos do petróleo. Estabeleça ainda um comparativo entre as reservas na América e na África, chame atenção para as reservas do Brasil, da Venezuela e dos EUA, do Canadá, da Líbia e Gabão, que se destacam no mapa.
Material complementar
Link para o mapa:
Países com as maiores reservas de petróleo do mundo (janeiro de 2014). disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_reservas_de_petr%C3%B3leo#/media/File:Oil_Reserves_Updated.png acesso em 07 de fevereiro de 2019.
Como adequar a sua realidade:
Você pode pesquisar e trabalhar com os alunos as principais fontes emissoras de poluição no seu município.
Para você saber mais:
Artigo disponível em: http://www.aepet.org.br/colunas/pagina/164/Panorama-do-petrleo-na-frica acesso em 13 de fevereiro de 2019.
Dados sobre as reservas de petróleo disponíveis em: https://www.indexmundi.com/map/?v=97&l=pt acesso em 26 de março de 2019.
Contextualização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Aqui apresente aos alunos as consequências do consumo do petróleo, a partir da queima do combustível fóssil, gerando a emissão de grandes quantidades de CO2 (gás carbônico) na atmosfera, potencializando o aquecimento global. Explique que outros gases também são responsáveis pelo processo e que essa é uma teoria defendida por vários pesquisadores a partir do IPCC - Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas. Por fim, apesar de existir teorias contrárias, podemos notar impactos principalmente em função do desmatamento, do excesso de veículos e destruição dos ecossistemas.
Material complementar
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zhHpyK6quA4byGQMPZPk2TbGw6P9ExFCt27Kd4ZjMX8H8tMkP2c73Z9ErAtu/geo08-20unid03-contextualizacao-mapa.pdf
Para você saber mais:
Artigo disponível em https://www.ecycle.com.br/2375-dioxido-de-carbono-o-que-e-co2.html acessado em 08 de fevereiro de 2019.
Artigo disponível em https://g1.globo.com/natureza/noticia/america-latina-gera-10-das-emissoes-globais-veja-paises-que-mais-poluem.ghtml acesso em 11 de fevereiro de 2019.
artigo disponível em: https://www.wwf.org.br/?67822/Relatrio-do-IPCC-2018-sobre-aquecimento-global-de-15C-incita-mais-esforos-para-ao-climtica-global
Problematização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Reflita brevemente com os alunos sobre as causas e os efeito do excesso de CO2 na atmosfera, levante possibilidades desenvolvidas pela sociedade para mitigar e diminuir a emissão do CO2, como uso de transporte coletivo, reflorestamento, investimento em tecnologias de combustíveis renováveis.
Material complementar
Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VGjaWvkyGfsSQUGHxFaHhm4qZv7rhqbcT4haftse5uMRWr2vv3jMVSeRAhjv/geo08-20unid03-problematizacao-perguntas.pdf
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Reúna os alunos em trios para jogar o jogo proposto, cada representante poderá ser a tampinha de uma caneta ou canetinha. Use um ou dois dados, para a dinâmica do jogo, solicite aos alunos muita atenção nas cartas. A carta retirada volta para o fundo do baralho, caso o aluno tire a mesma carta ao longo das rodadas, solicite que pegue outra carta. Explique que as cartas pode aparecer com os seguintes naipes:
Curiosidade: Essa modalidade o aluno não responde nada, porém dependendo do tipo de afirmativa ele pode avançar ou recuar no tabuleiro, em caso de uma curiosidade positiva sobre a temática ele avança o número de casas previstas na carta, no caso de uma curiosidade negativa sobre a temática ele recua o número de casas prevista na carta.
Complete: Caso o aluno complete corretamente afirmativa ele avança o número de casas previstas na carta. Caso complete de maneira incorreta o aluno ficará parado na mesma posição no tabuleiro.
Curinga: O curinga é uma sugestão de uma possível mudança de atitude, que gerará um impacto muito positivo nas emissões de gás carbônico, essa carta tem o objetivo de provocar a reflexão sobre possibilidades de mudança, por isso o aluno deslocará a quantidade de casas previstas no curinga.
JOGO DA EMISSÃO DE CO2 E O PETRÓLEO
REGRAS:
1- Jogue o dado e desloque nas casa;
2 - Retire uma carta, que terá três possibilidades Curiosidade, Complete ou Curinga.
4 - Avance, recue ou fique parado conforme a comda da carta retirada.
5- A carta retirada irá para o fundo do baralho.
6 - Ganha quem chegar primeiro.
Material complementar
Jogo para impressão
Como adequar à sua realidade: Solicite aos alunos que em grupos de 3 pessoas, façam a sugestão de uma lista de atividades que mais colaboram para a emissão de CO2 no município. Oriente que seja considerado atividades econômicas e domésticas que colaboram, como:
- Indústria
- Agropecuária
- Agricultura
- Transporte individual
- Transporte coletivo
Para cada sugestão solicite que produza uma solução ou possibilidade de intervenção que ajude a melhorar a qualidade do ar, e o que isso implica na saúde humana em relação a possíveis doenças associadas a essa qualidade do ar, ou ainda os reflexos climáticos extremos como excesso de calor, de chuvas, causando uma série de problemas para a população.
Sistematização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Retome o objetivo da aula, reflita sobre o consumo de petróleo e emissão de CO2. Espera-se que o jogo consiga levar aos alunos a capacidade de entendimento acerca do consumo excessivo de petróleo e das consequências para a vida humana. Assim observar ainda que a dinâmica da cadeia do combustível fóssil, passa por um jogo de interesses e geopolítica.