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Plano de aula > Geografia > 5º ano > Unidade

Plano de aula - Poluição dos oceanos

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre analisar algumas causas e consequências da poluição dos oceanos.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabela Santos Albuquerque

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Este plano de aula está está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui. As propostas podem ser utilizadas individualmente e alternadamente, mas caso o professor desejar ele pode encadear as aula de maneira que os planos complementem-se em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para desenvolver a aula proposta torna-se necessário dispor de equipamento para a exibição dos slides elaborados. Se não tiver equipamento disponível, obtenha impressões e/ou recortes de imagens diversas, como forma ajudar na contextualização da temática central para os estudantes.

Disponibilize imagens projetadas ou impressas sobre a temática para os estudantes.

O quadro e marcadores para quadro (ou giz, dependendo da realidade).

Cadernos, lápis, canetas, fita adesiva etc. e outros materiais para registro são necessários para os estudantes.

Material complementar: Indique o vídeo abaixo para os estudantes assistirem antes da aula em casa ou passe o vídeo em uma aula anterior.

Microplásticos e a poluição nos oceanos. 2016 (02min53seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=adc0cOqE4qs>. Acesso em 21 fev 2019.

Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

BARBOSA, Vanessa. Poluentes tóxicos são achados no lugar mais profundo dos oceanos. Revista Exame. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/ciencia/poluentes-toxicos-sao-achados-no-lugar-mais-profundo-dos-oceanos/>. Acesso em 21 fev 2019.

FREITAS, Eduardo de. Poluição das águas oceânicas. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/poluicao-das-aguas-oceanicas.htm>. Acesso em 21 fev 2019.

Poluição dos Oceanos. Grupo Escolar. Disponível em: <https://www.grupoescolar.com/pesquisa/poluicao-dos-oceanos.html>. Acesso em 21 fev 2019.

SCHIAVON, Fabiana. Poluição dos mares já é grave, mas todos podem fazer a sua parte; saiba como você pode ajudar. Folha de São Paulo. Disponível em: <https://f5.folha.uol.com.br/viva-bem/2018/07/poluicao-nos-mares-ja-e-grave-mas-todos-podem-fazer-sua-parte-saiba-como-voce-pode-ajudar.shtml>. Acesso em 21 fev 2019.

Contextos prévios: O conjunto de habilidades que compõe a unidade "Natureza, ambientes e qualidade de vida" reúne temas, conteúdos e questões que proporcionam espaço ao estudante para refletir sobre a questão ambiental, identificando problemas que ocorrem no entorno da escola, no bairro e nos lugares de vivência. São conteúdos que proporcionam o pensar e agir pela coletividade com responsabilidade, senso crítico e exercício de ética e cidadania (Detalhamento - Fonte: MEC).

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o tema convidando os seus estudantes a analisá-lo. Para tanto, você pode projetar ou escrever o tema no quadro. Pergunte se os estudantes já ouviram falar sobre o tema? Caso sim, busque ouvi-los e fazer anotações de suas colocações.

Como adequar à sua realidade: Caso tenha algum exemplo próximo à realidade de vocês, traga-o para a aula.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Peça que a turma organize-se em grupo com no máximo 5 estudantes.

Apresente o tema da aula “CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA POLUIÇÃO DOS OCEANOS” para a turma, trazendo curiosidades sobre o mesmo.

Peça que os estudantes tragam os principais elementos da imagem, ou seja, o que estão vendo.

Ouça as ideias trazidas pelos estudantes e faça registros no quadro, sendo o(a) escriba.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça que a turma organize-se em grupo com no máximo 5 estudantes.

Apresente o tema da aula “CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA POLUIÇÃO DOS OCEANOS” para a turma, trazendo curiosidades sobre o mesmo.

Peça que os estudantes tragam os principais elementos da imagem, ou seja, o que estão vendo.

Ouça as ideias trazidas pelos estudantes e faça registros no quadro, sendo o(a) escriba.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Peça que os estudantes organizem-se em grupos, com no máximo 5 integrantes.

Relembre aos estudantes questões-chave trabalhadas na CONTEXTUALIZAÇÃO.

Se preciso, direcione a pergunta da Problematização: QUAIS AS CAUSAS DA POLUIÇÃO DOS OCEANOS?

Lance o questionamento para a turma e faça o registro das respostas no quadro.

Ação propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Solicite aos alunos que continuem organizados nos grupos de trabalho para fazerem a atividade da Ação Propositiva. Imprima cópias das imagens apresentadas nesta fase e disponibilize para os estudantes.

Cada grupo deve escolher uma imagem para iniciar a atividade.

Peça que os grupos observem a imagem selecionada e depois de 3 minutos, ao comando do(a) professor(a) passe para outro grupo. Assim, aos poucos, os grupos terão acesso às 3 imagens da atividade.

Os grupos devem conversar sobre o conteúdo das imagens e fazerem registros em seus cadernos, ou seja, devem registrar quais são os principais agentes poluentes encontrados nas imagens.

Ação propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Solicite aos alunos que continuem organizados nos grupos de trabalho para fazerem a atividade da Ação Propositiva. Imprima cópias das imagens apresentadas nesta fase e disponibilize para os estudantes.

Cada grupo deve escolher uma imagem para iniciar a atividade.

Peça que os grupos observem a imagem selecionada e depois de 3 minutos, ao comando do(a) professor(a) passe para outro grupo. Assim, aos poucos, os grupos terão acesso às 3 imagens da atividade.

Os grupos devem conversar sobre o conteúdo das imagens e fazerem registros em seus cadernos, ou seja, devem registrar quais são os principais agentes poluentes encontrados nas imagens.

Ação propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Solicite aos alunos que continuem organizados nos grupos de trabalho para fazerem a atividade da Ação Propositiva. Imprima cópias das imagens apresentadas nesta fase e disponibilize para os estudantes.

Cada grupo deve escolher uma imagem para iniciar a atividade.

Peça que os grupos observem a imagem selecionada e depois de 3 minutos, ao comando do(a) professor(a) passe para outro grupo. Assim, aos poucos, os grupos terão acesso às 3 imagens da atividade.

Os grupos devem conversar sobre o conteúdo das imagens e fazerem registros em seus cadernos, ou seja, devem registrar quais são os principais agentes poluentes encontrados nas imagens.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Após a observação das três imagens disponibilizadas na fase anterior, entregue uma folha de papel ofício para cada grupo possa dar continuidade à atividade.

Peça que seja escrito, pelo menos, um parágrafo demonstrando a compreensão construída na AÇÃO PROPOSITIVA e que aqui será SISTEMATIZADA.

Lembre aos estudantes que devem utilizar as informações disponibilizadas durante as outras fases.

Leia em voz alta para a turma o parágrafo construído por cada grupo.

Faça uma breve discussão com os grupos, a fim de garantir que o objetivo da aula tenha sido construído por todos.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Este plano de aula está está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui. As propostas podem ser utilizadas individualmente e alternadamente, mas caso o professor desejar ele pode encadear as aula de maneira que os planos complementem-se em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para desenvolver a aula proposta torna-se necessário dispor de equipamento para a exibição dos slides elaborados. Se não tiver equipamento disponível, obtenha impressões e/ou recortes de imagens diversas, como forma ajudar na contextualização da temática central para os estudantes.

Disponibilize imagens projetadas ou impressas sobre a temática para os estudantes.

O quadro e marcadores para quadro (ou giz, dependendo da realidade).

Cadernos, lápis, canetas, fita adesiva etc. e outros materiais para registro são necessários para os estudantes.

Material complementar: Indique o vídeo abaixo para os estudantes assistirem antes da aula em casa ou passe o vídeo em uma aula anterior.

Microplásticos e a poluição nos oceanos. 2016 (02min53seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=adc0cOqE4qs>. Acesso em 21 fev 2019.

Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

BARBOSA, Vanessa. Poluentes tóxicos são achados no lugar mais profundo dos oceanos. Revista Exame. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/ciencia/poluentes-toxicos-sao-achados-no-lugar-mais-profundo-dos-oceanos/>. Acesso em 21 fev 2019.

FREITAS, Eduardo de. Poluição das águas oceânicas. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/poluicao-das-aguas-oceanicas.htm>. Acesso em 21 fev 2019.

Poluição dos Oceanos. Grupo Escolar. Disponível em: <https://www.grupoescolar.com/pesquisa/poluicao-dos-oceanos.html>. Acesso em 21 fev 2019.

SCHIAVON, Fabiana. Poluição dos mares já é grave, mas todos podem fazer a sua parte; saiba como você pode ajudar. Folha de São Paulo. Disponível em: <https://f5.folha.uol.com.br/viva-bem/2018/07/poluicao-nos-mares-ja-e-grave-mas-todos-podem-fazer-sua-parte-saiba-como-voce-pode-ajudar.shtml>. Acesso em 21 fev 2019.

Contextos prévios: O conjunto de habilidades que compõe a unidade "Natureza, ambientes e qualidade de vida" reúne temas, conteúdos e questões que proporcionam espaço ao estudante para refletir sobre a questão ambiental, identificando problemas que ocorrem no entorno da escola, no bairro e nos lugares de vivência. São conteúdos que proporcionam o pensar e agir pela coletividade com responsabilidade, senso crítico e exercício de ética e cidadania (Detalhamento - Fonte: MEC).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o tema convidando os seus estudantes a analisá-lo. Para tanto, você pode projetar ou escrever o tema no quadro. Pergunte se os estudantes já ouviram falar sobre o tema? Caso sim, busque ouvi-los e fazer anotações de suas colocações.

Como adequar à sua realidade: Caso tenha algum exemplo próximo à realidade de vocês, traga-o para a aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Peça que a turma organize-se em grupo com no máximo 5 estudantes.

Apresente o tema da aula “CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA POLUIÇÃO DOS OCEANOS” para a turma, trazendo curiosidades sobre o mesmo.

Peça que os estudantes tragam os principais elementos da imagem, ou seja, o que estão vendo.

Ouça as ideias trazidas pelos estudantes e faça registros no quadro, sendo o(a) escriba.

Slide Plano Aula

Orientações: Peça que a turma organize-se em grupo com no máximo 5 estudantes.

Apresente o tema da aula “CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA POLUIÇÃO DOS OCEANOS” para a turma, trazendo curiosidades sobre o mesmo.

Peça que os estudantes tragam os principais elementos da imagem, ou seja, o que estão vendo.

Ouça as ideias trazidas pelos estudantes e faça registros no quadro, sendo o(a) escriba.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Peça que os estudantes organizem-se em grupos, com no máximo 5 integrantes.

Relembre aos estudantes questões-chave trabalhadas na CONTEXTUALIZAÇÃO.

Se preciso, direcione a pergunta da Problematização: QUAIS AS CAUSAS DA POLUIÇÃO DOS OCEANOS?

Lance o questionamento para a turma e faça o registro das respostas no quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Solicite aos alunos que continuem organizados nos grupos de trabalho para fazerem a atividade da Ação Propositiva. Imprima cópias das imagens apresentadas nesta fase e disponibilize para os estudantes.

Cada grupo deve escolher uma imagem para iniciar a atividade.

Peça que os grupos observem a imagem selecionada e depois de 3 minutos, ao comando do(a) professor(a) passe para outro grupo. Assim, aos poucos, os grupos terão acesso às 3 imagens da atividade.

Os grupos devem conversar sobre o conteúdo das imagens e fazerem registros em seus cadernos, ou seja, devem registrar quais são os principais agentes poluentes encontrados nas imagens.

Slide Plano Aula

Orientações: Solicite aos alunos que continuem organizados nos grupos de trabalho para fazerem a atividade da Ação Propositiva. Imprima cópias das imagens apresentadas nesta fase e disponibilize para os estudantes.

Cada grupo deve escolher uma imagem para iniciar a atividade.

Peça que os grupos observem a imagem selecionada e depois de 3 minutos, ao comando do(a) professor(a) passe para outro grupo. Assim, aos poucos, os grupos terão acesso às 3 imagens da atividade.

Os grupos devem conversar sobre o conteúdo das imagens e fazerem registros em seus cadernos, ou seja, devem registrar quais são os principais agentes poluentes encontrados nas imagens.

Slide Plano Aula

Orientações: Solicite aos alunos que continuem organizados nos grupos de trabalho para fazerem a atividade da Ação Propositiva. Imprima cópias das imagens apresentadas nesta fase e disponibilize para os estudantes.

Cada grupo deve escolher uma imagem para iniciar a atividade.

Peça que os grupos observem a imagem selecionada e depois de 3 minutos, ao comando do(a) professor(a) passe para outro grupo. Assim, aos poucos, os grupos terão acesso às 3 imagens da atividade.

Os grupos devem conversar sobre o conteúdo das imagens e fazerem registros em seus cadernos, ou seja, devem registrar quais são os principais agentes poluentes encontrados nas imagens.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Após a observação das três imagens disponibilizadas na fase anterior, entregue uma folha de papel ofício para cada grupo possa dar continuidade à atividade.

Peça que seja escrito, pelo menos, um parágrafo demonstrando a compreensão construída na AÇÃO PROPOSITIVA e que aqui será SISTEMATIZADA.

Lembre aos estudantes que devem utilizar as informações disponibilizadas durante as outras fases.

Leia em voz alta para a turma o parágrafo construído por cada grupo.

Faça uma breve discussão com os grupos, a fim de garantir que o objetivo da aula tenha sido construído por todos.

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