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Plano de aula > Geografia > 5º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Educação como estímulo para deslocamentos

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre identificar os deslocamentos de estudantes entre cidades.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cristiane Bassani

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp e e-mail.

Valores trabalhados
Cidadania e direitos humanos

Apresentação do tema da aula
Apresente o tema da aula conforme sugerido na proposta original. Se for inviável a projeção da tela no encontro virtual com os alunos, apenas fale. Dialogue também sobre como andam os estudos neste momento de pandemia.

De maneira assincrônica, você pode apresentar o tema encaminhando um vídeo de apresentação. A ideia é que os alunos percebem que agora, com o impacto da Covid-19, todas as instituições de ensino (públicas e privadas) proporcionaram o ensino remoto, ou seja, atividades a distância.

Contextualização
Para realizar este momento de maneira assincrônica, encaminhe o trecho da notícia previsto no slide original por e-mail, WhatsApp ou outra ferramenta escolhida pela escola para comunicação com a turma. Peça para observarem os dados da notícia, conforme previsto no plano original.

Problematização
Ainda de maneira assincrônica, peça aos alunos que anotem os motivos que levavam as pessoas, antes da pandemia, a se deslocarem de suas residências para estudarem em outros municípios. Caso eles tenham familiares nessa condição, peça para acrescentarem ao registro a situação em que se encontra essa pessoa.

É possível que haja casos em que o indivíduo mora em outro município por conta dos estudos e que tenha ficado por lá neste período de isolamento social. Pergunte ao aluno sobre os sentimentos com relação a esse parente que está distante.

Ação propositiva
Encaminhe o mapa sugerido no plano original e oriente os alunos a realizarem toda a atividade prevista, agora individualmente, podendo contar com a ajuda de um familiar.

Sistematização
Nesta etapa, os alunos também farão a atividade individualmente, podendo ou não ter a ajuda de um familiar. Para isso, é importante que tenham acesso ao mapa de maneira legível; portanto, esteja atento à forma de encaminhamento e acesso ao arquivo para que a visualização não seja prejudicada.

Não é preciso que os alunos façam a impressão, como previsto no plano original, mas oriente-os que, caso tenham impressora em casa, podem imprimir e destacar os municípios colorindo-os, ou podem simplesmente escrevê-los em folha à parte ou no próprio caderno e encaminhar a foto da resposta ao professor. Para a realização desta etapa, encaminhe o link (endereço) das informações sobre a UNESP como material de apoio.

Convite às famílias
Peça que os familiares acessem e assistam junto com os alunos aos vídeos de instituições de ensino superior do Estado de São Paulo:
- “UNESP: vídeo de apresentação dos cursos e campus”, disponível aqui;
- “USP - Universidade de São Paulo - Vídeo institucional 2012”, disponível aqui;
- ”Apresentação IFSP 2017”, disponível aqui;
- “Institucional Unicamp 2015 - em português”, disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Simone Falconi


Código: GEO5_09UND03

(EF05GE09) Estabelecer conexões e hierarquias entre diferentes cidades, utilizando mapas temáticos e representações gráficas.


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