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Plano de aula > Geografia > 5º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Educação como estímulo para deslocamentos

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre identificar os deslocamentos de estudantes entre cidades.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cristiane Bassani

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GEO9 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Régua

Material complementar:

Mapa da Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TAfJHb6dkeS9aVSj4ZeB6v2d9tvjBhEbZPcG7bVvmPthuhrRy97eCXkGp53j/geo5-09und03-sistematizacao.pdf

Mapa da Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DXbUSVuktSswtwuGqhkwSrsuBNtuCYrhAMvGb5TRZ4vG3ycWq34RZr4psYcP/geo5-09und03-acao-propositiva.pdf

Conhecimentos prévios: Escalas Cartográficas

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Nesse momento insira os aluno no tema da aula, que versa sobre a possibilidade de pessoas estudarem em cidades diferentes de onde residem.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Divida a sala em grupos e projete, ou entregue de forma impressa, o trecho da notícia. Solicite que cada grupo identifique os principais elementos desse gênero (título, data, de que local a notícia trata e o tema da mesma).

Como adequar à sua realidade: De acordo com a realidade escolar, o professor pode contextualizar a atividade solicitando aos alunos que tentem fazer, antecipadamente, uma entrevista com um adulto que teve que estudar em outra cidade. Também é possível pedir que os alunos saiam pela escola procurando um adulto que estudou em outra cidade para entrevistá-lo. A entrevista deve versar sobre os fatores que levaram a pessoa a sair da cidade onde residia para estudar em outra.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete ou escreva no quadro a pergunta. Peça que os grupos discutam sobre os motivos que levam pessoas a estudar e trabalhar fora das cidades onde residem. Espera-se respostas que façam alusão às melhores oportunidades que algumas cidades oferecem, tais como melhores empresas, melhores escolas, além dos casos em que a cidade não tem oportunidades de emprego ou educação.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Projete e entregue aos grupos, de forma impressa (se a impressão for feita em papel A3, a leitura do mapa é facilitada), o mapa (disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DXbUSVuktSswtwuGqhkwSrsuBNtuCYrhAMvGb5TRZ4vG3ycWq34RZr4psYcP/geo5-09und03-acao-propositiva.pdf ) que ilustra a distribuição de universidades federais pelo Brasil. Solicite aos grupos:

  • que deem um título para o mapa
  • que identifiquem as legendas (nota: CEFET = Centro Federal de Educação Tecnológica)
  • questione os grupos: O que podemos observar no mapa? Esperam-se respostas que citem a concentração de universidades nas regiões sul, sudeste e nordeste.
  • identifiquem

- os estados que mais podem receber pessoas para estudar e por que;

  • os estados que menos podem receber pessoas para estudar e por que.
  • os estados da onde sairiam pessoas para estudar em outros estados

Espera-se que, nas respostas, os alunos identifiquem a concentração de universidades nos estados do sul, sudeste e nordeste, sendo localidades que mais podem receber estudantes.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Peça aos alunos para identificarem no mapa das microrregiões de São Paulo alguns dos municípios onde estão localizados os campi da Universidade Estadual Paulista - UNESP (disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TAfJHb6dkeS9aVSj4ZeB6v2d9tvjBhEbZPcG7bVvmPthuhrRy97eCXkGp53j/geo5-09und03-sistematizacao.pdf ).

Se tiver oportunidade faça a impressão do mapa das microrregiões para cada aluno ou, caso contrário, peça que realizem a atividade em dupla ou em trios.

A identificação pode ser feita colorindo-se o mapa com cores diferentes, uma mesma cor e até por hachuras, afinal estarão apenas identificando as localidades no mapa e percebendo a distribuição das faculdades pelo estado.

Converse sobre isso com os alunos sobre o deslocamento dos estudantes e a característica da Universidade Estadual Paulista de apresentar faculdades espalhadas por todo o estado, justamente para atender as necessidades educacionais e diminuir o deslocamento urbano por pessoas que buscam oportunidades educacionais em cidades diferentes das que residem.

Observação: imprima o mapa com zoom 100%. Dessa forma, a escala se preservará (1cm no mapa corresponde a 50km na realidade). Caso opte-se por cidades, cuja distância medida com a régua apresente números decimais, utilize a calculadora para auxiliar nas conversões.

Para você saber mais:

Informações sobre a UNESP - Universidade Estadual Paulista - https://www2.unesp.br/portal#!/unidades

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GEO9 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Régua

Material complementar:

Mapa da Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TAfJHb6dkeS9aVSj4ZeB6v2d9tvjBhEbZPcG7bVvmPthuhrRy97eCXkGp53j/geo5-09und03-sistematizacao.pdf

Mapa da Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DXbUSVuktSswtwuGqhkwSrsuBNtuCYrhAMvGb5TRZ4vG3ycWq34RZr4psYcP/geo5-09und03-acao-propositiva.pdf

Conhecimentos prévios: Escalas Cartográficas

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Nesse momento insira os aluno no tema da aula, que versa sobre a possibilidade de pessoas estudarem em cidades diferentes de onde residem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Divida a sala em grupos e projete, ou entregue de forma impressa, o trecho da notícia. Solicite que cada grupo identifique os principais elementos desse gênero (título, data, de que local a notícia trata e o tema da mesma).

Como adequar à sua realidade: De acordo com a realidade escolar, o professor pode contextualizar a atividade solicitando aos alunos que tentem fazer, antecipadamente, uma entrevista com um adulto que teve que estudar em outra cidade. Também é possível pedir que os alunos saiam pela escola procurando um adulto que estudou em outra cidade para entrevistá-lo. A entrevista deve versar sobre os fatores que levaram a pessoa a sair da cidade onde residia para estudar em outra.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete ou escreva no quadro a pergunta. Peça que os grupos discutam sobre os motivos que levam pessoas a estudar e trabalhar fora das cidades onde residem. Espera-se respostas que façam alusão às melhores oportunidades que algumas cidades oferecem, tais como melhores empresas, melhores escolas, além dos casos em que a cidade não tem oportunidades de emprego ou educação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Projete e entregue aos grupos, de forma impressa (se a impressão for feita em papel A3, a leitura do mapa é facilitada), o mapa (disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DXbUSVuktSswtwuGqhkwSrsuBNtuCYrhAMvGb5TRZ4vG3ycWq34RZr4psYcP/geo5-09und03-acao-propositiva.pdf ) que ilustra a distribuição de universidades federais pelo Brasil. Solicite aos grupos:

  • que deem um título para o mapa
  • que identifiquem as legendas (nota: CEFET = Centro Federal de Educação Tecnológica)
  • questione os grupos: O que podemos observar no mapa? Esperam-se respostas que citem a concentração de universidades nas regiões sul, sudeste e nordeste.
  • identifiquem

- os estados que mais podem receber pessoas para estudar e por que;

  • os estados que menos podem receber pessoas para estudar e por que.
  • os estados da onde sairiam pessoas para estudar em outros estados

Espera-se que, nas respostas, os alunos identifiquem a concentração de universidades nos estados do sul, sudeste e nordeste, sendo localidades que mais podem receber estudantes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Peça aos alunos para identificarem no mapa das microrregiões de São Paulo alguns dos municípios onde estão localizados os campi da Universidade Estadual Paulista - UNESP (disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TAfJHb6dkeS9aVSj4ZeB6v2d9tvjBhEbZPcG7bVvmPthuhrRy97eCXkGp53j/geo5-09und03-sistematizacao.pdf ).

Se tiver oportunidade faça a impressão do mapa das microrregiões para cada aluno ou, caso contrário, peça que realizem a atividade em dupla ou em trios.

A identificação pode ser feita colorindo-se o mapa com cores diferentes, uma mesma cor e até por hachuras, afinal estarão apenas identificando as localidades no mapa e percebendo a distribuição das faculdades pelo estado.

Converse sobre isso com os alunos sobre o deslocamento dos estudantes e a característica da Universidade Estadual Paulista de apresentar faculdades espalhadas por todo o estado, justamente para atender as necessidades educacionais e diminuir o deslocamento urbano por pessoas que buscam oportunidades educacionais em cidades diferentes das que residem.

Observação: imprima o mapa com zoom 100%. Dessa forma, a escala se preservará (1cm no mapa corresponde a 50km na realidade). Caso opte-se por cidades, cuja distância medida com a régua apresente números decimais, utilize a calculadora para auxiliar nas conversões.

Para você saber mais:

Informações sobre a UNESP - Universidade Estadual Paulista - https://www2.unesp.br/portal#!/unidades

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