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Plano de aula > Geografia > 5º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Deslocamento entre cidades

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre identificar razões que favorecem o deslocamento de pessoas entre diferentes cidades, reconhecendo diferentes hierarquias urbanas.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cristiane Bassani

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Régua e caneta.

Material complementar:

Vídeo que mostra o deslocamento de pessoas entre cidades:

FREITAS, Stella. Hospital do Câncer de Barretos oferece tratamento de ponta 100% gratuito. 2016 (11 min 43 seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=_AU0HhbRWnc>. Acesso em: 02 abr 2019.

Link para os mapas:

Mapa da região de Barretos:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WRTBVjNz656uCUqaeBk8Hutcat6SS5dXpeuZzw5TR4UkxV9CwN4r7SheDYFm/geo5-09und02-acao-propositiva.pdf

Mapa do estado de São Paulo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uEH87TE7w7qCgjxnYzRmuydSmsYbXWQR2GX7pQddCt7QUXkWKHcN95t2JBzZ/geo5-09und02-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

LEMOS, Mauro Borges et. al. A dinâmica urbana das regiões metropolitanas brasileiras. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Marco_Crocco/publication/4729669_A_Dinamica_Urbana_das_Regioes_Metropolitanas_Brasileiras/links/0fcfd50b55edcd86c4000000.pdf>. Acesso em: 02 abr 2019.

Conhecimentos prévios: Escala cartográfica

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. O professor, nesse momento, insere o aluno no tema da aula, enfatizando que se abordará o deslocamento de pessoas entre diferentes cidades.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Apresente o trecho do vídeo (do início até 1min30s)

Hospital de Câncer de Barretos oferece tratamento de ponta 100% gratuito. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_AU0HhbRWnc .

Após todos assistirem, questione a sala sobre os aspectos gerais do vídeo, como por exemplo, a cidade a qual o vídeo faz menção (“vocês sabem onde se localiza o município de Barretos?) e o tema da reportagem, que versa sobre pessoas que se deslocaram de suas cidades até o município de Barretos.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Divida a sala em grupos e peça que responda à questão, que pode ser projetada, escrita no quadro ou falada para a turma. Peça que registrem suas respostas e as ouça, em seguida. Espera-se que os alunos observem que os deslocamentos podem ser feitos por diversas razões, como turismo, lazer, educação, etc. Mas, no caso específico apresentado na contextualização, as pessoas deslocam-se de suas cidades até o município de Barretos por necessidade relacionada à saúde, a fim de buscar tratamento médico especializado e de boa qualidade.

Após a socialização das respostas, é importante projetar (ou distribuir de forma impressa) o mapa do estado de São Paulo, com a localização do município de Barretos (disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WRTBVjNz656uCUqaeBk8Hutcat6SS5dXpeuZzw5TR4UkxV9CwN4r7SheDYFm/geo5-09und02-acao-propositiva.pdf ).

Como adequar à sua realidade: O professor pode fazer a transposição da ideia de verificar o deslocamento das pessoas no mapa com municípios mais próximos à realidade dos alunos.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Projete e entregue cópias impressas (se for possível realizá-las em papel A3, a visualização fica melhor) do mapa (disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WRTBVjNz656uCUqaeBk8Hutcat6SS5dXpeuZzw5TR4UkxV9CwN4r7SheDYFm/geo5-09und02-acao-propositiva.pdf), que representa a região de Barretos e a quantidade de hospitais nas imediações.

Peça que cada grupo localize o Hospital de Câncer de Barretos e Miguelópolis (a primeira entrevistada do vídeo relata ter vindo desse município), assim como outros municípios na região. Em seguida, peça que os grupos, utilizando a escala constante no mapa, calculem a distância percorrida pela 1a entrevista, ao se deslocar de Miguelópolis até Barretos (a resposta esperada é cerca de 70 km, em linha reta). Informe aos alunos sobre a importância dos códigos cartográficos presentes no mapa (as linhas amarelas representam rodovias, as linhas azuis representam rios e as letras H representam hospitais.

Debata com a sala sobre a necessidade que essa entrevistada deve possuir, para se deslocar tal distância em busca de atendimento médico especializado e de qualidade (afinal, existe um posto médico em Miguelópolis, conforme o mapa aponta).

Informe aos alunos sobre os códigos cartográficos presentes no mapa (as linhas amarelas representam rodovias, as linhas azuis representam rios e as letras H representam hospitais. Peça aos alunos que façam uma legenda dos símbolos utilizados no mapa, bem como nomeiem (deem um título) ao mapa.

Solicite que cada grupo responda à questão: o que lhes chamou a atenção no mapa? Espera-se que os alunos observem a concentração de hospitais da região no município de Barretos. Após a socialização das respostas, peça que os grupos observem, também, que existem cidades na região que não possuem nenhum hospital, como Ipuã (à direita da imagem).

Observação: Imprima o mapa com o zoom ajustado em 100%. Dessa forma, a escala se manterá e, cada 1cm na imagem equivale a 5km na realidade.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Utilizando o mesmo mapa já recebido pelos grupos, peça aos alunos que façam linhas ou setas, mostrando o trajeto que moradores das cidades próximas (Guaíra, Miguelópolis e Laranjeiras) fazem para se deslocar até Barretos.

Peça que os alunos nomeiem (deem um título) o mapa.

Solicite que cada grupo responda à questão: o que lhes chamou a atenção no mapa? Espera-se que os alunos observem a concentração de hospitais da região no município de Barretos. Após a socialização das respostas, peça que os grupos observem, também, que existem cidades na região que não possuem nenhum hospital, como Ipuã (à direita da imagem).

Solicite que tais conclusões gerais sobre o tema abordado sejam registradas de forma escrita pelos grupos.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Régua e caneta.

Material complementar:

Vídeo que mostra o deslocamento de pessoas entre cidades:

FREITAS, Stella. Hospital do Câncer de Barretos oferece tratamento de ponta 100% gratuito. 2016 (11 min 43 seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=_AU0HhbRWnc>. Acesso em: 02 abr 2019.

Link para os mapas:

Mapa da região de Barretos:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WRTBVjNz656uCUqaeBk8Hutcat6SS5dXpeuZzw5TR4UkxV9CwN4r7SheDYFm/geo5-09und02-acao-propositiva.pdf

Mapa do estado de São Paulo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uEH87TE7w7qCgjxnYzRmuydSmsYbXWQR2GX7pQddCt7QUXkWKHcN95t2JBzZ/geo5-09und02-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

LEMOS, Mauro Borges et. al. A dinâmica urbana das regiões metropolitanas brasileiras. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Marco_Crocco/publication/4729669_A_Dinamica_Urbana_das_Regioes_Metropolitanas_Brasileiras/links/0fcfd50b55edcd86c4000000.pdf>. Acesso em: 02 abr 2019.

Conhecimentos prévios: Escala cartográfica

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. O professor, nesse momento, insere o aluno no tema da aula, enfatizando que se abordará o deslocamento de pessoas entre diferentes cidades.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Apresente o trecho do vídeo (do início até 1min30s)

Hospital de Câncer de Barretos oferece tratamento de ponta 100% gratuito. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_AU0HhbRWnc .

Após todos assistirem, questione a sala sobre os aspectos gerais do vídeo, como por exemplo, a cidade a qual o vídeo faz menção (“vocês sabem onde se localiza o município de Barretos?) e o tema da reportagem, que versa sobre pessoas que se deslocaram de suas cidades até o município de Barretos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Divida a sala em grupos e peça que responda à questão, que pode ser projetada, escrita no quadro ou falada para a turma. Peça que registrem suas respostas e as ouça, em seguida. Espera-se que os alunos observem que os deslocamentos podem ser feitos por diversas razões, como turismo, lazer, educação, etc. Mas, no caso específico apresentado na contextualização, as pessoas deslocam-se de suas cidades até o município de Barretos por necessidade relacionada à saúde, a fim de buscar tratamento médico especializado e de boa qualidade.

Após a socialização das respostas, é importante projetar (ou distribuir de forma impressa) o mapa do estado de São Paulo, com a localização do município de Barretos (disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WRTBVjNz656uCUqaeBk8Hutcat6SS5dXpeuZzw5TR4UkxV9CwN4r7SheDYFm/geo5-09und02-acao-propositiva.pdf ).

Como adequar à sua realidade: O professor pode fazer a transposição da ideia de verificar o deslocamento das pessoas no mapa com municípios mais próximos à realidade dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Projete e entregue cópias impressas (se for possível realizá-las em papel A3, a visualização fica melhor) do mapa (disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WRTBVjNz656uCUqaeBk8Hutcat6SS5dXpeuZzw5TR4UkxV9CwN4r7SheDYFm/geo5-09und02-acao-propositiva.pdf), que representa a região de Barretos e a quantidade de hospitais nas imediações.

Peça que cada grupo localize o Hospital de Câncer de Barretos e Miguelópolis (a primeira entrevistada do vídeo relata ter vindo desse município), assim como outros municípios na região. Em seguida, peça que os grupos, utilizando a escala constante no mapa, calculem a distância percorrida pela 1a entrevista, ao se deslocar de Miguelópolis até Barretos (a resposta esperada é cerca de 70 km, em linha reta). Informe aos alunos sobre a importância dos códigos cartográficos presentes no mapa (as linhas amarelas representam rodovias, as linhas azuis representam rios e as letras H representam hospitais.

Debata com a sala sobre a necessidade que essa entrevistada deve possuir, para se deslocar tal distância em busca de atendimento médico especializado e de qualidade (afinal, existe um posto médico em Miguelópolis, conforme o mapa aponta).

Informe aos alunos sobre os códigos cartográficos presentes no mapa (as linhas amarelas representam rodovias, as linhas azuis representam rios e as letras H representam hospitais. Peça aos alunos que façam uma legenda dos símbolos utilizados no mapa, bem como nomeiem (deem um título) ao mapa.

Solicite que cada grupo responda à questão: o que lhes chamou a atenção no mapa? Espera-se que os alunos observem a concentração de hospitais da região no município de Barretos. Após a socialização das respostas, peça que os grupos observem, também, que existem cidades na região que não possuem nenhum hospital, como Ipuã (à direita da imagem).

Observação: Imprima o mapa com o zoom ajustado em 100%. Dessa forma, a escala se manterá e, cada 1cm na imagem equivale a 5km na realidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Utilizando o mesmo mapa já recebido pelos grupos, peça aos alunos que façam linhas ou setas, mostrando o trajeto que moradores das cidades próximas (Guaíra, Miguelópolis e Laranjeiras) fazem para se deslocar até Barretos.

Peça que os alunos nomeiem (deem um título) o mapa.

Solicite que cada grupo responda à questão: o que lhes chamou a atenção no mapa? Espera-se que os alunos observem a concentração de hospitais da região no município de Barretos. Após a socialização das respostas, peça que os grupos observem, também, que existem cidades na região que não possuem nenhum hospital, como Ipuã (à direita da imagem).

Solicite que tais conclusões gerais sobre o tema abordado sejam registradas de forma escrita pelos grupos.

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