Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom, Google Formulários, Youtube, Google Docs e Word
Valores trabalhados
- Cidadania
- Respeito ao ambiente
- Protagonismo
Apresentação do tema da aula (10 minutos)
O objetivo deste plano de aula é fazer com que os estudantes identifiquem as atividades que podem causar a poluição hídrica e que com isso contribuem para a escassez do recurso natural. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo e diga que nesta aula será apresentada uma atividade sobre a poluição da água.
Contextualização (30 minutos – assincronamente)
Após o anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona.
Questione os alunos se a imagem constitui uma imagem boa ou ruim. Peçam que justifiquem o por quê. Conte que, tanto na produção rural quanto na urbana (indústria), há um grande consumo de água, assim como nas nossas atividades cotidianas. Converse com eles sobre a importância do consumo responsável e como podemos começar em nossa casa.
O material para ser usado nesta etapa está disponível aqui. Oriente que as respostas sejam encaminhadas por meio de mensagens de texto ou áudio.
Problematização (30 minutos – assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização. Partindo do trecho acima, mostre algumas imagens de água (slides originais) e peça que os alunos digam se acham que está poluída ou não. Faça uma enquete usando o Google Formulários (veja aqui como usar a ferramenta).
Pergunte aos alunos quais as atividades humanas podem levar à poluição e à escassez de água. Diga que poluição não é somente a sujeira aparente. A água pode estar aparentemente limpa, mas contaminada de muitas outras formas. As imagens para serem usadas nesta etapa estão disponíveis aqui.
Ação propositiva (um dia – assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Oriente os alunos que leiam o texto e separem oito palavras-chaves de até dez letras para montar o diagrama do caça-palavra.
Peça que anotem as palavras destacadas no verso da folha com o diagrama em branco. Depois, peça que disponham as palavras no diagrama à lápis, na horizontal e na vertical. Em seguida, eles deverão preencher todos os quadradinhos restantes com letras aleatórias, “escondendo” as palavras, embaralhando-as. Oriente sobre o fato das letras poderem se cruzar na vertical e na horizontal e exemplifique no quadro.
As imagens e o diagrama para serem usados nesta etapa estão disponíveis aqui. Se preferir, adapte no Google Docs a extensão da elaboração de diagramas. Nesta caso, você pode assistir aqui a como inserir diagramas usando a ferramenta.
Sistematização (35 minutos – assincronamente)
Nesta etapa, sugira aos alunos que, com os diagramas prontos, enviem no grupo da turma. Ao final, retome a pergunta questionando-os sobre quais atividades humanas podem levar à poluição e à escassez da água.
Convite às famílias
Envie o texto “Poluição hídrica”, disponível aqui. Peça que as famílias leiam para os estudantes e, em seguida, façam um breve resumo das informações que constam. Se preferir, solicite a criação de um mapa conceitual (veja aqui como elaborar um usando o programa Word).