17011
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Impacto ambiental - poluição da água

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre identificar atividades que podem causar a poluição hídrica contribuindo para a escassez do recurso natural.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Dyone Andrade,

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Folha impressa com o texto e o diagrama, lápis, borracha, projetor.

Material complementar:

Imagens para imprimir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eH7se9B2jqkPC78QSreT6jtsddWMrDMxh3Xwvq5v5haDQr6T3swgfJW3ecGt/geo3-11und04-imagens-para-imprimir.pdf

Texto e diagrama: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Mudw9Ey9hDCd6GttJ64uyEcDcTnzWXGz5cnvHgQYXb3BMktYdwwRCVg9kVy6/geo3-11und04-texto-e-diagrama.pdf

Para você saber mais:

PENA, Rodolfo F. Alves. Poluição Hídrica. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/poluicao-das-aguas.htm>. Acesso em: 23 fev 2019.

____________. Impactos ambientais e tipos de poluição. Escola Educação. Disponível em: <https://escolaeducacao.com.br/impactos-ambientais-e-tipos-de-poluicao/>. Acesso em: 23 fev 2019.

A ONU e o meio ambiente. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/acao/meio-ambiente/>. Acesso em: 23 fev 2019.

LIMA, Ana Maria Martins de. Definição de Poluição. Disponível em: <https://ambientedomeio.com/2007/10/27/definicao-de-poluicao/>. Acesso em: 23 fev 2019.

Contextos prévios:

Conceito de poluição: O termo poluição é usado quando o ritmo vital e natural em uma área ou mais da biosfera é quebrado, afetando a qualidade ambiental, podendo oferecer riscos ao homem e ao meio, dependendo da concentração e propriedades das substâncias, como a toxicidade, e da característica do ambiente quanto à capacidade de dispersar os poluentes, levando-se em conta não só as consequências imediatas, mas também as de longo prazo, tanto no ambiente como no organismo humano. (SCARLATO & PONTIN, 2006, p. 10-11). Disponível em: https://ambientedomeio.com/2007/10/27/definicao-de-poluicao/ Acesso em: 23 fev 2019

Conceito de impacto ambiental: impacto ambiental é “qualquer alteração das propriedades físicas, químicas, biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas”. Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), artigo 1º da Resolução 001/86. Disponível em: https://escolaeducacao.com.br/impactos-ambientais-e-tipos-de-poluicao/ Acesso em: 23fev 2019

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Nesta aula, será apresentada uma atividade sobre a poluição da água. Para iniciar, divida-os em duplas na sala de aula e leia para os alunos o tema da aula.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Inicie a aula projetando a imagem para os alunos. Peça digam o que estão vendo. Você poderá chamar alguns alunos para responder. Questione os alunos se essa imagem constitui uma imagem boa ou ruim. Peçam que justifiquem o porquê. Oriente que tanto na produção rural quanto na urbana (indústria) há um grande consumo de água, assim como nas nossas atividades cotidianas. Converse com eles sobre a importância do consumo responsável e como podemos começar em nossa casa.

Caso não haja como projetar a imagem, ela poderá ser impressa no documento em anexo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eH7se9B2jqkPC78QSreT6jtsddWMrDMxh3Xwvq5v5haDQr6T3swgfJW3ecGt/geo3-11und04-imagens-para-imprimir.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Partindo do trecho acima, mostre algumas imagens de água (slide posterior) e peça que os alunos digam se acham que está poluída ou não. Faça uma enquete oral, pedindo que levantem a mão para a opção que concordam. Pergunte aos alunos quais as atividades humanas podem levar a poluição e a escassez da água. Oriente que poluição não é somente a sujeira aparente, que ela pode estar aparentemente limpa e estar contaminada de muitas outras formas.

Se não for possível projetar as imagens, elas poderão ser impressas no documento anexo no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eH7se9B2jqkPC78QSreT6jtsddWMrDMxh3Xwvq5v5haDQr6T3swgfJW3ecGt/geo3-11und04-imagens-para-imprimir.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Partindo do trecho acima, mostre algumas imagens de água poluída e peça que os alunos digam se acham que está poluída ou não. Oriente que poluição não é somente a sujeira aparente, que ela pode estar aparentemente limpa e estar contaminada de muitas outras formas. Questione-os sobre como poderíamos saber se a água está limpa de verdade apenas pela aparência. Pergunte quais as atividades humanas podem levar a poluição e a escassez da água

Para imprimir as imagens, caso não haja possibilidade de projetá-las : https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eH7se9B2jqkPC78QSreT6jtsddWMrDMxh3Xwvq5v5haDQr6T3swgfJW3ecGt/geo3-11und04-imagens-para-imprimir.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Oriente o aluno que leia o texto com seu parceiro e separem oito palavras chave, de até dez letras para montar o diagrama do caça palavra. Peça que anotem as palavras destacadas no verso da folha com o diagrama em branco. Depois, peça que disponham as palavras no diagrama à lápis na horizontal e na vertical. Em seguida, deverão preencher todos os quadradinhos restantes com letras aleatórias, “escondendo” as palavras, embaralhando-as. Oriente sobre o fato das letras poderem se cruzar na vertical e na horizontal, e exemplifique no quadro.

As imagens e o diagrama poderão ser impressos no documento : https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Mudw9Ey9hDCd6GttJ64uyEcDcTnzWXGz5cnvHgQYXb3BMktYdwwRCVg9kVy6/geo3-11und04-texto-e-diagrama.pdf

Para você saber mais:

PENA, Rodolfo F. Alves. Poluição Hídrica. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/poluicao-das-aguas.htm>. Acesso em: 23 fev 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Nesta etapa sugira aos alunos que, com os diagramas prontos, troquem com seus colegas e encontrem as palavras que destacaram. Ao final, retome a pergunta questionando aos alunos quais as atividades humanas podem levar a poluição e a escassez da água.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Folha impressa com o texto e o diagrama, lápis, borracha, projetor.

Material complementar:

Imagens para imprimir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eH7se9B2jqkPC78QSreT6jtsddWMrDMxh3Xwvq5v5haDQr6T3swgfJW3ecGt/geo3-11und04-imagens-para-imprimir.pdf

Texto e diagrama: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Mudw9Ey9hDCd6GttJ64uyEcDcTnzWXGz5cnvHgQYXb3BMktYdwwRCVg9kVy6/geo3-11und04-texto-e-diagrama.pdf

Para você saber mais:

PENA, Rodolfo F. Alves. Poluição Hídrica. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/poluicao-das-aguas.htm>. Acesso em: 23 fev 2019.

____________. Impactos ambientais e tipos de poluição. Escola Educação. Disponível em: <https://escolaeducacao.com.br/impactos-ambientais-e-tipos-de-poluicao/>. Acesso em: 23 fev 2019.

A ONU e o meio ambiente. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/acao/meio-ambiente/>. Acesso em: 23 fev 2019.

LIMA, Ana Maria Martins de. Definição de Poluição. Disponível em: <https://ambientedomeio.com/2007/10/27/definicao-de-poluicao/>. Acesso em: 23 fev 2019.

Contextos prévios:

Conceito de poluição: O termo poluição é usado quando o ritmo vital e natural em uma área ou mais da biosfera é quebrado, afetando a qualidade ambiental, podendo oferecer riscos ao homem e ao meio, dependendo da concentração e propriedades das substâncias, como a toxicidade, e da característica do ambiente quanto à capacidade de dispersar os poluentes, levando-se em conta não só as consequências imediatas, mas também as de longo prazo, tanto no ambiente como no organismo humano. (SCARLATO & PONTIN, 2006, p. 10-11). Disponível em: https://ambientedomeio.com/2007/10/27/definicao-de-poluicao/ Acesso em: 23 fev 2019

Conceito de impacto ambiental: impacto ambiental é “qualquer alteração das propriedades físicas, químicas, biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas”. Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), artigo 1º da Resolução 001/86. Disponível em: https://escolaeducacao.com.br/impactos-ambientais-e-tipos-de-poluicao/ Acesso em: 23fev 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Nesta aula, será apresentada uma atividade sobre a poluição da água. Para iniciar, divida-os em duplas na sala de aula e leia para os alunos o tema da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Inicie a aula projetando a imagem para os alunos. Peça digam o que estão vendo. Você poderá chamar alguns alunos para responder. Questione os alunos se essa imagem constitui uma imagem boa ou ruim. Peçam que justifiquem o porquê. Oriente que tanto na produção rural quanto na urbana (indústria) há um grande consumo de água, assim como nas nossas atividades cotidianas. Converse com eles sobre a importância do consumo responsável e como podemos começar em nossa casa.

Caso não haja como projetar a imagem, ela poderá ser impressa no documento em anexo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eH7se9B2jqkPC78QSreT6jtsddWMrDMxh3Xwvq5v5haDQr6T3swgfJW3ecGt/geo3-11und04-imagens-para-imprimir.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Partindo do trecho acima, mostre algumas imagens de água (slide posterior) e peça que os alunos digam se acham que está poluída ou não. Faça uma enquete oral, pedindo que levantem a mão para a opção que concordam. Pergunte aos alunos quais as atividades humanas podem levar a poluição e a escassez da água. Oriente que poluição não é somente a sujeira aparente, que ela pode estar aparentemente limpa e estar contaminada de muitas outras formas.

Se não for possível projetar as imagens, elas poderão ser impressas no documento anexo no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eH7se9B2jqkPC78QSreT6jtsddWMrDMxh3Xwvq5v5haDQr6T3swgfJW3ecGt/geo3-11und04-imagens-para-imprimir.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Partindo do trecho acima, mostre algumas imagens de água poluída e peça que os alunos digam se acham que está poluída ou não. Oriente que poluição não é somente a sujeira aparente, que ela pode estar aparentemente limpa e estar contaminada de muitas outras formas. Questione-os sobre como poderíamos saber se a água está limpa de verdade apenas pela aparência. Pergunte quais as atividades humanas podem levar a poluição e a escassez da água

Para imprimir as imagens, caso não haja possibilidade de projetá-las : https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eH7se9B2jqkPC78QSreT6jtsddWMrDMxh3Xwvq5v5haDQr6T3swgfJW3ecGt/geo3-11und04-imagens-para-imprimir.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Oriente o aluno que leia o texto com seu parceiro e separem oito palavras chave, de até dez letras para montar o diagrama do caça palavra. Peça que anotem as palavras destacadas no verso da folha com o diagrama em branco. Depois, peça que disponham as palavras no diagrama à lápis na horizontal e na vertical. Em seguida, deverão preencher todos os quadradinhos restantes com letras aleatórias, “escondendo” as palavras, embaralhando-as. Oriente sobre o fato das letras poderem se cruzar na vertical e na horizontal, e exemplifique no quadro.

As imagens e o diagrama poderão ser impressos no documento : https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Mudw9Ey9hDCd6GttJ64uyEcDcTnzWXGz5cnvHgQYXb3BMktYdwwRCVg9kVy6/geo3-11und04-texto-e-diagrama.pdf

Para você saber mais:

PENA, Rodolfo F. Alves. Poluição Hídrica. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/poluicao-das-aguas.htm>. Acesso em: 23 fev 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Nesta etapa sugira aos alunos que, com os diagramas prontos, troquem com seus colegas e encontrem as palavras que destacaram. Ao final, retome a pergunta questionando aos alunos quais as atividades humanas podem levar a poluição e a escassez da água.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Natureza, ambientes e qualidade de vida do 3º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03GE11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano