Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Márcia Beatriz Gonçalves Dias
Mentor: Carina do Espírito Santo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas com diferentes significados da adição e da subtração: juntar, acrescentar, comparar e retirar.
Objetivos específicos
Relacionar o significado de acrescentar a adição e reconhecer esta ideia em situações-problemas que a solicita.
Conceito-chave
Acréscimo de quantidades por meio de situações - problemas.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas;
- Material Dourado;
- Tampinhas;
- Lápis e borracha;
- Color Set para confecção dos envelopes
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Escreva o objetivo da aula no quadro ou projete este slide.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Discuta com a turma:
- Quem me diz o que é acrescentar quantidades?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (slide 3 a 7)
Orientação: Antes de mostrar slides com os exemplos, questione a turma sobre a ideia de acrescentar. Pergunte se eles lembram quais estratégias podem ser utilizadas para resolver a situação-problema apresentada. Somente após os alunos falarem exemplos de estratégias que o professor mostrará os slides para validar suas lembranças.
Propósito: Mostrar as alunos as diversas possibilidades para resolução de um cálculo com a ideia de acrescentar.
Discuta com a turma:
- Como podemos fazer o acréscimo de quantidades?
- Quais estratégias vocês lembram para resolvermos esse problema?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (slide 3 a 7)
Orientação: Represente a adição na horizontal no quadro e peça para um aluno resolver.
Propósito: Mostrar as alunos as diversas possibilidades para resolução de um cálculo com a ideia de acrescentar.
Discuta com a turma:
- Como podemos fazer o acréscimo de quantidades?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (slide 3 a 7)
Orientação: Represente o QVL no quadro e solicite que um aluno faça as representações. Reforce que 1 barrinha é 1 dezena e 1 cubinho é uma unidade. Diga: Represente 21, agora represente 45 ou vice-versa.
Propósito: Mostrar as alunos as diversas possibilidades para resolução de um cálculo com a ideia de acrescentar.
Discuta com a turma:
- Como podemos fazer o acréscimo de quantidades?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (slide 3 a 7)
Orientação: Represente no quadro o cálculo e solicite para um aluno resolver.
Propósito: Mostrar as alunos as diversas possibilidades para resolução de um cálculo com a ideia de acrescentar.
Discuta com a turma:
- Como podemos fazer o acréscimo de quantidades?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (slide 3 a 7)
Orientação: Represente no quadro a decomposição e solicite para um aluno resolver.
Propósito: Mostrar as alunos as diversas possibilidades para resolução de um cálculo com a ideia de acrescentar.
Discuta com a turma:
- Como podemos fazer o acréscimo de quantidades?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientação: Leia com a turma as regras do jogo ( slide 9). Organize a turma em duplas, Cada dupla receberá uma trilha igual ao modelo que está no slide, 10 envelopes (5 vermelhos e 5 azuis numerados de 1 a 5) que podem ser feitos com papel color set com as referidas cores e 2 tampinhas (cada uma de uma cor). Dentro de cada envelope haverá situações-problemas contemplando a ideia de acrescentar. A dupla começará decidindo entre si quem iniciará e escolherá uma tampinha para representá-la. Após, o aluno que iniciar vai colocar sua tampinha no primeiro retângulo, que é vermelho, e fica logo depois da saída e pegará um envelope vermelho com o número que está indicado na trilha que é 1 e lerá a situação-problema que está dentro dele para a dupla. Depois de lida, a dupla fará a resolução individualmente nos seus respectivos cadernos, terminada a resolução, a dupla conversará e verificará se o cálculo está correto. Neste momento, o professor estará circulando pela sala e fará intervenções nas resoluções feitas por cada um. O professor sinalizará que a resolução está correta e que a dupla pode prosseguir. Caso não esteja, o professor fará intervenções que levem os alunos a entenderem porque estão resolvendo de determinada forma.
Passando para o 2º retângulo, o outro aluno colocará sua tampinha no retângulo que é de cor azul e tem o número 1, fará a leitura da situação-problema e cada um da dupla fará individualmente a resolução no seu caderno, após a resolução a dupla conversará e verificará se o cálculo está correto. O professor dirá se a dupla pode prosseguir e então seguirão andando pela trilha um de cada vez até chegar no último retângulo. Lembrando que, se não tiver correta a resolução deverá haver a intervenção do professor antes da dupla passar para o próximo retângulo a fim de esclarecer possíveis dúvidas sobre o desenvolvimento do cálculo.
O aluno que iniciou no vermelho seguirá sempre nos retângulos vermelhos e o aluno que iniciou no retângulo azul seguirá sempre nos retângulos azuis. Os envelopes devem ser abertos seguindo a ordem do número que está na trilha e que está no envelope. A dupla chegará no final juntas, pois o objetivo não é quem chega primeiro, mas sim, a aprendizagem coletiva com a mediação/intervenção do professor. Ao todo cada aluno resolverá 10 situações-problemas individualmente com a ideia de acrescentar e ao término de cada uma, ou seja, no intervalo entre cada situação, haverá o compartilhamento da solução, onde um mostrará para o outro como foi o procedimento para chegar no resultado.
Situações- problemas dos envelopes vermelhos:
1- Quanto devo acrescentar ao número 123 para ficar com 432?
2- Acrescentei 102 ao número 391, quanto fiquei?
3- Meu aquário tinha 37 peixes, acrescentei 15. Quantos peixes tem no meu aquário agora?
4- Acrescentei no meu cofrinho 15 moedas de 1 real, 28 moedas de 0,50 centavos e 33 moedas de 0,25 centavos. Quantas moedas eu acrescentei ao todo no meu cofrinho?
5- Na sala de aula há 27 alunos. A professora trouxe 23 folhas com atividades. Quantas folhas a professora precisa acrescentar às 23 que ela trouxe para que todos alunos recebam a atividade?
Situações- problemas dos envelopes azuis:
1- Quanto devo acrescentar ao número 207 para ficar com 569?
2- Acrescentei 96 ao número 190, quanto fiquei?
3- Seu Joaquim colocou 62 tomates na caixa, quantos tomates seu Joaquim precisa acrescentar para que a caixa fique com 1 centena de tomates?
4- Se acrescentar 95 a 625, quanto ficará?
5- Preciso completar uma coleção de 67 figurinhas, já tenho 12. Quantas preciso acrescentar?
Propósito: Trabalhar o significado de acrescentar quantidades em situações-problemas utilizando o cálculo convencional.
Discuta com a turma:
- Ao circular pela sala, converse com os alunos fazendo perguntas como:
- Como você fez o cálculo para chegar ao resultado?Teria outra maneira?Por que você escolheu essa?
Materiais complementares para impressão:
Resolução da Atividade Principal
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientação: Leia com a turma as regras do jogo ( slide 9). Organize a turma em duplas, Cada dupla receberá uma trilha igual ao modelo que está no slide, 10 envelopes (5 vermelhos e 5 azuis numerados de 1 a 5) que podem ser feitos com papel color set com as referidas cores e 2 tampinhas (cada uma de uma cor). Dentro de cada envelope haverá situações-problemas contemplando a ideia de acrescentar. A dupla começará decidindo entre si quem iniciará e escolherá uma tampinha para representá-la. Após, o aluno que iniciar vai colocar sua tampinha no primeiro retângulo, que é vermelho, e fica logo depois da saída e pegará um envelope vermelho com o número que está indicado na trilha que é 1 e lerá a situação-problema que está dentro dele para a dupla. Depois de lida, a dupla fará a resolução individualmente nos seus respectivos cadernos, terminada a resolução, a dupla conversará e verificará se o cálculo está correto. Neste momento, o professor estará circulando pela sala e fará intervenções nas resoluções feitas por cada um. O professor sinalizará que a resolução está correta e que a dupla pode prosseguir. Caso não esteja, o professor fará intervenções que levem os alunos a entenderem porque estão resolvendo de determinada forma.
Passando para o 2º retângulo, o outro aluno colocará sua tampinha no retângulo que é de cor azul e tem o número 1, fará a leitura da situação-problema e cada um da dupla fará individualmente a resolução no seu caderno, após a resolução a dupla conversará e verificará se o cálculo está correto. O professor dirá se a dupla pode prosseguir e então seguirão andando pela trilha um de cada vez até chegar no último retângulo. Lembrando que, se não tiver correta a resolução deverá haver a intervenção do professor antes da dupla passar para o próximo retângulo a fim de esclarecer possíveis dúvidas sobre o desenvolvimento do cálculo.
O aluno que iniciou no vermelho seguirá sempre nos retângulos vermelhos e o aluno que iniciou no retângulo azul seguirá sempre nos retângulos azuis. Os envelopes devem ser abertos seguindo a ordem do número que está na trilha e que está no envelope. A dupla chegará no final juntas, pois o objetivo não é quem chega primeiro, mas sim, a aprendizagem coletiva com a mediação/intervenção do professor. Ao todo cada aluno resolverá 10 situações-problemas individualmente com a ideia de acrescentar e ao término de cada uma, ou seja, no intervalo entre cada situação, haverá o compartilhamento da solução, onde um mostrará para o outro como foi o procedimento para chegar no resultado.
Situações- problemas dos envelopes vermelhos:
1- Quanto devo acrescentar ao número 123 para ficar com 432?
2- Acrescentei 102 ao número 391, quanto fiquei?
3- Meu aquário tinha 37 peixes, acrescentei 15. Quantos peixes tem no meu aquário agora?
4- Acrescentei no meu cofrinho 15 moedas de 1 real, 28 moedas de 0,50 centavos e 33 moedas de 0,25 centavos. Quantas moedas eu acrescentei ao todo no meu cofrinho?
5- Na sala de aula há 27 alunos. A professora trouxe 23 folhas com atividades. Quantas folhas a professora precisa acrescentar às 23 que ela trouxe para que todos alunos recebam a atividade?
Situações- problemas dos envelopes azuis:
1- Quanto devo acrescentar ao número 207 para ficar com 569?
2- Acrescentei 96 ao número 190, quanto fiquei?
3- Seu Joaquim colocou 62 tomates na caixa, quantos tomates seu Joaquim precisa acrescentar para que a caixa fique com 1 centena de tomates?
4- Se acrescentar 95 a 625, quanto ficará?
5- Preciso completar uma coleção de 67 figurinhas, já tenho 12. Quantas preciso acrescentar?
Propósito: Trabalhar o significado de acrescentar quantidades em situações-problemas utilizando o cálculo convencional.
Discuta com a turma:
- Ao circular pela sala, converse com os alunos fazendo perguntas como:
- Como você fez o cálculo para chegar ao resultado?Teria outra maneira?Por que você escolheu essa?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Solicite que os alunos socializem as soluções encontradas. Convide ou escolha alunos para compartilhar as estratégias que utilizaram para chegarem ao resultado.No documento das resoluções, você encontra as possíveis soluções,use-as caso seus alunos não apresentem estas estratégias.
Propósito: Socializar as soluções encontradas pela turma.
Discuta com a turma:
- Como vocês fizeram o cálculo para encontrar o resultado?
- O que fez você optar por esta estratégia? Poderia ter sido feita com outra estratégia?
- Você usou nas resoluções sempre a mesma forma de resolver?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Reforce com a turma que o significado de acrescentar está relacionado com a adição de quantidades.
Propósito: Consolidar o significado de acrescentar na adição.
Discuta com a turma:
- Que ao acrescentar quantidades estamos adicionando e que o cálculo se chama adição e tem o sinal (+).
- Que além do cálculo convencional há outras formas de adicionar/acrescentar quantidades.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Entregue a situação-problema para cada aluno da turma. Essa atividade será feita individualmente com a finalidade de verificar a aprendizagem sobre acrescentar quantidades.
Propósito: Verificar se a aprendizagem sobre acrescentar quantidades foi significativa.
Discuta com a turma:
- De que maneira vocês pensaram em resolver essa situação-problema?
Materiais complementares para impressão: