10311
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Números

Plano de aula - Resolvendo situações-problemas com a ideia de acrescentar!

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre acréscimo de quantidades por meio de situações - problemas.

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Márcia Beatriz Gonçalves Dias,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Márcia Beatriz Gonçalves Dias

Mentor: Carina do Espírito Santo

Especialista de área: Luciana  Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas com diferentes significados da adição e da subtração: juntar, acrescentar, comparar e retirar.

Objetivos específicos

Relacionar o significado de acrescentar a adição e reconhecer esta ideia em situações-problemas que a solicita.

Conceito-chave

Acréscimo de quantidades  por meio de situações - problemas.

Recursos necessários

    • Atividades impressas em folhas;
    • Material Dourado;
    • Tampinhas;
    • Lápis e borracha;

  • Color Set para confecção dos envelopes


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Escreva o objetivo da aula no quadro ou projete este slide.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.

Discuta com a turma:

  • Quem me diz o que é acrescentar quantidades?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slide 3 a 7)

Orientação: Antes de mostrar slides com os exemplos, questione a turma sobre a ideia de acrescentar. Pergunte se eles lembram quais estratégias podem ser utilizadas para resolver a situação-problema apresentada. Somente após os alunos falarem exemplos de estratégias que o professor mostrará os slides para validar suas lembranças.

Propósito: Mostrar as alunos as diversas possibilidades para resolução de um cálculo com a ideia de acrescentar.

Discuta com a turma:

  • Como podemos fazer o acréscimo de quantidades?
  • Quais estratégias vocês lembram para resolvermos esse problema?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slide 3 a 7)

Orientação: Represente a adição na horizontal no quadro e peça para um aluno resolver.

Propósito: Mostrar as alunos as diversas possibilidades para resolução de um cálculo com a ideia de acrescentar.

Discuta com a turma:

  • Como podemos fazer o acréscimo de quantidades?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slide 3 a 7)

Orientação: Represente o QVL no quadro e solicite que um aluno faça as representações. Reforce que 1 barrinha é 1 dezena e 1 cubinho é uma unidade. Diga: Represente 21, agora represente 45 ou vice-versa.

Propósito: Mostrar as alunos as diversas possibilidades para resolução de um cálculo com a ideia de acrescentar.

Discuta com a turma:

  • Como podemos fazer o acréscimo de quantidades?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slide 3 a 7)

Orientação: Represente no quadro o cálculo e solicite para um aluno resolver.

Propósito: Mostrar as alunos as diversas possibilidades para resolução de um cálculo com a ideia de acrescentar.

Discuta com a turma:

  • Como podemos fazer o acréscimo de quantidades?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slide 3 a 7)

Orientação: Represente no quadro a decomposição e solicite para um aluno resolver.

Propósito: Mostrar as alunos as diversas possibilidades para resolução de um cálculo com a ideia de acrescentar.

Discuta com a turma:

  • Como podemos fazer o acréscimo de quantidades?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação: Leia com a turma as regras do jogo ( slide 9). Organize a turma em duplas, Cada dupla receberá uma trilha igual ao modelo que está no slide, 10 envelopes (5 vermelhos e 5 azuis numerados de 1 a 5) que podem ser feitos com papel color set com as referidas cores e 2 tampinhas (cada uma de uma cor). Dentro de cada envelope haverá situações-problemas contemplando a ideia de acrescentar. A dupla começará decidindo entre si quem iniciará e escolherá uma tampinha para representá-la. Após, o aluno que iniciar vai colocar sua tampinha no primeiro retângulo, que é vermelho, e fica logo depois da saída e pegará um envelope vermelho com o número que está indicado na trilha que é 1 e lerá a situação-problema que está dentro dele para a dupla. Depois de lida, a dupla fará a resolução individualmente nos seus respectivos cadernos, terminada a resolução, a dupla conversará e verificará se o cálculo está correto. Neste momento, o professor estará circulando pela sala e fará intervenções nas resoluções feitas por cada um. O professor sinalizará que a resolução está correta e que a dupla pode prosseguir. Caso não esteja, o professor fará intervenções que levem os alunos a entenderem porque estão resolvendo de determinada forma.

Passando para o 2º retângulo, o outro aluno colocará sua tampinha no retângulo que é de cor azul e tem o número 1, fará a leitura da situação-problema e cada um da dupla fará individualmente a resolução no seu caderno, após a resolução a dupla conversará e verificará se o cálculo está correto. O professor dirá se a dupla pode prosseguir e então seguirão andando pela trilha um de cada vez até chegar no último retângulo. Lembrando que, se não tiver correta a resolução deverá haver a intervenção do professor antes da dupla passar para o próximo retângulo a fim de esclarecer possíveis dúvidas sobre o desenvolvimento do cálculo.

O aluno que iniciou no vermelho seguirá sempre nos retângulos vermelhos e o aluno que iniciou no retângulo azul seguirá sempre nos retângulos azuis. Os envelopes devem ser abertos seguindo a ordem do número que está na trilha e que está no envelope. A dupla chegará no final juntas, pois o objetivo não é quem chega primeiro, mas sim, a aprendizagem coletiva com a mediação/intervenção do professor. Ao todo cada aluno resolverá 10 situações-problemas individualmente com a ideia de acrescentar e ao término de cada uma, ou seja, no intervalo entre cada situação, haverá o compartilhamento da solução, onde um mostrará para o outro como foi o procedimento para chegar no resultado.

Situações- problemas dos envelopes vermelhos:

1- Quanto devo acrescentar ao número 123 para ficar com 432?

2- Acrescentei 102 ao número 391, quanto fiquei?

3- Meu aquário tinha 37 peixes, acrescentei 15. Quantos peixes tem no meu aquário agora?

4- Acrescentei no meu cofrinho 15 moedas de 1 real, 28 moedas de 0,50 centavos e 33 moedas de 0,25 centavos. Quantas moedas eu acrescentei ao todo no meu cofrinho?

5- Na sala de aula há 27 alunos. A professora trouxe 23 folhas com atividades. Quantas folhas a professora precisa acrescentar às 23 que ela trouxe para que todos alunos recebam a atividade?

Situações- problemas dos envelopes azuis:

1- Quanto devo acrescentar ao número 207 para ficar com 569?

2- Acrescentei 96 ao número 190, quanto fiquei?

3- Seu Joaquim colocou 62 tomates na caixa, quantos tomates seu Joaquim precisa acrescentar para que a caixa fique com 1 centena de tomates?

4- Se acrescentar 95 a 625, quanto ficará?

5- Preciso completar uma coleção de 67 figurinhas, já tenho 12. Quantas preciso acrescentar?

Propósito: Trabalhar o significado de acrescentar quantidades em situações-problemas utilizando o cálculo convencional.

Discuta com a turma:

  • Ao circular pela sala, converse com os alunos fazendo perguntas como:
  • Como você fez o cálculo para chegar ao resultado?Teria outra maneira?Por que você escolheu essa?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação: Leia com a turma as regras do jogo ( slide 9). Organize a turma em duplas, Cada dupla receberá uma trilha igual ao modelo que está no slide, 10 envelopes (5 vermelhos e 5 azuis numerados de 1 a 5) que podem ser feitos com papel color set com as referidas cores e 2 tampinhas (cada uma de uma cor). Dentro de cada envelope haverá situações-problemas contemplando a ideia de acrescentar. A dupla começará decidindo entre si quem iniciará e escolherá uma tampinha para representá-la. Após, o aluno que iniciar vai colocar sua tampinha no primeiro retângulo, que é vermelho, e fica logo depois da saída e pegará um envelope vermelho com o número que está indicado na trilha que é 1 e lerá a situação-problema que está dentro dele para a dupla. Depois de lida, a dupla fará a resolução individualmente nos seus respectivos cadernos, terminada a resolução, a dupla conversará e verificará se o cálculo está correto. Neste momento, o professor estará circulando pela sala e fará intervenções nas resoluções feitas por cada um. O professor sinalizará que a resolução está correta e que a dupla pode prosseguir. Caso não esteja, o professor fará intervenções que levem os alunos a entenderem porque estão resolvendo de determinada forma.

Passando para o 2º retângulo, o outro aluno colocará sua tampinha no retângulo que é de cor azul e tem o número 1, fará a leitura da situação-problema e cada um da dupla fará individualmente a resolução no seu caderno, após a resolução a dupla conversará e verificará se o cálculo está correto. O professor dirá se a dupla pode prosseguir e então seguirão andando pela trilha um de cada vez até chegar no último retângulo. Lembrando que, se não tiver correta a resolução deverá haver a intervenção do professor antes da dupla passar para o próximo retângulo a fim de esclarecer possíveis dúvidas sobre o desenvolvimento do cálculo.

O aluno que iniciou no vermelho seguirá sempre nos retângulos vermelhos e o aluno que iniciou no retângulo azul seguirá sempre nos retângulos azuis. Os envelopes devem ser abertos seguindo a ordem do número que está na trilha e que está no envelope. A dupla chegará no final juntas, pois o objetivo não é quem chega primeiro, mas sim, a aprendizagem coletiva com a mediação/intervenção do professor. Ao todo cada aluno resolverá 10 situações-problemas individualmente com a ideia de acrescentar e ao término de cada uma, ou seja, no intervalo entre cada situação, haverá o compartilhamento da solução, onde um mostrará para o outro como foi o procedimento para chegar no resultado.

Situações- problemas dos envelopes vermelhos:

1- Quanto devo acrescentar ao número 123 para ficar com 432?

2- Acrescentei 102 ao número 391, quanto fiquei?

3- Meu aquário tinha 37 peixes, acrescentei 15. Quantos peixes tem no meu aquário agora?

4- Acrescentei no meu cofrinho 15 moedas de 1 real, 28 moedas de 0,50 centavos e 33 moedas de 0,25 centavos. Quantas moedas eu acrescentei ao todo no meu cofrinho?

5- Na sala de aula há 27 alunos. A professora trouxe 23 folhas com atividades. Quantas folhas a professora precisa acrescentar às 23 que ela trouxe para que todos alunos recebam a atividade?

Situações- problemas dos envelopes azuis:

1- Quanto devo acrescentar ao número 207 para ficar com 569?

2- Acrescentei 96 ao número 190, quanto fiquei?

3- Seu Joaquim colocou 62 tomates na caixa, quantos tomates seu Joaquim precisa acrescentar para que a caixa fique com 1 centena de tomates?

4- Se acrescentar 95 a 625, quanto ficará?

5- Preciso completar uma coleção de 67 figurinhas, já tenho 12. Quantas preciso acrescentar?

Propósito: Trabalhar o significado de acrescentar quantidades em situações-problemas utilizando o cálculo convencional.

Discuta com a turma:

  • Ao circular pela sala, converse com os alunos fazendo perguntas como:
  • Como você fez o cálculo para chegar ao resultado?Teria outra maneira?Por que você escolheu essa?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Solicite que os alunos socializem as soluções encontradas. Convide ou escolha alunos para compartilhar as estratégias que utilizaram para chegarem ao resultado.No documento das resoluções, você encontra as possíveis soluções,use-as caso seus alunos não apresentem estas estratégias.

Propósito: Socializar as soluções encontradas pela turma.

Discuta com a turma:

  • Como vocês fizeram o cálculo para encontrar o resultado?
  • O que fez você optar por esta estratégia? Poderia ter sido feita com outra estratégia?
  • Você usou nas resoluções sempre a mesma forma de resolver?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Reforce com a turma que o significado de acrescentar está relacionado com a adição de quantidades.

Propósito: Consolidar o significado de acrescentar na adição.

Discuta com a turma:

  • Que ao acrescentar quantidades estamos adicionando e que o cálculo se chama adição e tem o sinal (+).
  • Que além do cálculo convencional há outras formas de adicionar/acrescentar quantidades.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Entregue a situação-problema para cada aluno da turma. Essa atividade será feita individualmente com a finalidade de verificar a aprendizagem sobre acrescentar quantidades.

Propósito: Verificar se a aprendizagem sobre acrescentar quantidades foi significativa.

Discuta com a turma:

  • De que maneira vocês pensaram em resolver essa situação-problema?

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Escreva o objetivo da aula no quadro ou projete este slide.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.

Discuta com a turma:

  • Quem me diz o que é acrescentar quantidades?

  • Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

    Autor: Márcia Beatriz Gonçalves Dias

    Mentor: Carina do Espírito Santo

    Especialista de área: Luciana  Maria Tenuta de Freitas

    Habilidade da BNCC

    (EF02MA06) Resolver e elaborar problemas com diferentes significados da adição e da subtração: juntar, acrescentar, comparar e retirar.

    Objetivos específicos

    Relacionar o significado de acrescentar a adição e reconhecer esta ideia em situações-problemas que a solicita.

    Conceito-chave

    Acréscimo de quantidades  por meio de situações - problemas.

    Recursos necessários

      • Atividades impressas em folhas;
      • Material Dourado;
      • Tampinhas;
      • Lápis e borracha;

    • Color Set para confecção dos envelopes

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slide 3 a 7)

Orientação: Antes de mostrar slides com os exemplos, questione a turma sobre a ideia de acrescentar. Pergunte se eles lembram quais estratégias podem ser utilizadas para resolver a situação-problema apresentada. Somente após os alunos falarem exemplos de estratégias que o professor mostrará os slides para validar suas lembranças.

Propósito: Mostrar as alunos as diversas possibilidades para resolução de um cálculo com a ideia de acrescentar.

Discuta com a turma:

  • Como podemos fazer o acréscimo de quantidades?
  • Quais estratégias vocês lembram para resolvermos esse problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slide 3 a 7)

Orientação: Represente a adição na horizontal no quadro e peça para um aluno resolver.

Propósito: Mostrar as alunos as diversas possibilidades para resolução de um cálculo com a ideia de acrescentar.

Discuta com a turma:

  • Como podemos fazer o acréscimo de quantidades?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slide 3 a 7)

Orientação: Represente o QVL no quadro e solicite que um aluno faça as representações. Reforce que 1 barrinha é 1 dezena e 1 cubinho é uma unidade. Diga: Represente 21, agora represente 45 ou vice-versa.

Propósito: Mostrar as alunos as diversas possibilidades para resolução de um cálculo com a ideia de acrescentar.

Discuta com a turma:

  • Como podemos fazer o acréscimo de quantidades?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slide 3 a 7)

Orientação: Represente no quadro o cálculo e solicite para um aluno resolver.

Propósito: Mostrar as alunos as diversas possibilidades para resolução de um cálculo com a ideia de acrescentar.

Discuta com a turma:

  • Como podemos fazer o acréscimo de quantidades?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slide 3 a 7)

Orientação: Represente no quadro a decomposição e solicite para um aluno resolver.

Propósito: Mostrar as alunos as diversas possibilidades para resolução de um cálculo com a ideia de acrescentar.

Discuta com a turma:

  • Como podemos fazer o acréscimo de quantidades?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação: Leia com a turma as regras do jogo ( slide 9). Organize a turma em duplas, Cada dupla receberá uma trilha igual ao modelo que está no slide, 10 envelopes (5 vermelhos e 5 azuis numerados de 1 a 5) que podem ser feitos com papel color set com as referidas cores e 2 tampinhas (cada uma de uma cor). Dentro de cada envelope haverá situações-problemas contemplando a ideia de acrescentar. A dupla começará decidindo entre si quem iniciará e escolherá uma tampinha para representá-la. Após, o aluno que iniciar vai colocar sua tampinha no primeiro retângulo, que é vermelho, e fica logo depois da saída e pegará um envelope vermelho com o número que está indicado na trilha que é 1 e lerá a situação-problema que está dentro dele para a dupla. Depois de lida, a dupla fará a resolução individualmente nos seus respectivos cadernos, terminada a resolução, a dupla conversará e verificará se o cálculo está correto. Neste momento, o professor estará circulando pela sala e fará intervenções nas resoluções feitas por cada um. O professor sinalizará que a resolução está correta e que a dupla pode prosseguir. Caso não esteja, o professor fará intervenções que levem os alunos a entenderem porque estão resolvendo de determinada forma.

Passando para o 2º retângulo, o outro aluno colocará sua tampinha no retângulo que é de cor azul e tem o número 1, fará a leitura da situação-problema e cada um da dupla fará individualmente a resolução no seu caderno, após a resolução a dupla conversará e verificará se o cálculo está correto. O professor dirá se a dupla pode prosseguir e então seguirão andando pela trilha um de cada vez até chegar no último retângulo. Lembrando que, se não tiver correta a resolução deverá haver a intervenção do professor antes da dupla passar para o próximo retângulo a fim de esclarecer possíveis dúvidas sobre o desenvolvimento do cálculo.

O aluno que iniciou no vermelho seguirá sempre nos retângulos vermelhos e o aluno que iniciou no retângulo azul seguirá sempre nos retângulos azuis. Os envelopes devem ser abertos seguindo a ordem do número que está na trilha e que está no envelope. A dupla chegará no final juntas, pois o objetivo não é quem chega primeiro, mas sim, a aprendizagem coletiva com a mediação/intervenção do professor. Ao todo cada aluno resolverá 10 situações-problemas individualmente com a ideia de acrescentar e ao término de cada uma, ou seja, no intervalo entre cada situação, haverá o compartilhamento da solução, onde um mostrará para o outro como foi o procedimento para chegar no resultado.

Situações- problemas dos envelopes vermelhos:

1- Quanto devo acrescentar ao número 123 para ficar com 432?

2- Acrescentei 102 ao número 391, quanto fiquei?

3- Meu aquário tinha 37 peixes, acrescentei 15. Quantos peixes tem no meu aquário agora?

4- Acrescentei no meu cofrinho 15 moedas de 1 real, 28 moedas de 0,50 centavos e 33 moedas de 0,25 centavos. Quantas moedas eu acrescentei ao todo no meu cofrinho?

5- Na sala de aula há 27 alunos. A professora trouxe 23 folhas com atividades. Quantas folhas a professora precisa acrescentar às 23 que ela trouxe para que todos alunos recebam a atividade?

Situações- problemas dos envelopes azuis:

1- Quanto devo acrescentar ao número 207 para ficar com 569?

2- Acrescentei 96 ao número 190, quanto fiquei?

3- Seu Joaquim colocou 62 tomates na caixa, quantos tomates seu Joaquim precisa acrescentar para que a caixa fique com 1 centena de tomates?

4- Se acrescentar 95 a 625, quanto ficará?

5- Preciso completar uma coleção de 67 figurinhas, já tenho 12. Quantas preciso acrescentar?

Propósito: Trabalhar o significado de acrescentar quantidades em situações-problemas utilizando o cálculo convencional.

Discuta com a turma:

  • Ao circular pela sala, converse com os alunos fazendo perguntas como:
  • Como você fez o cálculo para chegar ao resultado?Teria outra maneira?Por que você escolheu essa?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação: Leia com a turma as regras do jogo ( slide 9). Organize a turma em duplas, Cada dupla receberá uma trilha igual ao modelo que está no slide, 10 envelopes (5 vermelhos e 5 azuis numerados de 1 a 5) que podem ser feitos com papel color set com as referidas cores e 2 tampinhas (cada uma de uma cor). Dentro de cada envelope haverá situações-problemas contemplando a ideia de acrescentar. A dupla começará decidindo entre si quem iniciará e escolherá uma tampinha para representá-la. Após, o aluno que iniciar vai colocar sua tampinha no primeiro retângulo, que é vermelho, e fica logo depois da saída e pegará um envelope vermelho com o número que está indicado na trilha que é 1 e lerá a situação-problema que está dentro dele para a dupla. Depois de lida, a dupla fará a resolução individualmente nos seus respectivos cadernos, terminada a resolução, a dupla conversará e verificará se o cálculo está correto. Neste momento, o professor estará circulando pela sala e fará intervenções nas resoluções feitas por cada um. O professor sinalizará que a resolução está correta e que a dupla pode prosseguir. Caso não esteja, o professor fará intervenções que levem os alunos a entenderem porque estão resolvendo de determinada forma.

Passando para o 2º retângulo, o outro aluno colocará sua tampinha no retângulo que é de cor azul e tem o número 1, fará a leitura da situação-problema e cada um da dupla fará individualmente a resolução no seu caderno, após a resolução a dupla conversará e verificará se o cálculo está correto. O professor dirá se a dupla pode prosseguir e então seguirão andando pela trilha um de cada vez até chegar no último retângulo. Lembrando que, se não tiver correta a resolução deverá haver a intervenção do professor antes da dupla passar para o próximo retângulo a fim de esclarecer possíveis dúvidas sobre o desenvolvimento do cálculo.

O aluno que iniciou no vermelho seguirá sempre nos retângulos vermelhos e o aluno que iniciou no retângulo azul seguirá sempre nos retângulos azuis. Os envelopes devem ser abertos seguindo a ordem do número que está na trilha e que está no envelope. A dupla chegará no final juntas, pois o objetivo não é quem chega primeiro, mas sim, a aprendizagem coletiva com a mediação/intervenção do professor. Ao todo cada aluno resolverá 10 situações-problemas individualmente com a ideia de acrescentar e ao término de cada uma, ou seja, no intervalo entre cada situação, haverá o compartilhamento da solução, onde um mostrará para o outro como foi o procedimento para chegar no resultado.

Situações- problemas dos envelopes vermelhos:

1- Quanto devo acrescentar ao número 123 para ficar com 432?

2- Acrescentei 102 ao número 391, quanto fiquei?

3- Meu aquário tinha 37 peixes, acrescentei 15. Quantos peixes tem no meu aquário agora?

4- Acrescentei no meu cofrinho 15 moedas de 1 real, 28 moedas de 0,50 centavos e 33 moedas de 0,25 centavos. Quantas moedas eu acrescentei ao todo no meu cofrinho?

5- Na sala de aula há 27 alunos. A professora trouxe 23 folhas com atividades. Quantas folhas a professora precisa acrescentar às 23 que ela trouxe para que todos alunos recebam a atividade?

Situações- problemas dos envelopes azuis:

1- Quanto devo acrescentar ao número 207 para ficar com 569?

2- Acrescentei 96 ao número 190, quanto fiquei?

3- Seu Joaquim colocou 62 tomates na caixa, quantos tomates seu Joaquim precisa acrescentar para que a caixa fique com 1 centena de tomates?

4- Se acrescentar 95 a 625, quanto ficará?

5- Preciso completar uma coleção de 67 figurinhas, já tenho 12. Quantas preciso acrescentar?

Propósito: Trabalhar o significado de acrescentar quantidades em situações-problemas utilizando o cálculo convencional.

Discuta com a turma:

  • Ao circular pela sala, converse com os alunos fazendo perguntas como:
  • Como você fez o cálculo para chegar ao resultado?Teria outra maneira?Por que você escolheu essa?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Solicite que os alunos socializem as soluções encontradas. Convide ou escolha alunos para compartilhar as estratégias que utilizaram para chegarem ao resultado.No documento das resoluções, você encontra as possíveis soluções,use-as caso seus alunos não apresentem estas estratégias.

Propósito: Socializar as soluções encontradas pela turma.

Discuta com a turma:

  • Como vocês fizeram o cálculo para encontrar o resultado?
  • O que fez você optar por esta estratégia? Poderia ter sido feita com outra estratégia?
  • Você usou nas resoluções sempre a mesma forma de resolver?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Reforce com a turma que o significado de acrescentar está relacionado com a adição de quantidades.

Propósito: Consolidar o significado de acrescentar na adição.

Discuta com a turma:

  • Que ao acrescentar quantidades estamos adicionando e que o cálculo se chama adição e tem o sinal (+).
  • Que além do cálculo convencional há outras formas de adicionar/acrescentar quantidades.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Entregue a situação-problema para cada aluno da turma. Essa atividade será feita individualmente com a finalidade de verificar a aprendizagem sobre acrescentar quantidades.

Propósito: Verificar se a aprendizagem sobre acrescentar quantidades foi significativa.

Discuta com a turma:

  • De que maneira vocês pensaram em resolver essa situação-problema?

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano