Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom
Valores trabalhados
- Cidadania
- Respeito ao ambiente
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os estudantes identifiquem a importância do ato sustentável e valorizar novos usos para um mesmo produto. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo e diga que quando falamos em preservação ambiental, costumamos pensar apenas no verde das florestas e nos animais, mas não pensamos em nós. Contudo, fazemos parte do meio ambiente e tudo o que foi criado para atender nossas necessidades diárias veio dele.
Contextualização (35 minutos – assincronamente)
Após o anúncio do tema da aula, grave uma videoaula contextualizando e a envie junto com o slide do plano original aos estudantes. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Peça que eles procurem no dicionário o significado de sustentabilidade. Todos deverão registrar no caderno.
Com o avançar das cidades e o aumento das necessidades da população, o meio ambiente foi sendo cada vez mais deixado de lado. Ao se dar conta de tamanha destruição, nós humanos passamos, praticamente por obrigação, a ter que adotar novos hábitos e práticas que não agredissem o meio ambiente.
Problematização (40 minutos – assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização e o envie junto com o slide do plano original aos estudantes. Peça para que olhem a imagem e questione: o mundo que você vive hoje será bom para o bebê quando ele tiver sua idade?
Vamos pensar e definir quais são as nossas necessidades atualmente. Escrevam no caderno tudo aquilo que você necessita. Para finalizar, solicite que respondam ao questionamento do slide: como podemos suprir as necessidades do presente sem afetar as gerações futuras?
Ação propositiva (cinco dias – assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Fale para os alunos que descartamos todos os dias muitas coisas, mas será que podemos dar novos usos a elas? Temos muitos problemas ambientais, mas o plástico tem sido o grande vilão dessa saga pela harmonia do meio ambiente.
Produtos feitos de plástico que são descartados no meio ambiente estão causando sérios problemas para a vida marinha, pois demoram cerca de 100 anos para se decompor. Não é mesmo? Que tal ajudarmos nossos responsáveis em casa, ensinando-os a produzir menos plásticos quando vão até o mercado? Existem as ecobags, vocês já ouviram falar? Mas a maioria delas tem um custo. Hoje nós vamos construir uma ecobag com um objeto que já tínhamos em casa, a camisa. Pensar em dar novos usos a objetos é uma atitude sustentável!
Cada aluno deverá produzir a sua ecobag. Para decorar a bolsa, peça que utilizem canetas coloridas ou tinta sustentável.
- Passo a passo, disponível aqui
- Pinte sua parede com tinta de terra, disponível aqui
- Sacola ecológica de camiseta, disponível aqui
Oriente que as famílias auxiliem as crianças na produção das ecobags.
Sistematização (30 minutos – assincronamente)
Converse com os alunos sobre novas atitudes em prol do meio ambiente e do legado que deixaremos para as gerações futuras, a partir do questionamento: além da bolsa ecológica, que novos usos podemos dar a objetos que estão sem uso e provavelmente irão para o lixo? O uso de uma ecobag contribuiria para a sustentabilidade? Peça que eles enviem suas respostas por mensagens de texto.
Convite às famílias
Oriente que as famílias auxiliem as crianças na produção das ecobags. Alem disso, fica a sugestão para criarem novos produtos utilizando materiais recicláveis.
- Materiais com garrafas pet, disponível aqui
- Jogos e brincadeiras, disponível aqui