17008
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 3º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Elementos Naturais e Culturais das Paisagens

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre diferenciar elementos naturais e culturais das paisagens.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elisabeth Cristina Dantas De Araújo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: Youtube; WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos

- Optativas: Google Classroom e Google Formulários

Valor trabalhado

- Cidadania

- Respeito ao ambiente

Apresentação do tema da aula (10 minutos)

O objetivo deste plano de aula é que os estudantes diferenciem os elementos naturais e culturais das paisagens. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.

Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo e explique que será conversado sobre os elementos naturais e culturais que existem nas paisagens que observamos no nosso dia a dia.

Contextualização (40 minutos - assincronamente)

Após o anúncio do tema da aula, envie o slide do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona.

Converse com os alunos sobre o significado da palavra “elemento”. Em seguida, coloque para eles duas questões, de modo a identificar os saberes prévios quanto à expressão “elemento natural”. Peça que as respostas sejam enviadas no grupo da turma, por mensagens de texto ou áudio.

A partir das respostas, comente a diferença entre os elementos naturais e culturais. Caso eles apresentem dúvida, explique que ao referir-se a um elemento natural, estamos dizendo que ele foi produzido a partir das condições naturais. Por outro lado, os elementos culturais são produzidos pelo ser humano a partir das suas necessidades, com base nas características da sua cultura. Os elementos culturais também podem ser chamados de artificiais.

Problematização (40 minutos - assincronamente)

Grave um vídeo com a problematização. Instigue os alunos a refletirem sobre as alterações nas paisagens, a partir da seguinte questão: de quais formas as pessoas podem alterar uma paisagem natural? Com isso, você pode incentivar que a turma pense em construções e alterações que são feitas na cidade, no campo, na área em que eles habitam, e que tais ações transformam o que é natural em elemento cultural, ou seja, humanizado.

Ainda assim, envie o vídeo sobre a transformação da paisagem nas cidades que encontra-se disponível aqui.

Ação propositiva (um dia - assincronamente)

Grave uma videoaula com todas as orientações necessárias, incluindo o slide do plano original. Pergunte no vídeo:

- Quais são os elementos naturais da paisagem?

- Quais são elementos culturais (humanizados) da paisagem?

Encaminhe as imagens para serem impressas à turma. Elas estão disponíveis aqui. Envie também a tabela que você encontra neste link. Nela, eles deverão anotar os elementos naturais e culturais presentes nas paisagens que receberam. Caso não consigam fazer a impressão da tabela, você pode organizá-la usando o recurso do Google Formulários (veja aqui o tutorial da ferramenta). 

Sistematização (50 minutos - assincronamente)

Solicite aos alunos que apresentem suas tabelas por vídeo, áudio ou enviando uma foto. Se você usou o Google Formulários, que eles devolvam a tabela com as respostas.

Desse modo, conclua a aula reforçando com eles as diferenças entre os elementos naturais e culturais das paisagens. Busque incentivar que eles percebam a grande variedade de elementos de ambos os tipos nas paisagens ao nosso redor. Conclua com um vídeo curto, com não mais do que cinco minutos.

Convite às famílias

Oriente que as famílias assistam com as crianças ao vídeo que segue como sugestão. Ele complementa a adaptação deste plano:

- “Geografia e o conceito de paisagem”, disponível aqui

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO3_04UND02

(EF03GE04) Explicar como os processos naturais e históricos atuam na produção e na mudança das paisagens naturais e antrópicas nos seus lugares de vivência, comparando-os a outros lugares.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 3º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas