17007
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 2º ano > Natureza, ambientes e qualidade de vida

Plano de aula - Impactos Ambientais relacionados ao uso da água

Plano de aula de Geografia com atividades para 2º ano do Fundamental sobre reconhecer que algumas atividades da cidade e do campo, colaboram para a poluição da água e, consequentemente para sua escassez.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Natalia Maria Ghidelli

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Nesta aula vocês realizarão um jogo para levar os peixinhos a um local com água limpa. Nela usarão os seguintes materiais: giz, quadro, folhas de sulfite ou caderno, lápis, as imagens da aula, a história dos peixes, materiais para o jogo.

Material complementar:

Imagens da aula para impressão (a serem usadas na contextualização e problematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BjKrCPbWxnYYuZhBvMtdWa4BudQ8hRkJWKRTYhqDg3mFm9yhdnM5GVU2839c/geo2-11und02-imagens-para-impressao.pdf

A história dos dois peixes (a ser usada na problematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7Y8QEKvAJJ8zx8KZBvFckz5RSbWt9CXVbDVzrjSZZ7BDJn2PRfRv8A2cBHzA/geo2-11und02-a-historia-dos-dois-peixes.pdf

Materiais para o jogo (a serem utilizados na ação propositiva): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bg54NrcFVgZDZdsQsdUjBFwJduUyWuRyCQX6KkqmkqWbmec34CkVzrHvxmpz/geo2-11und02-peoes-e-tabuleiro-do-jogo.pdf

Contextos prévios: Este plano pode ser melhor aproveitado por alunos que já estejam em processo de alfabetização.

A habilidade da BNCC descrita acima pode ser melhor contemplada e potencializada se for utilizada em sequência com os planos descritos a seguir: GEO02_11UND 01, GEO02_11UND 03, GEO02_11UND 04 e GEO02_11UND 05.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Reproduza este slide ou escreva o título no quadro. Em seguida explique aos alunos que na aula de hoje eles descobrirão como podem ajudar a diminuir a poluição dos rios e, consequentemente ajudar a salvar a vida dentro deles.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Após o anúncio do título, reproduza este slide ou imprima esta imagem para mostrar aos alunos. Você pode imprimi-la a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BjKrCPbWxnYYuZhBvMtdWa4BudQ8hRkJWKRTYhqDg3mFm9yhdnM5GVU2839c/geo2-11und02-imagens-para-impressao.pdf

Se achar mais adequado pode encontrar outras fotos, em revistas ou jornais.

Em seguida, explique aos alunos que esta imagem é do Rio Amazonas e que ele é muito importante para o Brasil, pois é uma hidrovia muito utilizada, que liga várias cidades e até mesmo países, além de ter muitos peixes e outras espécies de animais em suas águas.

Comente que, apesar de ser um rio importante as pessoas ainda o poluem jogando dejetos, esgoto, resíduos de indústrias, dentre outras coisas. Finalize dizendo que eles saberão mais sobre isso na próxima etapa.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Após a contextualização, projete esta imagem dos peixinhos (ou imprima- as para mostrar aos alunos, a partir deste documento:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BjKrCPbWxnYYuZhBvMtdWa4BudQ8hRkJWKRTYhqDg3mFm9yhdnM5GVU2839c/geo2-11und02-imagens-para-impressao.pdf), contando que estes dois peixinhos moram em um rio muito lindo, semelhante ao Rio Amazonas, mas que ele também é ameaçado pela poluição. Comente que estes dois peixinhos estavam conversando e um perguntou para o outro “Como está a sua água?”.

Peça que os alunos reflitam sobre o porquê dessa pergunta e, diga que eles compreenderão melhor a conversa a partir da história que você irá contar.

Leia a “A história dos dois peixes”, que você pode acessar a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7Y8QEKvAJJ8zx8KZBvFckz5RSbWt9CXVbDVzrjSZZ7BDJn2PRfRv8A2cBHzA/geo2-11und02-a-historia-dos-dois-peixes.pdf

Ao final da leitura pergunte: Como podemos ajudar os dois peixinhos a ir para o rio menos poluído?

Dê um tempo para as crianças sugerirem algumas soluções e conte que você tem uma ideia muito divertida de como eles podem chegar até lá.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos

Orientações: Após a leitura da história conte aos alunos que eles terão oportunidade de ajudar os peixinhos jogando um jogo muito legal. Então, projete o tabuleiro e conte que esta é uma foto que representa o Rio Azul e que a trilha do jogo ajudará as crianças a chegar nele.

Divida a turma em grupos. se sua turma for pequena, poderá fazer duplas na qual os dois participantes representem os dois peixinhos. Porém, se sua turma for maior, pode montar grupos maiores e, apenas imprimir mais peões.

Distribua os materiais do jogo e peça que as crianças façam a montagem para começarem a jogar. Os materiais podem ser impressos a partir deste documento:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bg54NrcFVgZDZdsQsdUjBFwJduUyWuRyCQX6KkqmkqWbmec34CkVzrHvxmpz/geo2-11und02-peoes-e-tabuleiro-do-jogo.pdf

Você pode ler as informações do jogo junto com as crianças e depois deixar que eles brinquem livremente.

Terminado o tempo que você designou para esta etapa, passe pelos grupos para verificar se eles conseguiram levar os peixinhos até o Rio Azul.

Mesmo que alguns não tenham conseguido chegar até o fim, solicite que eles prestem atenção na próxima etapa e depois, no momento do intervalo, podem terminar a rodada e brincar mais.

Observação 1: Sugerimos entregar os materiais já recortados, pois não temos muito tempo em uma aula para todo este processo. contudo, você pode separar a aula anterior para esta atividade e pedir que os alunos mesmos recortem e preparem os materiais.

Observação 2: Para manter os materiais bem cuidados e possíveis de serem usados por muito tempo, sugerimos, se for possível, que você os impermeabilize. Uma dica é colar o papel impresso em papel cartão e passar papel adesivo transparente em volta.

Observação 3: Ao invés de imprimir os materiais, você pode usar nosso documento como referência e construir o seu próprio material com os alunos desenhando os peões e tabuleiro, bem como escrevendo as informações dos cartões. Isso, claro, em uma outra aula.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete este slide ou desenhe as duas colunas no quadro. Em seguida peça que os alunos lembrem o que estava escrito nos cartões do jogo.

Aguarde as respostas e em seguida pergunte quais os cartões que permitiram que os peixinhos chegassem até o Rio, ou seja, os que pediam para que os peões avançassem.

Enquanto os alunos respondem, vá escrevendo estas informações no lado esquerdo do quadro, do lado das “Ações Que Ajudam”. Depois pergunte sobre os cartões que mandavam retornar às casas menores do tabuleiro. Pergunte porque eles faziam os peixinhos retornar e, na medida em que forem falando, escreva as informações do lado direito do quadro, nas “Ações Que Não Ajudam”.

Após o preenchimento do quadro conte que existem muitas ações que ajudam a poluir os rios e matar os peixes e ações que impedem a poluição. Diga que toda vez que uma ação contribuia para a poluição, os peixinhos não podiam seguir, pois a poluição é nociva para eles. Já, toda vez que uma ação não apresentava ameaça de poluição, eles podiam seguir em frente.

Comente que nós somos responsáveis pela poluição, por isso devemos sempre realizar as “Ações Que Ajudam” e dê exemplos.

Por fim, pergunte se eles conhecem outras ações positivas que nos ajudam a conservar os rios, mares, enfim, a água, que é tão importante para a vida, limpas e bem tratadas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Nesta aula vocês realizarão um jogo para levar os peixinhos a um local com água limpa. Nela usarão os seguintes materiais: giz, quadro, folhas de sulfite ou caderno, lápis, as imagens da aula, a história dos peixes, materiais para o jogo.

Material complementar:

Imagens da aula para impressão (a serem usadas na contextualização e problematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BjKrCPbWxnYYuZhBvMtdWa4BudQ8hRkJWKRTYhqDg3mFm9yhdnM5GVU2839c/geo2-11und02-imagens-para-impressao.pdf

A história dos dois peixes (a ser usada na problematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7Y8QEKvAJJ8zx8KZBvFckz5RSbWt9CXVbDVzrjSZZ7BDJn2PRfRv8A2cBHzA/geo2-11und02-a-historia-dos-dois-peixes.pdf

Materiais para o jogo (a serem utilizados na ação propositiva): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bg54NrcFVgZDZdsQsdUjBFwJduUyWuRyCQX6KkqmkqWbmec34CkVzrHvxmpz/geo2-11und02-peoes-e-tabuleiro-do-jogo.pdf

Contextos prévios: Este plano pode ser melhor aproveitado por alunos que já estejam em processo de alfabetização.

A habilidade da BNCC descrita acima pode ser melhor contemplada e potencializada se for utilizada em sequência com os planos descritos a seguir: GEO02_11UND 01, GEO02_11UND 03, GEO02_11UND 04 e GEO02_11UND 05.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Reproduza este slide ou escreva o título no quadro. Em seguida explique aos alunos que na aula de hoje eles descobrirão como podem ajudar a diminuir a poluição dos rios e, consequentemente ajudar a salvar a vida dentro deles.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Após o anúncio do título, reproduza este slide ou imprima esta imagem para mostrar aos alunos. Você pode imprimi-la a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BjKrCPbWxnYYuZhBvMtdWa4BudQ8hRkJWKRTYhqDg3mFm9yhdnM5GVU2839c/geo2-11und02-imagens-para-impressao.pdf

Se achar mais adequado pode encontrar outras fotos, em revistas ou jornais.

Em seguida, explique aos alunos que esta imagem é do Rio Amazonas e que ele é muito importante para o Brasil, pois é uma hidrovia muito utilizada, que liga várias cidades e até mesmo países, além de ter muitos peixes e outras espécies de animais em suas águas.

Comente que, apesar de ser um rio importante as pessoas ainda o poluem jogando dejetos, esgoto, resíduos de indústrias, dentre outras coisas. Finalize dizendo que eles saberão mais sobre isso na próxima etapa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Após a contextualização, projete esta imagem dos peixinhos (ou imprima- as para mostrar aos alunos, a partir deste documento:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BjKrCPbWxnYYuZhBvMtdWa4BudQ8hRkJWKRTYhqDg3mFm9yhdnM5GVU2839c/geo2-11und02-imagens-para-impressao.pdf), contando que estes dois peixinhos moram em um rio muito lindo, semelhante ao Rio Amazonas, mas que ele também é ameaçado pela poluição. Comente que estes dois peixinhos estavam conversando e um perguntou para o outro “Como está a sua água?”.

Peça que os alunos reflitam sobre o porquê dessa pergunta e, diga que eles compreenderão melhor a conversa a partir da história que você irá contar.

Leia a “A história dos dois peixes”, que você pode acessar a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7Y8QEKvAJJ8zx8KZBvFckz5RSbWt9CXVbDVzrjSZZ7BDJn2PRfRv8A2cBHzA/geo2-11und02-a-historia-dos-dois-peixes.pdf

Ao final da leitura pergunte: Como podemos ajudar os dois peixinhos a ir para o rio menos poluído?

Dê um tempo para as crianças sugerirem algumas soluções e conte que você tem uma ideia muito divertida de como eles podem chegar até lá.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos

Orientações: Após a leitura da história conte aos alunos que eles terão oportunidade de ajudar os peixinhos jogando um jogo muito legal. Então, projete o tabuleiro e conte que esta é uma foto que representa o Rio Azul e que a trilha do jogo ajudará as crianças a chegar nele.

Divida a turma em grupos. se sua turma for pequena, poderá fazer duplas na qual os dois participantes representem os dois peixinhos. Porém, se sua turma for maior, pode montar grupos maiores e, apenas imprimir mais peões.

Distribua os materiais do jogo e peça que as crianças façam a montagem para começarem a jogar. Os materiais podem ser impressos a partir deste documento:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bg54NrcFVgZDZdsQsdUjBFwJduUyWuRyCQX6KkqmkqWbmec34CkVzrHvxmpz/geo2-11und02-peoes-e-tabuleiro-do-jogo.pdf

Você pode ler as informações do jogo junto com as crianças e depois deixar que eles brinquem livremente.

Terminado o tempo que você designou para esta etapa, passe pelos grupos para verificar se eles conseguiram levar os peixinhos até o Rio Azul.

Mesmo que alguns não tenham conseguido chegar até o fim, solicite que eles prestem atenção na próxima etapa e depois, no momento do intervalo, podem terminar a rodada e brincar mais.

Observação 1: Sugerimos entregar os materiais já recortados, pois não temos muito tempo em uma aula para todo este processo. contudo, você pode separar a aula anterior para esta atividade e pedir que os alunos mesmos recortem e preparem os materiais.

Observação 2: Para manter os materiais bem cuidados e possíveis de serem usados por muito tempo, sugerimos, se for possível, que você os impermeabilize. Uma dica é colar o papel impresso em papel cartão e passar papel adesivo transparente em volta.

Observação 3: Ao invés de imprimir os materiais, você pode usar nosso documento como referência e construir o seu próprio material com os alunos desenhando os peões e tabuleiro, bem como escrevendo as informações dos cartões. Isso, claro, em uma outra aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete este slide ou desenhe as duas colunas no quadro. Em seguida peça que os alunos lembrem o que estava escrito nos cartões do jogo.

Aguarde as respostas e em seguida pergunte quais os cartões que permitiram que os peixinhos chegassem até o Rio, ou seja, os que pediam para que os peões avançassem.

Enquanto os alunos respondem, vá escrevendo estas informações no lado esquerdo do quadro, do lado das “Ações Que Ajudam”. Depois pergunte sobre os cartões que mandavam retornar às casas menores do tabuleiro. Pergunte porque eles faziam os peixinhos retornar e, na medida em que forem falando, escreva as informações do lado direito do quadro, nas “Ações Que Não Ajudam”.

Após o preenchimento do quadro conte que existem muitas ações que ajudam a poluir os rios e matar os peixes e ações que impedem a poluição. Diga que toda vez que uma ação contribuia para a poluição, os peixinhos não podiam seguir, pois a poluição é nociva para eles. Já, toda vez que uma ação não apresentava ameaça de poluição, eles podiam seguir em frente.

Comente que nós somos responsáveis pela poluição, por isso devemos sempre realizar as “Ações Que Ajudam” e dê exemplos.

Por fim, pergunte se eles conhecem outras ações positivas que nos ajudam a conservar os rios, mares, enfim, a água, que é tão importante para a vida, limpas e bem tratadas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Natureza, ambientes e qualidade de vida do 2º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02GE11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano