Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia, EF02GE10 - Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula deverá ser realizada na sala de aula e nos demais espaços da escola.
Materiais necessários: Data show e materiais de uso do aluno: lápis de cor, lápis de escrever e borracha
Material complementar:
Para você saber mais:
ARCHELA, Rosely Sampaio; GRATÃO, Lucia Helena; TROSTDORF, Maria A.S. O lugar dos mapas mentais na representação do lugar. Disponível em: < http://www.uel.br/revistas/geografia/v13n1eletronica/7.pdf>. Acesso em: 10 abr 2019.
O estudo do lugar a partir do mapa mental. Disponível em:
https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/240448/31730. Acesso em: 15 abr 2019.
Ambos abordam e exemplificam o conceito de mapa mental em situações de ensino e aprendizagem.
Contextos prévios: Para realização desta atividade é importante que o aluno já tenha noção de pontos de referência de pessoas e lugares, bem como o conhecimento do vocabulário necessário para referências espaciais: frente, atrás, direita, esquerda, etc. Sobre o último assunto, caso deseje atividades relacionadas ao tema, você poderá acessar o plano de aula denominado “Lateralidade: noções espaciais” presentes no site da Revista Nova Escola.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete este slide ou escreva no quadro. Permita que leiam a temática auxiliando-os se necessário. Indague se já escutaram em algum momento o termo “trajeto (s)” e em que situação estavam. Não dê nenhuma definição, o conceito será discutido ao longo da aula.
Contextualização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Permita aos alunos que leiam a indagação apresentada e coletivamente a respondam. É provável que afirmem que é mais fácil identificar o caminho que o ratinho deve percorrer no labirinto 2. Questione-os:
- Por que conseguiram perceber com mais clareza o percurso do ratinho no labirinto 2?
Os alunos possivelmente afirmarão que com o caminho do ratinho traçado (desenhado) é mais fácil perceber o caminho (trajeto) que ele deve percorrer.
Você poderá imprimir este slide e realizar o questionamento de forma oral. Para que os alunos tenham uma melhor visualização dos labirintos, imprima-os separadamente.
Problematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Projete o slide ou imprima um para cada dupla de alunos. É importante que visualizem bem as imagens apresentadas. Contextualize que estão observando uma atividade que foi solicitada por uma professora a sua turma, nela os alunos tinham que realizar o caminho do quarto até a cozinha de sua casa e depois representarem com colagens os locais pelos quais passaram. Questione:
- Há algum lugar entre o caminho do quarto até a cozinha que foi informado de forma incorreta? Por quê?
- Se você estivesse no quarto dessa criança e ela lhe desse essas imagens como dicas para se guiar e encontrar a cozinha você acharia com facilidade?
Permita que aleatoriamente os alunos se manifestem. Ouça com atenção as respostas e explicações para as mesmas. Provavelmente os alunos apontarão a imagem do campo de futebol como a incorreta, uma vez que esse lugar não faz parte dos cômodos de uma casa. É importante que se atentem para este fato, mas caso isso não ocorra refaça o caminho representado pelas imagens questionando-os sobre a possibilidade ou não de estar correto. Sempre associe as imagens ao cômodo da casa no qual ele pertence, por exemplo, cama= quarto, vaso sanitário=banheiro, etc.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 28 minutos
Orientações: Projete este slide ou escreva o comando no quadro. Permita que os alunos leiam e auxilie-os se necessário. Dando continuidade às atividades de observação relate aos alunos que neste momento farão um tour (passeio) pela escola e que devem observar todos os elementos desse percurso: lugares pelos quais passou, distâncias, pontos de referências, etc. Saia com a turma da sala de aula e sempre informe para onde estão indo, como por exemplo:
- Estamos saindo da sala de aula e vamos até o pátio;
- Agora vamos sair do pátio e ir até o banheiro masculino;
- Saímos do banheiro masculino e vamos até a quadra;
- Da quadra iremos até a biblioteca; (e assim por diante)
Este percurso não deverá ultrapassar 14 minutos. Passado esse tempo retorne a sala de aula, divida os alunos em grupos (apenas para que recebam o mesmo comando, não há a necessidade de modificar os lugares da sala) e para cada grupo solicite que desenhem o trajeto que você indicará. Assim, um grupo realizará o desenho (mapa mental) do trajeto da sala de aula até o pátio, outro grupo o mapa mental do pátio até o banheiro, outro do banheiro até a quadra, e assim por diante.
Você deverá adequar os comandos de trajeto do percurso a realidade e espaços de sua escola.
Para você saber mais:
SILVA, Nubelia Moreira; ARAGÃO, Raimundo Freitas. A observação como prática pedagógica no ensino de Geografia. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5547988.pdf>. Acesso em: 10 abr 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Dando continuidade a atividade anterior solicite a um aluno de cada grupo que apresente seu mapa mental e explique o trajeto desenhado. Oriente-os a usar o vocabulário correto, “viramos a direita, à esquerda” e também a mostrar os lugares pertencentes a este trajeto, pontos de referência, etc. Questione o grupo:
- O que foi importante saber para realizar o desenho (mapa mental) dos trajetos?
Espera-se que os alunos respondam que é importante conhecer o lugar, observá-lo e lembrar dele para assim representá-lo. Caso tenham dificuldade com a resposta relembre os passos trabalhados nessa aula (tour pela escola, observação do espaço, etc). Associe as respostas ao erro cometido pelo aluno da situação hipotética (slide 4). Continue indagando:
- Em que situações você usaria o desenho de um trajeto para se guiar?
- É (seria) mais fácil encontrar um lugar que deseja muito ir a partir da representação de um desenho (um mapa mental) como este que fizeram? Por quê?
Escute atentamente as respostas. Explique aos alunos que este desenho que acabaram de realizar é um tipo de mapa, ou seja, uma representação do espaço que requer a lembrança de um lugar já conhecido e observado transposto em forma de desenho para auxiliar na localização. É chamado de mapa mental. Em seguida cole os mapas mentais da turma no quadro permitindo que todos os alunos tenham acesso a visualização dos mesmos.