17004
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 2º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Pontos de vista frontal, oblíquo, vertical e a observação do espaço

Plano de aula de Geografia com atividades para 2º ano do Fundamental sobre promover a percepção de objetos a partir de diferentes pontos de vistas: frontal, oblíqua e vertical

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Pereira Ramirez Barbosa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos

- Optativas: Google Classroom e YouTube

Valores trabalhados

- Cidadania

- Participação

Apresentação do tema da aula (20 minutos)

O objetivo deste plano de aula é promover a percepção de objetos a partir dos pontos de vistas frontal, oblíquo e vertical. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.

Envie o slide do plano original por meio de uma foto. Na apresentação do tema, grave um vídeo e pergunte o que os alunos entendem sobre essa temática, a que ela se refere, se já escutaram essa expressão em algum momento. Relate que esse assunto se relaciona à Geografia e à Geometria (Matemática) e que os auxilia na observação do espaço em que vivem e em como representá-lo. As respostas poderão ser enviadas no grupo de WhatsApp da turma, assim como a apresentação da aula.

Contextualização (20 minutos)

Envie o slide do plano original aos estudantes e grave e envie uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Pergunte se eles têm um dado em casa. Caso não, envie o modelo disponível aqui.

Peça que eles se posicionem em algum lugar de suas moradias, lancem o dado sobre uma mesa e observem de seus lugares o objeto. Feito isso, oriente que eles anotem em seus cadernos quais os números conseguiram visualizar da posição em que estavam.

Problematização (60 minutos - assincronamente)

Encaminhe as imagens do plano original utilizando alguma das ferramentas sugeridas no início do plano. Reproduza com blocos lógicos, peças de montar ou sólidos geométricos um “castelo” semelhante ao do slide. Não se esqueça de variar as cores e formas. O molde está disponível aqui

Peça que os estudantes reproduzam um castelo, como o que consta no plano original, e que enviem fotografias das suas produções no grupo de WhatsApp da turma.

Ação propositiva (60 minutos- assincronamente)

Nesta etapa você irá incentivar o olhar e a percepção dos alunos sobre os diferentes pontos de vista. É importante que neste momento se amplie o vocabulário nos momentos das comandas, que serão:

- 1º: cada aluno deverá observar um objeto presente em sua moradia. De repente, você pode delimitar que seja o cômodo do quarto das crianças

- 2º: organize uma lista de possíveis materiais de observação em suas moradias e solicite que observem o material a ele designado e os representem em forma de desenho a partir das diferentes formas que os enxergam. Os desenhos deverão ser realizados em meia folha sulfite

Terminada esta etapa, organize uma tabela com três colunas: visão frontal, visão oblíqua e visão vertical. Separe os desenhos em cada coluna. Faça um vídeo ou envie fotos para que eles possam observar.

Sistematização (60 minutos)

Envie o slide do plano original. O ideal, neste momento, é que os alunos já tenham relacionado que a posição em que estão no espaço interfere na maneira como percebem e como representam os objetos. Apresente, neste momento, os três diferentes tipos de visões: de frente (vista frontal), do alto (vista oblíqua) e de cima para baixo (vista vertical). Verifique se compreenderam a relação entre eles e o posicionamento do campo de visão.

Este momento pode ser realizado de forma síncrona ou por videoaula. As respostas dos estudantes devem ser anotadas em um caderno ou enviadas por mensagens de texto ou áudio.

Convite às famílias

Oriente que as famílias assistam com as crianças aos vídeos sobre pontos de vista: visão frontal, vertical e oblíqua. Os objetos, paisagens, pessoas e tudo a nossa volta podem ser observados e representados de diversos pontos de vista. O vídeo está disponível aqui

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO2_10UND02

(EF02GE10) Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Formas de representação e pensamento espacial do 2º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas