17004
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 2º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Pontos de vista frontal, oblíquo, vertical e a observação do espaço

Plano de aula de Geografia com atividades para 2º ano do Fundamental sobre promover a percepção de objetos a partir de diferentes pontos de vistas: frontal, oblíqua e vertical

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Pereira Ramirez Barbosa

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF02GE10 - Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para a execução destas atividades organize a classe em círculo permitindo aos alunos mobilidades para se movimentar no momento da observação dos objetos da sala de aula.

Materiais necessários: 1 Dado (tamanho 15cm x 15 cm em diante, caso não possua poderá imprimir e montar no material complementar) Blocos lógicos e/ou sólidos geométricos, ou blocos para montagem (caso não possua poderá imprimir e montar no material complementar ou usar outros objetos que os represente), folhas sulfite.

Material complementar:

Arquivos com sólidos geométricos para impressão e montagem. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nG33msEmkHErrPz3B84ZnYHxMFvmxMQzBCmbvZsyvtUGsUKJegUkawmgxT9Z/geo2-10und2-moldes-solidos-geometricos.pdf

Arquivo para impressão do dado: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jwcrWTmNMQrJdB8auz2bBzafrHfuqcpzGwGbHBu6dkGsxJYK8UPFwjNXCtxf/geo2-1ound02-molde-dado.pdf

Para você saber mais: Caso deseje mais atividades relacionadas ao tema você poderá acessar o plano de aula “ Explorando objetos em diferentes pontos de vista”, disponível em https://novaescola.org.br/plano-de-aula/765/explorando-objetos-em-diferentes-pontos-de-vista

Site com jogo relacionado ao tema: http://www.editoradobrasil.com.br/jimboe/oed/geografia/2ano/DIFERENTES-PONTOS-DE-VISTA/index.html

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema aos alunos. Dê um tempo para que leiam. Pergunte a eles o que entendem sobre esta temática, a que ela se refere, se já escutaram essa expressão em algum momento. Relate que esse assunto se relaciona às temáticas de Geografia e Geometria (Matemática) e que os auxilia na observação do espaço em que vivem e em como representá-lo.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Posicione os alunos em círculo, solicite que alguns se sentem e outros fiquem em pé. Lance no centro do círculo um dado e solicite que os alunos observem de seus lugares e posições este objeto. Feito isso, questione-os:

  • Qual (is) número(s) você enxergou?

Retire o dado do centro do círculo e em seguida solicite que todos permaneçam como estão (alguns sentados outros em pé) para dar prosseguimento a próxima atividade.

Caso não possua um dado de tamanho médio a grande (tamanho 15cm x 15 cm em diante) imprima o molde em nosso material complementar e monte-o.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jwcrWTmNMQrJdB8auz2bBzafrHfuqcpzGwGbHBu6dkGsxJYK8UPFwjNXCtxf/geo2-1ound02-molde-dado.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete este slide a turma ou se desejar escreva o comando no quadro. Permita que leiam a indagação e diga que ela será discutida ao longo da atividade. Reproduza com blocos lógicos, peças de montar ou sólidos geométricos um “castelo” semelhante ao do slide. Não se esqueça de variar as cores e formas no momento da construção. Neste momento, questione:

  • Alunos dispostos do lado esquerdo: Quais formas e cores você enxergou?
  • Alunos dispostos do lado direito: Quais formas e cores você enxergou?
  • Alunos dispostos em pé (permita que eles se posicionem bem acima das peças): Quais formas e cores você enxergou?
  • Alunos dispostos sentados: Quais formas e cores você enxergou?

Apenas registre as informações ou peça para que façam isso no caderno.

Retire os sólidos geométricos do centro do círculo e solicite aos alunos que retornem aos seus lugares.

Caso não possua blocos de montar, sólidos geométricos ou blocos lógicos imprima o molde em nosso material complementar e pinte-os da cor que desejar.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jwcrWTmNMQrJdB8auz2bBzafrHfuqcpzGwGbHBu6dkGsxJYK8UPFwjNXCtxf/geo2-1ound02-molde-dado.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Nesta etapa você irá incentivar o olhar e a percepção dos alunos sobre os diferentes pontos de vista dos objetos presentes na realidade escolar. É importante que neste momento se amplie o vocabulário dos alunos nos momentos das comandas, que serão:

1º Divida a classe em cinco grupos.

2º Cada grupo deverá observar um objeto presente em sala de aula. Aqui sugerimos a lixeirinha, cadeira, mesa, lápis de cor, caderno/livro, mas você poderá determinar quais serão os objetos partindo de sua realidade.

3 º Solicite que cada grupo observe o material a ele designado e os represente em forma de desenho a partir das diferentes formas que os enxerga. Os desenhos deverão ser realizados em meia folha sulfite (divida cada folha e corte-as ao meio) e socializados primeiramente no grupo.

Percorra a sala de aula no momento da atividade, auxilie os grupos com dificuldades lançando questionamentos em relação a posição do corpo (do campo de visão) no momento de cada análise de ponto de vista, ou seja reforce que para observar um objeto pela vista frontal é necessário o posicionamento de frente ao objeto e assim por diante.

Terminada esta etapa divida o quadro em três colunas: Visão frontal, Visão oblíqua e Visão vertical. Permita que os grupos de alunos apresentem os desenhos realizados demonstrando a posição do corpo em relação ao objeto no momento de cada desenho respeitando o ponto de vista a ele designado. Faça intervenções se julgar necessário.

Terminada esta etapa retire os desenhos do quadro e solicite que os colem no caderno.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete este slide, imprima-o ou escreva o questionamento no quadro. Permita que os alunos leiam a indagação e em uma roda de conversa levante as ideias que foram fixadas sobre a temática.

O ideal é que os alunos já tenham relacionado que a posição em que estão no espaço interferem na maneira como o percebem e como representam os objetos. Apresente neste momento os três diferentes tipos de visões: de frente (vista frontal), do alto (vista oblíqua) e de cima para baixo (vista vertical) com o uso de diferentes objetos e de um mesmo objetos sendo visto de maneira frontal, oblíqua e vertical. Verifique se compreenderam a relação entre elas e o posicionamento do campo de visão.

Para você saber mais:

Estas atividades são exercícios prévios para o entendimento da representação do espaço através de mapas, maquetes, croquis, etc. Se desejar saber mais acesse:

Leitura dos mapas. Escola Kids. Disponível em: <https://escolakids.uol.com.br/geografia/leitura-dos-mapas.htm>. Acesso em: 10 abr 2019.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF02GE10 - Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para a execução destas atividades organize a classe em círculo permitindo aos alunos mobilidades para se movimentar no momento da observação dos objetos da sala de aula.

Materiais necessários: 1 Dado (tamanho 15cm x 15 cm em diante, caso não possua poderá imprimir e montar no material complementar) Blocos lógicos e/ou sólidos geométricos, ou blocos para montagem (caso não possua poderá imprimir e montar no material complementar ou usar outros objetos que os represente), folhas sulfite.

Material complementar:

Arquivos com sólidos geométricos para impressão e montagem. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nG33msEmkHErrPz3B84ZnYHxMFvmxMQzBCmbvZsyvtUGsUKJegUkawmgxT9Z/geo2-10und2-moldes-solidos-geometricos.pdf

Arquivo para impressão do dado: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jwcrWTmNMQrJdB8auz2bBzafrHfuqcpzGwGbHBu6dkGsxJYK8UPFwjNXCtxf/geo2-1ound02-molde-dado.pdf

Para você saber mais: Caso deseje mais atividades relacionadas ao tema você poderá acessar o plano de aula “ Explorando objetos em diferentes pontos de vista”, disponível em https://novaescola.org.br/plano-de-aula/765/explorando-objetos-em-diferentes-pontos-de-vista

Site com jogo relacionado ao tema: http://www.editoradobrasil.com.br/jimboe/oed/geografia/2ano/DIFERENTES-PONTOS-DE-VISTA/index.html

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema aos alunos. Dê um tempo para que leiam. Pergunte a eles o que entendem sobre esta temática, a que ela se refere, se já escutaram essa expressão em algum momento. Relate que esse assunto se relaciona às temáticas de Geografia e Geometria (Matemática) e que os auxilia na observação do espaço em que vivem e em como representá-lo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Posicione os alunos em círculo, solicite que alguns se sentem e outros fiquem em pé. Lance no centro do círculo um dado e solicite que os alunos observem de seus lugares e posições este objeto. Feito isso, questione-os:

  • Qual (is) número(s) você enxergou?

Retire o dado do centro do círculo e em seguida solicite que todos permaneçam como estão (alguns sentados outros em pé) para dar prosseguimento a próxima atividade.

Caso não possua um dado de tamanho médio a grande (tamanho 15cm x 15 cm em diante) imprima o molde em nosso material complementar e monte-o.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jwcrWTmNMQrJdB8auz2bBzafrHfuqcpzGwGbHBu6dkGsxJYK8UPFwjNXCtxf/geo2-1ound02-molde-dado.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete este slide a turma ou se desejar escreva o comando no quadro. Permita que leiam a indagação e diga que ela será discutida ao longo da atividade. Reproduza com blocos lógicos, peças de montar ou sólidos geométricos um “castelo” semelhante ao do slide. Não se esqueça de variar as cores e formas no momento da construção. Neste momento, questione:

  • Alunos dispostos do lado esquerdo: Quais formas e cores você enxergou?
  • Alunos dispostos do lado direito: Quais formas e cores você enxergou?
  • Alunos dispostos em pé (permita que eles se posicionem bem acima das peças): Quais formas e cores você enxergou?
  • Alunos dispostos sentados: Quais formas e cores você enxergou?

Apenas registre as informações ou peça para que façam isso no caderno.

Retire os sólidos geométricos do centro do círculo e solicite aos alunos que retornem aos seus lugares.

Caso não possua blocos de montar, sólidos geométricos ou blocos lógicos imprima o molde em nosso material complementar e pinte-os da cor que desejar.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jwcrWTmNMQrJdB8auz2bBzafrHfuqcpzGwGbHBu6dkGsxJYK8UPFwjNXCtxf/geo2-1ound02-molde-dado.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Nesta etapa você irá incentivar o olhar e a percepção dos alunos sobre os diferentes pontos de vista dos objetos presentes na realidade escolar. É importante que neste momento se amplie o vocabulário dos alunos nos momentos das comandas, que serão:

1º Divida a classe em cinco grupos.

2º Cada grupo deverá observar um objeto presente em sala de aula. Aqui sugerimos a lixeirinha, cadeira, mesa, lápis de cor, caderno/livro, mas você poderá determinar quais serão os objetos partindo de sua realidade.

3 º Solicite que cada grupo observe o material a ele designado e os represente em forma de desenho a partir das diferentes formas que os enxerga. Os desenhos deverão ser realizados em meia folha sulfite (divida cada folha e corte-as ao meio) e socializados primeiramente no grupo.

Percorra a sala de aula no momento da atividade, auxilie os grupos com dificuldades lançando questionamentos em relação a posição do corpo (do campo de visão) no momento de cada análise de ponto de vista, ou seja reforce que para observar um objeto pela vista frontal é necessário o posicionamento de frente ao objeto e assim por diante.

Terminada esta etapa divida o quadro em três colunas: Visão frontal, Visão oblíqua e Visão vertical. Permita que os grupos de alunos apresentem os desenhos realizados demonstrando a posição do corpo em relação ao objeto no momento de cada desenho respeitando o ponto de vista a ele designado. Faça intervenções se julgar necessário.

Terminada esta etapa retire os desenhos do quadro e solicite que os colem no caderno.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete este slide, imprima-o ou escreva o questionamento no quadro. Permita que os alunos leiam a indagação e em uma roda de conversa levante as ideias que foram fixadas sobre a temática.

O ideal é que os alunos já tenham relacionado que a posição em que estão no espaço interferem na maneira como o percebem e como representam os objetos. Apresente neste momento os três diferentes tipos de visões: de frente (vista frontal), do alto (vista oblíqua) e de cima para baixo (vista vertical) com o uso de diferentes objetos e de um mesmo objetos sendo visto de maneira frontal, oblíqua e vertical. Verifique se compreenderam a relação entre elas e o posicionamento do campo de visão.

Para você saber mais:

Estas atividades são exercícios prévios para o entendimento da representação do espaço através de mapas, maquetes, croquis, etc. Se desejar saber mais acesse:

Leitura dos mapas. Escola Kids. Disponível em: <https://escolakids.uol.com.br/geografia/leitura-dos-mapas.htm>. Acesso em: 10 abr 2019.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Formas de representação e pensamento espacial do 2º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02GE10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano