17002
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 1º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Representações do Espaço

Plano de aula de Geografia com atividades para 1º ano do Fundamental sobre representar tridimensionalmente e/ou bidimensionalmente um espaço real ou imaginário

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elaine Aparecida Paraguai

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Giz, rolo de papel kraft, forros de mesa feitos com material reciclável ou trazidos de casa pelas crianças e/ou professora para montar o cenário, novelo de lã, pincéis atômicos. Os móveis da sala serão utilizados para compor os cenários.

Material complementar:

Canção da Ruazinha Desconhecida: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hEaVMcpCCZtEyp9fRxJKs7TSxt6sNAH6J2AGZvxQZSptffyrkcskUYmpMtdq/geo1-08und08-cancao-da-ruazinha-desconhecida.pdf

Trilha (tabuleiro): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cUD9wSZjtNhU3VtEJ8GBHHVThu5Czz5unUHbXJW7TdFsxryVevJvMPQeQXQZ/geo1-08und08-trilha-tabuleiro.pdf

Para você saber mais:

Imagem bidimensional e imagem tridimensional. In: Os fundamentos do ensino de Geografia e a linguagem cartográfica. pp. 11- 12. Disponível em: <http://ead.bauru.sp.gov.br/efront/www/content/lessons/43/Os%20fundamentos%20do%20ensino%20de%20Geografia%20e%20a.pdf>. Acesso em: 14 fev 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente o tema aos alunos, projete, se possível. Caso contrário, escreva no quadro.

Converse com os estudantes sobre ruas. Vocês sabem o nome de alguma rua? Quais características uma rua pode ter? Por que as ruas têm características diferentes? O que podemos fazer na rua?

Por que será que essa rua é desconhecida?

Como adequar à sua realidade: Utilize exemplos de ruas da realidade vivida pelas crianças. Procure verificar se no contexto da cidade onde vivem existem ruas sossegadas, onde é possível brincar ou se as ruas são movimentadas, ocupadas apenas por veículos, dentre outras realidades. Assim, adeque as imagens e as perguntas à realidade vivida no município onde vocês estão.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente o vídeo aos estudantes. Depois converse com eles sobre a música/poema.

Faça a interpretação textual com as crianças. Pergunte-as o que entenderam sobre o poema. Questione-as sobre os significados de palavras que possam ser novidade como: esquina, principia, fia… E expressões como: “hei de mudar-me”, “quieta vida”. Procure com elas explicações sobre as palavras e termos que tiverem dúvidas.

Caso não seja possível projetar o clipe, é possível utilizar apenas o poema original de Mário Quintana. Canção da ruazinha desconhecida.

Poema - sugestão de atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hEaVMcpCCZtEyp9fRxJKs7TSxt6sNAH6J2AGZvxQZSptffyrkcskUYmpMtdq/geo1-08und08-cancao-da-ruazinha-desconhecida.pdf

Para você saber mais:

O projeto Crianceiras é responsável pelo clipe, musicou poemas de Mário Quintana e Manoel de Barros.

Link para o site do projeto: http://www.crianceiras.com.br/

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Questione os alunos sobre quais características podemos encontrar em um rua e se todas as ruas são iguais. Nesse momento é importante que sintam-se desafiados a pensar sobre todos os elementos presentes e de que forma podem ser relacionados à rua do poema. Em seguida, desafie as crianças a transformarem a sala de aula (ou outro espaço escolhido por você) na ruazinha do poema.

Para isso elas estarão divididas em grupos (organize-os da melhor forma de acordo com as características individuais das crianças).

Grupo 1 - Personagens e narrador (poeta)

Grupo 2 - Responsáveis pelo desenho da rua (no chão com giz ou kraft)

Grupo 3 - Responsáveis pelo cenário (as crianças prepararão as cenas, forrarão mesas, etc)

Grupo 4 - Responsáveis por desmontar os cenários e organizar a sala novamente.

Grupo 5 - Plateia

Apresente os materiais que poderão ser utilizados:

Alguns exemplos: os móveis da própria sala para representar os espaços citados na música, mesas comuns de estudante forradas podem ser o beiral da janela onde Maria sonha.

Uma mesa e uma cadeira podem servir para Marta fiar.

Lã pode simbolizar o fio, a criança enrola a linha no novelo e simula estar tecendo.

As crianças poderão desenhar no chão, com giz, ou em papéis kraft, as bordas da rua (os passeios, meio fios), faça um caminho, simulando a rua.

Defina com as crianças quem fará e quais serão os papéis na encenação - Maria, Marta, narrador, pessoas andando na rua, transitando com carros, e outros personagens possíveis numa rua - adeque à realidade vivenciada em sua cidade.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações: Divida as crianças em grupos de quatro pessoas. Cada grupo receberá um tabuleiro e cartas com pistas para iniciar a trilha na ruazinha desconhecida. Jogando o dado e seguindo as pistas, eles se moverão no tabuleiro até chegar ao final.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cUD9wSZjtNhU3VtEJ8GBHHVThu5Czz5unUHbXJW7TdFsxryVevJvMPQeQXQZ/geo1-08und08-trilha-tabuleiro.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Converse com os estudantes sobre a rua em que moram. Peça que lembrem das características dela, do que vêem nela e comparem com a rua do poema. O objetivo é ilustrar a rua onde moram como sistematização.

Nesta etapa, a representação bidimensional será avaliada. Observe se o estudante é capaz de representar no plano o espaço de vivência, no caso, a rua onde mora.

Como adequar à sua realidade: Caso considere mais pertinente, fale com as crianças sobre a rua da escola. Pode ser que, dessa forma, você tenha mais condição de auxiliá-los na construção da ilustração.

Caso a escola tenha equipamentos necessários, é possível utilizar o Google Maps https://www.google.com/maps ou Google Earth para localizar a rua dos estudantes ou a rua da escola e projetar as imagens nesta etapa.

Para você saber mais:

Imagem bidimensional e imagem tridimensional. In: Os fundamentos do ensino de Geografia e a linguagem cartográfica. pp. 11- 12. Disponível em: <http://ead.bauru.sp.gov.br/efront/www/content/lessons/43/Os%20fundamentos%20do%20ensino%20de%20Geografia%20e%20a.pdf>. Acesso em: 14 fev 2019.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Giz, rolo de papel kraft, forros de mesa feitos com material reciclável ou trazidos de casa pelas crianças e/ou professora para montar o cenário, novelo de lã, pincéis atômicos. Os móveis da sala serão utilizados para compor os cenários.

Material complementar:

Canção da Ruazinha Desconhecida: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hEaVMcpCCZtEyp9fRxJKs7TSxt6sNAH6J2AGZvxQZSptffyrkcskUYmpMtdq/geo1-08und08-cancao-da-ruazinha-desconhecida.pdf

Trilha (tabuleiro): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cUD9wSZjtNhU3VtEJ8GBHHVThu5Czz5unUHbXJW7TdFsxryVevJvMPQeQXQZ/geo1-08und08-trilha-tabuleiro.pdf

Para você saber mais:

Imagem bidimensional e imagem tridimensional. In: Os fundamentos do ensino de Geografia e a linguagem cartográfica. pp. 11- 12. Disponível em: <http://ead.bauru.sp.gov.br/efront/www/content/lessons/43/Os%20fundamentos%20do%20ensino%20de%20Geografia%20e%20a.pdf>. Acesso em: 14 fev 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente o tema aos alunos, projete, se possível. Caso contrário, escreva no quadro.

Converse com os estudantes sobre ruas. Vocês sabem o nome de alguma rua? Quais características uma rua pode ter? Por que as ruas têm características diferentes? O que podemos fazer na rua?

Por que será que essa rua é desconhecida?

Como adequar à sua realidade: Utilize exemplos de ruas da realidade vivida pelas crianças. Procure verificar se no contexto da cidade onde vivem existem ruas sossegadas, onde é possível brincar ou se as ruas são movimentadas, ocupadas apenas por veículos, dentre outras realidades. Assim, adeque as imagens e as perguntas à realidade vivida no município onde vocês estão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente o vídeo aos estudantes. Depois converse com eles sobre a música/poema.

Faça a interpretação textual com as crianças. Pergunte-as o que entenderam sobre o poema. Questione-as sobre os significados de palavras que possam ser novidade como: esquina, principia, fia… E expressões como: “hei de mudar-me”, “quieta vida”. Procure com elas explicações sobre as palavras e termos que tiverem dúvidas.

Caso não seja possível projetar o clipe, é possível utilizar apenas o poema original de Mário Quintana. Canção da ruazinha desconhecida.

Poema - sugestão de atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hEaVMcpCCZtEyp9fRxJKs7TSxt6sNAH6J2AGZvxQZSptffyrkcskUYmpMtdq/geo1-08und08-cancao-da-ruazinha-desconhecida.pdf

Para você saber mais:

O projeto Crianceiras é responsável pelo clipe, musicou poemas de Mário Quintana e Manoel de Barros.

Link para o site do projeto: http://www.crianceiras.com.br/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Questione os alunos sobre quais características podemos encontrar em um rua e se todas as ruas são iguais. Nesse momento é importante que sintam-se desafiados a pensar sobre todos os elementos presentes e de que forma podem ser relacionados à rua do poema. Em seguida, desafie as crianças a transformarem a sala de aula (ou outro espaço escolhido por você) na ruazinha do poema.

Para isso elas estarão divididas em grupos (organize-os da melhor forma de acordo com as características individuais das crianças).

Grupo 1 - Personagens e narrador (poeta)

Grupo 2 - Responsáveis pelo desenho da rua (no chão com giz ou kraft)

Grupo 3 - Responsáveis pelo cenário (as crianças prepararão as cenas, forrarão mesas, etc)

Grupo 4 - Responsáveis por desmontar os cenários e organizar a sala novamente.

Grupo 5 - Plateia

Apresente os materiais que poderão ser utilizados:

Alguns exemplos: os móveis da própria sala para representar os espaços citados na música, mesas comuns de estudante forradas podem ser o beiral da janela onde Maria sonha.

Uma mesa e uma cadeira podem servir para Marta fiar.

Lã pode simbolizar o fio, a criança enrola a linha no novelo e simula estar tecendo.

As crianças poderão desenhar no chão, com giz, ou em papéis kraft, as bordas da rua (os passeios, meio fios), faça um caminho, simulando a rua.

Defina com as crianças quem fará e quais serão os papéis na encenação - Maria, Marta, narrador, pessoas andando na rua, transitando com carros, e outros personagens possíveis numa rua - adeque à realidade vivenciada em sua cidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações: Divida as crianças em grupos de quatro pessoas. Cada grupo receberá um tabuleiro e cartas com pistas para iniciar a trilha na ruazinha desconhecida. Jogando o dado e seguindo as pistas, eles se moverão no tabuleiro até chegar ao final.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cUD9wSZjtNhU3VtEJ8GBHHVThu5Czz5unUHbXJW7TdFsxryVevJvMPQeQXQZ/geo1-08und08-trilha-tabuleiro.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Converse com os estudantes sobre a rua em que moram. Peça que lembrem das características dela, do que vêem nela e comparem com a rua do poema. O objetivo é ilustrar a rua onde moram como sistematização.

Nesta etapa, a representação bidimensional será avaliada. Observe se o estudante é capaz de representar no plano o espaço de vivência, no caso, a rua onde mora.

Como adequar à sua realidade: Caso considere mais pertinente, fale com as crianças sobre a rua da escola. Pode ser que, dessa forma, você tenha mais condição de auxiliá-los na construção da ilustração.

Caso a escola tenha equipamentos necessários, é possível utilizar o Google Maps https://www.google.com/maps ou Google Earth para localizar a rua dos estudantes ou a rua da escola e projetar as imagens nesta etapa.

Para você saber mais:

Imagem bidimensional e imagem tridimensional. In: Os fundamentos do ensino de Geografia e a linguagem cartográfica. pp. 11- 12. Disponível em: <http://ead.bauru.sp.gov.br/efront/www/content/lessons/43/Os%20fundamentos%20do%20ensino%20de%20Geografia%20e%20a.pdf>. Acesso em: 14 fev 2019.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Formas de representação e pensamento espacial do 1º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01GE08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano