16999
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > Totalitarismos e conflitos mundiais

Plano de aula - Princípios e propósitos da ONU

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre Princípios e propósitos da ONU

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Aparecida Pereira Zacheu

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Google Maps, Street View.

Contexto
Nesta aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, os estudantes podem se comunicar através do Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta que já utilizem para se comunicarem. O importante é que troquem informações, se auxiliem na análise das fontes e nas discussões propostas. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.

Encaminhe o objetivo da aula, os questionamentos, e o documento com a manchete sobre a construção do muro na fronteira entre EUA e México na etapa. Você pode encaminhar, junto, os links, para que os alunos consultem o significado dos termos no Dicionário Priberam, ou o print das duas páginas. Utilize ferramentas que forem mais acessíveis à sua escola e turma, como e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.

Princípio:(disponível aqui). 
Propósito: (disponível aqui).

- Que princípio motivaria a construção de um muro entre dois países?
- Qual o propósito de construir um muro entre dois países?

Você também pode propor que os alunos procurem a fronteira onde o muro seria construído (Tijuana-México/San Diego-EUA) no Google Maps, vejam como é o mapa e passeim pelas regiões usando o Street View.

Dê um prazo para que os alunos possam responder os questionamentos no próprio grupo da sala, por escrito, em formato de áudio ou vídeo. Você pode mandar pequenos áudios ou vídeos intermediando a análise das fontes, chamando a atenção para certos aspectos, esclarecendo dúvidas, acrescentando informações que achar necessárias etc.

Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.
Encaminhe o trecho da Carta das Nações Unidas, os questionamentos e as informações adicionais sobre a data de entrada dos EUA e do México na ONU.

Informações:
     - Estados Unidos da América: membro da ONU desde 24/10/1945.
     - México: membro da ONU desde 7/11/1945.

Questões:
     - Ao tentar resolver um impasse sobre imigração entre países fronteiriços, a construção de um muro entre eles, fere ou viola algum princípio ou propósito da ONU?
     - Elenque os princípios e propósitos, de acordo com a Carta das Nações Unidas, que seriam violados por este ato e justifique por quê.

Estabeleça um prazo para que os alunos possam refletir e responder às questões. Eles podem enviar suas respostas por escrito, através de áudios ou vídeos. Você pode mandar áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes na fonte que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras.

Outra alternativa para este momento é marcar uma aula síncrona com a turma, para que eles possam responder as questões e debater, e para que você contextualize as fontes e acrescente informações.

Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Se estiverem trabalhando em grupos, cada grupo pode criar um princípio e um propósito, assim como na Carta da ONU, que possam colaborar com a paz na sala, escola, bairro, sociedade etc. Devem fazer uma “Carta da Turma” com uma sugestão de cada grupo. Se estiverem trabalhando individualmente, cada aluno pode enviar um princípio e um propósito, a turma pode votar as 10 ou 15 melhores propostas para manter na “Carta da Turma” ou incluir todas.

Você pode criar um mural no Padlet, para que os alunos/grupos enviem as sugestões, ou eles podem enviá-las pelo Whatsapp, Google Sala de Aula, Facebook etc.

Incentive-os  a compartilharem as sugestões e dúvidas com os colegas.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.

É possível conhecer mais sobre a ONU no site oficial da Organização: (disponível aqui).

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma):disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas):disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.
Hashtags (como usar).
Google Maps: (disponível aqui).
Street View: (disponível aqui).

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS9_15UND02

(EF09HI15) Discutir as motivações que levaram à criação da Organização das Nações Unidas (ONU) no contexto do pós-guerra e os propósitos dessa organização.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Totalitarismos e conflitos mundiais do 9º ano:

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas