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Plano de aula - Juntando quantidades!

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Juntar quantidades por meio de situações - problema.

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Márcia Beatriz Gonçalves Dias,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Márcia Beatriz Gonçalves Dias

Mentor: Carina do Espírito Santo

Especialista de área: Luciana  Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas com diferentes significados da adição e da subtração: juntar, acrescentar, comparar e retirar.

Objetivos específicos

Relacionar o significado de juntar a adição e reconhecer esta ideia em situações-problema que a solicita.

Conceito-chave

Juntar quantidades  por meio de situações - problema.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas;
  • Material Dourado;
  • Folhas para confecção dos envelopes;
  • Lápis e borracha.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Escreva o objetivo da aula no quadro ou projete este slide.

Propósito:Compartilhar o objetivo da aula com a turma.

Discuta com a turma:

  • Quem me diz o que é juntar quantidades?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Deixe a turma realizar individualmente o aquecimento.

Ofereça materiais manipuláveis como: botão, tampinha, cubinho do Material Dourado, clips ou outro que esteja acessível para o professor ou para os alunos como os lápis dos próprios alunos. Sugestão: usar cubinhos do Material Dourado.

Se achar necessário, siga fazendo as explorações com adições inclusive com números de 2 ordens.

Propósito: Manipular objetos adicionando-os.

Discuta com a turma:

  • Quando vocês somaram os cubinhos, o que aconteceu com as quantidades?
  • Qual operação matemática foi utilizada para fazer a soma dos cubinhos?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos.( slides 4 e 5)

Orientação: Faça grupos de 3 a 4 alunos e entregue para o grupo 5 envelopes com situações-problemas dentro. As situações-problemas contemplarão a ideia de juntar quantidades. Os envelopes podem ser confeccionados com papel A4 ofício. Os integrantes do grupo podem selecionar qualquer envelope para solucionar a situação-problema que está dentro dele nos seus respectivos cadernos. Combine com a turma um tempo para a resolução da situação-problema, 3 minutos é suficiente, mas se o tempo não for suficiente e resolverem no mínimo 3 situações-problemas já estão garantindo a aprendizagem do significado de juntar relacionado a adição. Terminada a resolução dos problemas propostos, cada membro mostrará para seu colega de grupo a maneira como fez para chegar no resultado. Durante o desenvolvimento da atividade circule pela sala e faça intervenções nas resoluções feitas por cada um. O professor sinalizará que a resolução está correta e que o aluno poderá prosseguir escolhendo outro envelope com outra situação-problema dentro. Caso não esteja correta a resolução faça intervenções que levem os alunos a entenderem porque estão resolvendo de determinada forma. Os envelopes depois de abertos e realizados devem voltar para o grupo para que o restante possa escolhê-lo caso queiram. Ao todo cada aluno resolverá 5 situações-problemas individualmente com a ideia de juntar utilizando estratégias pessoais e ao término de todas as situações, haverá o compartilhamento da solução, onde um mostrará para o outro como foi o procedimento para chegar no resultado de cada problema. Estimule a troca de ideias nos grupos neste momento.

Situações-problemas dos envelopes.

- João, Alice e Guilherme estão coletando brinquedos para doar a uma creche. João arrecadou 35 brinquedos, Alice 23 e Guilherme 41 . Quantos brinquedos eles foram capazes de arrecadar juntos?

- Camila vende produtos de beleza pela internet. Ela teve 4 pedidos. O primeiro pedido é de 15 produtos, o segundo pedido é de 23 produtos, o terceiro pedido é de 18 produtos e o quarto pedido é de 8 produtos. Quantos produtos de beleza deve ter Camila para atender o 4 pedidos de seus clientes?

- Na escola de Cauê há 237 alunos de manhã e 201 alunos a tarde. Qual é o total de alunos nesses dois períodos?

- Renato e Felipe resolveram juntar suas coleções de carrinhos. Renato tem 56 carrinhos e Felipe 47 carrinhos. Quantos carrinhos terá a nova coleção?

- Quantos brinquedos têm três crianças juntas, sabendo que a primeira tem 12 brinquedos, a segunda tem 32 brinquedos e a terceira tem 18 brinquedos?

Propósito: Trabalhar o significado de juntar quantidades utilizando estratégias pessoais.

Discuta com a turma:

  • Ao circular pela sala, converse com os alunos fazendo perguntas como:
  • Como você fez o cálculo para chegar ao resultado?Teria outra maneira?Por que você escolheu essa?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos.( slides 4 e 5)

Orientação: Faça grupos de 3 a 4 alunos e entregue para o grupo 5 envelopes com situações-problemas dentro. As situações-problemas contemplarão a ideia de juntar quantidades. Os envelopes podem ser confeccionados com papel A4 ofício. Os integrantes do grupo podem selecionar qualquer envelope para solucionar a situação-problema que está dentro dele nos seus respectivos cadernos. Combine com a turma um tempo para a resolução da situação-problema, 3 minutos é suficiente, mas se o tempo não for suficiente e resolverem no mínimo 3 situações-problemas já estão garantindo a aprendizagem do significado de juntar relacionado a adição. Terminada a resolução dos problemas propostos, cada membro mostrará para seu colega de grupo a maneira como fez para chegar no resultado. Durante o desenvolvimento da atividade circule pela sala e faça intervenções nas resoluções feitas por cada um. O professor sinalizará que a resolução está correta e que o aluno poderá prosseguir escolhendo outro envelope com outra situação-problema dentro. Caso não esteja correta a resolução faça intervenções que levem os alunos a entenderem porque estão resolvendo de determinada forma. Os envelopes depois de abertos e realizados devem voltar para o grupo para que o restante possa escolhê-lo caso queiram. Ao todo cada aluno resolverá 5 situações-problemas individualmente com a ideia de juntar utilizando estratégias pessoais e ao término de todas as situações, haverá o compartilhamento da solução, onde um mostrará para o outro como foi o procedimento para chegar no resultado de cada problema. Estimule a troca de ideias nos grupos neste momento.

Situações-problemas dos envelopes.

- João, Alice e Guilherme estão coletando brinquedos para doar a uma creche. João arrecadou 35 brinquedos, Alice 23 e Guilherme 41 . Quantos brinquedos eles foram capazes de arrecadar juntos?

- Camila vende produtos de beleza pela internet. Ela teve 4 pedidos. O primeiro pedido é de 15 produtos, o segundo pedido é de 23 produtos, o terceiro pedido é de 18 produtos e o quarto pedido é de 8 produtos. Quantos produtos de beleza deve ter Camila para atender o 4 pedidos de seus clientes?

- Na escola de Cauê há 237 alunos de manhã e 201 alunos a tarde. Qual é o total de alunos nesses dois períodos?

- Renato e Felipe resolveram juntar suas coleções de carrinhos. Renato tem 56 carrinhos e Felipe 47 carrinhos. Quantos carrinhos terá a nova coleção?

- Quantos brinquedos tem três crianças juntas, sabendo que a primeira tem 12 brinquedos, a segunda tem 32 brinquedos e a terceira tem 18 brinquedos?

Propósito: Trabalhar o significado de juntar quantidades utilizando estratégias pessoais.

Discuta com a turma:

  • Ao circular pela sala, converse com os alunos fazendo perguntas como:
  • Como você fez o cálculo para chegar ao resultado?Teria outra maneira?Por que você escolheu essa?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Solicite que os alunos socializem as soluções encontradas. Convide ou escolha alunos para compartilhar as estratégias que utilizaram para chegarem ao resultado.

Propósito: Socializar as soluções encontradas pela turma.

Discuta com a turma:

  • Como vocês fizeram o cálculo para encontrar o resultado?
  • O que fez você optar por esta estratégia? Poderia ter sido feita com outra estratégia?
  • Você usou nas resoluções sempre a mesma forma de resolver?

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Garanta que a turma consolidou a ideia de juntar como significado da adição. Faça perguntas orais como: na sala A tem 20 alunos e na sala B tem 21 alunos, se juntarmos as duas salas quantos alunos vai ficar?Sistematize que ao juntar quantidades estamos adicionando e que o cálculo se chama adição e tem o sinal (+). Explique que podemos chegar ao resultado sem fazer o cálculo convencional, mas que a ideia de adição continua.

Propósito: Garantir que os alunos ao se depararem com uma situação-problema com a ideia de juntar identifiquem que ela está relacionada ao cálculo de adição.

Discuta com a turma:

  • Quando juntamos as duas salas, o que acontece com a quantidade de alunos em uma única sala?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Reforce com a turma que o significado de juntar está relacionado com a adição.Peça aos alunos que registrem o conceito matemático apresentado no slide.

Propósito: Consolidar o significado de juntar como adição.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Entregue a situação-problema para cada aluno da turma. Essa atividade será feita individualmente com a finalidade de verificar a aprendizagem sobre juntar quantidades.

Propósito: Verificar se a aprendizagem sobre juntar quantidades foi significativa.

Discuta com a turma:

  • De que maneira vocês pensaram em resolver essa situação-problema?

Materiais Complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução do raio x

Resolução das atividades complementares

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Escreva o objetivo da aula no quadro ou projete este slide.

Propósito:Compartilhar o objetivo da aula com a turma.

Discuta com a turma:

  • Quem me diz o que é juntar quantidades?


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Márcia Beatriz Gonçalves Dias

Mentor: Carina do Espírito Santo

Especialista de área: Luciana  Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas com diferentes significados da adição e da subtração: juntar, acrescentar, comparar e retirar.

Objetivos específicos

Relacionar o significado de juntar a adição e reconhecer esta ideia em situações-problema que a solicita.

Conceito-chave

Juntar quantidades  por meio de situações - problema.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas;
  • Material Dourado;
  • Folhas para confecção dos envelopes;
  • Lápis e borracha.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Deixe a turma realizar individualmente o aquecimento.

Ofereça materiais manipuláveis como: botão, tampinha, cubinho do Material Dourado, clips ou outro que esteja acessível para o professor ou para os alunos como os lápis dos próprios alunos. Sugestão: usar cubinhos do Material Dourado.

Se achar necessário, siga fazendo as explorações com adições inclusive com números de 2 ordens.

Propósito: Manipular objetos adicionando-os.

Discuta com a turma:

  • Quando vocês somaram os cubinhos, o que aconteceu com as quantidades?
  • Qual operação matemática foi utilizada para fazer a soma dos cubinhos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos.( slides 4 e 5)

Orientação: Faça grupos de 3 a 4 alunos e entregue para o grupo 5 envelopes com situações-problemas dentro. As situações-problemas contemplarão a ideia de juntar quantidades. Os envelopes podem ser confeccionados com papel A4 ofício. Os integrantes do grupo podem selecionar qualquer envelope para solucionar a situação-problema que está dentro dele nos seus respectivos cadernos. Combine com a turma um tempo para a resolução da situação-problema, 3 minutos é suficiente, mas se o tempo não for suficiente e resolverem no mínimo 3 situações-problemas já estão garantindo a aprendizagem do significado de juntar relacionado a adição. Terminada a resolução dos problemas propostos, cada membro mostrará para seu colega de grupo a maneira como fez para chegar no resultado. Durante o desenvolvimento da atividade circule pela sala e faça intervenções nas resoluções feitas por cada um. O professor sinalizará que a resolução está correta e que o aluno poderá prosseguir escolhendo outro envelope com outra situação-problema dentro. Caso não esteja correta a resolução faça intervenções que levem os alunos a entenderem porque estão resolvendo de determinada forma. Os envelopes depois de abertos e realizados devem voltar para o grupo para que o restante possa escolhê-lo caso queiram. Ao todo cada aluno resolverá 5 situações-problemas individualmente com a ideia de juntar utilizando estratégias pessoais e ao término de todas as situações, haverá o compartilhamento da solução, onde um mostrará para o outro como foi o procedimento para chegar no resultado de cada problema. Estimule a troca de ideias nos grupos neste momento.

Situações-problemas dos envelopes.

- João, Alice e Guilherme estão coletando brinquedos para doar a uma creche. João arrecadou 35 brinquedos, Alice 23 e Guilherme 41 . Quantos brinquedos eles foram capazes de arrecadar juntos?

- Camila vende produtos de beleza pela internet. Ela teve 4 pedidos. O primeiro pedido é de 15 produtos, o segundo pedido é de 23 produtos, o terceiro pedido é de 18 produtos e o quarto pedido é de 8 produtos. Quantos produtos de beleza deve ter Camila para atender o 4 pedidos de seus clientes?

- Na escola de Cauê há 237 alunos de manhã e 201 alunos a tarde. Qual é o total de alunos nesses dois períodos?

- Renato e Felipe resolveram juntar suas coleções de carrinhos. Renato tem 56 carrinhos e Felipe 47 carrinhos. Quantos carrinhos terá a nova coleção?

- Quantos brinquedos têm três crianças juntas, sabendo que a primeira tem 12 brinquedos, a segunda tem 32 brinquedos e a terceira tem 18 brinquedos?

Propósito: Trabalhar o significado de juntar quantidades utilizando estratégias pessoais.

Discuta com a turma:

  • Ao circular pela sala, converse com os alunos fazendo perguntas como:
  • Como você fez o cálculo para chegar ao resultado?Teria outra maneira?Por que você escolheu essa?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos.( slides 4 e 5)

Orientação: Faça grupos de 3 a 4 alunos e entregue para o grupo 5 envelopes com situações-problemas dentro. As situações-problemas contemplarão a ideia de juntar quantidades. Os envelopes podem ser confeccionados com papel A4 ofício. Os integrantes do grupo podem selecionar qualquer envelope para solucionar a situação-problema que está dentro dele nos seus respectivos cadernos. Combine com a turma um tempo para a resolução da situação-problema, 3 minutos é suficiente, mas se o tempo não for suficiente e resolverem no mínimo 3 situações-problemas já estão garantindo a aprendizagem do significado de juntar relacionado a adição. Terminada a resolução dos problemas propostos, cada membro mostrará para seu colega de grupo a maneira como fez para chegar no resultado. Durante o desenvolvimento da atividade circule pela sala e faça intervenções nas resoluções feitas por cada um. O professor sinalizará que a resolução está correta e que o aluno poderá prosseguir escolhendo outro envelope com outra situação-problema dentro. Caso não esteja correta a resolução faça intervenções que levem os alunos a entenderem porque estão resolvendo de determinada forma. Os envelopes depois de abertos e realizados devem voltar para o grupo para que o restante possa escolhê-lo caso queiram. Ao todo cada aluno resolverá 5 situações-problemas individualmente com a ideia de juntar utilizando estratégias pessoais e ao término de todas as situações, haverá o compartilhamento da solução, onde um mostrará para o outro como foi o procedimento para chegar no resultado de cada problema. Estimule a troca de ideias nos grupos neste momento.

Situações-problemas dos envelopes.

- João, Alice e Guilherme estão coletando brinquedos para doar a uma creche. João arrecadou 35 brinquedos, Alice 23 e Guilherme 41 . Quantos brinquedos eles foram capazes de arrecadar juntos?

- Camila vende produtos de beleza pela internet. Ela teve 4 pedidos. O primeiro pedido é de 15 produtos, o segundo pedido é de 23 produtos, o terceiro pedido é de 18 produtos e o quarto pedido é de 8 produtos. Quantos produtos de beleza deve ter Camila para atender o 4 pedidos de seus clientes?

- Na escola de Cauê há 237 alunos de manhã e 201 alunos a tarde. Qual é o total de alunos nesses dois períodos?

- Renato e Felipe resolveram juntar suas coleções de carrinhos. Renato tem 56 carrinhos e Felipe 47 carrinhos. Quantos carrinhos terá a nova coleção?

- Quantos brinquedos tem três crianças juntas, sabendo que a primeira tem 12 brinquedos, a segunda tem 32 brinquedos e a terceira tem 18 brinquedos?

Propósito: Trabalhar o significado de juntar quantidades utilizando estratégias pessoais.

Discuta com a turma:

  • Ao circular pela sala, converse com os alunos fazendo perguntas como:
  • Como você fez o cálculo para chegar ao resultado?Teria outra maneira?Por que você escolheu essa?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Solicite que os alunos socializem as soluções encontradas. Convide ou escolha alunos para compartilhar as estratégias que utilizaram para chegarem ao resultado.

Propósito: Socializar as soluções encontradas pela turma.

Discuta com a turma:

  • Como vocês fizeram o cálculo para encontrar o resultado?
  • O que fez você optar por esta estratégia? Poderia ter sido feita com outra estratégia?
  • Você usou nas resoluções sempre a mesma forma de resolver?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Garanta que a turma consolidou a ideia de juntar como significado da adição. Faça perguntas orais como: na sala A tem 20 alunos e na sala B tem 21 alunos, se juntarmos as duas salas quantos alunos vai ficar?Sistematize que ao juntar quantidades estamos adicionando e que o cálculo se chama adição e tem o sinal (+). Explique que podemos chegar ao resultado sem fazer o cálculo convencional, mas que a ideia de adição continua.

Propósito: Garantir que os alunos ao se depararem com uma situação-problema com a ideia de juntar identifiquem que ela está relacionada ao cálculo de adição.

Discuta com a turma:

  • Quando juntamos as duas salas, o que acontece com a quantidade de alunos em uma única sala?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Reforce com a turma que o significado de juntar está relacionado com a adição.Peça aos alunos que registrem o conceito matemático apresentado no slide.

Propósito: Consolidar o significado de juntar como adição.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Entregue a situação-problema para cada aluno da turma. Essa atividade será feita individualmente com a finalidade de verificar a aprendizagem sobre juntar quantidades.

Propósito: Verificar se a aprendizagem sobre juntar quantidades foi significativa.

Discuta com a turma:

  • De que maneira vocês pensaram em resolver essa situação-problema?

Materiais Complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução do raio x

Resolução das atividades complementares

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